Europa Finanças GM Opel Saab

Crise na GM: Saab e Opel podem falir. Será o fim do império?

crise-na-gm-saab-e-opel-podem-falir-sera-o-fim-do-imperio Crise na GM: Saab e Opel podem falir. Será o fim do império?







Estamos assistindo ao capítulo mais trágico da valorosa história da General Motors. Um verdadeiro império automotivo global.

Depois de reinar 77 anos como a maior potência automotiva do mundo e ser em um certo tempo, a maior empresa privada do mundo, a gigantesca GM começa um longo processo de desintegração financeira!

Será esse o fim do império automotivo que um dia surgiu em Detroit, a Roma dos automóveis? A narrativa clássica parece não servir ao momento da GM, mas não é bem assim.

Como um império, a GM conquistou muitas boas e más empresas por todo o globo, de asiáticos à europeus, a marca americana foi agregando cada vez mais culturas automotivas diversas.

Um império global

Com o tempo, a marca impôs sua vontade e filosofia de trabalho às empresas do grupo que mais se destacavam. Estas, ainda continuam se destacando com bons índices financeiros.

Mas, nem todas simplesmente abaixaram a cabeça e permitiram tal intromissão, fazendo de suas marcas imagens reais de si próprias e não simplesmente filiais da GM!

Enquanto suas filiais espalhadas pelo mundo se ajustavam lentamente ao novo processo filosófico do setor automotivo, cada vez mais voltado para a redução de custos e emissões de poluentes, a velha GM se enaltecia com um brilho falso!

Tão falso, que quando os japoneses da lucrativa e bem administrada Toyota, alcançaram os portões de Detroit anunciando silenciosamente que agora estavam no topo da cadeia produtiva mundial, foi que a realidade se fez aparecer.

O mundo mudou, algumas filiais mudaram e lucraram com isso, mas a velha matriz, com sua pompa e circunstância, adormeceu diante do mundo e de seu maior mercado.

Tarde demais! Perderam o brilho e o dinheiro. Um império que simplesmente começou a ruir! A Saab foi a primeira começar a cair de fato, diante da recusa de seu governo local em ajuda-la.

Saab e Opel

Agora, o orgulho ultramarino do império da GM, a Opel, poderá se tornar a próxima empresa do grupo à cair diante de tamanha crise em que se meteu a GM, não pela crise global em si, pois todas as concorrentes passam por isso, mas pela sua ineficiência administrativa.

A Opel precisa de 3,3 bilhões de euros para sobreviver ao longo inverno da crise da GM. O desespero é tamanho que já se fala em insolvência da marca nos próximos meses, se tal quantia não entrar em seus cofres!

A Saab precisava de menos, cerca de 590 milhões de euros, que foram negados pelo governo sueco. Como quem diz: Se a GM botou vocês nessa situação, ela terá de tirá-los!

Com a casa desarrumada, marcas com placas de vende-se e um onda incessante de demissões e cortes de produção, a GM mesmo diante da ajuda do governo, parece não garantir a si própria, quem dirá outras empresas fora dos EUA.

A Daewoo já pediu ajuda na Coréia, rumores sobre a venda de parte de sua sociedade, de grande valor para o grupo, na China e outras notícias que cada dia mais, fazem crer em um fim próximo, ainda que muitos não acreditem nisso.

Uma falência de Saab e Opel na Europa, seria o estopim para uma sequência de problemas intermináveis, que neste momento a GM não pode sequer sonhar em resolver sem arrumar sua própria casa antes!

Vamos torcer para que este império automotivo não chegue ao fim e com ele, o fim de milhões de empregos pelo mundo afora! A ausência de uma GM seria catastrófico para o mundo automotivo!



  • JOE

    É GM É QUE NEM O GALVÃO FALOU NA COPA DE 1994: ACCCCCCCCCCCAAAAAAABBBBBBBBOOOOOUUUUUUUU ! RESUMINDO: LASCOU(PRA ITALIA É CLARO)

  • lacerdanetto

    Duvido que isso aconteça, não tem como uma grande empresa de 77 anos falir de uma hora pra outra, pra ocorrer isso, só tendo uma administração péssima. Já tá cansando os boatos q a GM vai falir, pra mim vai ficar no mesmo. –‘

  • Luis.J.R.

    Nossa!O negocio tá mais feito do que pensava.

  • nasser

    Não sei por que falam tanto em catástrofe. Se a GM falir, com certeza as fábricas serão vendidas, parte dos funcionários aproveitados em outras empresas, e consequentemente melhoraria as vendas de outros fabricantes.

    Quer dizer então que o mundo atual não vive sem a GM? É como o ar que respiramos? É exatamente isso que os diretores e seus jatinhos particulares querem que todos pensem.

    Não podemos esquecer que a GM é uma empresa, cujo único objetivo sempre foi ter lucro, da mesma forma que ela demite um empregado ineficiente sem pensar duas vezes, acho que a falência seria apenas o fim de anos de más decisões. A GM falir é como demitir seus donos e gestores!

    Por mim, pode fechar amanhã, a Ford adoraria.

  • ivo

    vai ser muito triste ter que comprar esses carros descartaveis civic corola hilux fit fiats volks da vida

  • Claudio

    Um mundo que sobreviveu a duas guerras mundiais, não vai morrer pelo fim de uma empresa por maior que seja, sofreria sim, mas por outro lado as outras empresas dariam uma Explosão de aumento preenchendo os espaços deixados pela gigante, seria grave mas nada reversível, e uma grande lição para a humanidade!
    O que vai acontecer, ninguém sabe ao certo, mas fica ai um aviso “vale a pena continuar nesse sistema canibalista?”, consumo indiscriminado,globalização, sub-empregos, terceirização, muito pra poucos e pouco pra muitos?
    Eu pessoalmente acho que não da pra continuar nesse sistema, mas penso que não farão nada para mudar isso, e outros problemas maiores que esses virão uma atrás do outro e para variar quem vai pagar a mairo conta seremos nós!
    Vivemos num mundo condenado pela ignorancia do homem, quem diria!¨”o ser mais inteligente da face da terra é o único que será capaz de destruir a si próprio e o ambiente em que vive”.

  • Diguinho

    Tá eu to nem ai!!! eles num tão nem ai pra gente aki do Brasil, num tras carro q presta, e quando trás vem custando uma fortuna!!! É bom q se quebre todinha, só assim eles trazem corvette, camaro, etc!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Claudio

    Se amanhã ou depois alguem chegar na TV e dizer que a Coca-cola esta falindo, ai meu amigo pode acreditar que a Chevrolet ja éra!rs…

  • Claudio

    Não sou eu, nem ninguem que vai dizer se a Chevrolet quebra ou não!
    O tempo vai dizer! E essa história de empresa antiga 77 anos, não quer dizer nada, até impérios cairam e continuarão caindo, quanto mais uma empresa!
    Nada nesse mundo feito pelo homem é eterno!
    Se quebrar reza que o bicho vai ser feio, com ela vai um monte pro buraco, pois não afundará sozinha!
    Se não quebrar melhor para a estabilidade mundial, mas só até quando uma próxima crise sabe-se lá do que vier! E assim caminha a humanidade!

  • Luciano.MS

    [Comentario #144472 sera citado aqui]

    [Comentario #144468 sera citado aqui]

    Apesar do texto sério relatando uma situação séria,que VAI sim atingir todo o mundo de alguma forma,alguns leitores sem noção nenhuma desejam todo o pior para a GM, como se essa lhes obrigassem a comprar algum produto seu…Ops, esqueci, provavelmente ainda ñ compraram carro nenhum, ñ tem ninguém em suas famílias desempregado, nunca passaram nenhum tipo de dificuldade…Quem sabe quando lhes acontecer algo parecido atinjam a maturidade esperada. Aí voltem a comentar aqui.
    Torço para que a GM seja iluminada de alguma forma,saia dessa crise e volte com outra mentalidade. Para Deus,nada é impossível…O mundo só teria a ganhar com isso.

  • Fernando

    A GM não quebra não, sofrerá bastante mas continuara firme, mas depois de uma profunda reestruturação.
    Esta estruturação esta em compactar o grupo, isto é empresas perifericas a GM cairão, como Saab, Pontiac, Saturn, Hammer.
    Chevrolet – Forte en toda América
    Opel – Européia
    e talvez Daewoo – no oriente
    Essas dificilmente quebram

  • Tomasturbando

    Por mim a GM deveria falir de uma vez porque é uma empresa que não merece nosso respeito…com certeza os funcionarios serão reaproveitados por outras empresas que ocuparão seu mercado. Só acho triste uma boa empresa como a Saab ou como a Opel sofrer as consequencias por essa gigante filha da puta que só fudeu eles, isso sim me deixa com raiva…boas empresas afundarem graças a esses malditos americanos incompetentes !!

  • Anderson

    O que esta acontecendo hoje com a GM é simplismente isso: Esta colhendo oque planto!! O que ela planto? Má administração! O que a crise fez? Mostrou ao o mundo como uma má administração pode fazer com que um imperio de 77 anos acabe!
    Eu espero que ela nao venha a acaba, pois, se isso corre podem ter certeza, o mundo vai mergunha de vez nessa crise, pois, vao acontecer milhões de deminssões por todas as partes do mundo. As pessoas que querem que a GM quebre de vez são pessoas que simplesmente nao gostao dela. Eu nao so fã da GM, mais quem aki nao admira ou sonhou em ter um Camaro, um Corvett ou outros classicos desse imperio automotivo??

  • Commando

    Seja educado nos seus comentarios.

    Pelo amor de Deus salvem pelo menos a Opel!!! Ela é uma excelente marca e não tem culpa da incompetência da GM!!!

  • Claudio

    Nem Deus pode ajudar aquele que insiste em não o enxergar!
    Jesus disse “a sua fé te curou”
    Ñão espere que Deus salve a Chevrotel, ele não impediu a primeira, a segunda guerra, a bomba atômica, e não vai interferir no problema da Chevrolet se éla não tiver fé, se ela não mudar!

  • Claudio

    Será que é melhor para o mundo ela continuar e todos se degladiando para comer um ao outro feito feras bestiais?
    Espero que não quebre, mas que uma nova consciência mude os atos dos homens no mundo, porque da forma que esta, não demora muito para ter outras quebras e falências, pela pura ignorancia do homem!
    Sofremos porque pensamos sempre em nós mesmos a detrimento de todos!

  • william

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144486 sera citado aqui]

    como é que as outras vão contratar sendo que elas também estão demitindo????

    e se ela falir não serão só seus funcionários que serão mas também empresas que fazem serviços terceirizados para elas…

  • Jeff Brown

    Como o colega citou acima, Saturn, Pontiac e Saab podem sumir ou mudar de mãos em algum tempo, afinal sempre tem alguem que encontra oportunidades nas crises, e podem ser indianos ou chineses os oportunistas da vez.

    Nessa história eu lamento pela situação da Opel, pois ao menos pra mim era a melhor empresa do grupo, por carros como o Kadett, Calibra, Vectra e Astra por exemplo.
    Mas acho que a GM se movimentará para não perder justamente a marca mais importante depois da Chevrolet. Se a GM permitir que a Opel troque de mãos, será um sinal claro que a empresa está muito próximo do fim do poço.

  • edvaldo

    e isso q acontece quando 1a grande empresa e mal administrada a senao dessa falencia e os milhares de pais de familias q ficarao sem ou seu ganha pao

  • Filipe Augustus

    [Comentario #144462 sera citado aqui]

    Infelizmente não é de uma hora pra outra!!!!
    São anos e anos de perdas!!!
    Gastos exorbitantes,nenhum corte de economia…
    Resumindo!!!!
    Se o pior acontecer…com certeza não foi de uma hora pra outra,e sim anos e anos de extravagancia,pose de eu sou o lider e uma administração falheira!!!

    =D

  • goncalooo

    Má administração? quem são vocês pra falar disso? só um imbecil mesmo…
    desejo muita sorte pra GM, seria uma perda muito grande!

  • tonywalker

    goncaloo, somos pessoas que simplesmente leem jornais e tiramos essas conclusões. Ou vc acha que essa crise da GM é “obra do acaso”? Por que a Ford não está na mesma beira do Abismo, ou as outras montadoras como Toyota, Honda, etc?

    Sugiro a você começar a ler a parte de economia dos jornais ao invés de usar ela para acender churrasqueira antes de chamar alguém de imbecil aqui. Uma empresa que simplesmente comprava as rivais ao invés de se preocupar em produzir bons produtos, em entender as tendências mundiais, criando o maior elefante branco automobilístico mundial.

    A Toyota alcançou, ou melhor, tirou esse posto que era da GM por esforço próprio, sem comprar ninguém, com um método de produção hoje copiado pela Boing. Já lançou o híbrido mais famoso do mundo, o Prius, enquanto a GM fica nesse papinho de carro conceito para daqui a x anos.

    Querer que quebre? Óbvio que não quero. Mas ela está nessa situação pelos erros que cometeu no passado, assim como o banco Lehman Brothers, que faliu porque seu presidente viu que o mundo estava mudando e insistiu em manter uma metodologia antiquada de negócios.

    Chegar ao topo é fácil. Cair de cabeça dele é mais fácil ainda.

  • Rafael Lima

    A meu sentir, empresas inviáveis e fracassadas não podem receber dinheiro do contribuinte. Não importa, inclusive, se é uma companhia nacional (Gurgel, Puma etc.) ou estrangeira (GM, Chrysler etc.).

    A função precípua do tributo é gerar recursos financeiros para o Estado (sentido amplo) e não sustentar empresários que não deram certo, ou seja, malsucedidos. Saúde, educação, segurança, assistência social etc. devem receber investimentos (dinheiro dos impostos) maciços do poder público.

    O meu tio teve dengue e ficou horas na fila do hospital público até ser, finalmente, atendido. O meu pai já teve quatro carros roubados. Um adolescente que mora numa comunidade carente e que trabalha na loja da minha família está sem aulas de algumas disciplinas na escola municipal. E a aposentadoria do meu avô? É uma vergonha!

    O povo sofre com a falta de investimento nos serviços públicos básicos e, deste modo, parece-me ridículo ajudar empresas que passam por crises econômico-finaceiras. Aliás, os acionistas destas estão mais preocupados com o seu próprio bolso.

    Nos EUA, será que os chefes da General Motors, Chrysler e Ford estão passando fome, necessidades? O presidente da GM recebia milhões de dólares de bônus, anualmente, mesmo com a montadora em crise… Enquanto isso, demissões atrás de demissões! Quem deveria se preocupar com os milhares de desempregados eram, justamente, os chefões das fabricantes!

    Já li diversos textos escritos por articulistas norte-americanos apontando os erros de administração das Três Grandes de Detroit. Foram trabalhos de economistas, administradores de empresas e professores de renomadas instituições de ensino superior dos EUA. A maior parte aponta a administração ruinosa como um dos fatores para o colapso das fabricantes locais. Naturalmente, a crise financeira internacional agravou ainda mais a situação.

    Bom dia.

  • Júlio S. M. Santos – RJ

    [Comentario #144550 sera citado aqui]

    Eu gostaria de dizer ao iracundo leitor “goncalooo” que imbecil é a pessoa que não sabe respeitar a opinião alheia. Diga-se de passagem, que este espaço é para, precisamente, trocarmos idéias de forma civilizada, polida. Agora, quem é incivil e insipiente deve permanecer calado, pois tão-somente atrapalha.
    Se o senhor é tão douto assim, por que não vai aos EUA ajudar a General Motors? Abraços.

  • nasser

    A verdade é que só está com dózinha da GM quem depende dela de alguma forma. Mas pergunto: quando uma empresa tem grande lucro, ela divide com o governo? Não, né? Por que agora o estado tem que ajudar empresas privadas em crise? Por que tem que pegar o dinheiro do contribuinte e dar na mão de quem sempre só visou lucro? “Toma estes bilhões, meu filho, vê se faz direito dessa vez!!!”. Vão para o inferno, tem mais é que quebrar mesmo, o governo tem que apenas garantir que os demitidos recebam salário-desemprego e atendimento de saúde gratuito….. com o tempo as coisas se ajeitam novamente….

    Tchau GM, a Ford, Honda, Toyota e outras agradecem…..

  • Ana Cristina

    Concordo com o Rafael Lima e o Nasser, pois a GM sempre foi uma empresa arrogante. Aliás, tive um Vectra que não saia da oficina…

  • bruno

    Seja educado nos seus comentarios.[Comentario #144472 sera citado aqui]

    kkkkk boa!

  • Anderson Puff

    Seja educado nos seus comentarios.

    “Era tão bom trabalhar na GM, naquela época ia trabalhar tod dia de V8oitão, gastava gasolina pra kct, mas e dai”

    Enquanto isso no Brasil sil sil, o carro mais vendido da GM é um Classic apertado pra kct, motorzinho 1000, modelo de 1994.

    Adoro a GM não quero ver ela falir, mas quero ver os seus executivos, porcos americanos sendo tocados pra PQ pari….. bem longe dela…

  • akatsuki

    Texto muito bem escrito, parabens !!!

    Quanto a opel, seria uma trajedia se a marca falisse, uma pena ver uma das maiores montadoras da europa estar tão ameaçada, mesmo estando no auge de lançamentos como o insignia.

  • Guilherme Guimaraes

    Pelo amor de Deus, salvem a Opel!!!! =(

  • Raí Ruy

    Acho que esse site está sendo sensacionalista demais quando o assunto é ”Crise na GM”.

    e muitos dos que comentam aqui nem saíram das fraldas pra falar o que é uma má administração. não saberiam nem administrar uma barraca de feira e querem falar asneiras.

  • André

    [Comentario #144470 sera citado aqui]

    É justamente esse pensamento presunçoso e arcaico que levou a GM onde ela está hoje: a beira da falência.

    E pra mim, já vai tarde. Como um liberal convicto, sou radicalmente a favor do Darwinismo no mundo dos negócios: se não têm competência pra sobreviver, que seja extinta.

    Bye-bye, GM…

  • Hodney

    Seja educado nos seus comentarios.

    A Opel e Saab estão sofrendo não pela qualidade de seus produtos que são em excelencia, tidos como os melhores do mundo. O problema da situação dessas empresas é puramente psicológico uma vez que estas marcas estão agrupadas ao grupo GM. Com a crise da matriz os clientes Opel e Saab começaram a criar um medo psicológico de que comprar um carro atrelado a um grupo que passa por uma grave crise financeira podendo vir a ter prejuízo na revenda e junto a falta de garantia das peças de reposição.
    Tem comentários aqui que pelo Amor de Deus é de dá pena. Não sei que tipo de patologia tem em determinadas pessoas que vê uma crise dessa como um motivo torpe e bizarro de comemorar, uma coisa puramente xenófoba devido a nacionalidade do grupo ser norte-americano. Fico imaginando se a Alemanha tivesse ganho a Segunda Guerra Mundial onde o sonho de Hitler era transformar Berlin a capital do mundo na qual visualizava sua avenida principal que ligaria ao palacio da administração pavimentada a ouro como a sede do verdadeiro imperialismo. Os perdedores seriam forçados a trabalhar em prol do Führer e para o engrandecimento do país germânico. Aí digo como seria a reação de nós brasileiros.
    Não desejo esse fim triste para uma empresa clássica que foi a pioneira na produção de automóveis e que possui uma grande contribuição para a história do setor.

  • ary

    excetuando as consequencias obvias da falencia de uma grande empresa as duas nao fazem a menor falta.(entusiasticamente falando)

  • ary

    Seja educado nos seus comentarios.

  • maycon p. da conçeição

    reaja gm.

  • JBAFilho

    [Comentario #144493 sera citado aqui]

    (2) Vamos rezar!

  • João

    Seja educado nos seus comentarios.
    torço pra GM se recuperar e voltar a ser aquela empresa de respeito

    mas é vida é um ciclo de mudaças
    temos que nos adpitar a elas
    Imperios sao levantados e Imperios sao destruidos desde quando o mundo é mundo

    é lamentavel mas creio eu que nao acabara assim de uma hora pra outra
    aposto na GM que talvez ela se saia fortalicida e caso falir
    outro tomara conta
    mas que eu nao gosto ddos Japoneses nao mesmo nem de seus carros

  • speedboy

    No pain GM, no pain1

  • Carlos Prado

    Eu tenho medo de comprar um carro de uma empresa que pode falir a qualquer momento. Acho que estão pagando por erros graves que vem cometendo há muito tempo. Se a GM falir, não vai fazer falta nenhuma, as outras empresas vão cobrir os déficits.

  • Bino

    A verdade que industria automobilistica nunca deu dinheiro, pois se fabrica um carro pra pagar o outro, pergunta pra Warren Buffet (uns dos maiores e mais ricos investidores do mundo) se possui se quer uma Ação de alguma montadora….

  • mister m

    [Comentario #144475 sera citado aqui]

    Bem, ficaria muito mais preocupado com a quebra da Coca-cola do que da GM. O refrigerante em meu ver é insubstituível.

    Quanto a GM, defendo a seleção natural em se tratando de empresas. Isto é, quem decide é o mercado, e se a decisão for pela falência, o que qualquer pessoa poderá fazer? Nem mesmo o governo americano terá como sanear as contas neste caso.

  • mister m

    [Comentario #144650 sera citado aqui]

    Na verdade o Warren Buffett não somente já investiu em ações de empresas automobilísticas como já chegou a ser o maior acionista individual da GM. A diferença é que, antes de o colapso financeiro estourar, ele se “livrou” de suas ações.

  • pablorocha

    o pior de tudo isso é que 99,99% dos prjetos brasileiros da GeMe baseiam-se nos veiculos da Opel,é os fim…

  • Hodney

    [Comentario #144623 sera citado aqui]

    Repetindo o texto acima.

  • Ciro

    [Comentario #144757 sera citado aqui]

    A Saab perdeu praticamente tudo do que ela tinha e do que a fez ser querida. Ela não vende quase nada. Não é puramente psicológico. O grupo GM decide onde será gasto o dinheiro, e não é sensato investir numa empresa que não dá lucros.

  • Hodney

    [Comentario #144774 sera citado aqui]

    Ciro!
    O que quis dizer no sentido psicológico foi na parte onde os consumidores dessas marcas ao verem o empresa central ou a que administra o grupo ir a bancarrota criou-se um medo psicológico nos consumidores. Nessa questão não se aplica qualidade do produto e sim a durabilidade da corporação uma vez quebrando, seus produtos ficarão sem garantia de reposição.

  • Robson Levy

    Uma grande cadeia de fatos aconteceu no caso da GM, não só má administração e os encargos trabalhista adquirido pela empresa. Falir? Tá na cara que o orgulho americano não permitiria isso. Mas vai ficar pequena isso vai!

  • Vinícius

    Sabem qual foi o último ano que a GM teve lucro? 1997! São 12 anos de prejuizo, e é praticamente impossível se manter assim por muito tempo… Ou a GM muda e passa a fazer carros mais econômicos e modernos (o ASTRA é fabricado desde 1999 no Brasil…) ou ela vai deixar de existir…

  • Vinícius

    Ah, mais uma coisa, lamento muito pela OPEL se esta vier a falir!


Send this to a friend