Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

A linha do Fiat Cronos 2021 tem diversas versões, com duas opções de motorização e duas de câmbio. Todavia, o Cronos Drive aparece como o modelo mais equilibrado, com bom custo-benefício na gama do sedã compacto.


Com preços partindo de R$ 76.990, o Cronos Drive não é tão pelado quanto o Cronos 1.3, mas não tão completo e caro como o Precision 1.8 AT. Todavia, tem itens como vidros dianteiros e travas elétricas, direção elétrica, ar-condicionado e central multimídia. O modelo 1.8 AT oferece ainda ESP, TCS e Hill Holder.

A lista de opcionais é vasta e dispõe de alguns kits que agregam recursos de conforto, design, segurança e acabamento. Confira a seguir todos os principais detalhes do Fiat Cronos Drive 2021:

Fiat Cronos Drive – história

Lançamento do Cronos Drive em 2018

O Cronos fez a sua estreia no mercado brasileiro em fevereiro de 2018. Na ocasião, ele foi anunciado nas configurações Cronos 1.3 manual, Drive 1.3 manual, Drive 1.3 GSR, Precision 1.8 manual e Precision 1.8 automático.

No caso da configuração Drive, o modelo chegou com preços de R$ 55.990 quando equipado com transmissão manual e R$ 60.990 com a transmissão automatizada GSR Comfort.

Os equipamentos de série do carro eram basicamente os mesmos de hoje, com central multimídia Uconnect de sete polegadas, segunda porta USB, ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros.

O Drive 1.3 GSR ganha iluminação ambiente, piloto automático, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas e sistema start/stop.

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

Fiat lança Cronos Drive 1.8 automático em 2018

No mesmo ano do seu lançamento, o Cronos ganhou a versão Drive com motor 1.8 flex e câmbio automático, configuração que até então era uma exclusividade do Cronos Precision.

Lançado em novembro daquele ano, o modelo segue o mesmo padrão de visual, acabamento e de equipamentos do modelo Drive 1.3 GSR. Chegou com os opcionais Kit Stile 1, Kit Stile 2 e Kit Comfort. O modelo tinha preço inicial de R$ 68.790.

Cronos mais equipado em 2019

Em agosto de 2019, a Fiat lançou a linha Cronos 2020 com uma nova versão Cronos HGT 1.8 automático, dotada de um visual mais esportivo e acabamento interno diferenciado.

Além disso, o Cronos Drive 1.3 recebeu LED design, alarme e sensor de estacionamento traseiro com itens de série, com preço de R$ 61.990. Os modelos Drive 1.3 GSR e Drive 1.8 AT permaneceram inalterados, com preços de R$ 66.690 e R$ 69.990, nesta ordem.

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

Fiat lança pacote S-Design para o Cronos em 2019

Mais recentemente, em novembro de 2019, o Fiat Cronos passou a dispor do novo pacote S-Design, que havia sido lançado na Europa e agora passou a ser vendido para o Cronos e também para o Argo e Toro.

O Cronos S-Design se diferencia pelas rodas de liga-leve aro 15 com pintura shadow, retrovisores externos em preto com ajuste elétrico, spoiler, para-choque e friso lateral na cor dark chrome, logotipos S-Design, faróis de neblina, logotipos Fiat escurecidos, interior escurecido, ar-condicionado digital e vidros traseiros elétricos.

Fim da versão Drive GSR em 2020

O Fiat Cronos 1.3 GSR saiu de linha em outubro de 2020, marcando o fim de uma longa era de modelos com esse câmbio na linha da marca italiana. Na época, ela deixou claro que iria substituí-lo pelo CVT em breve.

Nascida como Dualogic em 2008, essa transmissão havia equipado primeiramente o Stilo, mas depois foi usada por vários modelos como Palio, Strada, Linea, Idea, 500, Bravo, Punto e outros.

Mesmo sendo amplamente utilizado, esse câmbio não deixou tantas saudades. Além de ser lento nas trocas e dar aquele famoso tranco, costumava apresentar falhas mecânicas.

Novos equipamentos na linha 2021

Sem alterar seus preços, o Cronos Drive 1.3 recebeu controle de estabilidade e tração, além do assistente de partida em rampas, como novidades em sua linha 2021.

Anteriormente, esses itens faziam parte de um pacote de opcionais, mas depois passaram a ser oferecidos como itens de série. Dessa forma, apenas a versão de entrada do Cronos (batizada simplesmente de Cronos 1.3) que não oferece esses equipamentos.

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

Fiat Cronos Drive – detalhes

Produzido na Argentina, o Cronos Drive é um carro ideal para quem busca por um modelo capaz de atender jovens casais, inclusive com filhos, visto que o sedã compacto oferece um bom porta-malas com capacidade para 525 litros. Trata-se de um dos maiores da categoria.

Apesar de não ser o mais completo, o Drive não faz feio. O visual do carro é agradável e pode ser incrementado com rodas de liga-leve de 15 polegadas nos modelos 1.3 ou 16 polegadas na configuração 1.8 automática. O interior tem painel com desenho moderno, mas com plástico por todos os lados como é praticamente uma regra na categoria.

O espaço interno é bom para um compacto, com espaço adequado para as pernas, ombros e cabeça dos ocupantes. O banco traseiro acomoda com conforto até dois ocupantes adultos e, no máximo, mais uma criança. Há Isofix, além de encosto de cabeça e cinto de três pontos para todos.

Com motor 1.3, o Cronos tem uma boa desenvoltura em baixas rotações. No entanto, caso você necessite de um carro com melhor desempenho e, inclusive, se for andar com o carro carregado em boa parte do tempo, o Cronos 1.8 automático pode ser uma melhor opção.

Destaque ainda para a suspensão com um bom equilíbrio entre conforto e estabilidade, afora a direção com assistência elétrica progressiva que tem o seu “peso” reajustado em manobras e em velocidades mais altas, ficando mais leve ou mais rígida.

Fiat Cronos Drive – versões

Abaixo, você pode conferir todas as versões disponíveis na gama do Cronos Drive 2021:

  • Fiat Cronos Drive 1.3 2021
  • Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021

Fiat Cronos Drive – equipamentos

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

Fiat Cronos Drive 1.3 2021

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, alarme antifurto, sinalização de frenagem de emergência, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, encosto de cabeça e cinto de três pontos para os cinco ocupantes, Lane Change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, entre outros.

Conforto: ar-condicionado, direção elétrica progressiva, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas, vidros dianteiros elétricos com one touch e antiesmagamento, travas elétricas (com travamento automático a 20 km/h), volante com regulagem de altura, banco do motorista com ajuste de altura, apoia pé para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, faróis com follow me home, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de aço de 15 polegadas com calotas e pneus “verde” de baixa resistência a rolagem 185/60 R15, espelho no para-sol do lado do motorista e do passageiro, iluminação no porta-malas, LED Design, entre outros.

Tecnologia: computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), central multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de sete polegadas, Android Auto, Apple CarPlay, Bluetooth, entrada USB e reconhecimento de voz, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas com relógio digital, calendário e informações do carro, porta USB para os passageiros traseiros, volante com comandos de rádio e telefone, entre outros.

Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021

Os mesmos equipamentos do Drive 1.3, mas câmbio automático sequencial de seis marchas.

Fiat Cronos Drive – opcionais

Fiat Cronos Drive 1.3 2021

Pack Drive Plus (R$ 3.100): retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), câmera de ré com linhas dinâmicas e rodas de liga leve 6.0 x 15″.

Série especial S-Design (R$ 4.500): ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve 6.0 x 15″ com acabamento shadow + pneus 185/60 R15, faróis de neblina, retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento, logo FIAT escurecido e badge S Design, para-choque dianteiro com moldura da grade com acabamento shadow, retrovisores externos com pintura na cor preta, maçanetas externas com acabamento shadow, spoiler tampa traseira na cor do veículo, interior escurecido e detalhes de acabamento exclusivos, keyless entry’n’go, ESC (controle de estabilidade), Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida) e TC (controle de tração).

Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021

Pack Drive Plus (R$ 3.540): retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré), câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina dianteiros e rodas de liga leve 6.0 x 15″.

Fiat Cronos Drive – preços

Veja a seguir os preços do Cronos Drive 2021 0 km, conforme a área “Monte o seu” no site da Fiat:

  • Fiat Cronos Drive 1.3 2021 – R$ 76.990
  • Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021 – R$ 88.690

Fiat Cronos Drive – cores

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

O Cronos 2021 conta com oito opções de cores, sendo três sólidas, três metálicas e duas perolizadas. Contudo, somente uma não tem custo adicional – as demais custam entre R$ 990 e R$ 1.890. Veja abaixo:

  • Preto Vulcano (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Montecarlo (sólida, por R$ 990 adicionais)
  • Branco Banchisa (sólida, por R$ 990 adicionais)
  • Cinza Silverstone (metálica, por R$ 1.890 adicionais)
  • Prata Bari (metálica, por R$ 1.890 adicionais)
  • Preto Vesúvio (metálica, por R$ 1.890 adicionais)
  • Vermelho Marsala (perolizada, por R$ 1.890 adicionais)
  • Branco Alaska (perolizada, por R$ 1.890 adicionais)

Fiat Cronos Drive – motores

A versão de entrada e intermediária do Cronos Drive são equipadas com o novo motor 1.3 litro flex da família Firefly, que dispõe ainda do 1.0 Firefly (este disponível somente no irmão Argo, além do Uno e Mobi).

Este propulsor é dotado de quatro cilindros, oito válvulas (duas válvulas por cilindro), comando de válvulas único no cabeçote com variador de fase e sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina.

São 101 cavalos de potência quando abastecido com gasolina, a 6.000 rpm, e 109 cv com etanol no tanque, a 6.250 rpm. Já o torque é de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm, nesta ordem, sempre a partir de 3.500 rpm.

Ele está associado apenas ao câmbio manual de cinco velocidades, enquanto o câmbio automatizado GSR (Gear Smart Ride) Comfort de cinco marchas, que conta com controle por botões no console central ao invés da tradicional alavanca, funções Sport (modo mais esportivo), Auto Upshift Abort (proporciona retomadas mais fortes) e paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marcha, saiu de linha.

Já o Cronos Drive mais caro esconde sob o capô o conhecido motor 1.8 E.torQ Evo flex de quatro cilindros, com sistema de coletor de admissão variável VIS (Variable Intake System), que garante mais força em rotações mais baixas.

Neste caso, o sedã compacto da Fiat entrega 135 cavalos com gasolina e 139 cv com etanol, a 5.750 rpm. O torque é de 18,8 kgfm e 19,3 kgfm, respectivamente, a 3.750 rpm.

O Cronos mais potente é vendido somente com transmissão automática de seis velocidades, a mesma usada na Toro 1.8 Flex. Um dos destaques desta caixa é a função Neutral, que desacopla o motor da transmissão em paradas rápidas de trânsito, evitando aquela sensação de que o sistema está forçando os freios e ajudando ainda a reduzir o consumo de combustível.

Fiat Cronos Drive – consumo

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

Confira os números de consumo do Cronos Drive em suas três configurações, conforme o Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

Fiat Cronos Drive 1.3 2021

  • Consumo de 8,5 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “B” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021

  • Consumo de 7,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “D” na comparação relativa na categoria e “C” na comparação absoluta geral.

Fiat Cronos Drive – desempenho

A Fiat divulga os seguintes números de desempenho do Cronos Drive 2021:

Fiat Cronos Drive 1.3 2021

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos com etanol e 12,3 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 183 km/h com etanol e 178 km/h com gasolina.

Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos com etanol e 10,8 segundos com gasolina;
  • Velocidade máxima de 196 km/h com etanol e 195 km/h com gasolina.

Fiat Cronos Drive – garantia e revisões

Cronos Drive: preços, equipamentos, motor, consumo e revisões

A Fiat vende toda a linha Cronos com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem. Ela oferece também revisões com preços tabelados e divulgados em seu próprio site. Confira:

Fiat Cronos Drive 1.3 manual 2021

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 252
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 568
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 432
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 1.228
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 452
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 704

Fiat Cronos Drive 1.8 AT 2021

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 316
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 632
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 492
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 836
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 512
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 1.280

Fiat Cronos Drive – ficha técnica

Motor

1.3 Firefly

1.8 E.torQ Evo

Tipo

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Dianteiro, Transversal, Etanol e Gasolina

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.332

1.747

Válvulas

8

16

Taxa de compressão

13,2:1

12,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

101 cv com gasolina, a 6.000 rpm, e 109 cv com etanol, a 6.250 rpm

135 cavalos com gasolina e 139 cv com etanol, a 5.750 rpm

Torque Máximo

13,7 kgfm com gasolina e 14,2 kgfm com etanol, a 3.500 rpm

18,8 kgfm com gasolina e 19,3 kgfm com etanol, a 3.750 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Automático de 6 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, barra estabilizadora

McPherson, barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Aço ou liga leve de 15 polegadas

Pneus

185/60 R15

185/60 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

4.364

4.364

Largura sem retrovisores (mm)

1.726

1.726

Altura (mm)

1.508

1.508

Distância entre os eixos (mm)

2.521

2.521

Capacidades

Porta-malas (litros)

525

525

Tanque (litros)

48

48

Carga útil (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1.139 (manual) e 1.159 (GSR)

1.271

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,34

0,34

Fiat Cronos Drive – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.