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Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

O Corolla 2014 é uma das versões mais requisitadas do sedã médio mais vendido há anos no mercado brasileiro.


O Toyota Corolla também é um dos mais buscados no mercado de carros usados. O Corolla 2013/2014 é o último antes da chegada da nova geração (G11).

O Corolla 2014 pode ser encontrado nas versões XLi, GLi, Corolla XEi, XRS e Altis, sendo a primeira e a segunda com motor 1.8 manual e automático e as demais com o 2.0 automático.

Abaixo, você pode conferir os principais detalhes do Toyota Corolla linha 2014:

Corolla 2014 – novidades

A linha 2014 do Toyota Corolla trouxe poucas mudanças frente à linha anterior. O sedã médio trouxe como principal novidade uma nova central multimídia com tela sensível ao toque como item de série para as versões XRS e XEi. Tal equipamento já era ofertado para o modelo topo de linha Altis.

O sistema multimídia conta com tela sensível ao toque de 6,1 polegadas, navegador com GPS, câmera de ré, sistema de áudio e Bluetooth para pareamento de smartphones.

O navegador GPS do Corolla oferece navegação com mapas em 2D ou 3D, tecnologia 3D Gyro e Speed Pulse (que analisa o posicionamento e andamento do veículo através de referências inerciais e evita a perda de navegação por eventual sombra no sinal dos satélites) e busca por endereço, CEP, nome, estabelecimento, histórico, latitude, longitude e comandos de voz.

Há também o sistema de som com comandos de rádio AM/FM, CD player, reprodução de arquivos MP3, AAC e WMA, entrada USB, entrada auxiliar e conexão Bluetooth para aparelhos celulares.

O carro dispõe ainda de comandos no volante.

Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

Corolla 2014 – detalhes

Embora seja um automóvel com mais de seis anos de uso, o Toyota Corolla linha 2014 pode ser uma boa compra para quem busca por um sedã médio usado. Este modelo não esbanja tecnologia e também não possui uma vasta gama de equipamentos, mas é um carro robusto, resistente, baixo custo de manutenção e boa procura no mercado de usados.

Com preços médios entre R$ 47 mil e R$ 55 mil, o Toyota Corolla oferece bons equipamentos desde a versão de entrada. Mas é a versão Altis que oferece mais “mimos”, com banco do motorista elétrico, central multimídia, acabamento interno em couro bege, sensor de chuva, faróis de xenônio, ar-condicionado automático digital, entre outros.

A respeito dos motores, o carro oferece propulsores modernos. Tanto o 1.8 como o 2.0 usam recursos como duplo comando de válvulas variável. Porém, se por um lado os modelos manuais usam uma transmissão manual de seis marchas, as configurações automáticas são dotadas de um câmbio automático de quatro marchas.

O Corolla automático poderia ter pelo menos cinco marchas. Por outro lado, a Toyota soube fazer um bom trabalho no casamento entre motor e câmbio. Por isso, o carro tem um funcionamento suave, desempenho dentro da média do segmento e médias de consumo de combustível adequadas.

A rodagem do Toyota Corolla prioriza o conforto. Ele usa suspensão traseira com sistema de barra de torção em todas as versões. Devido a isso, apesar do conforto, ele tende a ter um comportamento “molenga” em algumas situações.

Para efeito de comparação, o Honda Civic (seu principal rival) usa sistema independente. Porém, acaba tendo um rodar mais firme, o que pode desagradar quem busca por bastante conforto.

O isolamento acústico do Toyota Corolla também agrada. O acabamento interno do carro usa materiais de boa qualidade e plásticos emborrachados em alguns pontos.

A respeito do espaço, o Corolla acomoda bem quatro adultos. O porta-malas tem capacidade para 470 litros de bagagens, o suficiente para acomodar duas malas grandes e uma bolsa média.

Porém, vale reforçar que o Toyota Corolla não é um carro muito jovem. A própria Toyota assume que esta geração do carro é mais voltada para um público mais velho – a versão topo de linha Altis atende predominantemente pessoas com mais de 45 anos.

Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

Corolla 2014 – versões

A Toyota ofereceu a linha do Corolla 2014 em sete configurações diferentes, nas versões de acabamento XLi, GLi, XEi, XRS e Altis, com motor 1.8 flex e câmbio manual, 1.8 flex e câmbio automático e 2.0 flex e câmbio automático.

Veja abaixo as versões da linha Toyota Corolla 2014:

  • Toyota Corolla XLi 1.8
  • Toyota Corolla XLi 1.8 AT
  • Toyota Corolla GLi 1.8
  • Toyota Corolla GLi 1.8 AT
  • Toyota Corolla XEi 2.0 AT
  • Toyota Corolla XRS 2.0 AT
  • Toyota Corolla Altis 2.0 AT

Corolla 2014 – equipamentos

Toyota Corolla XLi

Equipado de fábrica com airbag duplo frontal, direção com assistência elétrica, ar-condicionado manual, vidros elétricos nas quatro portas com função um toque para o motorista, travas elétricas, travamento automático das portas com o veículo a 20 km/h, alarme com fechamento pela chave, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, apoio de braço central dianteiro deslizante, tomada 12V no console central, luzes de leitura dianteiras e traseira, para-sol do motorista com espelho e porta-documento, comando interno para abertura do tanque de combustível e porta-malas, entre outros.

Toyota Corolla GLi

Agrega recursos como computador de bordo com seis funções (relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia), vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque, volante multifuncional, sistema ABS de série, painel de instrumentos com iluminação Optitron, porta-malas com trava elétrica, banco traseiro bipartido com descansa-braço central e porta-copo, entre outros.

Toyota Corolla XEi

Além do motor 2.0, agrega airbags laterais, faróis com acendimento automático, central multimídia com tela sensível ao toque de 6,1 polegadas, navegador GPS, câmera de ré e Bluetooth, repetidores de seta nos retrovisores, bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento elétrico, piloto automático, entre outros.

Toyota Corolla XRS

Ganha faróis com máscara negra, spoilers, saias laterais, aerofólio traseiro com brake light integrado, rodas com acabamento em tom grafite, nome da versão na tampa do porta-malas, lanternas traseiras em LED, bancos e manopla de câmbio com revestimento em couro preto perfurado e costura vermelha, tapetes exclusivos, volante exclusivo com base achatada, entre outros.

Toyota Corolla Altis

Comparado ao XEi, se diferencia pelo banco do motorista com regulagem elétrica, acabamento interno bege premium, acabamento do painel central e das portas em padrão madeira, sensor de chuva, faróis de xenônio com regulagem automática de altura e lavadores, entre outros.

Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

Corolla 2014 – preços

Veja abaixo os preços do Corolla 2014 quando ele era comercializado como 0 km pela Toyota entre os anos de 2013 e 2014:

  • Toyota Corolla XLi 1.8: R$ 60.200
  • Toyota Corolla GLi 1.8: R$ 62.880
  • Toyota Corolla XLi 1.8 AT: R$ 63.990
  • Toyota Corolla GLi 1.8 AT: R$ 66.190
  • Toyota Corolla XEi 2.0 AT: R$ 74.860
  • Toyota Corolla XRS 2.0 AT: R$ 76.290
  • Toyota Corolla Altis 2.0 AT: R$ 84.150

Já a seguir, os preços do Corolla 2014 no mercado de usados, de acordo com os dados da Tabela Fipe em setembro de 2020:

  • Toyota Corolla XLi 1.8: R$ 47.210
  • Toyota Corolla GLi 1.8: R$ 47.340
  • Toyota Corolla XLi 1.8 AT: R$ 48.640
  • Toyota Corolla GLi 1.8 AT: R$ 49.850
  • Toyota Corolla XEi 2.0 AT: R$ 52.480
  • Toyota Corolla XRS 2.0 AT: R$ 52.090
  • Toyota Corolla Altis 2.0 AT: R$ 54.800

Corolla 2014 – cores

Veja abaixo a gama de cores do Toyota Corolla 2014:

  • Azul Cosmos
  • Bege Austral
  • Branco Polar
  • Cinza Galáctico
  • Prata Supernova
  • Preta Eclipse
  • Verde Urano

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Corolla 2014 – motores

O Toyota Corolla linha 2014 tem motores 1.8 Dual VVT-i Flex e 2.0 Dual VVT-i Flex, ambos dotados de bloco, cárter e cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas variável.

Eles são dotados também de velas de irídio do tipo M12, mais finas e com longo alcance. Essas velas colaboram para a queima mais eficiente da gasolina e/ou etanol. Há ainda outros recursos que visam diminuir os custos com manutenção, como balancins roletados, tuchos hidráulicos e pistões refrigerados a óleo.

Os motores oferecem ainda ar-condicionado com compressor de volume variável, com gerenciamento mais eficiente do sistema e, assim, funcionamento linear do equipamento. Com isso, o ar-condicionado “rouba” menos potência do motor.

Nas versões de entrada, o 1.8 Dual VVT-i Flex consegue entregar 139 cavalos de potência com gasolina e 144 cv com etanol, a 6.000 rpm. Já o torque é de 18 kgfm com gasolina, a 4.200 rpm, e 18,6 kgfm com etanol, a 4.800 giros.

Neste caso, há uma transmissão manual de seis velocidades ou automática de quatro marchas.

Por outro lado, os modelos mais caros contam com o 2.0 Dual VVT-i Flex, este com 142 cv com gasolina e 153 cv com etanol, a 5.800 rpm. Já o torque é de 19,8 kgfm e 20,7 kgfm, nesta ordem, entregue a partir de 4.000 giros.

O Corolla 2.0 usa somente o câmbio automático de quatro marchas, neste caso com opção de trocas sequenciais pela alavanca ou por meio de borboletas posicionadas atrás do volante.

Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

Corolla 2014 – consumo

Segundo os números aferidos pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), as médias de consumo de combustível do Toyota Corolla são estas:

Toyota Corolla 1.8 manual

Etanol

  • Consumo de 7 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,6 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 10,2 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,5 km/l na estrada.

Toyota Corolla 1.8 automático

Etanol

  • Consumo de 7,1 km/l na cidade;
  • Consumo de 9,1 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 10,5 km/l na cidade;
  • Consumo de 13,3 km/l na estrada.

Toyota Corolla 2.0 automático

Etanol

  • Consumo de 6,2 km/l na cidade;
  • Consumo de 10,2 km/l na estrada.

Gasolina

  • Consumo de 8,2 km/l na cidade;
  • Consumo de 12,8 km/l na estrada.

Corolla 2014: versões, equipamentos, preços, consumo, manutenção

Corolla 2014 – desempenho

A seguir, os números de desempenho da linha 2014 do Toyota Corolla na aceleração de 0 a 100 km/h e na velocidade máxima em km/h:

Toyota Corolla 1.8 manual

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 204 km/h.

Toyota Corolla 1.8 automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos;
  • Velocidade máxima de 190 km/h.

Toyota Corolla 2.0 automático

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 193 km/h.

Corolla 2014 – manutenção

Uma das grandes virtudes do Toyota Corolla é a robustez. Alinhada a ela, o baixo custo de manutenção. Estes são os grandes chamarizes do sedã médio japonês, fazendo dele o preferido entre boa parte dos consumidores de carros.

Um dos grandes motivos de tudo isso é que, ao longo das gerações, o Toyota Corolla sofreu poucas modificações expressivas na mecânica. O motor desta geração do Corolla é praticamente o mesmo do modelo anterior (conhecido como Corolla Brad).

Com isso, todas as boas oficinas conseguem operar tranquilamente no conjunto mecânico do Corolla. A oferta de peças também é vasta no mercado.

Em relação às manutenções periódicas (revisões), boa parte dos proprietários do Toyota Corolla costumam levá-lo a oficinas terceirizadas, visto que o custo das peças genuínas da marca e também da mão de obra das oficinas das concessionárias Toyota costumam ser bem mais elevados.

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Corolla 2014 – ficha técnica

Motor1.8 VVT-i 16V DOHC Flex2.0 VVT-i 16V DOHC Flex
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm31.7941.794
Válvulas1616
Taxa de compressão10:110:1
Injeção eletrônicaMultipontoMultiponto
Potência máxima139 cv com gasolina e 144 cv com etanol a 6.000 rpm142 cv com gasolina a 5.800 rpm e 153 cv com etanol a 5.600 rpm
Torque máximo18 kgfm com gasolina e 18,6 kgfm com etanol a 4.000 rpm19,8 kgfm com gasolina a 4.000 rpm e 20,7 kgfm com etanol a 4.800 rpm
Transmissão
TipoManual de 6 marchas ou automática de 4 marchasAutomática de 4 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoEletroassistida progressivaEletroassistida progressiva
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasAço de 15 polegadas ou liga-leve de 16 polegadasLiga-leve de 16 polegadas
Pneus195/65 R15 ou 205/55 R16205/55 R16
Dimensões
Comprimento (mm)4.5404.540
Largura (mm)1.7601.760
Altura (mm)1.4801.480
Entre eixos (mm)2.6002.600
Capacidades
Porta-malas (L)470470
Tanque de combustível (L)6060
Carga (Kg)455455
Peso em ordem de marcha (Kg)1.210 a 1.2601.285
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDND

Corolla 2014 – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

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