Hyundai Matérias NA SUVs

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

O Creta 2018 chegou ao mercado no ano de 2017, sendo uma nova proposta de utilitário esportivo da marca sul-coreana, que até então contava aqui apenas com a linha da CAOA.


O SUV compacto foi o primeiro do tipo na gama de produtos da Hyundai a ser fabricado no Brasil, sendo lançado no final de 2016, mas com vendas a partir de janeiro de 2017, chegando posteriormente à linha 2018.

Este ano/modelo não teve mudanças com exceção da versão Sport, que ampliou o portfólio do Creta no mercado brasileiro. Feito sobre uma plataforma derivada do HB20 e com outros elementos, o produto rapidamente virou sucesso.

Oferecido nas versões Attitude, Pulse, Sport e Prestige, o Hyundai Creta 2018 vinha com motores das famílias Gamma e Nu, sendo o primeiro 1.6 e o segundo, um 2.0 litros, ambos aspirados.

Com uma proposta conservadora, a Hyundai não quis apostar em ousadia, apresentando um produto com acabamento adequado, bom porta-malas e espaço interno condizente com a proposta.

Medindo 4,270 m de comprimento, 1,780 m de largura, 1,635 m de altura e 2,590 m de entre eixos, o Creta é um SUV que tem 431 litros no porta-malas e pesa entre 1.300 e 1400 kg, em média.

Tendo um design correto e formas robustas, o utilitário esportivo seguiu a receita do bem-sucedido Hyundai HB20 e acabou por enterrar o pouco eficiente e antiquado Tucson nacional, ainda da primeira geração e de segmento médio.

O projeto do Creta surgiu primeiro na China, onde chegou com nome de ix25, mas logo tomou uma proposta de custo menor para a Índia, onde estreou o nome que viria a ser usado no Brasil.

Tendo enorme sucesso no país asiático, a Hyundai o lançou aqui também mas, de cara, não obtendo a mesma resposta do mercado, nem mesmo em comparação com o HB20.

Mesmo num mercado de poucos concorrentes em 2017, o Creta 2018 demorou para deslanchar. Em seis meses, conseguiu bater a marca de 15 mil vendidos e só a partir daí começou a disputar a ponta, chegando à liderança em julho de 2017.

Nessa época, o modelo começou a ser exportado para o Paraguai, tendo vendido em outubro, em torno de 32,3 mil unidades. Produzido em Piracicaba, interior de São Paulo, o produto também teve a produção limitada.

O motivo é que a capacidade da fábrica paulista só comportava originalmente 150.000 unidades para fazer três carrocerias, tendo sido ampliada para 180.000 unidades e, por fim, atualmente em 210.000 carros/ano.

O Creta 2018 reforçou a proposta do modelo com uma gama variada e até uma proposta esportiva, que surgiu em novembro de 2017, quando a versão Sport apareceu com visual personalizado e motor 2.0.

Como produto, o modelo da Hyundai estreou novidades no segmento, como o banco do motorista com ventilação, por exemplo, assim como TV digital na multimídia.

Também trazia ar condicionado automático, difusores de ar no banco traseiro, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, Start&Stop, seis airbags, rodas de liga leve, Android Auto e CarPlay, entre outros.

Creta 2018 – detalhes

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

O Hyundai Creta 2018 tem um visual expressivo com linhas robustas e volumosas, tendo frente elevada com grade hexagonal dotada de acabamento cromado, dependendo da versão, já que na Sport ela é totalmente preta.

Equipado com faróis duplos dotados de projetores, o SUV pode ter luzes diurnas em LED, tendo ainda um para-choque com formas bem pronunciadas. Este vinha com molduras laterais pretas e faróis de neblina com função curva.

Com linhas envolventes, o para-choque tem ainda protetor central em cor preta, preto brilhante (Sport) ou na cor do carro. Tendo a base da carroceria com proteção plástica, incluindo saias de rodas e soleiras, o modelo era robusto.

As colunas A são retas e possuem acabamento preto, enquanto o teto segue a mesma linha de estilo, sendo retilíneo e com vincos que imitam barras na lataria. Ainda assim, com exceção da Attitude, traz barras longitudinais para carga.

O Creta 2018 tem linha de cintura alta com maçanetas na cor do carro ou cromadas, no caso da Prestige. Sua boa área envidraçada, permite boa visibilidade para fora.

As colunas C largas, reforçam a proposta de estilo do SUV compacto da Hyundai, que ainda tem defletor de ar na tampa traseira, bem como lanternas que podem ser em LED, segundo a versão.

O para-choque preto tem protetor inferior na cor do carro ou em preto. As rodas de liga leve tinham um desenho mais sofisticado na Prestige e esportivo, com abamento preto, na Sport. A Pulse tinha rodas aro 16 bem equilibradas no visual.

O Creta Sport tinha um visual bem esportivo tendo, além da grade preta e de elementos de mesma cor nos retrovisores e barras de teto, a mesma tonalidade no defletor de ar no teto, que era mais prominente que nas outras versões.

Além disso, trazia rodas esportivas aro 17 polegadas e antena com estilo barbatana, localizada no teto.

Por dentro, o Creta 2018 vinha com um acabamento interessante, tendo visual preto sem muitos detalhes nas versões Attitude e Pulse, apostava em dois tons na Prestige e ambiente escurecido na Sport.

De todos, o mais luxuoso era da Prestige. O SUV vinha com um painel moderno, que trazia parte superior em preto, assim como a inferior, mas com a parte central em material soft na cor tungstênio.

A mesma se aplicava às alças estilizadas para puxar as portas dianteiras, que vinham com couro preto nos apoios. Essa tonalidade, como que de cobre, era a mesma dos bancos em couro. Todo o revestimento soft tinha costura dupla.

O volante multifuncional era em couro, tendo comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e piloto automático. Tinha ajuste de altura e profundidade, além de assistência elétrica.

Já a instrumentação era analógica com display do computador de bordo tendo 3,2 polegadas e vinha com o Super Cluster Vision, que melhorava a visibilidade e trazia um tela TFT mais completa.

Os difusores de ar eram verticais, sendo entre os centrais, ficava o sistema de áudio, que na versão Attitude e Pulse, vinham com rádio blueAudio dotado de Bluetooth e USB.

Na Prestige e na Sport, a multimídia era a blueNav, que trazia navegador GPS nativo, assim como Google Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink. Trazia ainda câmera de ré.

Nas duas mais completas, o ar condicionado era automático com display digital, tendo ambos botão de partida e chave presencial com acesso ao carro sem uso de chave.

Os vidros elétricos tinham função one touch apenas para motorista, enquanto os retrovisores elétricos podiam rebatimento elétrico na Prestige. Este ainda vinha com espelho interno eletrocrômico e banco do motorista ventilado.

Com bom espaço interno, o Creta 2018 tinha teto e colunas em cor bege, mas no Sport eram pretas. Atrás, os passageiros tinham difusores de ar e banco bipartido, além de apoios de cabeça e cintos de três pontos, mais Isofix e Top Tether.

O SUV compacto feito em Piracicaba, não tinha opção de teto solar elétrico. Contudo, tinha luzes de leitura e espelhos iluminados nos para-sóis.

Havia ainda apoio de braço dianteiro com porta-objetos e acabamento das portas traseiras mais simples. O bagageiro tem 431 litros, que podem ser expandidos com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro.

O espete de desempenho limitado fica sob o assoalho. A tampa tem travamento elétrico e o espaço vem com iluminação. Bem seguro, este habitáculo para cinco ocupantes trazia airbag duplo nas versões Attitude e Pulse.

Na Prestige e Sport, vinha ainda airbags laterais (nos bancos) e de cortina (no teto), garantindo assim maior proteção aos ocupantes. Controle de tração, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa só a partir da Pulse.

Tendo suspensão McPherson na frente e eixo de torção atrás, o Creta 2018 trazia freios ABS com EDB, sendo que os traseiros eram a tambor e os dianteiros com discos ventilados.

Ofertando o necessário para manter-se bem no disputado segmento de SUVs, o modelo se deu bem e vem vendendo de forma satisfatória até agora.

Creta 2018 – versões

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

O Creta 2018 teve quatro versões bem distribuídas, atendendo desde o cliente de entrada até o mais exigente.

  • Hyundai Creta 1.6 Attitude
  • Hyundai Creta 1.6 Pulse
  • Hyundai Creta 1.6 Pulse Automático
  • Hyundai Creta 2.0 Pulse Automático
  • Hyundai Creta 2.0 Sport Automático
  • Hyundai Creta 2.0 Prestige Automático

Equipamentos

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

Hyundai Creta 1.6 Attitude – Motor 1.6 com transmissão manual de seis marchas, mais ar condicionado, direção elétrica, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, vidros elétricos nas quatro portas com one touch para o motorista, travamento central elétrico, retrovisores com ajustes elétricos, rodas de aço aro 16 polegadas com calotas e pneus 205/65 R16, lanternas Clear Type, 4 alto-falantes, banco traseiro bipartido, cintos de 3 pontos para todos, apoios de cabeça para todos, luzes de leitura, Start&Stop, airbag duplo, freios ABS com EDB, Isofix, pomo da alavanca de câmbio em couro, banco do motorista com ajuste de altura, painel Supervision Cluster, rádio blueAudio com USB e Bluetooth, computador de bordo e chave canivete com telecomando.

Hyundai Creta 1.6 Pulse – Itens acima, mais apoio de braço central dianteiro em couro, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro e sinalização de frenagem de emergência.

Hyundai Creta 1.6 Pulse Automático – Itens acima, mais transmissão automática de seis marchas com mudanças manuais na alavanca e rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/60 R17.

Hyundai Creta 2.0 Pulse Automático – Itens acima, mais motor 2.0, além de faróis com projetores e luzes diurnas em LED, farol com função de curva, função one touch para todos os vidros, saídas de ar condicionado no banco traseiro e 2 tweeters.

Hyundai Creta 2.0 Sport Automático – Itens acima, mais grade, retrovisores e barras de teto em cor preto brilhante, rodas de liga leve aro 17 polegadas com desenho escurecido e exclusivo, faróis com máscara negra, protetores dos para-choques em preto, emblema Sport, interior com teto e colunas pretos, bancos em couro e tecido pretos, volante em couro, guarnição em preto, sensor crepuscular, piloto automático, câmera de ré, multimídia blueNav com tela de 7 polegadas, Google Android Auto e Apple CarPlay e ar condicionado automático.

Hyundai Creta 2.0 Prestige Automático – Itens da Pulse 2.0, mais bancos em couro em cor marrom, guarnição soft em marrom, acabamento das portas em couro preto, alças das portas em marrom, volante em couro, sensor crepuscular, piloto automático, rodas de liga leve aro 17 polegadas com desenho exclusivo, ar condicionado automático, grade cromada, painel Advanced Supervision Cluster, airbags laterais e de cortina, alarme volumétrico, banco do motorista com ventilação, entrada e partida sem chave por botão, computador mais completo, retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, multimídia blueNav com tela de 7 polegadas, Google Android Auto e Apple CarPlay.

Preços

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

O Creta 2018 surgiu com uma faixa de preços bem ampla, mas fora da área limite dos clientes PCD, o que foi resolvido parcialmente com uma versão dedicada, baseada na Attitude, mas que durou pouco e retornou depois.

  • Hyundai Creta 1.6 Attitude – R$ 72.990
  • Hyundai Creta 1.6 Pulse – R$ 78.290
  • Hyundai Creta 1.6 Pulse Automático – R$ 85.240
  • Hyundai Creta 2.0 Pulse Automático – R$ 92.490
  • Hyundai Creta 2.0 Sport Automático – R$ 94.990
  • Hyundai Creta 2.0 Prestige Automático – R$ 99.490

Creta 2018 – motor

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

O Creta 2018 tem duas opções de motor no mercado nacional. O SUV compacto da Hyundai tem opções 1.6 e 2.0, sendo que a primeira é da família Gamma e a segunda da Nu.

A montadora asiática decidiu utilizar motores mais baratos e comuns no mercado brasileiro, evitando assim o ingresso de tecnologias como turbocompressor e injeção direta, que encareceriam o produto e reduziriam as margens de lucro.

Dessa forma, a receita tradicional foi a saída para a região, tendo o Gamma 1.6 servindo de opção de acesso, tendo duplo comando de válvulas variável e 16V.

Com acionamento por correia dentada, esse cabeçote permite que o quatro cilindros tenha taxa de compressão de 11:1 com 123 cavalos na gasolina e 130 cavalos no etanol, ambos obtidos a 6.000 rpm.

Dotado de injeção eletrônica multiponto com tecnologia flex de pré-aquecimento do combustível em partida a frio, o Gamma 1.6 tem ainda 16 kgfm na gasolina e 16,5 kgfm no etanol, ambos a 4.500 rpm.

O propulsor coreano é equipado com câmbio manual de seis marchas ou automático com a mesma quantidade de marchas. A transmissão permite a troca manual através da alavanca.

Esse  motor é oferecido nas versões Attitude e Pulse, sendo que esta última, assim como Prestige e Sport do Creta 2018, também oferecem o motor Nu 2.0 Flex.

Este é um propulsor “cavalo de batalha” da Hyundai, junto com o Gamma 1.6, sendo ambos bem difundidos em alguns mercados não consolidados, apesar de serem largamento usados nos EUA.

Com quatro cilindros e cabeçote 16V com duplo comando variável, o Nu 2.0 vem com injeção multiponto flex e taxa de compressão de 12,1:1. Ele entrega 156 cavalos no derivado de petróleo e 166 cavalos no álcool, ambos a 6.200 rpm.

Já o torque é de 19,1 kgfm na gasolina, mas no etanol, o valor sobe consideravelmente, chegando a bons 20,5 kgfm. O giro para se obter tudo é alto: 4.700 rpm.

No Creta 2018, quando com motor 2.0, o câmbio é somente automático com seis marchas e conversor de torque, tendo mudanças feitas manualmente pela alavanca.

Desempenho

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

Apesar de sua mecânica, tendo um peso entre 1.300 e 1.400 kg, o Creta 2018 tem aceleração de 0 a 100 km/h mediana e velocidade final baixa de:

  • Hyundai Creta 1.6 MT – 11,9 segundos e 172 km/h
  • Hyundai Creta 1.6 AT – 12,0 segundos e 172 km/h
  • Hyundai Creta 2.0 AT – 9,7 segundos e 188 km/h

Consumo

O consumo do Creta 2018 em cidade/estrada com etanol e gasolina, não é dos melhores, já que o SUV é pesado e os propulsores são aspirados, exigindo giros altos para buscar força.

  • Hyundai Creta 1.6 MT – 7,6/8,2 km/l e 10,4/11,7 km/l
  • Hyundai Creta 1.6 AT – 7,1/8,2 km/l e 10,1/11,3 km/l
  • Hyundai Creta 2.0 AT – 6,9/10,0 km/l e 8,2/11,4 km/l

Creta 2018 – manutenção e revisão

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

O Creta 2018 tem revisão a cada 10.000 km ou 12 meses, o que vier primeiro. Com os preços abaixo atualizados (abril de 2020), o SUV compacto da Hyundai tem um custo com manutenção bem abaixo de muitos concorrentes.

No programa de revisão da Hyundai, todos os serviços são descritos, sendo que entre eles, inclui até a lavagem e limpeza do veículo, que sai até mais em conta do que fora da concessionária.

Com um padrão de atendimento elevado, a marca chegou a ganhar a primeira posição numa pesquisa de satisfação dos clientes no Brasil, algo inédito. A marca comemorou nesse período, um milhão de carros vendidos no Brasil.

Revisão10.000 km20.000 km30.000 km40.000 km50.000 km60.000 kmTotal
1.6R$ 227,18R$ 555,91R$ 472,62R$ 707,60R$ 445,35R$ 610,45R$ 3.019,11
2.0R$ 245,41R$ 574,14R$ 490,85R$ 725,83R$ 463,58R$ 628,68R$ 3.128,49

Creta 2018 – ficha técnica

Creta 2018: preços, versões, detalhes, conteúdo, motor, etc

Com porte de SUV compacto, o Creta 2018 oferece um bom espaço interno e porta-malas generoso, tendo ainda uma mecânica simples, porém, robusta e confiável. O câmbio automático de seis marchas é um importante item de conforto.

MotorGamma 1.6Nu 2.0
Tipo
Número de cilindros4 em linha4 em linha
Cilindrada em cm315911999
Válvulas1616
Taxa de compressão11:112,1:1
Injeção eletrônicaIndireta FlexIndireta Flex
Potência máxima123/130 cv a 6.000 rpm (gasolina/etanol)156/166 cv a 6.200 rpm (gasolina/etanol)
Torque máximo16,0/16,5 kgfm a 4.500 rpm (gasolina/etanol)19,1/20,5 kgfm a 4.700 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão
TipoManual de 6 marchas ou Automática de 6 marchasAutomática de 6 marchas
Tração
TipoDianteiraDianteira
Direção
TipoElétricaElétrica
Freios
TipoDiscos dianteiros e traseirosDiscos dianteiros e tambores traseiros
Suspensão
DianteiraMcPhersonMcPherson
TraseiraEixo de torçãoEixo de torção
Rodas e Pneus
RodasLiga leve, aro 16 polegadasLiga leve, aro 17 polegadas
Pneus205/65 R16205/60 R17
Dimensões
Comprimento (mm)4.2704.270
Largura (mm)1.7801.780
Altura (mm)1.6351.635
Entre eixos (mm)2.5902.590
Capacidades
Porta-malas (L)431431
Tanque de combustível (L)5555
Carga (Kg)461415
Peso em ordem de marcha (Kg)1.296 (MT), 1.359 (AT)1.399 (AT)
Coeficiente aerodinâmico (cx)NDND

Creta 2018 – fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Dimitri Diegoli

    Na comparação dos dois modelos, aparece que a versão 1.6 tem disco de freio nas 4 rodas e na versão 2.0 tem disco só na dianteira. É isso mesmo?

    • leomix leo

      Tem não, é tambor mesmo. O único acho que é o Renegade desses compactos que possui disco nas 4 rodas.

  • Baetatrip

    Que economia porca….!
    1.6 tem discos nos 4 e a top de linha somente rodas dianteiras?!
    Bost@!

  • leomix leo

    O meu sogro tem um 1.6, afffff
    Quem bebe Etanol é ele, não faz 5km/L não, na gasolina dentro da cidade ainda chega fazer uns 7, na estrada não faz 12 nunca, fizemos uma viagem eu na banheira C4 Hatch 2.0 Al4, e o certa dele bebeu muito mais que o velho guerreiro, nem comparo com o C4L THP que tenho, é um cachaceiro forte.

    • 2.0 Sport aqui de casa faz 8,5 cidade e 10,5 estrada (gasolina), temos muito o que reclamar não

    • Nelson Oliveira

      Esse 1.6 dele é muito, mas MUITO manco mesmo. Esse motor é potente só no hb20, pois no creta é um mico. Caso alguém queira um desse contando velocidade segura em ultrapassagens seguras na estrada, esquece

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