GM HUMMER Pontiac Saab Saturn

Crise na GM: Montadora cogita vender ou fechar marcas!

crisenagmmontadoracogitdq0 Crise na GM: Montadora cogita vender ou fechar marcas!







Caso o valor de US$12 bilhões, que fazem parte do pacote de US$25 bilhões do governo americano não saírem logo, a GM já considera vender ou fechar algumas de suas inúmeras marcas de automóveis.

As marcas em questão que poderão mudar de mãos ou simplesmente deixarem de existir são a sueca Saab e as norte-americanas Hummer, Saturn e Pontiac.

A GM dessa forma pressiona o congresso americano por ajuda, pois sem as quatro marcas milhares de empregos serão fechados. O setor de auto-peças também será grandemente afetado.

A GM já fechou uma marca Oldsmobile em 2004. Agora, diante da iminência de poder ter suas portas fechadas caso o governo não ajude imediatamente, a marca terá que se desfazer de grande parte de seu patrimônio para continuar existindo.

Buick, Cadillac, Chevrolet e GMC, não correm riscos atualmente, não representando problemas à curto prazo. E a Opel? Esta a GM já garantiu sua manutenção dentro do grupo americano.

Bom, certamente algumas dessas marcas atrairão o interesse de várias montadoras estrangeiras, principalmente asiáticas. Cada uma delas poderia abrir as portas do mercado americano para empresas que ainda não estejam por lá, como as chinesas.

Fonte: Revista Auto Esporte.



  • Rafael FM

    PAGANDO O PATO DA MAL ADM DA GM >>>> :rayban:

  • Anderson Puff

    Ate seria bom ver uma Pontiac independente, esta marca teria força para ser a quarta grande montadora dos EUA….

  • FK

    :drinkk:vamos beber e deixar q eles q decidam ,isso é papo chato…

  • LFSP2

    Acabe com a BanheiraHummer, venda a Saab e fique com a Pontiac, seria isso que eu faria.

  • tonywalker

    Vendam a Hummer pros árabes que não tem problema com o preço do petróleo e invistam na Pontiac!!!

  • JDFortuna

    Bem que vender a SAAB seria uma grande chance pra ela. Tão boa, mas parece “travado” por algum motivo. Algo errado não deve estar nada certo. Acho que seria bom, PRA SAAB! Estou farto da GM. A OPEL deveria tentar se desassociar tb. Se ver livre. E o governo alemão ou europeu mesmo, ajudar nessa.

  • LFSP2

    Deviam acabar com a Saturn e lançar os carros da Opel nos EUA como Chevrolet.
    GM= Chevrolet, Cadillac, Buick, Pontiac e GMC.
    A divisão dos produtos da GM deveria ser assim,em alguns casos já é, mas deve se acentuar.
    Chevrolet: produtos mais baratos, marca popular. Fabricante dos carrros compactos e médios.
    Cadillac: divisão de Luxo, tem de parar de fabricar SUVs(como aquela banheira do Escalade) e se concentrar em sedãs e cupês de luxo, o CTS saiu muito bom, basta continuar no mesmo caminho.
    Buick:pode ser usada como uma divisão inferior a Cadillac, com produtos menos luxusos mas sofisticados, podiam lançar nos EUA a versão Buick do Insignia que vão vender na China.
    GMC: fica com as picapes e SUVs, mas nada de motores beberrões, motores a diesel, com turbo e várias tecnologias, nada de enormes V8 a gasolina.
    Pontiac: divisão levemente superior a GM mas com carros de design mais esportivo.

  • JBAFilho

    [Comentario #121862 sera citado aqui]

    [Comentario #121869 sera citado aqui]

    Eu também faria o possível para manter a Pontiac. Mas, do jeito que eles estão na míngua,acho que a Pontiac será a primeira a ser vendida. É a melhor e acho que é a que vale mais.

  • Flexpower

    A Saturn a GM deveria conservar. Achei uma boa sacada da GM, ela introduzir no mercado americano a linha Opel sob essa marca. Ela bate de frente com a VW naquele mercado. Ademais, a Saturn até q está vendendo relativamente bem. Só não vende mais devido a sua pequena rede de concessionárias. A não ser q no lugar da Saturn, a GM resolva lançar a marca Opel ou a Vauxhall nos EUA. Aí tudo bem.

    O resto tudo bem. A Pontiac é redundante com a Chevrolet. A Saab é desnecessária, pois de marca premium a GM já têm a Cadillac, q é uma marca de muito maior prestígio e tradição q a marca sueca.

    A Hummer a GM quer se livrar já tem um tempinho, pois vai contra a imagem de amiga do meio ambiente, q a GM quer dar as suas linhas de veículos.

  • Ciro

    A saturn vende a linha híbrida deles. não é facilmente dispensável. a suécia mostrou interesse em estatizar a Volvo e a Saab, caso o negócio fique feio mesmo. e o pessoal ainda não entendeu que mesmo com o preço da gasolina mais caro que caviar, mesmo com a economia quebrada, tem gente que PRECISA de enormes V8 beberrões.

  • IGAUM

    As outras podem fechar de vez….

    MENOS A SAAB… alguem poderia se interessar por ela, já que é uma excelente marca e excelente integradora de tecnologia

  • ricardoo

    vende de uma vez a hummer so da gasto e saab tambem acho que dessas deveria ficar so a pontiac os carros da saturn poderiao ser vendidos como chevrolet ou ate mesmo como pontiac
    ficaria com a opel, Chevrolet, Cadillac, Holden ,Buick, Pontiac e GMC.

  • fr_amaral

    A GM ouviu o Cirdan!

  • evandro17

    Pontiac a Buick não tem mais lógica. São marcas intermediárias que só tem sentido nos anos 60 oO. Assim como a Mercury. A Saab é uma ótima marca sueca, tem popularidade na Europa. A Cadillac não vende nada por lá… A Hummer só se for vendida pro Oriente Médio mesmo… A Saturn podia continuar em sua função de lançar nos EUA a linha Opel. A GMC também perdeu sua característica… Todos os carros dela são vendidos sob a marca Chevrolet: GMC Canyon é a Chevrolet Colorado, GMC Sierra é a Chevrolet Silverado, A Yukon é a Chevy Tahoe, o Envoy é o Equinox e a GMC Savana é a Chevy Express. Ou deixa as picapes só com a GMC, ou acaba com ela… E falta pra Cadillac um sedan de alto luxo, acima do DTS e STS. Um utilitário menor que a banheira do Escalade. Um cupê menor que o XLR. E o XLR podia ser mais esportivo, isso sim… A Oldsmobile, que fechou em 2004, era uma marca muito boa, mas perdeu sua função na linha… Nos anos 70, os 88 e 98 eram o sonho dos americanos.

  • Flexpower

    A Buick a GM não cogita fechar/vender, pois ela se tornou uma marca muito expressiva na China, o 2º maior mercado da Empresa.

  • Kaique L. Andrade

    Serio mesmo, se fechar a Hummer vai ser foda! :down:

  • Gustavo Miranda

    A Saab é muito mal administrada pela GM, é quase incógnita, seus poucos carros não tem personalidade nem são impactantes em relação aos seus concorrentes Volvo, Audi ou BMW. Deixar de fazer parte da GM vai fazer um bem danado para a SAAB.

    Apesar de achar uma ótima sacada da GM em usar a Saturn para vender Opels nos EUA, infelizmente ela não está se dando muito bem, já que tem contra si o preço, tamanho e tradição da marca, então, apesar de triste, não seria um mal negócio encerrar suas atividades. A Saturn não é vista nos EUA como uma marca superior à Chevrolet, o que é muito ruim para ela, já que os Chevys são os carros de entrada da GM por lá, marca de quem é muito jovem, carro de estudande, 1.º carro, carro de ir ao supermercado ou de uso público. O ideal seria refrescar a imagem da Buick, como a GM fez na China, pois até os anos 90, os Buicks de lá eram exatamente as mesmas banheiras cafonas dos Buicks americanos, e olhem hoje, carros esporte-fino, elegantes, atraentes, compactos e potentes. Foi uma bela transformação de imagem da marca. E está mais fácil fazer isso com a Buick, que tem tradição nos EUA que com a Saturn, que desde que foi criada não conseguiu nem a posição da Honda ou Toyota.

    Infelizmente o quadro para a Saturn não é bom. Se for vendida, não tem carro próprio, restando somente a marca, talvez alguma empresa chinesa compre somente a marca, a fim de ficar mais conhecida e apelativa, tendo o destino igual ao da Rover e da MG. :smile: :smile: :smile:

  • Gustavo Miranda

    Continuando, então a GM ficaria com os Chevrolets derivados dos Daewoos, de baixo custo e preços acessíveis, seguidos pela Buick, que apostaria em um nível mais refinado sem ser muito caro, com Corsa, Astra (Excelle), Insignia/Regal e Park Avenue (Commodore), além dos belo Enclave. A proveniência chinesa de alguns desses carros deixaria os preços mais convidativos em relação aos Lexus ou Infinits…

    Sem utilitários sob a marca Chevrolet, a GM poderia preservar a marca GMC somente para eles, mas nada de SUVs como a Captiva ou o Traverse sob essa marca, só vans e pickups para não perder o foco da reestruturação.

    A Pontiac, ao meu ver, não tem por que ser extinguida, ela pode perfeitamente ser uma divisão esportiva dos carros da GM, assim como a HSV da Holden, vendendo outros GM preparados, mais potentes e como adereços esportivos, com nomes próprios, como acontece com a Holden. Nada de Aveo 1.4 ou Corsa 1.0 com roupagem de Pontiac, somente os hatchs e sedãs maiores, além dos coupés esportivos. Uma ótima oportunidade também para a Holden se aproximar do mercado americano e de aproveitar supostos modelos regionais da Pontiac para aumentar sua linha na Austrália e China…

    A Cadillac tem uma boa imagem e conseguiu se reinventar, tem uma linha enxuta e não carece de mudanças traumáticas. A Opel/Vauxhall também, assim como a Daewoo, de onde saem os projetos mais baratos. Assim a GM fica mais magra, mais rentável, sem modelos redundantes e preservando a diversidade de nichos onde atua, sem acabar com a identidade que cada marca tem em cada país onde atua. :cool: :cool: :cool:

  • gta san andreas

    vende a saab,acaba com a hummer,extingue a saturn e bota opal e fica com os pontiac

  • Hodney Souza

    [Comentario #122098 sera citado aqui]

    O problema Gustavo é que os americanos como idiotas não sabem mais o que é qualidade. Estão enfeitiçados por carros japoneses. Colocaram em suas infimas cabeças que carro japonês é o melhor do mundo e até mesmo marcas consagradas em qualidade como mercedes, audi, BMW e Porshe, ora porshe estão sendo renegadas por essas marcas asiáticas.
    São tão imbecis que a GM fez marketing dos modelos europeus com marcas saturn e mesmo assim, com a técnica e qualidade dos alemães que para mim são os melhores construtores de carros do mundo, não atingiu a massa cinzenta do preconceito nativo norte americano.
    O Opel Astra vendido nos EUA com a bandeira Saturn é o mesmo Astra da Alemanha onde os alemães adquirem.
    Em um país que troca Porshe 911 por um Nissan GTR q quebra câmbio na arrancada se espera tudo.

  • Gustavo Miranda

    [Comentario #122133 sera citado aqui]

    O pior é que é verdade, se existe um mercadinho ingrato para entrar no mundo, com certeza é o norte-americano, eles são muito voláteis e vão muito na conversa de comerciais ou são extremamente conservadores. Várias revistas e artigos falam como é difícil entrar nos EUA para brigar por uma fatia do mercado, você pode ser apeans mais um, com vendas mínimas ou pior, ser execrado pela mídia, extremamente ácida em seus comentários e que costuma ridicularizar quem eles não gostam.

    Um bom exemplo foi a VW, até os final dos anos 90, ela vendia muito bem o Jetta e o Passat, no caso do Passat, que era importado, teve um volume tão grande de vendas que a VW teve que adiar seu lançamento em alguns mercados para dar conta da demanda dos EUA, o Jetta vendia ainda mais na geração que aqui se chama Bora, lembro que foram 20mil unidades em 98-99 nos primeiros dois meses…

    Agora, com um Jetta mais refinado, o Passat maior e o Phaeton, a VW tomou uma invertida feia do mercado americano, toda a imprensa achou graça dos novos modelos mais requintados e ridicularizaram Phaeton e o Jetta a ponto de a VW cancelar a importação do Phaeton e de as vendas do Passat serem apenas simbólicas. O Jetta hoje tem um desempenho bem aquém das gerações anteriores. Isso só devido à imprensa… Golf então, nem adiantou batizar como Rabbit, como se chamava o Golf dos anos 80 por lá, apesar de não gostar da VW, até eu acho isso sacanagem, se fossem problemas reais ainda, mas isso assusta qualquer empresa, pois ficam à mercê dessa loteria do sucesso ou fracasso.

    E como hoje a Nissan, Infiniti, Toyota e Hyundai caíram nas graças da atenção de todo o mercado americano, as demais ficaram no esquecimento, sem contar a onda da nova geração americana, que ao invés de seguir a tradição dos pais como era até agora, eles repudiam tudo o que seus pais ou irmãos mais velhos gostam, basta ver a onda de novos estilos de música e da queda abrubta de muita gente que estava em alta até uns cinco anos atrás, e nessa onda, entram BMW, Porsche, Ferrari, Mercedes… Vich! A Mercedes então! Era o sonho de consumo de um americano padrão, e hoje, se esforça para se quer arranhar um pouco a Infiniti.

    Vai ententer esse povo…
    :ninja: :ninja: :ninja:

  • CIELY CARNEIRO

    prezado:

    Eu esto com um problema com um carro, pois o mesmo so tem 16 carecteres no chass, o carro esta reconesido no sestema do detran, nas não estão querendo fazer a transferencia para meu nome, ja fizemos 6 visturia com a policia tecnica, e esta me passando e esta esperando a carta oficiol da montadora para saber se hove erro ou o carra e aduterado. Mas ja tem 6 meses e ainda não temos resposta:

    Me ajude!!!

    grata

    Ciely Carneiro

    Conceição do coite

    01/10/2010


Send this to a friend