Europa Governamental/Legal Segurança

Controle de estabilidade (ESP) será obrigatório na Europa a partir de 2011

controle-de-estabilidade-esp Controle de estabilidade (ESP) será obrigatório na Europa a partir de 2011

A União Européia continua forçando as montadoras a fabricar carros cada vez mais seguros, o que é ótimo para todos. A última decisão tomada neste sentido foi tomada nessa semana pela Comissão de Segurança Viária.

A comissão informa que hoje, já 50% dos carros vendidos na Europa tem controle de estabilidade instalado. Então, o passo lógico é tornar o item obrigatório. Acredita-se que com o controle de estabilidade sendo obrigatório, 80% dos acidentes nas estradas poderão ser evitados.

[Fonte: Car Magazine]

  • edaian

    olha onde os caras jah chegaram, air-bag, abs e esp jah serao obrigatorios ateh no tata nano em 2011. a gente soh chega no air-bag e abs em 2014….
    eta vaquisse!

  • Vinícius Bortone

    Brasil é uma vergonha, em vez de fazer o certo como a europa com ESP + air bag + ABS pra evitar acidentes, cria uma lei seca ridicula axando q vai diminuir o numero de mortes

    • JP Carvalho

      Sim a diferençã é grande mas, eu acho que o Brasil é o unico país emergente que tem um projeto de tornar ABS e Air Bag’s obrigatórios em todos os veículos nacionais, eu não conheço outro país emergente que tem esses itens obrigatórios, se for assim, o Brasil será pioneiro em segurança nos países emergentes.

      • rivo

        Mas o numero de acidentes nos outros paises emergentes é maior que o brasileiro?

        :rayban:

        • Jonathan

          Não sei, mas isto não exclui o que o JP Carvalho falou. Mesmo o projeto chegando tarde com relação a Europa, está vindo adiantado com relação aos países emergentes (onde nós estamos).

  • gorgonzola

    E a gente ainda brigando por air bag…

  • Edgard

    Brincadeira né galera. Se todos os itens de segurança forem obrigatórios aqui no Brasil, com esta carga extorsiva de impostos. O Uno Mille “pelado” vai sair por 60 mil. Infelizmente é nossa realidade. Na próxima eleição não reelejam nenhum dos que aí estão, talvez a coisa mude. :eyess:

    • Cetral

      Só me diz uma coisa?
      Se essa sua lógica estiver correta, então porque a Kia e Hyundai conseguem vender carros baratos com muitos itens de segurança? Carros como Hyundai i30 ou Kia Soul custam o que muito Hatch médio custa por aí, e mesmo menos, e têm 6 airbags, ABS, EBD e ESP.

      A culpa é nossa que preferimos porcarias como Astras e Golfs depenados por 50 mil do que um 130 pelo mesmo preço mas com inúmeros itens de segurança.

      Simplesmente com uma lei dessas deixariamos de comprar carros de um nicho abaixo do atual, para comprar apenas Hacthes de um nível superior. Milles seriam extintos. Mas sabe de uma coisa? Isso não é ruim. Iria surgir uma concorrência tão ferrenha nos seguimentos superiores, pela obrigatoriedade dos itens de segurança, que os preços abaixariam. Carros de qualidade superior como Citroen C3 e Kia Picanto iriam ter preço reduzido para tomar a ponta do mercado, e seriam obviamente as melhores escolhas até que os adversários se adaptassem à instalação desses itens em seus Palios, Gols, Celtas…

      • eduardo82

        Não é tão simples assim. Pelo menos no Brasil, a confiabilidade da marca conta muito. Por mais que o i30 seja um belo carro, a Hyundai é uma “desconhecida” para muitos. E depois tem o problema da garantia. Já li relatos no fórum de que o grupo Caoa é um lixo nessa questão. E nem vou discutir o fato do i30 não ser flex, que tem gente que torce o nariz para carros que só rodam à gasolina.

        • Alexandre 2112

          É Eduardo82, vai comprar um Astra ou um Golf e seja feliz! :lips: :lips: :lips:

        • leobozo

          não é simples se a gente não quiser… se o consumidor soubesse o poder que tem os carros no Brasil seriam diferentes. Na europa eles já sabem o poder que tem :rayban:

  • The_W

    Ao menos estamos evoluindo rapido, se levarmos em conta que ate inicio dos anos 90 não tinhamos abs ou air bag nem como opcional, felizmente depois da abertura de mercado as coisas estão melhorando, não é o ideal, mas tão pouco ter um veículo zero é a realidade da maioria dos brasileiros.
    Precisamos sim é investir em educação no trânsito, não são ítens de segurança como abs, air-bag e controle de tração que evitam o excesso de velocidade e a imprudência no trânsito. Esses ítens são muito importantes, mas não nos salvarão qdo um débil alcoolizado te atropelar na calçada ou um inconsequente matar um pai de familia pq não fez manutenção adequada nos freios ou excedeu a velocidade e se perdeu numa curva.
    Mesmo em 2014 sendo obrigatório, qtos veículos da frota nacional antiga seguirão transitando sem nenhum ítem de segurança com pneus carecas, ítens de sinalização faltantes, etc… ? Sem incentivo de renovação da frota e sem investimentos em educação não vejo muito resultado a longo prazo. A educação no transito é unica maneira democrática de atingir todas as classes e reduzir as baixas de nossa guerra no transito.

  • DarK_FlooD

    O problema é 2011!!!!!! Os nossos belos projetos são para 2014 e olhe lá se alguem não extinguir antes.. eeeêe Brazil-zil-zil! :espar: :trowup:

  • wotan

    Aqui andamos para trás, vejam o exemplo, na época do lançamento do Linea, fui conferir de perto, do lado tinha um Stilo (não era o “completo”) o Stilo tinha controle de tração e eu perguntei para o vendedor por que não tinha no Linea(top de linha) até hoje estou aguardando a resposta.

    • Luky

      Grande porcaria que é o controle de tração….

      Não serve praticamente pra nada…. vai andar na lama?????

      Estamos falando de Controle de Estabilidade (ESP)…. e não controle de tração.

      Povo vive fazendo confusão….

  • The_W

    Luky,

    Não existe controle de estabilidade sem controle de tração !!!
    E controle de tração não é só pra lama, em pisos molhados ajuda bastante !!!
    Controle de estabilidade (ESP) nada mais é que ABS, controle de tração e EBD trabalhando juntos para corrigirem eventuais falhas de pilotagem e assim manter a trajetória segura.

    • HugoBsb

      ESP (Controle de Estabilidade) é independente do controle de tração. Existem carros não tão fortes que não precisam de controle de tração, mas têm controle de estabilidade (Ex: I30)

  • Alexandre 2112

    Eu acho que o Brasil já está até bem adiantado exigindo air bag e ABS, a maioria dos países não exigem.
    O que mais impressiona aqui no Brasil e que sempre tem alguém para criticar este tipo de avanço, impressionante!

  • Luis.J.R.

    E aqui nem vou falar!

  • Ricardo

    1- Certamente muito mais de 50% dos carros 0KM vendidos hoje na Uniao Européia contam com o ESP. Se falamos Europa incluindo países do Leste aí poderemos considerar o dado como correto. Na UE quase 90% dos carros 0KM possuem ESP.

    2-Nao comparemos o Brasil com China e Indía, por favor! Somos emergentes por falta de vergonha, eles sao por ter uma populaçao que alimentar que supera o bilhao de habitantes. E com confrontos étnicos e religiosos!

Send this to a friend