Corolla Altis Hybrid 2024: Desempenho inferior à versão tradicional, mas o acabamento interno é de ótima qualidade

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O Corolla é um sobrevivente no mercado automotivo brasileiro, é um dos poucos modelos de alto custo que não é SUV e ainda vende relativamente bem.

Como entusiasta, confesso que a situação atual do mercado de veículos médios é um tanto quanto deprimente, dominado por uma só carroceria.

Num país onde, há não muito tempo, tivemos Golf, Focus, Cruze , Corolla, Civic e tantos outros coexistindo, o cenário atual se resume a escolher entre um SUV, alguns poucos sedans médios, ou desembolsar uma bela grana em um importado “de luxo”.

O Corolla é um desses “poucos sedans médios” que citamos acima e avaliamos uma unidade na concessionária para você.

A versão Altis Premium Hybrid é a de topo dentre as hibridas do Sedan Japones, parte de R$ 200.910.00 e vem de série com:

Faróis e lanternas de LED, cluster de 12,3” digital, DRL, rodas de liga 17”, teto-solar, ar-condicionado automático Dual-Zone, banco do motorista com regulagem elétrica, piloto automático adaptativo, sensor de chuva, multimídia de 9” com Android Auto e Apple CarPlay, partida por botão, sete airbags, frenagem autônoma de emergência, controle de tração e estabilidade, farol alto automático, detector de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de mudança de faixa, volante multifuncional, carregador por indução e mais.

Desempenho menor que a versão convencional

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O powertrain híbrido do Corolla é composto por um motor naturalmente aspirado 1.8 com variação no comando de válvulas, rendendo 101 cv e 14,5 kgfm de torque.

Ele é somado a dois motores elétricos que rendem 72 cv e 16,6 kgfm de torque.

Com esse conjunto, o 0 a 100 km/h é feito em 12s e a velocidade máxima é de 170 km/h.

Na versão 2.0 aspirada, o 0 a 100 km/h é feito em 9,2s e a velocidade máxima é de 205 km/h.

O Nissan Sentra faz, de 0 a 100 km/h, em cerca de 9,4s, com velocidade máxima de 200 km/h.

O consumo urbano do Corolla híbrido é muito melhor que o 2.0 aspirado, já na rodovia, pouca diferença.

No etanol, faz 12,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na rodovia, com gasolina faz 18,5 km/l e 15,7 km/l respectivamente.

A versão 2.0, no etanol, faz 8,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na rodovia, com gasolina faz 12,3 km/l e 14,9 km/l respectivamente.

O Nissan Sentra não é Flex, só roda na gasolina, e nela faz 11 km/l na cidade e 13,9 km/l na rodovia.

Ou seja, o Corolla híbrido só faz mais sentido para quem roda muito e na cidade.

Design atual

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O Corolla sedan é moderno, com linhas que passam agressividade na medida para o segmento, afinal, não é um esportivo.

Visto de frente, os faróis são harmônicos, mesclam linhas claras e escuras, além de uma azul exclusiva das versões híbridas.

São estreitos, com LED e projetor, passam um ar de modernidade e classe.

Unindo-os, há uma “grade” bem estreita, que é basicamente composta por um friso em preto brilhante e outro cromado, angulados, formam um “V”, que chega meio da região frontal.

Ali no meio, está o logo da Toyota, com fundo igualmente preto e linhas cromadas, além do contorno azul.

A grade de fato fica na porção inferior do para-choque, tem grandes proporções, é bem vazada e construída em preto brilhante, é ela a principal responsável pela agressividade visual do sedan.

Nas extremidades do para choque estão os faróis de milha, abrigados por um rebaixo e um friso prateado, completando a dianteira.

O capô é extenso, com linhas anguladas em direção ao meio do carro, formando um “V” que se abre em direção aos retrovisores.

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Visto de lado, um clássico sedan médio, rodas aro 17” raiadas e diamantadas passam um ar mais executivo e teto com uma caída acentuada da coluna B para trás.

Nos para-lamas, pouco acima do fim da caixa de roda dianteira, fica o badge da motorização “Hybrid”.

Na porção inferior das portas, um friso cromado enfeita a lateral (e poderia ser dispensado).

Outro friso cromado acompanha o final das janelas e acabamentos na porção superior delas.

O teto solar é outro item interessante do modelo, sendo bem conservador, não é do tipo panorâmico, mas tem seu charme.

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A traseira é um pouco mais simples e contida que a dianteira.

As lanternas são compridas e estreitas, avançando um pouco para a lateral e bastante na tampa do porta-malas.

Na porção inferior delas, um friso cromado acompanha e atravessa a tampa de fora a fora.

O para-choque é bem liso e tem somente um ressalto na porção inferior, dando um pouco mais de esportividade para a traseira, mas bem pouco.

Ótimo interior

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Confesso que não sou muito fã de interiores bicromáticos, especialmente quando se mescla creme com outra cor, mas o Corolla convence bem (apesar de que se fosse totalmente preto provavelmente seria melhor).

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Começando nas forrações de porta, material de qualidade e macio aplicado em boa parte do conjunto, que tem a porção superior em creme e a inferior escurecida.

Um friso prateado acompanha o puxador de portas, que é preto brilhante.

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Os bancos seguem o mesmo padrão, com o apoio de costas e de cabeça em creme e as abas e assento em um marrom bem escuro.

Eles têm desenho moderno, nada esportivos, mas com abas destacadas, que visam conforto e firmeza para os ocupantes da dianteira.

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O volante segue a mesma linha, bem clássico, com aro totalmente circular, friso prateado nos raios e botões multifuncionais em preto fosco.

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O painel possui a porção superior em preto, dividida da porção central por um friso prateado. A região central é na cor creme e possui material premium aplicado.

O cluster totalmente digital é abrigado por um acabamento que salta em direção ao motorista e possui friso prateado nas bordas.

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A multimídia infelizmente é quase toda destacada do painel, apesar de melhor acabada que boa parcela do mercado, poderia ser melhor se fosse de alguma forma encaixada no conjunto.

Logo abaixo, os comandos de ar-condicionado são digitais e bonitos, casando bem com o conjunto.

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O teto solar tem boa visibilidade e acabamento.

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O console central é bem-acabado, coisa rara de se ver no mercado, com plástico preto brilhante e alguns apliques em creme.

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No banco de trás, bom espaço para as pernas, mas não para a cabeça. Pessoas mais altas terão dificuldades em viagens longas.

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O acabamento na segunda fileira sustenta um bom padrão.

O mais vendido da categoria

O Corolla é disparado o mais vendido da categoria, com participação de mais de 65% no mercado de sedans médios.

No acumulado de janeiro a junho de 2024, emplacou 16.502 unidades, seu concorrente direto Nissan Sentra, que ocupa a segunda posição, emplacou 2.532 unidades.

Na terceira posição, BYD Seal emplacou 2.193 e na quarta o Jetta com 1.550.

Infelizmente, isso não quer dizer muita coisa no cenário geral, o modelo ocupa apenas a vigésima posição no ranking geral de emplacamentos.

O ranking é liderado pelo Polo, que emplacou 57.862 unidades no mesmo período.

Seu irmão SUV, Corolla Cross, emplacou 21.844 unidades e fica na décima sexta posição.

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Autor: Luca Magnani

Engenheiro mecânico na indústria automotiva, pós graduado pela Universidade da Indústria do Paraná em Engenharia de veículos elétricos e híbridos.