Matérias NA

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Falta menos de um mês para o início do verão. Nesse período, é habitual o motorista enfrentar altas temperaturas no interior do veículo. Mas será que a cor da lataria pode influenciar na temperatura do carro internamente?


Geralmente, automóveis com cores escuras possuem maiores elevações na temperatura interna. Uma pesquisa revelou que, quando exposto ao sol, a temperatura do carro de cor escura pode variar de cinco a 20 graus dependendo da cor da lataria.

Mas por que será que isso acontece? O Notícias Automotivas conversou com uma especialista para explicar essa variação da temperatura do carro.

Maria Akutsu, chefe do Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade dos Edifícios do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), explica que a superfície do automóvel com pintura escurecida acaba ficando mais quente em dias ensolarados. Consequentemente, esse calor pode ser transferido para o ambiente interno.


Portanto, a temperatura do carro pode ser alterada se o veículo for preto, por exemplo. “Isso acontece porque a absorção da radiação solar incidente em uma superfície depende basicamente da rugosidade e da cor”, explica Akutsu.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Podemos ter como comparação a lataria na cor preta e branca. Um carro com superfície lisa na cor branca absorve pouco menos de 20% da radiação solar incidente. Já um veículo de cor preta pode absorver mais de 95% da radiação solar. Ou seja, uma diferença muito grande entre ambos.

Uma análise feita em 1987 pela Revista Quatro Rodas provou que a temperatura do carro pode ser insuportável quando estiver exposto ao sol. A publicação colocou dois Chevrolet Monza (um de cor preta e outro branca) expostos ao sol durante algumas horas.

O resultado é impressionante: o Monza preto apresentou temperatura de 64 ºC, enquanto o Monza branco chegou a 55 ºC.

No Brasil, veículos em cor prata lideram em vendas. No entanto, os pretos também têm destaque, respetivamente. Apesar disso, o branco vem conquistando cada vez mais os consumidores. De acordo um estudo da PPG, em 2009 a preferência por essa cor representava 13%. Em 2016, esse número saltou para 37%.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Embora agrade muitas pessoas, veículos pretos apresentam outras desvantagens, além de influenciar na temperatura do carro. Esse tipo de coloração pode juntar muita poeira e até riscar a lataria. Vale lembrar que, nesse caso, os riscos ficam mais aparentes, em comparação com automóveis prata e branco, por exemplo.

Em decorrência disso, o proprietário terá que sempre se preocupar com a lavagem regularmente e realizar alguns polimentos para preservar a pintura.

Além disso, veículos escurecidos podem se envolver com mais facilidade em acidentes, uma vez que podem dificultar a visibilidades em período noturno.

Não é só a cor da lataria que influencia na temperatura

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Vale ressaltar que a temperatura do carro não só é influenciada exclusivamente pela cor da lataria. Outros acessórios podem contribuir para que o seu automóvel vire um forno em dias ensolarados.

Materiais no interior do veículo podem colaborar para o aquecimento do mesmo. Podemos citar os bancos de couro, que esquentam bem mais do que os assentos de tecidos. A maioria dos carros tem revestimento escurecido, principalmente no painel e essa parte interna também provoca mais calor.

Dicas para diminuir a temperatura do carro

Maria Akutsu compartilha algumas dicas para amenizar a temperatura do carro, especialmente em dias quentes de verão.

“Quando a temperatura do ar no interior do veículo atinge valores altos, maiores que o da temperatura do ar exterior, basta abrir as janelas para ventilar”, orienta a profissional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Se preferir ligar o ventilador do carro, é muito importante deixar o vidro aberto (pelo menos uma brecha), para que o ar quente no interior possa sair e, assim, ser substituído pelo ar externo mais frio.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

“Quando isso não for suficiente, resta ligar o aparelho de ar condicionado. Mesmo quando se dispõe de sistema de ar condicionado, cores claras da lataria, boa isolação térmica e filmes tipo insulfilm nos vidros contribuem para a economia de energia gasta no condicionamento térmico”, explica Akutsu.

Outras dicas podem auxiliar no alívio do clima interno. Em dias de alta temperatura, antes de sair com o seu carro, abra todas as portas para que haja circulação de ar. Feito isso, ao entrar no veículo, abaixe os vidros para que o ar quente possa sair de vez do interior.

Nessa situação, é muito importante o motorista não ligar o sistema de ar condicionado do veículo logo quando entrar. Na ansiedade de sair logo e refrigerar o mais rápido possível, o condutor acaba ligando o ar, e isso pode acarretar sérios problemas.

Com os vidros abertos, ande com o seu automóvel com o sistema de refrigeração desligado. Quando perceber que a temperatura do carro está agradável, sem o excesso de calor, você, então, pode ligar o ar-condicionado do veículo.

Se fizer o contrário, ele gastará mais energia e passará a demorar mais de esfriar o interior.

Se preferir, um item muito usado em dias quentes é o protetor solar laminado. Toda vez que o motorista sair do carro, basta colocar o equipamento no vidro dianteiro para “bloquear” o calor.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Especialistas explicam que o item no vidro dianteiro consegue bloquear a entrada de luz do sol. Além disso, ele consegue preservar os componentes internos e outros objetos que você deixar no interior do veículo.

Geralmente, o protetor solar tem preço acessível. Na internet pode ser encontrado por menos de R$ 30.

Você também pode optar pelas cortinas para reduzir a temperatura do carro. Elas ajudam principalmente no vidro traseiro. Assim como o insulfilm, esse equipamento consegue proteger da incidência dos raios solares.

Nesse caso, elas costumam ser mais caras do que o protetor solar laminado.

Um hábito que também irá ajudar muito em dias quentes é colocar um pano (ou toalha) no volante. Em dias de verão, todo o interior do carro costuma ficar muito quente. O volante, que fica próximo do vidro dianteiro, fica muito exposto à luz solar.

Por fim, evite estacionar o veículo sob o sol. Procure por ambientes onde há sombra, assim a temperatura do carro não sofrerá muitas alterações. A garagem cobertura continua sendo a melhor opção.

Insulfilm ajuda a amenizar a temperatura interna do veículo?

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?

Além de ajudar a manter a privacidade, as películas (insulfilms) podem contribuir para amenizar a temperatura do carro.

“Películas são colocadas nos vidros para diminuir a quantidade de radiação solar que penetra diretamente no ambiente interno. Esse fator é mais importante que a influência da cor, pois a quantidade de calor que atravessa os vidros é bem maior”, ressalta Maria Akutsu.

Com o bloqueio da incidência de raios UV, o sistema de ar condicionado do veículo trabalha com mais eficiência. Ou seja, em dias quentes, o próprio insulfilm pode ajudar a diminuir a temperatura interna.

O interior do seu veículo costuma ficar quente em dias ensolarados? Já percebeu uma diferença devido à cor do automóvel? Conte sua experiência aqui nos comentários.

Cor escura da lataria pode influenciar na temperatura do carro?
Nota média 5 de 4 votos

Darlan Helder

Darlan Helder

Darlan Helder, natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011. Além disso, atua com produção de conteúdo para plataformas digitais em agências de comunicação.

  • Gabriel

    A melhor dica, é chegar cedo no trabalho para poder estacionar na sombra.

    • Dan RF

      EU!

      kkkkkkk

    • José

      Onde eu trabalho tem 2 opções: sombra da Mangueira que nessa época tá caindo mangas e afundando a lataria ou deixar no sol e ter o carro cagado por aves marinhas.🤣🤣🤣🤣

      • Gabriel

        Ai não tem muito o que fazer kkkkkkk

      • Samuel Jesus de Sousa

        Mora em Belém? Kkkk

    • RicardoVW

      Todos gostam de procurar sombra para estacionar, mas as vezes alguns desses mesmos são os que reclamam quando árvores caem, das folhas pelas ruas, cortam em seus quintais sem autorização ou não plantam nenhuma árvore em seus jardins!

      • Gabriel

        Essa é a descrição do c0rno do meu vizinho kkkkk.
        O miseravel cortou todas as arvores da casa dele, e dai vem estacionar nas sombras das minhas arvores de meio dia.

        • Hendel Marques

          Ja passei por isso. E por que não tem como pedir ao vizinho que estacione fora da “minha” sombra, né? kkkkk Ate porque a rua é pública, mas o que fiz foi combinar com meu pai e quando chegavamos em casa e ele estava ocupando “nossa” sombra a gente encostava bem no carro dele, que o impedia de sair. Depois dele ter que tocar nossa campainha 2x pedindo pra tirarmos o carro, ele se tocou.

          • Gabriel

            Opa, bela ideia kkkkkkkkk

        • RicardoVW

          Q FDP!

  • El Gato!

    Me lembro de um episódio de Mithbusters que abordou exatamente esta questão, comprovando que não se tratava de um mito. Carro preto/escuro esquenta mais no sol do que um branco/claro. É fato.

    • th!nk.t4nk

      O mesmo com edificações em geral. Se um dia encontrar dois prédios ou casas lado a lado, um escuro e outro claro, experimente tocar em ambos. A diferença é muito grande. Pra quem tá construindo é bom dar preferência a cores claras, e considerar telhas cerâmicas esmaltadas em tons claros também. Tudo ajuda.

      • RPM

        Pegando um gancho no seu comentário….refiz todo o telhado da minha casa de telhas antigas cerâmicas e troquei por telhas de cimento,cinza escuro….a casa no verão fica bem mais quente,não sei se é devido às telhas de cimento ou à manta de alumínio que coloquei embaixo de todo o telhado….enfim…

        • leomix leo

          Teria utilizado telhas sanduíche, com isolamento térmico e acústico, eu utilizei aqui em minha casa, tem forró de gesso cartonado, a casa no verão agora, fica bem fria, pode estar fazendo 40°, a mesma permanece bem arejada.

        • millemiglia

          As telhas de cimento, vulgo brasilit, concentram mais calor não só por causa da cor mas também do material que são feitas. As telhas de barro trabalham melhor as variações térmicas.

          • RPM

            As telhas que comprei não são brasilit….são Eurotop….completamente diferentes…são telhas modernas e super resistentes

            • millemiglia

              Eu não disse que são brasilit. Disse vulgo brasilit porque é assim que muita gente se refere a esse tipo de telhas mesmo que sejam de outra marca. Isso se deve ao fato de as primeiras telhas deste tipo serem lançadas pela marca Brasilit. Minha casa também tem telhas de fibrocimento. As telhas foram pintadas de bege mas mesmo assim no verão a parte de cima da casa (é um sobrado) é muito quente.

              • RPM

                Ok….mas as telhas que usei não são aquelas placas grandes,são telhas pequenas,como as de barro…mas ok,sem problema

              • Cesar

                As telhas de que ele fala não são as de fibrocimento Brasilit ou Eternit.
                São aquelas que imitam as cerâmicas no formato.

        • Leonardo Carneiro

          Telhas de cimento são diferentes das telhas de fibrocimento (tipo Brasilit). As de cimento são parecidas com o determinadas telhas cerâmicas francesas e a cor influência muito no conforto térmico. Mesma coisa com a cor do carro. A matéria aborda didaticamente o tema.

    • Pedro Henrique

      sim, carro escuro esquenta mais que carro de cor clara, mas, uma coisa que a matéria não abordou foi que, comprando veículos pretos e brancos ao aquecimento direto do sol, veículos pretos esquentam mais rápido (não necessariamente temperaturas maiores, apenas que a cor clara demora mais a chegar). MAS ao retirar os veículos do sol e coloca-los a sombra, carros de cores escuras esfriam mais rápido que carros de cores claras, então ao retirar os veículos do sol, mesmo que o preto tenha uma temperatura de 10 graus a mais no pico que o branco, este irá esfriar-se mais rápido do que o branco, chegando a temperatura de conforto primeiro.

      • Ricardo Silva

        Depois que torrou, acho que não vai importar tanto quanto tempo leva pra esfriar né kkk

  • sigma7777777

    Entre o carro branco e preto, a julgar tão somente pela cor, quem você julga ser o chefe e o empregado? É só uma brincadeirinha rsss

    • Victor Porto

      um celta preto e um fusion branco? acho q o chefe é o do fusion.. kkkkkkk

      • th!nk.t4nk

        Se veículo preto fosse carro de patrão, então metade do Brasil seriam CEOs e VPs 🤣

      • Gabriel

        HJ em dia o chefe deve estar de celta, quase falindo de tantos encargos, custos operacionais e impostos kkkkkk final do mes ta sobrando menos do que o salario dos peão

    • Sidney Rufino

      Aí depende do modelo.

    • Marcio Souza

      Eu julgo quem é o chefe pelo modelo, não pela cor.

  • kuakuakua

    Ja tive carro preto e agora tenho prata, é nitida a diferença de absorção de calor, no preto o volante chegava a esquentar consideravelmente. Oq eu faço alem de andar com os vidros abertos é ligar o ar condicionado jogando o vento para os pés e na velocidade mais forte para ajudar a retirar o ar quente o mais rapido possivel e assim ficar o menor tempo possivel de vidro aberto(moro no RJ).

  • não-tem-jornalista-Japa

    cor escura esquenta mais

  • Magnamox

    Embora meu carro seja prata, ja estou me programando para colocar pelicula nos vidros com controle solar, fui em um especialista e ele me mostrou uma película de nano cerâmica onde voce consegue testar na hora a redução do calor.

    O mais interessante é que no parabrisa da pra colocar a película transparente com essa mesma proteção solar. Só o investimento inicial que é meio puxado, mas creio que tenho muito a ganhar.

    • Derico

      Quanto fica tudo?

      • Magnamox

        Achei aqui em Sorocaba, SP por R$980,00 em tudo….outros lugares que cotei estava de 1700 a 2100. Da uma olhada no Codorna Film, o cara participa de vários campeonatos de insulfilm muito bom o serviço dele.

        Segundo ele falou até o ar condicionado voce usa menos ou deixa de usar dependendo do dia. E Realmente pelo teste que voce faz ao vivo é muito perceptivel a diferença.

        • 980 com film nano ceramica nas laterais, dianteira e traseira? Se sim, está anormal esse valor de tão bom. No meu carro apesar do insulfilm, sinto falta de ter um que retem calor. Pois ele é preto.

          • Magnamox

            Sim, o preço esta muito bom, carro inteiro…..pesquisa na internet as avaliações desse Codorna Film em Sorocaba, tem mais de 300 avaliações 5 estrela e vem gente de São Paulo inteiro fazer nele. So trabalha com agendamento, o meu carro só consegui agendar pra semana que vem. Muito gente fina o cara.

            Vou colocar transparente no para-brisa e 20% nas laterais e traseira. Em Sorocaba tem um sol para cada pessoa, preciso urgente desse insulfilm.

            Fora que ele da 7 anos de garantia e emiti certificado e tudo.

            • Perfeito. Vou ir atrás sim pq essa pelicula é das melhores em nosso mercado.

          • Victor Porto

            aqui em Fortaleza custa 600. hehehehe

            • De nano ceramica 3m?

            • Magnamox

              Marca Garware? existe varia películas no mercado, esse cara mesmo tem uma segunda linha que aplica por R$500,00.

              Agora essa top voce testa na hora e vê claramente a diferença da primeira pra segunda linha.

        • Kleber Freitas

          Coloquei recentemente no meu carro da film da 3M sem o vidro dianteiro por R$950,00. Ta bom o preço completo. Mas qual é o fabricante do Film?

          • Magnamox

            Ele tem 4 tipos de peliculas, com 1, 3 5 e 7 anos de garantia. Eu vi alguns comentários o pessoal falando que usa da marca Garware, mas pelo que vi no site Garware são 5 anos de garantia. Essa deve ser a película intermediaria que ele usa porque a que ele me falou ser a mais top ele da 7 anos de garantia, pelo que me lembro falou que vinha da Índia.
            Mas assim que eu instalar e pegar o certificado eu falo qual a marca que ele usou e a diferença que senti no carro.

          • Magnamox

            Acabei de ver que essa Garware começou a fabricar películas em 1976 na India e hoje exporta para mais de 80 países. Essa deve ser a top que ele usa, talvez os 7 anos de garantia deve ser o instalador que da então.

            Pelo site parece ser top das galáxias.

      • Luiz Eduardo Machado Snidei

        Gastei cerca de $1.500,00 aqui em São Paulo (Rua Aurélia, Lapa). Pus anti-calor (transparente) no para-brisa e anti-vandalismo (fumê claro) nos vidros laterais e traseiro.

  • Saraiva

    Saímos de um cinza pra um preto parece q o carro não tem ar condicionado. É público e notório a grande variação. Carro preto nunca mais nem q eu tenha de fazer uma promessa pra convencer minha mãe

    • leomix leo

      Só tive carro preto, sempre soube que esquenta mais, só que preto é preto.

      • E a eficiencia do ar não precisa ser espetacular, mas dá para deixar refrigerado como qualquer carro.

      • Victor Porto

        to ctgo. só tive 1 carro que não foi preto (branco), e não senti essa diferença gritante pra justificar a estética. Moro em Fortaleza.

        • leomix leo

          Aí é muito mais quente que na Bahia, o problema é que o povo do sul e sudeste é Nutella, QQ coisa reclama da vida, deixo o carro no sol o dia todo, já baixo logo os vidros e quando entro do carro já está razoável a temperatura, basta rodar uns metros e o ar já está gelando. Prata e branco é carro de comércio e empresa, preto é carro executivo e que brilha como um espelho, não troco meus pretinhos bem cuidados por cor alguma, se bem que tem um azul de um Fusion que me deixa doído.

          • Sidney Rufino

            Preto é carro de executivo? Sério? kkkkk

          • Fabão Rocky

            O pior é que conheço mto baiano Nutella aqui em Salvador! kkkkkkkkkkkkkk

          • zekinha71

            Então um Mobi preto é carro de executivo, e as BMWs, Mercedes, Audis, RR brancos são carros de comércio.

            • Marcos Paixão

              Como não especificou qual o tipo de comércio…Pode ser hinode,telexfree,jequiti,etc.

              • zekinha71

                Nesse caso pode ser de um comércio do senhor X, mas que por coincidência nunca seria um JPX.

      • Marcio Souza

        O preto é bonito apenas quando está limpo. E fora que tem que ter muito mais cuidado, pois os riscos aparecem mais. Por isso não é minha primeira opção.

    • Guilherme Lana

      Troquei um carro preto por um idêntico da cor branca. Diferença GIGANTESCA! 200 X melhor, mesmo tendo bancos de couro. Mais confortável, uso bem menos o AC, e acho que o consumo caiu…

  • Ricardo Silva

    Sim, isso está na essência das cores, o preto absorve e retém boa parte da energia a qual é devolvida ao ambiente em forma de calor … só ver aquela galera que anda no deserto, andam cheios de roupa, mas tudo roupa clara, usar uma roupa preta no deserto é suicídio.

    • Pedro Henrique

      os beduínos costumam usar roupas pretas, e as mulheres usam as burcas, normalmente pretas também (nelas cobrindo o corpo inteiro inclusive, fica só os olhos de fora)…

  • Fábio

    Coloquei a pelicula window blue no meu carro. Ela é incolor e não nota-se que está com pelicula. Bloqueia os raios UV, ficou bem melhor a temperatura do carro sem alterar a sua originalidade.

  • LArtur

    Pombas NA, tá faltando matéria né? Só dar uma voltinha no sol com camisa preta e depois coloca uma branca par ver a diferença.
    Aqui na Brasilândia o cara compra carro branco e pinta o teto de preto pra ficar mais quentinho

    • Silvio

      Bem mobral mesmo essa moda de teto preto.

  • RKK

    ” Uma análise feita em 1987 pela Revista Quatro Rodas provou que a temperatura do carro pode ser insuportável quando estiver exposto ao sol. A publicação colocou dois Chevrolet Monza (um de cor preta e outro branca) expostos ao sol durante algumas horas.

    O resultado é impressionante: o Monza preto apresentou temperatura de 64 ºC, enquanto o Monza branco chegou a 55 ºC.”

    Já vi outros ensaios em que a diferença entre a temperatura do branco para o preto chegava à 19 ºC, quanto exposto ao sol.

  • Eduardo 1981

    Carro preto se tem uma vez só na vida. Depois: nunca mais se quer saber! Conheço N pessoas assim! Na loja é lindo. Brilha!

    Já no dia-a-dia é um inferno! Calorão dentro, vive sujo não aguentando 1 dia sequer limpo sem poeira e como risca fácil!

    • Verdades sobre o mercado

      Bem isso. Tive um e por situações da vida acabei tendo mais 2, mas se pudesse teria ficado só no primeiro.

    • Carlos AM

      Concordo.
      Ou tem que virar dependente de proteções de pintura e vitrificação para amenizar os impactos dos riscos.

  • Verdades sobre o mercado

    Película é fundamental para redução da temperatura em cidades quentes. Há cerca de 20 anos fizemos uma observação de 2 corsas sedan, um preto com película e um branco sem película. Ambos ficaram ao sol de verão por uma manhã e a temperatura interna do preto com película era sensivelmente menor que a do branco sem película. A quantidade de calor que passa pelos vidros é muito grande, muito maior que o calor transmitido pela lataria(que tem uma camada de forro para ser ultrapassado também).

  • millemiglia

    Tive uma Marea Weekend cinza vinci metálica (aquele cinza bem escuro que parece quase verde). Ela ficou umas duas horas estacionada no sol perto do meu escritório. Quando entrei nela senti o bafo quente. No termômetro do painel marcava 48 graus.
    Outra coisa que costuma acontecer bastante no verão e ocorria com frequência no meu Escort XR-3 1987 preto era levar um choque ao abir a porta. Ocorre mais em carros com bancos de tecido pois a fricção da roupa no banco cria eletricidade estática. Levei algum choque até me acostumar a tocar numa parte metálica do carro antes de por o pé no chão para sair.

  • RicardoVW

    Única vantagem de carro preto é que é muito lindo quando está limpo, situação que não dura dois dias. Desvantagens: aparece muito pó e riscos, além de aquecer muito mais.

  • Davi Millan

    Estou em meu terceiro carro preto, mas não quero nunca mais!
    Carro preto é lindo, principalmente se for um 300C. Mas não da mais não.
    Eu estou enjoado de branco, mas ainda aceito devido a isso, prata eu odeio e quero mesmo é azul, mas se não tiver, vai branco.

    Um ponto importante é investir em películas de qualidade como a AWSF e 3M.

  • Luiz Eduardo Machado Snidei

    Existe também o insufilm térmico da 3M, transparente, para ser colocado no para-brisa. É um pouco caro, mas ajuda a diminuir a entrada de calor.

    • Carlos AM

      Descobri a existência dessa película para o vidro dianteiro recentemente.

      É bom mesmo? Recomenda?

      • Luiz Eduardo Machado Snidei

        Pensei que fosse melhor; é razoável…

  • Marcio Souza

    Lembro quando Schwarzenegger foi o governator da California. Ele queria proibir a circulação de veículos na cor preta devido ao consumo maior (ar condicionado ligado por mais tempo) e ao aquecimento causado ao ambiente externo.

  • RKK

    “Qual a influência das cores na temperatura do carro?

    Cores mais escuras podem aumentar a temperatura interna em até 9 ºC

    A cor branca reflete 80% da luz solar visível. A preta, apenas 5%. As
    áreas envidraçadas podem ainda causar distorções grandes no resultado do
    experimento (pelo efeito estufa), assim como os materiais do interior
    (couro esquenta muito mais que tecido, assim como revestimentos escuros
    esquentam mais que os claros) e as posições dos veículos em relação ao
    sol.

    Tomados os devidos cuidados na execução do teste para deixá-los em
    condições iguais, a resposta é simples: o carro preto ficará mais
    quente.

    Na edição da QUATRO RODAS de fevereiro de 1987, foi publicado um teste
    que mostrou isso na prática. Dois Chevrolet Monza iguais – com exceção
    da cor – foram deixados expostos ao sol durante duas horas, com
    temperatura externa média de 31 ºC. Resultado: o interior do carro preto
    atingiu 64 ºC e o do branco, 55 ºC.

    Outra consequência desse fato pode ser uma maior economia de combustível
    em carros equipados com ar-condicionado automático. Neles, o compressor
    do ar-condicionado faz pausas no funcionamento conforme a temperatura
    estipulada é atingida, demandando menos energia do motor.

    Em 2011, a organização inglesa Heat Island Groups testou dois Honda
    Civic, um prata e o outro preto, debaixo de sol. Como a temperatura do
    prata era em média 6 ºC mais baixa que a do preto, o ar-condiconado
    precisou trabalhar 13% a menos que no carro escuro.

    Como resultado, o consumo de combustível foi um pouquinho menor – 1,1%
    mais econômico, especificamente. A economia, porém, pode ser maior em
    países tropicais, com temperatura mais elevadas.”

  • Geraldo Xavier

    Insulfilm aumenta a temperatura do interior se o carro estiver parado no sol com os vidros fechados. Só com o carro em movimento que a temperatura fica menor

  • Ermenegildo Arimatéia

    A dica é você comprar carro da cor que voce mais gosta e acha bonita, e depois arcar com as consequencias. Pra tudo na vida tem um jeito.

  • Qual esquenta mais: Carro branco ou Prata?

  • Ronaldo Prado

    Tenho um carro preto, com couro no banco, que fica no sol o dia todo e não vejo problema nisso. Se o ar tiver gelando bem, tanto faz.
    O problema do preto é manter limpo e sem riscos. Tanto que desisti. Só lavo quando vou para alguma festa. Mas isso também vejo nos carros brancos. Eles saem do mecânico cheio de marcas de dedo, parecendo a kombi que vende cândida na garrafa PET. Sem falar que ainda tenho o pensamento de que carro branco em SP é Taxi.
    A matéria falou que ligar o ar com o carro quente trará graves consequências mas não citou quais. Quais?

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email