Brasil Etc Governamental/Legal

Coronavírus: como pausar as prestações do carro durante a pandemia?

Coronavírus: como pausar as prestações do carro durante a pandemia?

A pandemia do coronavírus tem causado uma série de problemas em quase todos os países ao redor do mundo. Os principais e mais graves, é claro, estão relacionados à saúde. Até o dia 24 de março, já haviam sido registrados quase 385 mil casos em todo o mundo, com 16,5 mil mortos.


Mas além disso, a pandemia do novo coronavírus também provocou problemas em quase todos os outros setores, incluindo o financeiro. Sem poder sair de casa, muitas pessoas tiveram uma redução nos ganhos ou até perderam sua fonte de renda.

Isso afetou diretamente contas a longo prazo que milhões de brasileiros tem, como as prestações do carro ou da casa. Por conta disso, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determinou que os grandes bancos deixem de cobrar duas prestações desses bens, com o objetivo de aliviar o orçamento de quem está nessa situação.

A medida inclui os principais bancos, como Bradesco, Itaú, Santander e Caixa. Para dar essa pausa por 60 dias, apenas é necessário que as prestações estejam em dia. A única exceção é dada pela Caixa, onde aqueles que tem até duas parcelas atrasadas também podem ter esse alívio.

Mas como funciona esse processo e como fazer a requisição?

Evite o coronavírus e faça tudo sem sair de casa!

A recomendação das autoridades é clara: para conter o avanço da Covid-19, é necessário adotar o isolamento social. Por isso, não é recomendado (e em muitos casos, nem é possível) fazer essa requisição indo pessoalmente às agências bancárias. Tudo pode ser feito por telefone ou internet.

Ao passo que essa notícia se espalhou, porém, as linhas das centrais de atendimento dos bancos passou a ficar congestionada. Apenas na Caixa, mais de 100 mil pedidos foram feitos. Por isso, é necessário ter paciência para conseguir falar com um atendente e fazer o pedido.

Apesar de demorado, o processo continua sendo possível e os bancos já divulgaram medidas para se adaptar a essa demanda e atender de forma mais rápida a todos.

Outra solução é utilizar o internet banking, onde o processo pode ser feito de maneira mais rápida, apesar de também haver certa lentidão no sistema.

Como conseguir a pausa nas prestações?

A medida pode atender todos os contratos pessoa física ou jurídica, incluindo as operações de Crédito Imóvel Próprio (com o mínimo de 11 parcelas pagas). A partir do momento em que o pedido é feito, o processo é concluído em até 48 horas.

Mas e se a sua prestação vence nessa semana? Os bancos informam que isso não impede que elas sejam pausadas, então se essa é sua situação, você também poderá ser beneficiado.

Mas atenção: em casos onde o cliente estiver usando o FGTS para pagar as prestações, não será possível fazer esse pedido.

Veja abaixo como conseguir a pausa nas prestações em cada um dos principais bancos:

CAIXA

  • Aplicativo Habitação Caixa (Serviços > Solicitar Pausa Emergencial > leia as orientações e clique em Próximo > informar seu número de celular e enviar SMS > clique em Solicitar Pausa)
  • WhatsApp (0800-726 8068)
  • Telesserviço (Capitais: 3004-1105 / Demais cidades: 0800-726 0505, opção 7 da URA)
  • Contato com seu gerente (pessoa jurídica)

ITAÚ

  • Central de Atendimento (Capitais e Regiões Metropolitanas: 4002-0234 / Demais cidades: 0800-729-0234)

SANTANDER

BRADESCO

O Bradesco não informou detalhes de como solicitar a pausa nas prestações, mas divulgou que tem o serviço à disposição de seus clientes.

Viny Furlani

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 15 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email