Etc

Cuidado ao comprar carro com rodas grandes, na hora de trocar os pneus você pode se assustar

rodagolgti Cuidado ao comprar carro com rodas grandes, na hora de trocar os pneus você pode se assustar

Na década de 90, a obsessão por rodas grandes não era tão forte. Esportivos eram equipados com rodas de 14 polegadas. Mais para o fim dessa década é que começamos a ver carros equipados desfilando com rodas de 17 polegadas pelas ruas do país. Depois dessa época, entramos no século 21, e aí começou a briga por quem usava a roda maior.



Aqui no Brasil ainda é uma pequena parcela dos donos de carros que tem condição de comprar rodas enormes para seus carros, pois os preços são proibitivos. Não é difícil encontrarmos jogos de rodas que custam 5.000 reais ou mais.

Só que mesmo assim muitos gostam de equipar seus carros com esse acessório que o deixa mais esportivo e bonito. Quem compra rodas grandes no mercado paralelo sabe dos preços absurdos tanto das rodas quanto dos pneus.

Mas recentemente temos visto uma onda de carros tanto nacionais quanto importados serem equipados com rodas maiores de fábrica. Aí, aquele consumidor que sempre manteve seus carros originais vai ter um susto daqueles, pois esses pneus maiores, especiais, são caríssimos.

Um pneu de qualidade, na medida 165/70 R13, custa na faixa de 150 reais. Se passamos para 185/60 R14 e 195/65 R15, os preços já sobem para 250 e 300 reais, em média. Pneus de 16 polegadas já entram na faixa dos 400 a 450 reais cada, e vários modelos nacionais o usam, especialmente no segmento dos sedãs médios.

Um carro que não é super caro nem exclusividade de gente rica, o Vectra Elite por exemplo, tem rodas de 17 polegadas, assim como o Linea T-Jet. Pneus para esses carros custam entre 700 e 800 reais cada, a não ser que a pessoa queira arriscar a sua vida e colocar pneus remoldados ou de marcas desconhecidas.

E no caso do Kia Soul, com as rodas opcionais de 18 polegadas, você gasta em torno de 900 reais pra trocar cada pneu. Ou seja, quando for trocar os quatro, vai desembolsar quase 4.000 reais, entre pneus, alinhamento e balanceamento.

Esses números são bons para que percebamos que ter carro não é apenas uma questão de ter dinheiro para o comprar. Se um Vectra Elite usado pode ser encontrado por 39.000 reais, conforme vimos no site Webmotors hoje mesmo, a pessoa pode ter o dinheiro para comprá-lo, mas depois poderá não ter condições de mantê-lo.

  • E quase sempre a medida original é mais que perfeita para o carro.

    • plyndagos

      E desde quando alguém falou em trocar conjuntos originais por conjuntos maiores? O texto falou de carros ORIGINAIS calçados com 16, 17 ou até mesmo 18”, como é o kia soul. ;)

  • Mendanha

    e o preço de pneus de picape? fala deles tambem..

    a 6 anos atras meu pai pagava 500 reais em cada pneu 255/75 R15 para a f-1000 XK que ele tinha

  • gui_adao

    meu pai trocou as rodas do corsa a muiiitooo tempo, acho que eram 175/65 r13 por 185/60 r14
    a diferença de preço é grande, e ainda os pneus r13 são achados aos rodos de marca boa e o r14 com preço razoável só remould, fora que o consumo do carro deve aumentar alguma coisa.
    o ponto positivo da troca é que a estabilidade do carro fica excepcional

  • JDFortuna

    Esse é o “problema” em quem se esticar pra comprar um Soul… ele vem com rodas de 16″ ou 18″!!! Vai comprar pneus novos, vai.

    E outra, aro maior, se ofecerer diametro total da roda maior, é alongar as marchas todas. Talvez, em casos de estupidez inclusive de gosto, frita a embreagem.

  • alfredo_araujo

    ahahaha

    Mto bom esse tópico !!!
    Isso é para os compradores de carros usados, metidos a espertos, q criticam quem compra carros populares novos pelo mesmo preço…

    Esqueçem q na hora de trocar um farol, um parachoques ou um pneu, como a materia retrata…. a diferença de preço “arranca feijao” !!

    • pecamino

      Verdade. Troquei os pneus do meu Uno mês passado, coloquei os Michelin Energy XM1 165/70 R13, excelente pneu com vida útil estimada em 70.000km por apenas R$ 165,00 cada. Podem falar o que for de carro popular, que é feio, que é pelado, que é pequeno, mas na hora de trocar peças não faz ninguém chorar na oficina.

    • eduardo82

      Não é questão de ser metido a esperto ou não. O problema é a falta de planejamento. Existem os espertões que fazem financiamento de carro novo em 80x só para mostrar para o vizinho e esquecem dos problemas de percurso que podem ocorrer. O mesmo acontece para carros novos ou usados com rodas grandes.
      Particularmente, não vejo vantagem nenhuma em comprar um popular zero. Mas estou ciente do quanto preciso pagar pelo conforto e pela manutenção de um carro usado. Além disso, não concordo com o “dízimo” que é preciso pagar para as concessionárias para não perder a garantia do veículo – mas isso é outra história, deixa p/ lá.

      • Alex-BH

        Eu ia falar exatamente isso. Eu SEMPRE compro carro seminovo, e sei exatamente o custo das peças que vou ter.
        Alfredo, o que vc disse tem certo fundamento, porque muita gente compara o preço “cru”, ou seja, esquece de manutenção, etc. Mas carro 0km também tem manutenção, mesmo que preventiva. Tenho um carro 2000 e um outro 2001, que estão novíssimos, impecáveis, muuuuito melhores que muito carro 2005, 2007. As pessoas, quando perguntam o ano dos carros, até se assustam. E já estou pulando pra um 2006 ou 2007, que também já estou pesquisando inclusive manutenção. Ou seja, só se o cara for muito BURRO pra comprar um carro e achar que não tem custo de manutenção que fala uma asneira dessas.
        Entrei outro dia num Gol G5, e fiquei realmente decepcionado. Já tive um Gol Cli bolinha, e posso falar que a VW consegue piorar seus carros cada vez mais… Por isso repito: prefiro seminovo completo que 0km peladão…

        • fernando-ric

          Perfeito tudo o que disseram.

        • Hermann Essert

          Concordo plenamente. Estou hiper satisfeito com meu Astra 2.0 2003, comprei faz 3 meses. Troquei pneus, 15″ = 1200 reais, conjunto da Continental.
          Eu pesquisei e estava ciente do preço que iria pagar. Não comprei esse carro pra tentar dar uma de esperto. Sou muito satisfeito com ele mesmo com os preços de manutenção de um GM 2.0 com rodas 15″. A quilometragem dele tava baixa. Mas alinhamento ruim comeu os pneus antigos, troquei logo que comprei. O carro em si está impecável. Não me arrependo nem por um segundo. Amo meu carro.

    • Gustavo Miranda

      Exatamente, é uma experiência tão desagradável que até faz muita gente olhar com outros olhos para os “famigerados” flex com seus 37 – 40 reais de tanque cheio…

  • RaulAmoretti

    Olha pq é tão caro ter medidas maiores de pneus, a resposta é fácil: O consumo deste tipo de pneu é muito menor, assim o preço é maior.
    Enquanto consumir mais pneus 13 e 14 o preço destes serão baixos e os maiores proibitivos.
    O mesmo ocorre por exemplo com as tvs e monitores lcd, a pouco era mega caro, agora com a grande escala estão muito mais em conta.

    Abs, Raul

    • rdish

      Raul, não acho que seha beeeem assim. Redução de preço não ocorre apenas por aumento de demanda. Em certos casos, o preço pode até SUBIR. O que determina isso, além da demanda, é o custo e a capacidade de fabricação desses pneus maiores.
      Por exemplo… Eu não sei qual é a tecnologia embutida, os testes necessários, ou os ‘macetes’ para fabricação desses pneus. Mas se pararmos para pensar, como são pneus mais esportivos, e de uso geralmente de carros potentes, e considerando que eles costumam ser mais finos, pneus maiores devem ser mais caros de fabricar, usar compostos de borracha mais caros, necessitar de testes mais apurados… Fabricar pneus assim em larga escala no nosso mercado, e oferecer isso a custo mais baixo, eu acho que é um tanto complicado. Possível até possa ser, desde que haja investimento. ALTO. E nesses tempos atuais, investimento é para poucos…

  • marcio ferrari

    Muito interessante esse tópico. Agora, se não alterarmos o diâmetro total da roda + pneu, quanto maior a roda, menos borracha terá o pneu, e assim deveria ser mais barato, correto?

    • é que tem outros fatores também, como por exemplo o ponto de que um pneu de perfil baixo é bem mais caro de se fabricar do que um normal 165/70.

      • Gagliotti

        É interessante saber qual o motivo do custo maior na fabricação, pois sempre pensei que o valor maior fosse devido a escala de produção menor.

        • alfredo_araujo

          Uma coisa q ninguem citou…

          Acredito q os preços maiores sejam tmb para diferenciar o tipo de consumidor… Criar um produto de nicho…
          E como todo produto de nicho, as porcentagens de lucro são estratosféricas!!
          Se bobear a diferença no custo de produção, de um pneu normal e um perfil baixo, seja bem pequeno..

  • chassisk8

    meu pai a poco tempo troco os pneus da ranger michelin nao sei a medida so sei que é aro 16 gasto mais ow menos 4,000 ¬¬ inquanto la nos usa meu tio falo q é barato eses pneu la cerca de 150 dolar

  • Paulo Freire

    Bom, aqui em casa ñ temos carros com rodas de 15′ p/ cima, só 14 mesmo. Compramos as rodas no Extra por 250 reais cada, com o balanceamento e o resto do necessário, dá +/- 120 reais p/ cada carro. Nem tão caro assim.

  • Corega

    Alguém tem ideia de quantos MIL Quilômetros os pneus de 16″ rodam antes de precisarem ser trocados?

    PS: O meu carro tem 16″ e só está com 1000km ainda.

    • rafael.pereira

      Não depende da roda, depende do pneu. Os Michelin por exemplo duram de 50.000 a 70.000 km. Claro, se a roda estiver empenada sobra pro pneu.

      Tópico interessante, acabei de colocar pneus 175/70 no meu Fiesta, em substituição aos 165/70. Meio que medida paliativa enquanto junto dinheiro pra comprar as rodas 14″ do Fiesta Sueprcharger qu estou querendo, pra daí partir pros 175/65 aro 14, Michelin ou Continental =)

    • Lauro

      nao sei t dizer quanto os Aro 16″ rodam
      mas so para ter uma noção basica, os pneus devem ser trocados em media com 45mil km.
      obvio, sempre tem quem troca com mais, além de ter q fazer alinhamento e balanceamento, rodizio, calibrar… pra aumentar a vida util do mesmo.
      Claro jaja alguns vao falar q estao com 60 70mil e nao trocaram o pneu. Realmente isso acontece, mas vale lembrar que o pneu tem um risquinho q marca sua hora de trocar, entao de que adianta o cara usar o pneu por 70mil km mas o pneu estar parecendo um pneus slick ?
      Ou seja, a média é 45mil km mesmo, so nao sei c isso depende do aro. Acredito que nao.

      • se for só em estrada, a pessoa chega a rodar 70.000 sem o pneu ficar careca. tudo vai do uso do pneu.

  • Osprey

    O pior são aqueles que compram roda aro 16, 17 para colocar nos seus golzinhos e celtas da vida e compram pneu usado pq não tem dinheiro pra comprar um novo. Dá pra acreditar ???

    • Guerra

      Hehehehe

      Vdd já ví muito isso mesmo…

      Cada um é cada um, mas realmente isso é o fim da picada hehehe.

  • Andre Pira

    O maior problema em rodas de 17″ é que os pneus tem perfil baixo, some-se a isso o péssimo estado de conservação de ruas, avenidas e rodovias no Brasil e você corta fácilmente um pneu desses, entorta uma roda, danifica a suspensão…aff!!…Comprei os 4 175/70/13 Continental por R$ 125,00 cada…

  • Fernando Roberto

    Sinceramente não vejo nenhuma necessidade em usar rodas grandes. Quem usa o faz por estética, e deve estar consciente de que vai gastar muito mais dinheiro só pra mostrar as rodonas pras “mina”

    • Ing

      O benefício de usar rodas maiores é poder usar pneus de alto desempenho, indisponíveis em medidas menores.
      Posso dizer que o meu jogo de pneus já me salvou de bater de frente com um Uno que vinha trafegando tranquilamente pelo meio-fio, como se a Avenida tivesse sentido único. Depois de uma curva, se estivesse com os pneus originais o desvio seria bem mais “difícil”.
      Confesso que montei o jogo pela questão estética também, da mesma forma que faço a barba todos os dias, compro roupas e sapatos novos.
      E não foi pras “mina”. Foi pra mim mesmo.

      • fernando-ric

        Que carro é?

        • Ing

          Fiesta amigo FHP!

    • rafael.pereira

      Ah, certamente é uma questão estética, mas acho que todo mundo aqui gosta de valorizar o próprio carro! Quero por 14″ no Fiesta, porque as rodas 13″ ficam muito perdidas na caixa de roda. Não é nem pra mostrar só pra mina ou pros brothers, é que é legal ter um carrinho bacana mesmo =) Acho foda pegar Celta é tacar 17″ nele, o carro fica parecendo um Big Foot.

  • Sidmar Garcia

    HEHEHEHEHEH show esse tópico! Muitos esquecem de ver os preços de determinadas peças antes de comprar um semi-novo, foi o q aconteceu com uma conhecida minha, ela tinha um carro com rodas 14″, vendeu ele e comprou um com rodas 17″, quando ela foi trocar os pneus quase caiu dura e morta no chão, só faltou ficar chorando um ano devido ao preço!!!!!!!!

  • Ciro

    Só troquei os quatro da Range Rover uma vez. É um Continental ContiCrossContact 255/50R20. Dois e quatrocentos cada. Foi difícil.

  • Rix

    Concordo com a maioria dos posts… há quem compre carro usado e não considera o custo de manutenção, há quem compre rodas caras e depois usa pneus remold por falta de $$, etc…

    Os pneus maiores ainda são caros somente pela questão de escala sim… o alto investimento para fabricá-los é diluído num número menor de produtos finais, daí o preço se manter elevado… conforme a demanda aumente, o preço final diminuirá. Vide os pneus aro 15″ que há 10 anos eram considerados “grandes” e também caros e na medida que foram sendo adotados em mais e mais carros, sua escala de utilização (e venda) aumentou o suficiente para fazer o preço cair.

    Só gostaria de acrescentar que pneus aro 17″ e 18″ podem ser encontrados por preços bem menores do que os citados no post. Pelo menos em SP, pneus de marcas como Toyo, Yokohama e Dunlop custam em torno de 600 reais para 18″ e 450 reais para 17″. Nos sites de leilão eletrônico também podem ser encontrados preços menores para pneus novos, vendidos com NF e garantia. Não acho que essas marcas sejam “talibãs”…

    É isso aí, abraxx!!!

  • 7Bisinski

    O problema que tenho com pneus de diferentes tamanhos é que:

    1. Seu consumo de combustivel vai ser afetado, principalmente nos 1.0s pois o motor vai ter que trabalhar mais pra vencer a resistencia de rolagem.

    2. A velocidade apresentada no painel não é que viria de fabrica, podendo acarretar multas.

    3. É mais caro pra comprar e repor.

  • Não vejo problema nenhum. Nenhum 1.0 básico vem com aro 17 de fábrica, esses carros são de categorias acima. Que paga 50mil em um carro deve ter tempo de economizar por uns 3 anos pra trocar o jogo de pneus por 4000, não? Sem falar se não gastar o pneus com o uso ele tem garantia de 5 anos, ou seja o cara ia ter que economizar cerca de R$ 66,67 por mês durante esse tempo pra trocar os pneus.

  • louis

    Rodas grandes em carros populares fica ridículo.
    Popular deve ter rodas 15 no máximo.
    E Uno deveria usar só calotas, porque Uno com roda de liga também fica ridículo kkkkkkkkkkkkk

  • Corvette

    FICA MAIS BARATO PARA QUEM ESTÁ NO SUDESTE, SUL E NO CENTRO-OESTE IR AO PARAGUAI OU URUGUAI FAZER UM PASSEIO, COMPRAR UMAS BUGINGANGAS E TROCAR OS PNEUS POR LÁ, AS LOJAS FAZEM A INSTALAÇÃO.

    PNEU DE CAMIÃO FEITO NA CHINA CUSTA AQUI COM IMPOSTOS 5 VEZES MAIS BARATOS QUE UM FEITO AQUI… PORQUÊ? ROU-BA-LHEI-RA DO GOVERNO E PRINCIPALMENTE DAS FÁBRICAS.

    O CONSUMIDOR BRASILEIRO EM GRANDE MAIORIA NÃO SABE SE LIVRAR DESSA MÁFIA CHAMADA INDÚSTRIA DA BORRACHA, E O GOVERNO NÃO AJUDA A REDUZIR IMPOSTOS, ENTÃO VOCÊ TEM DUAS MÁFIAS ROUBANDO SEU BOLSO.

    COMO PODE UM PNEU CUSTAR 900 REAIS?

    SABE QUANTO O GOVERNO TIRA DE IMPOSTO DE RENDA EMPRESARIAL? 37%… E TEM IPI, ICMS.

    QUEM AGUENTA?

    MESMO ASSIM AS FÁBRICAS DE PNEUS CONTINUAM LUCRANDO MUITO NO BRASIL, SENÃO, OUTRAS NÃO TERIAM SE INSTALADO AQUI.

  • diegocosta85

    cara, desculpem mas eu nao me contive, eu uso rodas 17 no vectra e ja troquei o jogo 2 vezes, e paguei somente R$385,00 em 6x em cada pneu 17 da marca TOYO , marca mundialmente conhecida e acho os pneus excelentes. Entao.. como foi mencionado, R$700,00 ou R$800,00 por pneu, só se forem comprados na concessionaria mesmo (o que eu acho ignorancia ou falta de pesquisar).

  • mkbox

    Outro erro da matéria é afirmar que é necessário apos trocar o pneu fazer alinhamento(geometria)! Só se faz balanceamento.

  • Paulo Freire

    Mas uam pergunta básica, e os pneus “verdes” do Uno e do Polo?

  • duhs2dany

    Meu celta tem uma 14 do astra e axo bonito assim.

    Quando for trocar queria por a mesma no classic ou uma do astra gsi aro 15 no maximo.

    • Leo.

      Não faça isso…

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend