Elétricos Fiat Peruas Tecnologia

Copel compra Fiat Palio Weekend elétrica

copel-compra-fiat-palio-weekend-eletrica Copel compra Fiat Palio Weekend elétrica







A Copel(Companhia Paranaense de Energia Elétrica) adquiriu seis carros elétricos que chegarão até o fim de 2009, sendo um dos modelos um Palio Weekend com tração elétrica. O carro estará exposto no Centro Cívico de Curitiba, na praça do Palácio Iguaçu até sexta(19).

Como outras empresas de energia elétrica, a Copel está testando os veículos para se adequarem as condições brasileiras, a fim de obter um melhor rendimento e autonomia deste tipo de veículo no mercado nacional.

A empresa iniciou uma parceria com a Itaipu, Lactec, Eletrobrás e a KWO, uma empresa do setor elétrico que desenvolveu o trem-de-força do Palio Weekend.

O carro tem um conjunto de baterias de sódio-níquel-cloro, que podem ser reabastecidas em 8 horas. Sua autonomia estimada é de 120km e a velocidade máxima não passa dos 110km/h, se “arrastando” de 0 à 100km/h em “eternos” 28 segundos!

O desempenho descrito também não poderia ser diferente, já que o motor elétrico trifásico tem potência entre 20 e 37,8kw com torque de 5,1 à 12,6kgfm nominal e máxima, respectivamente. O modelo deve ser bi-volt como ocorre no geral.

O peso também é outro fator que não ajuda a melhorar o desempenho, sendo que o conjunto de baterias pesa 165kg, embora o motor pese apenas 42kg.

Mas o melhor vem agora, pois segundo a companhia paranaense, com as atuais tarifas médias cobradas pela empresa, gasta-se apenas R$5,00 para carregar totalmente essa Weekend.

Assim, rodando cerca de 120km todos os dias, essa Weekend 2009 se paga em apenas três anos! Isso é bom demais não é? Interessado em ter uma na garagem? É melhor esperar um pouco mais, pois este tipo de carro ainda tem muito o que evoluir.

Fonte: Agência Estadual de Notícias.



  • erom

    Um carro elétrico não pode pesar 1 tonelada. Fico admirado da Fiat não saber disso! :down:

  • Luigi

    Acho q os carros rodando a álcool já tá legal aqui no Brasil

    O que tem urgentemente que mudar são os ônibus e caminhões Diesel… Deus me livre quanta fumaça.
    99% da frota desregulada e tal….

  • PedraumF

    “Poluição zero” também não né, por favor…

    Carros elétricos não emitem CO2, tudo bem, mas a fabricação das baterias tem um impacto ambiental enorme, assim como os demais componentes do veículo. A própria produção de energia elétrica já polui.

  • IGAUM

    Ainda engatinhando…mas melhor evoluir que parar no tempo.

    Todo dia tem gente batalhando em cima disso.

    Já foi bem pior.

    Espero melhoras.

  • tiago brito

    [Comentario #102734 sera citado aqui]

    e o brasileiro que não deixa o brasil evoluir mesmo!!! claro que o projeto tem muito que melhorar, mais ja e um bom começo!!!
    viva a evolução :clapp: :clapp:

  • Ton

    Carro elétrico? Não é com a FIAt…. :down:

  • Cristiano_ferromodelismo

    :clapp: Estou pensando em comprar aquele carrinho elétrico que vem via Chile.

    Mas se lançarem esse Palio Weekend, não vou pensar em duas vezes para comprar o carro, embora eu não goste de carros da Fiat… mas a economia e aquela chateação de combustível que gera 50% de imposto para esses ladrões socialistas, é a maior vantagem de todas.

  • huahuahua

    5 reais o para 120 km? eu quero um desses

  • Giovanni

    Carro elétrico é totalmente com a Fiat, eles têm bom know-how lá na Europa, e aqui no Brasil são os primeiros a oferecer um modelo assim, ainda que para um segmento especial. Lógico que o ideal é um veículo projetado desde o início para ser elétrico, mas não justificaria o investimento de projeto aqui no Brasil. Mas o fato de terem feito esta adaptação demonstra que a Fiat pode ser a primeira das nacionais a lançar um veículo elétrico dentro de alguns anos. Os modelos Panda e 500 já têm versões elétricas, e a Fiat está preparando um veículo todo otimizado pra eletricidade em conjunto com a BMW. Boas chances de vermos esta iniciativa dando as caras por aqui dentro de alguns anos. Parabéns Fiat! :drinkk:

  • douglaslg

    Realmente estes veículos têm muito o que melhorar ainda, mas a iniciativa é boa e não faltam recursos para isso.

    Estudo e faço estágio em uma área dentro da Itaipu e convivo com a “produção” desses veículos. Vários pessoas estão envolvidas, inclusive acadêmicos e estagiários aqui da Unioeste – Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde também estudo.

    O galpão onde fazem a montagem dos carros aqui até parece uma linha de produção. A expectativa é de montarem até o fim do ano 40 protótipos.

    http://jie.itaipu.gov.br/jie/files/image/16.09.2008/eletrico_linha.jpg

    :cool:

  • Luis.J.R.

    Gostei da palio eletrica?Será que um dia vai chegar no mercado! :cool:

  • maxluppe

    Vale à pena lembra que a COPEL (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) em conjunto com um pool de empresas formado por Bardella-Boriello (motor elétrico), Puma (chassi), Marcopolo (carroceria) e Lucas-Vulcânia (bateria), chegou a desenvolver um utilitário elétrico na década de 1980, o Eletron (http://www.carroantigo.com/imagens/carros_conceito/Eletron%20M3ago81.JPG), que não chegou a entrar em linha de produção pois a Copel não encontrou nenhum parceiro para contruir o veículo.


Send this to a friend