Automobilismo F1

Cosworth poderá fornecer o motor padrão da Fórmula 1 à partir de 2010!

cosworth-podera-fornecer-o-motor-padrao-da-formula-1-a-partir-de-2010 Cosworth poderá fornecer o motor padrão da Fórmula 1 à partir de 2010!







Hoje vimos a infelicidade do alto custo de se manter uma equipe de Fórmula 1, no anuncio da retirada da Honda da categoria principal do automobilismo mundial.

Dessa forma, para evitar mais perdas e reduzir os altos custos das equipes da categoria, a FIA propôs no começo do ano o desenvolvimento de um único motor para ser usado à partir de 2010!

Assim, todas as equipes teriam um único motor padrão e uma caixa de transmissão padronizada, desenvolvendo seus carros independentemente. Um fornecedor em potencial já surgiu, a Cosworth.

A empresa britânica especializada em motores de competição, trabalhou durante anos com a Ford na categoria e agora pode voltar para ser o fornecedor único da F1.

O motor em questão seria uma versão padrão de um V8 de 2.4 litros, que poderia ser parcialmente modificado pelas equipes.

A Cosworth exige um investimento de 1,97 milhões de euros inicialmente para desenvolver o motor e mais 6,42 milhões por ano de temporada.

Um pechincha se comparado ao que as equipes gastam hoje para desenvolver seus próprios motores. A transmissão seria desenvolvida pelos atuais parceiros da Cosworth, a XTrac e a Ricardo.

Seria uma boa todas as equipes usarem o Cosworth V8 padronizado, terem um custo mais baixo e mais dinheiro para investirem em carros melhores?

Fonte: Autoblog.



  • Rafael FM

    MAIS ISSO JA É CERTEZA, TA MUITO ALTO O CUSTO :>>>>>> :rayban:

  • Kaique L. Andrade

    Esse negocio de motor padronizado, é ridículo! :down:

  • Claudio

    Mata boa parte do que representa uma equipe como a Ferrari e Renault por exemplo!
    Mas pelo menos as outras partes continuaria cada um por si, e a diferença entre as equipes diminuiriam,principalmente em tempo por volta de um carro para o outro, fazendo valorizar o piloto que ultimamente estava se tornando um boneco no carro! Quem tiver um piloto excelente com certeza vai se dar bem!

  • pablorocha

    É o mais sensato a ser feito no momento de crise golbal,dane_se a Ferrari que não quer,além de dar oportunidades iguais às equipes, será apenas o mesmo que ocorre com às demais categorias do automobilismo.

  • number431

    Uma pena essa decisão. Vão nivelar por baixo. Podemos chamar essa categoria de qualquer coisa menos F1.

    Tchau tecnologia e inovação.Sentirei saudade

  • LFSP2

    Olha, se for para ter economia, tudo bem, mas eu acho que essa história de motor único limita demais o desenvolvimento de carros da F-1, apesar de que na minha opinião a F-1 caminha para um fim melancólico onde o dinheiro aparece mais que o desempenho, onde grandes pilotos são relegados ao ostracismo apenas porque outros tem maior potencial de patrocinadores, equipes que torram bilhões de dólares em dinheiro para nada conseguirem(Honda e Toyota são os maiores exemplos disso), não há como negar que as últimas temporadas retomaram a emoção, mas os bastidores da F-1 e suas decisões absurdas são marcadas pela obscuridade e falcatruas.
    Meu veredicto é: sou contra motor único, pode dar equilíbrio a disputa, mas significará o fim de equipes com história na F-1, podem até adotar esse motor, mas acho que as escuderias teriam de escolher se optariam ou não pelo motor.

  • André Vilson Pereira

    aqui jás a F-1 :down: :asner:

  • pedrop

    Motor único? Adeus! :down:

  • Luis.J.R.

    Agora a f-1 pode perder a graça?Cada equipe tem que ter o seu motor e pronto. :angre:

  • Powerbest

    Vai virar Stock Car, em que todas as equipes usam o mesmo motor!! :down:

  • evildust

    motores bmw, ferrari, mercedes…. adeus!

    f1 vai perder o encanto.

  • zeperera

    Sei nao. Ferrari com motor Cosworth? :nanao:
    Acho melhor pensar em outra alternativa.

  • Perneta

    Esse motor Cosworth tem que ser uma opção para as equipes pequenas e não uma obrigação para as grandes equipes! Usa quem quiser!! :nanao: :down:

  • marcelolynx

    Aff vai ficar igual formula indy, coisa mais chata!

  • eduardogege

    Poderiam criar um limite para o investimento e uma nova grade de pontuação, que seria apenas da equipe. Se o valor passar a equipe perderia pontos, e no final do ano seriam somados os pontos do piloto + o da equipe!

    Idéia meio viajona, mas sei lá!

  • makosurf

    è agora vo começa a acordar mais tarde no domingo…
    :down:

  • Claudio

    Poderia fazer como na Indi, chassis e peças de suspensão único para todos, mudanças só na superfície superior do carro, cada um com seu motor, e ajustes de asas e suspensão!Ja melhora bem e continua fazendo valer o motor de cada!Ok.

  • PedraumF

    F1 usou carros da Formula 2 nos anos 50 pra se manter viva…

    Agora, de novo, é sacrificar ou morrer.

  • Lauro

    ridículo motor padronizado…
    guerra de marcas com um mesmo motor?
    entao daqui pra frente ninguem mais precisa saber qual motor tem uma ferrari ou uma lamborguini, afinal isso nao importa né… as marcas, que sao conhecidas, alem do prestigio, pelos motores q fazem, terao q utilizar um motor unico na maior vitrine de competições relacionadas a tecnologias…

    nada mais ridiculo…

    que pode mais chora menos… nao tem grana ? sai fora… quer motor unico ? corre de stock car…

  • JBAFilho

    Se isso se concretizar, eu não assistirei mais a F1. :down:

  • mcrafilski

    claro que é um retrocesso né!

    mas muitos da F1 (como ferrari, alonso, etc) ja falaram que com motor unico, estao fora da competiçao. entao duvido muito que isso seja colocado em pratica

  • marcodoido

    Que porcaria odeio stock car por causa dos motores de monza em todos os carros,agora vão estragar a formula 1,não tô acreditando,tomara que os bons pilotos como alonso,massa e outros boicotem essa idéia. :down: :bate:

  • IGAUM

    Ai a FERRARI EMPUTECE e cria uma categoria de monopostos só dela!

    Chama a Mclarem, com o motor Mercedes, chama a Renault, convida a BMW e pronto! Teremos uma outra categoria: FORMULA TOP !

    Cada uma com uma equipe “filha”…

    e f*da-se o Bernie Eclestone !!!!

    :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:


Send this to a friend