Chevrolet Citroen Fiat Ford Honda Mitsubishi Nissan Peugeot Renault Segredos-Flagras Toyota Volkswagen

Crise: o que acontecerá agora com as atrações do Salão do Automóvel?

fiat-bravo-oficial-1 Crise: o que acontecerá agora com as atrações do Salão do Automóvel?







O Salão do Automóvel 2008 foi recheado de novidades. Foi um evento montado em cima da empolgação do mercado antes da crise. Tudo ia vir para o Brasil, tudo ia ser vendido aqui, etc. Até que um mês antes do evento as coisas foram piorando, até chegar no que estamos hoje. O que acontecerá com as novidades do Salão do Automóvel 2008? Deixarão de ser produzidas ou importadas? Saiba aqui toda a verdade.

Fiat

A crise não atrapalha os planos da montadora italiana, que aqui em nosso país tem uma força descomunal. O Fiat 500 será importado a partir do meio de 2009, não passando de 70.000 reais. Ele está demorando por causa das adaptações para nossa gasolina. Na Argentina ele já chegou, pois lá a gasolina é normal, igual a do resto do mundo. Já o Fiat Bravo está sendo estudado. Se não der para produzir ele aqui, o Fiat Stilo deverá ganhar uma sobrevida.

Citroen

A dependência do C4 hatch e do C4 Pallas de peças francesas, que hoje é de mais de 50%, vai ter de ser reduzida a qualquer custo pela montadora. O C4 hatch vai vir, está confirmado para março. Ele virá da Argentina. Já a C4 Picasso não será feita na Argentina. A Xsara Picasso continua em linha até 2010 ou 2011, com algumas séries especiais. Está confirmado para o começo de 2010 o projeto Ai5x, monovolume pseudo-aventureiro que irá concorrer com a Idea Adventure. Depois de alguns meses chega a versão de passeio do C3 Picasso. Lá em 2011 chegarão o novo C3 hatch e sua inédita versão sedã, feitos aqui mesmo.

Chevrolet

Somente o sedã Malibu continua com boas chances de vir para o Brasil, pois o seu segmento tem muita necessidade de um representante, pois a Chevrolet não tem nada entre Vectra e Omega. Só que será bem difícil manter o Malibu abaixo dos 100.000 reais, pois ele recolhe 35% de imposto de importação, isso sem contar com a grande alta do dólar que estamos vendo. O Chevrolet Traverse está praticamente descartado, pois é grande demais, venderia relativamente pouco e demandaria um investimento muito grande de dinheiro para treinamento da rede de concessionários. O Projeto Viva continua firme, como já falamos aqui no NA, e o Chevrolet Volt veio só como carro-show, claro.

Nissan

O Nissan Tiida 1.8 Flex chega somente no meio de 2009. O que a Nissan está dando prioridade é botar esse motor nas Livina e Grand Livina, que serão feitas no Paraná e começam a ser vendidas no primeiro trimestre de 2009. A Renault também tem interesse nesse motor.

Volkswagen

A Nova Parati pode sair ou não. O pessoal da Alemanha tem muita resistência a esse modelo, achando que ele mataria a SpaceFox. O que está mesmo certo é a Robust, que vêm da Argentina no fim de 2009. O modelo será bem parecido com aquela Pickup Concept que estava no Salão. Já o Golf VI será feito apenas na Alemanha mesmo, nem no México ele será fabricado, ao contrário do que a Auto Esporte falou antes. Isso sugere que nosso Golf atual poderá ter uma (outra) atualização em breve. O que virá mesmo do México será um novo sedã, que combinará peças das duas últimas gerações do Golf, ou seja, gambiarra total. Ele será menor que o Fusion, com porte similar ao Malibu, custando cerca de 70.000 reais no nosso mercado. Ele chega em 2010.

Mitsubishi

A próxima missão da marca é deixar o Pajero Sport com a cara da pickup L200 Triton. Se você quiser mesmo uma idéia bem detalhada do que a Mitsubishi planeja para 2009 no Brasil, leia a notícia exclusiva que postamos aqui no NA, com informações internas passadas por um funcionário de concessionária da marca.

Renault

A linha do Renault Megane continua como está até 2010. Imagine como as vendas estarão lá. Se hoje já estão capengando. Depois disso, ele deverá ficar bem parecido com a geração atual da Europa. Por dentro manterá os padrões atuais, para não encarecer demais o projeto. A Renault trabalha firme em um pequeno crossover, ao estilo EcoSport.

Peugeot

Agora só falta a pickup do 207. Ela deverá ter apenas versão de cabine simples, já que o entre-eixos do 206 não permite grandes alongamentos. O 307 continua no mercado como está até o fim de 2010. Portanto, quem estava em dúvida de comprar um, pode ir em frente tranquilo.

Honda

Em janeiro chega a linha 2009 do Civic. Ela terá apenas pequenas modificações na grade, parachoques e novos equipamentos de série, um problema que muitos reclamam do sedã da marca. Aí será o fim dos descontos, e ainda pior: o preço de tabela deverá aumentar, para se distanciar do Fit. Espere preços mínimos de 68.000 reais para a versão mais simples. Daí pra mais. No fim de 2009 chega o Honda City, vindo da Argentina, que terá de buscar um espaço apertado entre Fit e Civic. Em 2011 teremos uma nova geração do Civic, um pouco maior e mais requintado, para se distanciar do City. Ou seja, a Honda só sobe os degraus de preço, a cada ano.

Toyota

O motor 2.0 para o Corolla, que a Auto Esporte prometeu para 2009, não vem antes de 2010. E ainda assim, dependerá de como estiver o mercado na época. Já o compacto que será feito em Sorocaba está sendo desenvolvido no Japão, com bastante participação do pessoal brasileiro. Será um momento inédito, feito para os países do BRIC.

Ford

A EcoSport acabou de ganhar o motor 2.0 Flex, e o próximo da fila é o Focus. A montadora esperará até o meio de 2009, para não deixar os compradores atuais do Focus muito P****. No fim de 2009 chega o Focus 1.6 Flex, motor esse já da nova família de motores Sigma, aí será o fim de linha para a geração antiga. O novo Fiesta ao estilo europeu também está chegando, nas versões hatch e sedã, já que a Ford afirma que terá 23 lançamentos até 2013. O Ka Beauty do Salão tinha volante e retrovisores do Fiesta da Europa, sinal de que esses componentes já estão sendo feitos aqui no Brasil.

[Fonte: Revista Auto Esporte]



  • Weddly

    Melhores notícias são da Ford.
    O resto tudo tá sofrendo com a crise. :cry:

  • luiz_2008

    O Bravo é lindo

  • Volks_forever

    Que venha a nova família fiesta !!! :clapp: :clapp: :clapp:

  • giulii54

    Tomara que o Toyota Sorocabano Hatch venha até o meio de 2010, tem como eu garantir o meu =P

  • Hyago

    R$68.000 por um Civic básico??? fala sério a Honda tá enfiando a faca no brasileiro,
    com esse preço dá até para comprar um Vectra Eite 2.0 – com os descontos encontrados.
    entao imaginem só por quanto vai sair esse City, vai ser um absurdo, vai ficar o City brigando com Vectra e Focus básicos e o Civic com Fusion e provavelmente com Malibu,
    isso é uma falta de respeito com o consumidor brasileiro, pois nos EUA, o Civic custa em média 23k dólares.
    Sinseramente, é bobo de quem compra esses carros da Honda. :nanao: :down:

  • Raimundo

    Com relacao a Fiat, pra mim, nenhuma novidade. Achar q o Bravo seria lançado no inicio de 2009, so mesmo a Auto Esporte. O Punto ficou cerca de dois anos em testes. Mesmo o Bravo usando a base do Stillo, motores 1.9 16V e T-Jet, fora o cambio Dualogic, teriam q ser bem testados e isto demanda tempo, ou seja, pelo menos dois anos. Com relacao a VW, a Parati baseada no novo Gol, pra mim, acabaria com a SpaceFox sem duvidas. So se a VW elevasse o nivel do Fox para evitar isto com sugere alguns mas isto afetaria o Polo, outro defasado da marca. Na minha rua tem um novo Gol preto. De frente parece um Fox com farois de Celta primeira geracao. Q coisa estranha. Ainda, Golf VI aqui, ta mais facil o V, ou como texto diz, remodelar mais uma vez o nosso. Citroen com minivan aventureira? A C3 Picasso, pra mim, ja parece aventureira. No maximo coloca rodas aro 15 e pneus misto, estepe atras e pronto. Civic com preço subindo! Previsivel. Quero ver por quanto tempo irao idolatrar este carro. Daqui a pouco vai esta cotado a preço de Fusion ou berando o Accord basico.

  • evildust

    Novo Focus 1.6 Flex – Bom, Bonito, Barato, Economico. :inluv:

  • Volks_forever

    [Comentario #126161 sera citado aqui]

    Me esqueci dos motores Sigma. :drinkk:

  • fr_amaral

    [Comentario #126169 sera citado aqui]

    (2)

    Agora, mudando de assunto, o Bravo é muito lindo! Show de bola!

  • DBS

    A Ford que tem cerca de 9% do mercado nacional, ao fim de 2010 terá cerca de 15%, podem apostar :drinkk:

  • Tteurafa

    Muito bom, depois dessas notícias fiquei animado :banana:…

  • luiz_2008

    [Comentario #126184 sera citado aqui]

    Não sei como. Até o Ka já saiu do Top Ten

  • Surtado

    Sou fã do Golf. Acho um grande carro, independente de ser bonito ou feio. A prova disso é que continua vendendo mais que os concorrentes mesmo com todo mundo dizendo que é uma droga e com um preço elevado. Mas acho que a VW chegou ao limite extremo com o carro. Simplesmente não há condições de manter a geração atual pra competir com o Focus e, eventualmente, o Bravo.

    Torço para o Bravo vir caprichado. Não faço questão de ter um Golf idêntico ao europeu. Se a VW ou qualquer montadora quiser desenvolver versões brasileiras de seus veículos, acho que não há problema. Contanto que façam um trabalho decente e não insistam nessa mania de empurrar porcarias depenadas aos consumidores.

    E realmente é difícil dizer que esse Bravo é feio… Foi um grande trabalho do projetista, sem dúvida.

  • luiz_otavio15

    coitada da volks :hauhau: MAIS UMA REMODELOGAMBIARRA DO GOLF 4,6894!!!! :hauhau:

    Novo bravo,novo focus,novo megane,e NOVISSIMO GOLF 4,658741 …
    FDP MESMO,VAI,VAI MESMO,CONTINUA ENGANANDO NÓS Q VC VAI VER!!
    A MASCARA VAI CAIR e os brasileiros tao aprendendo a reclamar pelo q tem direito… :censor:
    q nojo da volks (pelo menos na area de hatches medios,pq a GM nem se fala,é pior q todas as outras marcas…) :asner: :banana: :espar: :angre: :nanao: :censor: :clown: :pao:

  • rivo

    [Comentario #126167 sera citado aqui]

    Todas as sanguessugas brasileiras tem preços ridiculos em seus carros, mas honda e toyota se superam, tem gente que pague, fazer oque né :banana: :banana: :banana:

    :rayban:

  • luiz_otavio15

    ahh Q VENHA O BRAVO,O MEGANE NOVO,E O FOCUS 1,6 (LINDOS)

  • Kaique L. Andrade

    Bom, a Fiat como sempre não trás nenhuma novidade para o consumidor… depois reclama que sozinha é muito pequena para aguentar à essa crise. Mais o que é extremamente ridículo é que tem montadora fazendo plano pro final de 2013; eu não sei nem se amanhã eu to vivo! :hauhau:

  • JPcardesign

    [Comentario #126199 sera citado aqui]

    :asner:Realmente, japonês é mto esperto…..

  • camundongson

    Quer dizer que a VW vai ter coragem de dar um tapa na frente e na traseira do Golf 1998, de novo, e continuar empurrando esse dinossauro do milênio passado? Como é que ainda pode existir comprador pra um produto desses, tão antigo e defasado, com tantos concorrentes mais atuais no mercado?
    Tirando o novo Fiesta, os principais lançamentos virão da Argentina.

  • lacerdanetto

    “Já o Golf VI será feito apenas na Alemanha mesmo, nem no México ele será fabricado, ao contrário do que a Auto Esporte falou antes. Isso sugere que nosso Golf atual poderá ter uma (outra) atualização em breve. O que virá mesmo do México será um novo sedã, que combinará peças das duas últimas gerações do Golf, ou seja, gambiarra total.”

    Osama Bin Laden, kd vc pra fazer um trabalhin na fabrica da VW akii einh? :evil2:
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    é ondaa. :tong:

    VW, já basta a Kombi ter 50 anos, não queria q o Golf passe mais 4 decadas no mercado não, por favor!!
    É nessas horas q dá vontade de desistir, e ir pra outro país. –‘ :down:
    Juro como as vezes acho q o q VW faz é mentira. Já basta o q a Peugeot fez. :humpf: :humpf: :down:

  • Giovanni

    De todas elas, a que está pior é a Volks sem dúvida… Mais um face-lift no Golf de 1998? E um novo sedã baseado nesse mesmo Golf antigo? Que isso, tá andando pra trás a Volks! :??:

    A Ford de fato é a que está melhor colocada para o curto prazo, com a vinda de Focus flex, motores Sigma 1.0 e 1.6, e o Novo Fiesta. A médio prazo aposto na GM (família Viva vai surpreender) e na Fiat (o sucessor do Palio será cheio de novidades tecnológicas).

  • felipeb193

    [Comentario #126202 sera citado aqui]

    OOOO rapaz! acorda aí! concordo que a fiat não fez nada de impessionante, mas falar que ela não trouxe nenhuma novidade é demais né!

    Linea, diferencial com bloqueio… inédito no Brasil, strada cabine dupla tá vindo aí, bravo…

    vamos parar com esse preconceito bobo

  • Lauro

    o que muitos nao entendem é que qualquer empresa so sobrevive ou so anda bem se tiver planejamento a longo prazo… todas andam capengando por causa da crise…
    mas o q eu queria dizer é o seguinte. a ford ta cheia de lançamentos pra agora, nao porque ta tomando medidas a curto prazo, mas sim porque eles estavam com isso planejado a muito tempo e simplesmente coincidiu com a crise e alguns estao achando q motores novos e linha nova de modelos sao medidas pra agora… estao apenas seguindo o planejamento… dizer “Mais o que é extremamente ridículo é que tem montadora fazendo plano pro final de 2013; eu não sei nem se amanhã eu to vivo!” é no minimo idiotice pois uma fabrica nao pode tomar medidas a curto prazo pensando q so vao estar abertas naquele momento e nao num futuro.

  • superleo

    Bom, a VW deveria ao menos trazer o Golf V; mesmo uma geração atrasada seria melhor que uma nova gambiarra na atual. Já a Parati, sou a favor. Spacefox é absolutamente família, sem pretensões esportivas, coisa que a Parati traduz melhor.

    A Fiat não pode bobear com o Bravo. Lança logo ou entrega o segmento de bandeja pro Focus.

    E a Ford é a que se arriscará mais em um momento de crise, o que no fundo é a chave para ganhar mercado. Quando a economia se recuperar, ela estará com uma linha moderna de carros e motores, à frente da concorrência.

  • fvlino

    Eber, e o Punto TJET??? Alguém tem notícia de quando realmente ele estará nas lojas??? Será que ele será o novo carro propaganda do Big Brother Brasil 2009, como foram os 2 modelos do Palio 1.8R nos anos anteriores???

  • Gagliotti

    MEIA DÉCADA DE QUASE SÓ M*R*A, NOS LANÇAMENTOS,ÊTA PAÍS DO ATRASO, DESTE JEITO, DO TERCEIRO, IREMOS PARA OS QUINTOS DOS MUNDOS, A ÚNICA SAÍDA PARA O BRASIL É O AEROPORTO, IMAGINE, LONGOS CINCO ANOS, SÓ FALANDO MAL DOS NOSSOS AUTOS, MEU ESTOQUE DA BAIXARIAS NÃO É TÃO GRANDE,É MUITA CRUELDADE CONOSCO! :banana: :clapp: :banana:

  • Kaique L. Andrade

    [Comentario #126211 sera citado aqui]

    Nossa, quanta novidade: Uma mostro de plástico chamado “Strada”, com um brinquedinho chamado “Diferencial de Bloqueio”… Pelo amor de Deus né, amigo.
    A única coisa que se salvou na Fiat esse ano foi o Linea, que perde no design pro Focus, Civic, Megane, e não só no design mais também em tecnologia. Aquele negocio de total assistência da Fiat pro consumidor foi a jogada de marketing mais “nada vê” que eu já vi. E quem deve acorda é você, não tenho nenhum preconceito bobo contra a Fiat e nem contra nenhuma montadora, estou indignado com o desrespeito que elas tem com o consumidor brasileiro.

  • Giovanni

    [Comentario #126231 sera citado aqui]

    Linea perde no design pra Focus e Megane? Bebeu antes de vir postar né :lips:
    O Focus é todo quadradão, tem traseira genérica e lateral dos anos 90, retona. Megane nem comento, é “bonito” considerando o preço baixo, mas dizer que é mais bonito que o Linea é o típico comentário de APzeiro :lips:

  • tiago brito

    [Comentario #126202 sera citado aqui]

    e da pra ve que vc não tem noção nenhua de adm, toda empresa de grande porte trabalha com projeção do que vai fazer quanto pretende cresces………. vai estudar um pouco :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • tiago brito

    [Comentario #126236 sera citado aqui]

    poir vc disse uma coisa certa o linea so ganha do focus no design e so pelo lado de fora, pq nos outros quesitos ele leva uma surra feia :cool:

  • Weddly

    Porque a VW não faz como a Fiat vai fazer com o Bravo?
    Pega a plataforma velha que ela já tem, e coloca a carroceria do Golf VI.
    Trás uns motores novos e pronto.
    Moderníssimo Novo Golf tá aí.

  • Tiago Beneditto

    Boa tarde, por isso que GM está indo a falência, por falta de produto, principalmente no Brasil, VECTRA E VECTRA GT COM MOTOR DE MONZA, VECTRA GTX DEVERIA TER O MOTOR 2.4 16 V, PARA FICAR COM DESEMPENHO DE CARRO ESPORTIVO, enquanto que na EUROPA A OPEL USA MOTORES ECOTEC QUE SÃO MAIS MODERNOS E ECONOMICOS AQUI USA ESSAS PORCARIA DE FLEX, TOYOTA E HONDA SEMPRE TRAZEM LANÇAMENTOS QUASE SIMULTÂNEO PARA O BRASIL, É UMA PENA A TOYOTA NÃO TRAZER O YARES PARA CONCORRER COM O FIT, A CONCORRÊNCIA AJUDARIA A BAIXAR O PREÇO DO FIT.
    E A FIAT VAI TRAZER O BRAVO COM CERTEZA É MELHOR ESPERAR MAIS 2 ANOS, DO QUE APRESSAR O LANÇAMENTO E DEIXAR A DESEJAR ACABAMENTO E SEGURANÇA, QUANTO AO GOLF AÉ MELHOR A VW TIRAR DE LINHA SE NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER A GERAÇÃO SEIS, FIAT STILO É MELHOR PARABÉNS PELA FORD POR LANÇAR O FOCUS APESAR DE NA EUROPA O F O FOCUS 3 GERAÇÃO 2010 JÁ ESTA PRONTO. UM ABRAÇO

  • [Comentario #126239 sera citado aqui]

    É neh… O nome disso é PLANEJAMENTO.. :hauhau:

    Mas o que eu acho é que ate o fim do prox ano pelo menos fica dificil de fazer projeções de longo prazo

  • fr_amaral

    [Comentario #126236 sera citado aqui]

    Bom, eu gosto mais da frente do Focus do que da do linea, mais a traseira acaba com o carro! No conjunto sou mais o Linea, e o Megane, bom, akela frente só da certo no CC!

  • marcodoido

    A notícia mais triste foi a da peugeot,o 308 não virá :water: era para ter saido ainda este ano e acabou que não veio,provavelmente farão uma gambiarra horrível nele. :water:

  • Luis.J.R.

    Concordo com o comentario 31, só falta a vw usar a plataforma do nosso golf e montar o golf VI em cima?Apesar que parece que vai ser feito aqui o novo polo, e também.E mesmo e outros lançamento como a strada dupla, a nova doblo.Apesar que ano que vem terá mais lançamento, é que não me lembro mais quais serão! :assob:

  • VTR2008

    Será que o bravo vai perder as rodas também que nem o Stilo?

  • Renato_

    [Comentario #126352 sera citado aqui]

    :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • D.Lobo

    Depois de tudo isso q li, só posso parabenizar a Ford, essa sim tá com bons produtos e com melhores produtos ainda a vista, quem diria logo ela a eterna 4ª como muitos dizem ou diziam aqui nesse blog, não sei não mas parece q vão ter q engolir essa agora :assob: :blink:

  • RV

    Será que a nova Parati vai perder o freio igual os novos Gol estão perdendo? Ou apagar no meio da rua igual os novos Gol estão apagando? Ou ter problema no i-system igual o novo Gol tá tendo? Ou entrar água na lanterna traseira igual está entrando nos novos Gol? Ou depois de três meses do lançamento ter de fazer recall igual o novo Gol teve que fazer?

  • Shadowlord

    E que venha o novo Fiesta.

    A proposito, o novo compacto Toyota bem que poderia entrar para disputar no mesmo segmento do Fiesta, porque se vier com preço de Fit fica um pouco complicado. Nada relacionado a qualidade, mas sim a faixas de preco mesmo.

  • Renato_

    [Comentario #126506 sera citado aqui]

    Esse novo Fiesta é lindo, bate até o Punto em design. Mas duvido que venha com preço justo, vão aproveitar a novidade e cobrar caro!

  • Lipe

    DA-LHE FORD NELES MAIS UMA VEZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! AHAHAHAHAHAHAH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :banana: :banana: :banana: :banana: :banana: :clapp: :clapp: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :drinkk: :inluv: :teeth:


Send this to a friend