China Mercado

Coronavírus: concessionárias na China voltam a funcionar

Coronavírus: concessionárias na China voltam a funcionar

Com a queda gradativa no número de infectados pelo novo coronavírus (COVID-19), o mercado chinês começa a funcionar novamente. Conforme noticiou o site Automotive News Europe, cerca de 91% das concessionárias de carros na China já voltaram a funcionar. No entanto, como esperado, o movimento de clientes ainda está fraco (53%), em comparação aos “níveis normais”.


Um estudo recente feito pela Associação de Revendedores de Automóveis da China analisou 8.393 concessionárias em toda a China. A pesquisa revelou que ainda há muita variação de tráfego de clientes entre as lojas de carros.

Por outro lado, segundo a Associação de Automóveis de Passageiros da China, nos primeiros 15 dias do mês de março, as vendas de veículo de passageiros caíram 47%.

Movimentação nas concessionárias

A pesquisa revelou que as concessionárias que comercializam veículos chineses tiveram uma taxa de movimentação de apenas 35%. Aquelas que trabalham com carros de fabricantes estrangeiras registram índice positivo de 54% dos níveis normais. Já as concessionárias que trabalham com marcas de luxo e veículos importados, a movimentação de consumidores está em 57% do normal.

“Algumas cidades estão incentivando as pessoas a voltar à vida normal, no entanto, é improvável que a confiança dos consumidores nas compras de carros retorne ao normal antes do final de março”, informou a Associação.

Coronavírus: concessionárias na China voltam a funcionar

Até segunda-feira passada, 23 de março, cerca de nove por cento das concessionárias franqueadas estavam fechadas, pois não conseguiram provar que clientes e funcionários estariam protegidos com a reabertura das lojas

Não há dúvidas de que o retorno do setor automotivo na China seja uma esperança para os demais países que ainda vivem com o avanço do vírus. No Brasil, montadoras como General Motors, BMW, Mercedes-Benz, Honda, Fiat Chrysler Renault, Ford, Caoa Chery e Volkswagen chegaram a fechar suas fábricas. Além disso, alguns estados já estão em quarentena e apenas serviços essenciais podem funcionar.

[Fonte: Automotive News Europe]

Darlan Helder

Darlan Helder

Natural de São Paulo, é jornalista e fotógrafo. Escreve na internet sobre o universo automotivo desde 2011

  • Eduardo 1981

    Ferraram com o mundo, compraram ações a troco de banana, e agora com todo o ocidente “de joelhos”, eles saem a produzir a rodo…e donos de muita coisa. Ou seja, depois da terra arrasada, largam na frente.

    • Leonardo

      Eles estão mais arrasados do que o resto do mundo, não se engane. A economia deles sofreu mais do que qualquer outra.
      Só buscar os dados econômicos deles, pós-crise do Corona, e ver a realidade.
      Bom, isso se você quiser ler e se informar, se preferir ficar nas teorias da conspiração, aí já não é problema meu…

      • Eduardo 1981

        Sofreu mais porque eles já passaram pelo pior né. Espera a Europa e a América passarem pelo pior para poder comparar. São linhas do tempo diferentes.

        • Raul Cotrim de Mattos

          Passaram pelo pior de forma primorosa porque o governo agiu de forma enérgica e precisa, enquanto Europa e EUA não fizeram nada no começo. O Brasil então, que Deus tenha piedade de nós!

          • kirig

            lá é uma ditadura, ou o povo obedece ou sofre as consequências.

          • Jad Bal Ja

            Hahahaha… mas é cada coisa que a gente lê. O governo chinês passou 2/3 meses sem fazer absolutamente nada para conter o vírus. Pelo contrário, todas as suas medidas foram no sentido de esconder do resto do mundo a epidemia, incluindo mandar prender médicos e censurar a internet. Só quando o caos se instalou e o vírus já havia sido espalhado pelo mundo que a China começou a agir, dessa vez de forma desesperada.

            A China foi tão criminosa que chegou a destruir amostras genéticas do vírus para que os médicos chineses não as repassassem para estrangeiros. Incrível ter gente defendendo essa ditadura assassina.

            • Eduardo 1981

              Obrigado amigo. E´muito difícil explicar algo pra quem aperta o 13 e confirma.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Ah, sim! Faz todo sentido! Arrasar a própria economia e do resto do mundo que compra seus produtos tudo isso para comprar ações a preço de banana. Genial! Golpes de Mestre! A China cresceu a uma taxa média de 10% por cerca de 20 anos e depois o governo desacelerou propositalmente para 6,5 a 7% para não criar uma bolha econômica. Eles já estão na frente há muito tempo!

      • Eduardo 1981

        A previsão por aqui (ocidente) é, após os 90 dias, um decréscimo de até 30% na economia, bem menos do que os 7% que o chineses perderam. Quem levou a melhor?

        Relembre: esse tipo de governo não tem (e nunca teve!) escrúpulo em ferrar seu próprio povo para obter alguma vantagem.

    • Fabio Marquez

      Para de replicar fake news… Eles estão fudid*s, tão mais do que nós, que já amargamos recessão. E pode crer, enquanto nós do lado de cá não ficarmos bem, eles não ficam, ppis dependem de nossa matéria prima e dos nossos consumidores.

      • Helder

        Essa manada não aprende

        • Eduardo 1981

          Aperta o 13 confirma amigão. Difícil explicar algo simples para certa parcela da população.

      • Eduardo 1981

        A gente mal começou com a recessão por conta do vírus. Espere mais 2 meses pra ver só.

        Geralmente, no comércio, se “dá as cartas” negociando com alguém mais fraco.

        Apesar das perdas chinesas, eles ainda saem fortalecidos da pandemia, pois % tendem a perder menos do que a gente.

    • zekinha71

      Vc sabe que o número de infectados e mortos na China está totalmente furado, um país com mais de bilhão de habitantes só teve aquilo de vítimas, que foi superado por Itália, Espanha e logo França, USA.
      E outra ferrando com o resto do mundo vão vender sua super produção pra quem?

      • Eduardo 1981

        Pois tá muito estranho mesmo. Pequim sem nenhum infectado? O laboratório aquele a alenas 20km de Wuhan?

    • Ricardo Silva

      Inocente, a China já comprou um monte de empresas já faz anos, é o maior credor dos EUA, você realmente acha que a China precisa esperar o preço de ações caírem pra comprar algo que ela acha estratégico pra ela? China e Oriente médio são os donos do mundo atualmente …

  • RicardoVW

    Se é Teoria da Conspiração ou não, não sei, mas cada vez mais se preparando para dominar o mundo!

  • Jad Bal Ja

    Não, o vírus não foi uma arma biológica criada pela China para dominar o mundo. Foi uma mutação aleatória que se tornou pandemia graças a estupidez e negligência do governo chinês.
    Não precisam aumentar a história, a realidade já é suficiente para julgar o governo chinês como criminoso.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email