Coreia do Sul: Geely compra 34,02% da Renault Samsung

volvo cma plataforma 1

A Geely está crescendo a cada dia e agora ficará um pouco maior com a aquisição de 34,02% da Renault Korea Motors, a antiga Renault Samsung.


O acordo firmado em janeiro para produção conjunta de carros híbridos agora foi sacramentado e aguarda liberação das autoridades para efeito legal.

A ideia da Geely é vender não só híbridos, mas também carros comuns a gasolina com baixo consumo de combustível no mercado coreano, fazendo assim pressão sobre Hyundai e Kia, que dominam o país.

Produzidos em Busan, sede da Renault Korea Motors, os novos carros em conjunto com a Geely sairão das linhas em 2024.

Os novos carros serão feitos sobre a plataforma modular CMA, a mesma dos Volvo C40 e XC40 vendidos aqui no Brasil.

As duas empresas visam ainda exportar a partir de Busan e a Renault se beneficiará com uma nova gama de produtos compartilhados com a Geely, corroborando para o “plano de Renaulution”.

O novo acordo entre Renault e Geely, por ora, está limitado à Coreia do Sul, mas pode ser estendido para outras regiões, em especial à China.

Por aqui, seria uma opção para a Volvo ter seus carros feitos em São José dos Pinhais, caso as vendas alcancem níveis que exijam uma produção local.

Como se sabe, a Renault tem quatro plantas na Grande Curitiba e poderia ceder parte delas para montagem em CKD de carros da sueca como XC40, por exemplo.

Obviamente isso tudo é hipotético, mas seria interessante ver não só caminhões e ônibus da Volvo saindo do Paraná, mas também automóveis.

Desde que mudou sua estratégia no país, a Volvo vem se concentrando na importação de carros, inicialmente de todas as motorizações, mas agora apenas eletrificados.

Já a Geely foi inicialmente importada pelo grupo Gandini, mas ficou pela estrada. Não há planos para retomar sua importação, enquanto as rivais chinesas BYD e Great Wall reforçam sua presença por aqui.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.