O Corolla Cross tem boas vendas, fama de inquebrável (herdada do irmão sedan) e o design parece agradar ao público.
Disponível na versão “esportiva” GR-Sport, recebe acabamentos diferenciados, mas o mesmo conjunto mecânico da versão regular.
Avaliamos uma unidade na concessionária e trouxemos os detalhes para você.
O Corolla Cross GR-Sport tem preço inicial de R$ 201.090,00 e vem de série com:
7 airbags, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro para todas as velocidades, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de oscilação, farol alto automático, sistema de alerta de mudança de faixa com controle de direção, chave presencial, ar-condicionado digital automático, central multimídia de 8″, 9 ou 10” com conexão Android Auto e Apple CarPlay, painel digital de 12,3″, volante multifuncional, rodas de liga leve 18″, faróis em LED, retrovisores externos com rebatimento automático, acabamentos exclusivos da versão, bancos elétricos exclusivos e teto-solar.
Fique de olho nos detalhes:
Esportivo de adesivo
Quem acompanha o cenário sabe que esse é um termo cunhado para carros que têm nome e adesivos “Sport”, mas que não diferem em nada no quesito performance em relação às versões “comuns”.
O motor 2.0 aspirado até tem bons números, mas não deveria ser considerado em uma versão “esportiva”, especialmente uma que leva o nome da divisão esportiva da Toyota, “Gazoo Racing”.
O motor entrega 177 cv e 21,4 kgfm de torque, números que superam até motores turbo da concorrência.
A transmissão é sempre a CVT de 10 velocidades simuladas, que leva o conjunto de 0 a 100 km/h em cerca de 9,8s, com a velocidade máxima de 195 km/h.
Seu rival T-Cross, com motorização turbo 1.4, é menos potente e tem mais torque, mesmo assim entrega um desempenho superior.
Acelera de 0 a 100 km/h em ótimos 8,6s, com velocidade máxima de 202 km/h.
Seu outro rival, Compass, com motor 1.3 turbo, faz o 0 a 100 km/h na casa dos 9s, tendo a velocidade máxima de 205 km/h.
No quesito consumo, vai bem, comparado aos rivais.
O Corolla Cross faz 8,2 km/l na cidade e 9,0 km/l na rodovia, no etanol, enquanto na gasolina faz 11,7 km/l e 13,0 km/l, respectivamente.
O T-Cross no etanol faz 8,1 km/l na cidade e 10,1 km/l na rodovia, enquanto na gasolina são 11,6 km/l e 14,3 km/l, respectivamente.
O Compass é o pior da lista, com consumo de 7,2 km/l na cidade e 8,7 km/l na rodovia (com etanol), enquanto na gasolina são 10,1 km/l e 12,0 km/l.
Interior diferenciado e bonito
Se a versão não agrada no desempenho, não posso dizer o mesmo do interior, que certamente é o ponto alto do modelo.
A forração de portas recebe um bom detalhamento, com couro e costuras vermelhas, acabamentos em preto brilhante e prateados.
Os bancos são o grande acerto, com desenho esportivo, abas generosas, couro nas extremidades, costuras vermelhas e tecido no assento e encosto, são dos mais bonitos do segmento, perdendo apenas para os do Compass Blackhawk (que custa bem mais).
Há ainda no apoio de cabeça o emblema da Gazoo Racing.
O volante parece ser basicamente o mesmo do Corolla e do Corolla Cross, recebe as costuras vermelhas apenas.
A multimídia fica destacada do painel, meio voando/sobrando no conjunto, tem acabamento preto brilhante, que se estende até os acionamentos do ar-condicionado.
O painel é recoberto por couro liso, com costuras vermelhas, visualmente agradável.
O cluster 100% digital é um pedido do mercado, apesar de tecnológico, não tem apelo esportivo como mostradores analógicos.
O console central repete a receita do restante do interior, com acabamento em preto brilhante e costuras vermelhas.
Na segunda fileira, o acabamento mantém a qualidade e o padrão.
O espaço para as pernas é bom.
O teto solar não é panorâmico, mas tem boas dimensões.
O porta-malas tem abertura automática e fechamento também, além de boas dimensões.
Por fora, o mais bonito dos irmãos
Com mais cara de bravo, o Corolla Cross GR usa acabamentos em preto brilhante e se livra da grade frontal horrenda usada nas outras versões.
Na carroceria preta, alguns detalhes acabam passando batido, mas em unidades brancas ou vermelhas são notáveis, como o acabamento dos faróis de neblina, exclusivos da versão.
Visto de frente, a grade frontal, a máscara dos faróis e o já citado acabamento dos faróis de neblina são em preto e, na unidade preta avaliada, dão um aspecto linear interessante, enquanto em unidades claras trazem destaque.
O item mais notável é o emblema da Toyota, cromado e brilhante, que destoa do restante do conjunto.
Os faróis são bonitos e têm desenho moderno, levemente angulados para baixo, em direção ao emblema.
Visto de lado, os contornos da caixa de roda e da soleira são em preto fosco, particularmente preferiria que fossem pintados com a cor da carroceria.
As rodas de liga e aro 18” têm desenho moderno, com raios finos e diamantados e fundo escuro, combinam bem com o conjunto.
Outro diferencial do modelo é o badge da Gazoo Racing, em preto e vermelho, alocado no para-lama.
O teto tem racks bem sutis, nada grandes ou exagerados, combinando com a proposta do carro.
Na traseira, as lanternas têm grandes proporções, com toda a área inferior transparente e a superior vermelha.
O emblema “Corolla Cross” é pintado de preto, ficando quase invisível, dependendo da luminosidade e ângulo que se observa.
O emblema da Toyota se mantém cromado na traseira também.
O emblema “GR Sport” fica localizado na região inferior traseira da tampa do porta-malas, revelando a versão.
O para-choque é acabado em preto fosco.
Modelo emplaca bem
O Corolla Cross é o décimo sétimo automóvel mais emplacado no acumulado de janeiro a agosto de 2024, com 31.008 unidades no período.
Não é o líder da categoria como seu irmão sedan, mas fica em décimo dentre os SUVs mais emplacados.
Acima dele estão HR-V, Compass, Fastback, Renegade, Nivus, Kicks, Tracker, Creta e T-Cross.
Alguns não são concorrentes diretos e custam bem menos.
T-Cross emplacou 46.821 unidades no período, Compass, 31.520 e HR-V, 31.126.
Sendo o mais bonito e bem-acabado dos irmãos, o Corolla Cross GR é uma boa opção que poderia levar outro nome, evitando assim críticas por não ser esportivo, já que seu maior pecado é esse.
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