Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

O Chevrolet Cruze Hatch 2022 é um dos poucos hatches médios que ainda resistem frente à popularidade dos crossovers compactos no mercado brasileiro e também no restante do mundo. Ele parte de R$ 120.680 e se sobressai facilmente frente aos crossovers da mesma faixa de preço pela dose de tecnologia, acabamento e eficiência.


Por este valor, o interessado pelo Cruze Hatch 2022 pode levar um modelo da Chevrolet com motor turbo que desenvolve até 153 cavalos de potência e ainda equipamentos como quatro airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, bancos em couro, direção elétrica progressiva, central MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

Assim como o sedã, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 surgiu na Coreia do Sul e era um complemento do três volumes, que ainda teve uma variante perua. Inicialmente como Daewoo Lacetti, o hatch médio acabou indo para a Austrália, onde foi vendido como Holden Cruze e depois como Astra.

O modelo veio com soluções de baixo custo para atender a todos os mercados, pois foi desenvolvido para ser um produto global da General Motors.

Leia também sobre o Cruze Sedan.

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – detalhes

No Brasil, o  Chevrolet Cruze Hatch de segunda geração chegou em 2016 com motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI, o mesmo conjunto visto na maioria dos mercados, porém, com tecnologia Flex. O câmbio automático é o GF6-3 de seis marchas, bem integrado ao propulsor.

Substituindo o anterior que era brasileiro, o modelo começou a ser produzido na Argentina, onde agora é feito também o motor.

Não se espera uma terceira geração por ora, mas esta pode chegar no futuro, sendo mais eficiente em consumo e quem sabe até equipado com uma versão híbrida, visto que a GM Mercosul está propondo ser líder do segmento de carros elétricos na região e a eletrificação é um caminho sem volta para a filial.

Segurança e conectividade foram algumas das diversas tecnologias que o modelo trouxe para a linha Chevrolet no Brasil.

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

Sem a perua, mas apenas na geração anterior e vendida na Europa, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 chama atenção por ter opção de teto solar elétrico. O Chevrolet Equinox 2021, sucessor da Captiva e que chegou em outubro de 2017 ao país, tem por sua vez a plataforma de origem Cruze.

Ele é bem equilibrado e agressivo, remetendo à esportividade, mas peca por não ter projetores de xênon ou LED, apenas LEDs diurnos, as chamadas DRLs. O conjunto ótico de dupla parábola bem delineado e com facho adaptativo.

A grade frontal lembra bastante Malibu e Camaro, tendo um ar mais esportivo, enquanto o para-choque vem com spoilers integrados, sendo muito bonito. Com estilo de um cupê, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 é elegante e a queda suave na traseira também se destaca. Na traseira, as lanternas bipartidas de tamanho considerável também agradam.

Rodas de liga leve aro 17 com desenho aerodinâmico, maçanetas e frisos cromados realçam o visual da versão topo de linha do Chevrolet Cruze Hatch 2022. Com basculamento elétrico, os retrovisores agora possuem repetidores de direção, sendo esta uma das poucas novidades do hatch da GM.

No habitáculo, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 ficou bem melhor em termos de acabamento, ganhando agora dupla tonalidade de cinza, apresentando assim um visual equilibrado. Ainda assim, o hatch apresenta materiais plásticos em grande parte do interior.

Posição de dirigir correta e boa empunhadura do volante e alavanca de câmbio, bem como bom acabamento dos comandos, são outros atributos. A direção ainda inclui alerta de colisão e invasão de faixa, ambos com ajustes nas teclas presentes.

O Chevrolet Cruze Hatch 2022 tem uma aparência mais premium no quadro de instrumentos, que tem um ambiente amplo, iluminação branca e computador de bordo bem sofisticado. Neste pode-se contar com medidor de pressão dos pneus, dados de navegação, mídia, telefonia, ajuste do alerta de colisão e estacionamento automático.

Em termos de conectividade, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 chama atenção pela multimídia MyLink com Android Auto, Car Play, OnStar (que também tem os comandos clássicos no teto), navegador 3D e câmera de ré.

Com comando por voz, o dispositivo ficou mais intuitivo e de fácil operação. O ar-condicionado dual zone também é uma das funcionalidades do dispositivo. O modo valet, que indica o quanto o manobrista andou com o carro, é uma novidade do OnStar.

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

O ar-condicionado automático é muito eficiente no Chevrolet Cruze Hatch 2022, que tem bancos mais confortáveis e o do condutor tem ajustes elétricos, que ainda vem com retrovisores dotados de rebatimento elétrico, mas não indexados ao travamento das portas.

Há também carregamento indutivo para smartphones, além de entradas USB e auxiliar. O porta-luvas tem espaço adequado e há bons porta-copos e objetos no console central e portas. Uma vistosa chave eletrônica com comando de partida remota do motor é outro item desse modelo, dando mais conforto e segurança.

O Chevrolet Cruze Hatch 2022 tem indicativo de acionamento dos freios na alavanca de transmissão automática. O objetivo é permitir a partida do veículo ou sua ativação completa após acionamento remoto do motor.

O modelo tem ainda comandos de desligamento de controles de tração e estabilidade, assistente de estacionamento e sensores de estacionamento.

O conforto a bordo do Chevrolet Cruze Hatch 2022 é muito bom, tanto na frente quanto na traseira, que tem um espaço para pernas mais generoso. O teto solar elétrico é um diferencial importante com relação ao sedã, mas não há difusores de ar traseiros. Apoios de braço central, cintos e apoios de cabeça para todos, assim como luzes de leitura, estão presentes.

Tal como no Cruze Sedan, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 poderia ter um piloto automático adaptativo e faróis de xênon ou LED.

Na próxima geração, espera-se que ampliem o porta-malas, que tem apenas 290 litros, mas ainda tem tamanho adequado, ampliado com a separação do encosto traseiro, aproveitando-se melhor o ambiente.

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – novidades

O Cruze Hatch 2022 chegou com as mesmas novidades do irmão sedã, divulgadas pela Chevrolet em julho de 2021. Isso incluiu um novo equipamento, a mudança na paleta de cores e (obviamente) novos preços para todas as versões.

O modelo ficou mais equipado ao ganhar o GPS, que tem as funções de rota ativa no navegador e avisos de velocidade, nas versões LTZ e Premier. Já nas opções de cor para a carroceria, sai o Vermelho Edible Berries para a entrada do Azul Eclipse.

Fora isso, não houve qualquer outra mudança. A motorização também segue a mesma, sempre com o propulsor 1.4 turbo de 153 cv.

Confira as mudanças anteriores:

A linha 2021 do Cruze Hatch teve como principal novidade a volta da versão LTZ, que fica como uma opção intermediária, assim como ocorreu ao mesmo tempo no catálogo da versão sedã.

Diferentemente do seu irmão, porém, o modelo hatch nessa nova versão não tem um visual diferenciado do restante da linha, já que o Cruze Sport6 já tem seu visual característico.

Falando sobre as linhas anteriores, o Chevrolet Cruze Hatch 2020 chegou com algumas novidades ao mercado brasileiro. Elas incluem atualizações na parte visual, nos equipamentos e a adição de uma nova versão topo de linha, a Premier.

A opção mais cara do Cruze hatch 2020 agora é a configuração Premier, que vem com a nova geração da central multimídia MyLink. O sistema ficou mais rápido e agora conta com internet, em planos que partem de R$ 29,90 por mês (grátis nos 3 primeiros meses ou ao atingir 3 GB na compra do veículo 0km).

Além disso, o hatch da Chevrolet ganhou carregamento wireless para smartphone, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e a possibilidade de desativar o start/stop, tudo apenas na versão mais cara. Ela ainda tem seis airbags, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, assistente de partida em rampas, controle de tração e estabilidade, farol alto adaptativo, LEDs diurnos, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), lanternas em LED, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, entre outros.

Para se manter atualizado no mercado, o visual do Chevrolet Cruze Hatch 2020 também foi atualizado, com novidades na dianteira (com novos para-choques e grade), nas laterais (as rodas tem desenho exclusivo nessa versão) e na traseira (lanternas em LED).

Por dentro, o modelo tem um acabamento superior na versão topo de linha, que combinam com as duas novas cores da carroceria, Marrom Capuccino e Azul Eclipse.

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – versões

Confira abaixo toda a linha Chevrolet Cruze Hatch 2022:

  • Chevrolet Cruze Hatch LT 2022
  • Chevrolet Cruze Hatch LTZ 2022
  • Chevrolet Cruze Hatch Premier 2022

Cores disponíveis: Branco Summit (Sólida, R$ 850); Azul Eclipse (Metálica, sem custo adicional); Cinza Satin Steel, Preto Ouro Negro e Prata Switchblade (Metálicas, R$ 1.600); Branco Abalone (Perolizada, R$ 2.000).

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – equipamentos

Chevrolet Cruze Hatch LT 2022 – motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE: direção elétrica progressiva, seis airbags, sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”), alerta de pressão dos pneus, indicador de nível de vida de óleo, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré, faróis e lanternas de neblina, regulagem de altura dos faróis, luz de condução diurna, assistente de partida em aclive, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura e sistema automático de recirculação, Chevrolet MyLink com tela de 7″, Android Auto e Apple Car Play, sistema premium de áudio com 4 alto-falantes, 2 Tweeters, controlador de velocidade de cruzeiro, travas e vidros elétricos por comando remoto pela chave, sistema Stop/Start desabilitável, acabamento interno premium na cor “Jet Black”, roda de liga leve aro 17″, computador de bordo com três modos (informações gerais, viagem e consumo), sistema OnStar com myChevrolet App e Wi-Fi nativo, entre outros.

Chevrolet Cruze Hatch LTZ 2022 – motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + MyLink com tela de 8″ e navegador, GPS, lanternas em LED, câmera de ré de alta resolução, luz de condução diurna em LED, sistema de ignição do motor e abertura das travas das portas por botão via reconhecimento da chave presencial, sensor de estacionamento dianteiro, friso cromado na base das janelas e maçanetas laterais, computador de bordo com tela colorida de cinco modos (informações gerais, de áudio, de telefone, de navegação, configurações do veículo), retrovisor com rebatimento elétrico, teto solar, entre outros.

Chevrolet Cruze Hatch Premier 2022 – motor 1.4 turbo de 153 cv e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + rodas, grade e para-choque dianteiro exclusivos, sistema de estacionamento semiautônomo, banco do motorista com regulagem elétrica, alerta de detecção de pedestre frontal com auxílio de frenagem, frenagem automática de emergência em baixas velocidades, alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, sistema auxiliar de permanência em faixa, farol alto adaptativo, indicador de distância do veículo da frente, carregador por indução para smartphone, acabamento interno nas cores preto e caramelo.

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – preços

Veja abaixo os preços do Chevrolet Cruze Hatch 2022 para o mercado nacional:

  • Chevrolet Cruze Hatch LT 2022 – R$ 120.680
  • Chevrolet Cruze Hatch LTZ 2022 – R$ 134.290
  • Chevrolet Cruze Hatch Premier 2022 – R$ 145.820

*Preços com base no configurador online da Chevrolet em julho de 2021.

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – motor

O motor do hatch da General Motors é a geração mais atual do propulsor LE2, que pertence à família SGE (Small Global Engine) que, além do Chevrolet Cruze Hatch 2022, equipa entre outros o Chevrolet Tracker 2022 e o Buick Encore 2022.

Essa linha inclui ainda motores de três cilindros, tendo ainda versões 1.0 (Opel), 1.2 e 1.5.

O LE2 tem quatro cilindros com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, além de duplo comando de válvulas variável com 16 delas, bem como turbocompressor de baixa pressão com intercooler e injeção direta de combustível com tecnologia flex de pré-aquecimento do etanol em partida a frio. O diâmetro de 74,0 mm e curso dos pistões de 81,3 mm, enquanto a taxa de compressão é de 10:1.

Apresentando bons torques em baixas rotações, sendo estes de 24,0 kgfm a 2.100 rpm no derivado de petróleo e 24,5 kgfm a 2.000 rpm no derivado da cana, o propulsor 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex entrega 150 cv a 5.600 rpm com gasolina e 153 cv a 5.200 rpm com etanol.

A transmissão automática tem seis velocidades e mudanças de marchas sequenciais.

O 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex do Chevrolet Cruze Hatch 2022 deve equipar um novo carro da marca, que ainda não tem data oficial de lançamento. Até agora não se sabe que produto será, mas há chances de um novo SUV da General Motors, sendo feito em Santa Fé, Argentina.

Outro produto que pode surgir é uma picape cabine dupla que a Chevrolet pretende ter para brigar com a Fiat Toro 2022. No entanto, pode ser que ambos sejam derivados da próxima geração do Chevrolet Onix 2022.

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – desempenho

Aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima final

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2022 – 9,0 segundos e 214 km/h

O Chevrolet Cruze Hatch 2022 apresenta o moderno motor 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex que, sendo este o ponto mais importante na mudança de geração do hatch que, além de ser bicombustível, traz também injeção direta e turbo compressor.

Muito bom em performance e dirigibilidade, o pequeno propulsor fornece 150 cv a gasolina e 153 cv no etanol, ambos a 5.200 rpm, entregando ainda disposição e força em qualquer situação com torques de 24,0 kgfm com gasolina e 24,5 kgfm com etanol, ambos a 2.000 rpm.

Com boa elasticidade e carga máxima de torque em uma faixa muito ampla de funcionamento, começando totalmente em 2.000 rpm, o 1.4 Ecotec Turbo SIDI Flex garante uma boa condução urbana, onde o ponteiro fica entre 1.500 e 2.000 rotações, mas com retomadas em 3.000 ou 3.500 rpm.

Dessa forma, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 responde muito bem ao acelerador, mesmo que o câmbio automático GF6-3 de seis marchas não acompanhe tão bem a disposição do Ecotec Turbo.

Ruim para alguns, a GM ajustou o conjunto para oferecer mais eficiência energética, por isso a condução não é tão agressiva quanto se espera, mas ainda assim, qualquer pisada mais forte no acelerador e o Chevrolet Cruze Hatch 2022 decola na frente de muitos carros.

Mesmo sem paddle shifts ou modo Sport, o modelo pode ser tocado manualmente pela alavanca e tem retomadas muito boas. Apesar de andar bem e beber pouco, ele não decepciona em performance.

Conforto e economia durante as viagens, nível de ruído baixo, o Chevrolet Cruze Hatch 2022 roda a 110 km/h, com o ponteiro marcando 2.000 rpm. As mudanças ocorrem em momentos certos e a condução é bem prazerosa no ciclo urbano.

Nesse ambiente do anda e para, o consumo é de 7,6 km/litro no etanol e 11,3 km/litro na gasolina. Se a condução for em estrada, a situação melhora em termos de frugalidade, oferecendo 9,3 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina.

Um item importante no Chevrolet Cruze Hatch 2022 é a função Eco no painel, que auxilia o condutor na eficiência. O sistema Start&Stop funciona de forma rápida e não produz engasgos no motor, ajudando também na economia de combustível. No display TFT do painel, até mesmo os itens que estão consumindo mais são indicados.

O Chevrolet Cruze Hatch 2022 tem direção elétrica com boas respostas e que ainda corrige o carro em caso de distração do condutor no alerta de mudança de faixa. Trata-se de uma tecnologia bem avançada que futuramente poderemos ver até na linha Onix.

Mas, como não se trata de um sistema de condução semiautônoma, deve-se utilizá-lo somente como um auxílio.

Os freios são bem eficientes, mas não há frenagem automática de emergência, o que é uma pena, dada ao nível de conteúdo disponibilizado. No Chevrolet Cruze Hatch 2022 há somente o alerta de colisão, que é ajustável.

O hatch tem ainda seis airbags e freios ABS com EDB. A suspensão tem ajuste mais para o conforto, mas estabilidade e dinâmica de condução são muito boas.

Cruze Hatch 2022: preço, equipamento, consumo, motor (e versões)

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – consumo

Cidade

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2022 – 7,6 km/litro no etanol e 11,3 km/litro na gasolina

Estrada

  • Chevrolet Cruze 1.4 Turbo AT6 2022 – 9,3 km/litro no etanol e 13,6 km/litro na gasolina

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – manutenção e revisão

O Cruze Hatch 2022 conta com garantia de três anos cedida pelo fabricante, sem limite de quilometragem.

As seis revisões do carro até 60 mil km rodados ou seis anos de uso totalizam um valor de R$ 4.356. Confira:

Revisão

Custo

Quilometragem

Preços 1.4 Turbo

10.000 km

R$ 448

20.000 km

R$ 864

30.000 km

R$ 608

40.000 km

R$ 964

50.000 km

R$ 608

60.000 km

R$ 864

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – ficha técnica

Motor

1.4 Turbo

Tipo

Dianteiro transversal, Turbo, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1399

Válvulas

16

Taxa de compressão

10:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 150 cv @ 5200 rpm / Etanol: 153 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 24,0 kgfm @ 2000 rpm / Etanol: 24,5 kgfm @ 2000 rpm

Transmissão

Tipo

Automática 6 marchas

Freios

Tipo

Disco ventilado / Disco

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente com barra estabilizadora

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve aro 17 polegadas

Pneus

215/50 R17

Dimensões

Comprimento total (mm)

4448

Largura sem retrovisores (mm)

1807

Altura (mm)

1484

Distância entre os eixos (mm)

2700

Capacidades

Porta-malas (litros)

290

Tanque (litros)

52

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

ND

Peso em ordem de marcha (kg)

1331

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

Chevrolet Cruze Hatch 2022 – fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.