Pickups Segurança

Cuidados adicionais são exigidos ao dirigirmos pickups

toyota-hilux-elk-test Cuidados adicionais são exigidos ao dirigirmos pickups

O sucesso dos utilitários popularizou um tipo de carro tecnicamente rústico: a picape. Milhares de pessoas puderam ter a sua para desfilar acima dos outros motoristas e sentir-se mais “segura”. Só que muitas desconhecem o comportamento atípico delas em situações adversas.



Ainda fabricadas sobre chassi, as picapes médias e grandes têm um Centro de Gravidade elevado devido à concentração de massas (chassi, motor, câmbio, diferencial, passageiros e carga) numa altura incompatível com a suspensão dianteira mole e pneus de laterais flexíveis.

E para agravar esses defeitos há a suspensão traseira excessivamente rígida – para adequar-se à arcaica lei do uso do Diesel – que produz efeitos indesejáveis. Para amenizar esses defeitos os fabricantes instalam direções lentas e muitos proprietários carregam lastro na caçamba, duas soluções para maior segurança.

E outros cuidados devem ser tomados durante a condução. O motorista deve ter maior capacidade de previsão e antecedência. Isso porque os freios não são tão eficazes e perdem eficiência rapidamente, devido ao peso do veículo.

A suspensão dianteira macia dá margem à transferência de massas e ao descontrole em frenagens fortes. Como em todo veículo alto, o Eixo de Rolagem Longitudinal, determinado pelos pontos de fixação das suspensões, está muito abaixo do CG.

Isso faz com que haja atraso e maior risco nos desvios bruscos (às vezes é melhor passar pelo obstáculo). As curvas precisam de atenção, já que nenhuma picape oferece ESP e nelas os sobresterços são iminentes.

O que faz o motorista esquecer-se dessas e muitas outras dicas de segurança é a tração traseira e o elevado torque aliados ao cativante ruído da turbina, além da sensação de segurança. De fato são bem interessantes de sentir, mas a velocidade de viagem deve ser sempre inferior à de um automóvel pequeno.

Infelizmente, muitos picapeiros são bem afoitos quando precisam ultrapassar e adoram fazer manobras arriscadas. Como certos tipos de veículo, picapes com chassi exigem cuidados e não toleram imperícia.

Diego de Sousa

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  • Geraldão

    Interessante essas dicas desse tópico.Como proprietário de uma blazer, eu assino embaixo. Mesmo com "mais carroceria" que uma s10, esses cuidados ainda se fazem necessários e mais do que tudo: curva não é para utilitário! Conhecia várias pessoas que perderam suas vidas graças à perda de tração no eixo traseiro em curvas de alta velocidade. A mesma dica fica para os opaleiros, dojeiros e maverickeiros que queiram abusar das curvas. A grande vantagem desses carros antigos com tração traseira e dos utilitários com a mesma cofiguração está no torque e no caso de alguns utilitários, o espaço interno e conforto.

  • Malbert

    depois de toda uma vida passada na Velha Europa, decidí vir morar em Brasilia. Na Europa, tinha me acostumado a um certo tipo de veiculo, geralmente sedans ou peruas com motores em torno de 2.5 litros, gasolina ou diesel. De fato, meu ultimo carro foi um BMW 520 Touring.
    Quis trazer o carro pra cá, mas a alfandega brasileira não permitiu. Portanto, vendi o carro correndo, vim para cá e me dei conta que o veiculo mais adequado para as … "condições ambientais" daqui era um utilitario. As pessimas estradas cheias de buracos fora da cidade. aquelas urbanas tambem cheias de buracos, mas com lombadas e na epoca das chuvas, as estradas tornam-se rios e lagoas.
    Optei por uma Chevrolet S-10 cabine dupla (que era o utilitario mais barato em sua categoria). Claro, sei que o projeto é antiguissimo e o acabamento é o que é. Passar de um BMW cheio de mimos e com um acabamento superlativo a um rude veiculo de trabalho e, pior ainda, sem cambio automatico, não foi facil. Tive que me adaptar ao estilo de dirigir. O "rabo" do carro, bem leve, se o asfalto está molhado tende a escapar nas curvas. Em compensasão o carro é extremamente versatil e não faz feio nem em eventos sociais. Dirigir em posição elevada dá uma sensação de segurança e mais ainda, suporta todo tipo de chão. E como as pistas aqui não consentem certas velocidades europeias, viajo tranquilamente em torno dos 100 km/h quando permitido. Outra chatiçe da S-10 é que não tem o piloto automático.
    Aí imagino se tivesse trazido o BMW aqui: os sofrimentos do carro (clima radical, lombadas, buracos, gasolina), o IPVA e seguro carissimos, sem falar das peças e revisões.

    • Romerovinicius

      Deve ter sido difícil rapaz, mas a saudade de casa é maior que qualquer carro possa proporcionar, se vc for brasileiro……
      Tenho um amigo que mora No EUA/Florida e diz ele que nao volta mais por causa dos carros, video games, bem deconsumo no modo geral, mas ele só esta lá a 5 anos, vamos ver até quando ele aguenta….

      Ele ja teve PT CRUISER, Camry, Caddilac Catera que é um Omega 99 disfarçado, Nissan pathifinder, e agora comprou um Ninja 1100.. Por enquanto é novidade, vamos ver quando bater a saudade de casa…

      O jeito é se adaptar a realidade brasileira meu camarada, a qual um trabalhador comum nao pode ter mais que um carro da década de 90 se não quiser se suicidar em um financiamento e ficar dependente o resto da vida….

    • Locarauto

      Que troca hein Malbert?

      A comparação em morar na Europa e em seguida trocar pelo brasil foi o mesmo ou pior que trocar sua BMW 520i touring por uma S10 de modelo antigo.

      Se eu pessoalmente morasse na Europa ou nos EUA só voltaria ao brasil se fosse a passeio ou visita aos parentes. Jamais trocaria um país de primeiro mundo pelo brasil, por mais que houvesse dificuldades. Essa é a minha exclusiva opinião.o.0

      • Malbert

        eh eh, entendo o que voce quer diser. Na realidade sou filho de brasileira e nunca tinha morado no Brasil antes. Ok, o Brasil comp pode parecer… "comlplicado", comparando com o país onde morava (Suíça), mas depende do que voce procura na vida. Aqui no Brasil, alem da familia, encontrei aspetos e coisas que na Europa não poderia nem imaginar. Antes de tudo o ESPAÇO: espaço no sentido de dimensões e tambem para fazer coisas novas! A possibilidade de morar em uma casinha deliciosa, que na Europa só com grandes recursos poderia ter. E assim por diante.
        Sempre amei automoveis, mas agora tudo é compensado por outras coisas. Apesar de tudo…
        Grande abraço,

    • Deve ter sido difícil rapaz, mas a saudade de casa é maior que qualquer carro possa proporcionar, se vc for brasileiro……
      Tenho um amigo que mora No EUA/Florida e diz ele que nao volta mais por causa dos carros, video games, bem deconsumo no modo geral, mas ele só esta lá a 5 anos, vamos ver até quando ele aguenta….

      Ele ja teve PT CRUISER, Camry, Caddilac Catera que é um Omega 99 disfarçado, Nissan pathifinder, e agora comprou um Ninja 1100.. Por enquanto é novidade, vamos ver quando bater a saudade de casa…

      O jeito é se adaptar a realidade brasileira meu camarada, a qual um trabalhador comum nao pode ter mais que um carro da década de 90 se não quiser se suicidar em um financiamento e ficar dependente o resto da vida….

    • Romerovinicius

      Deve ter sido difícil rapaz, mas a saudade de casa é maior que qualquer carro possa proporcionar, se vc for brasileiro……
      Tenho um amigo que mora No EUA/Florida e diz ele que nao volta mais por causa dos carros, video games, bem deconsumo no modo geral, mas ele só esta lá a 5 anos, vamos ver até quando ele aguenta….

      Ele ja teve PT CRUISER, Camry, Caddilac Catera que é um Omega 99 disfarçado, Nissan pathifinder, e agora comprou um Ninja 1100.. Por enquanto é novidade, vamos ver quando bater a saudade de casa…

      O jeito é se adaptar a realidade brasileira meu camarada, a qual um trabalhador comum nao pode ter mais que um carro da década de 90 se não quiser se suicidar em um financiamento e ficar dependente o resto da vida….

      Abraços

  • Excelente. Muitos acham que picape se dirige que nem um carro comum, quando na verdade tá mais pra caminhão mesmo. Quntas vezes não vejo na estrada uma Hilux entrando com tudo na curva, o cara cahdno que "tá no carro forte", sendo que um Ka é mais seguro que ele na mesma situação. Picape só é mais seguro quando o assunto é bater em carro pequeno.

  • rafthehay

    Excelente. Muitos acham que picape se dirige que nem um carro comum, quando na verdade tá mais pra caminhão mesmo. Quntas vezes não vejo na estrada uma Hilux entrando com tudo na curva, o cara achando que "tá no carro forte", sendo que um Ka é mais seguro que ele na mesma situação. Picape só é mais seguro quando o assunto é bater em carro pequeno.

  • Izael

    Otima materia!!
    Adorei a foto da Hilux de bandinha!!
    Kkkkkk

  • Henrique Carvalho

    Moro numa cidade de 30 Mil habitantes só esse ano 3 pessoas morreram capotando Hilux todas em acidentes diferentes.

  • O problema tmb é essa suspensão, ela deveria ter um controle onde o motorista poderia ajustar de acordo com o piso.
    Esses projetos deveriam ser refeitos, um carro um pouco mais lardo e baixo(nao sou engenheiro) poderia ajudar sei lá.

    Não podemos esquecer que nao é só pick up que passa esse aperto a Effa m100 tem problema parecido (parece um navio)
    e a Ecosport ums anos atras deu o que falar….:;

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  • Concordo, é impressionante pagarem por picapes diesel e 4×4 pra desfilar na cidade e ainda dirigem como se estivessem andando de carro.

  • RICUBEMNOVIM

    ALOUKA

  • Volta e meia acontece algum acidente grave envolvendo Hilux. Principalmente com os engraçadinhos que andam a mais (bem mais) de 100 km/h. Pra perder o controle basta um piscar de olhos. Eu pessoalmente fico com medo quando vejo uma na estrada.

  • dga

    Meu pai capotou uma Frontier em março e por pouco não virou um acidente grave, e olha que ele nem estava correndo, apenas fez uma curva e o asfalto estava molhado. Já fui um iludido por esses tipos de veículos, mas hoje prefiro automóveis comuns com boa estabilidade e equipamentos de segurança!

  • Edu

    Já tive 2 hillux , realmente andando ela empolga .

    Mas na hora de parar ela te da um susto. Ela simplesmente não para , o ABS entra mais nada adianta.

  • "Infelizmente, muitos picapeiros são bem afoitos quando precisam ultrapassar e adoram fazer manobras arriscadas."

    Estava indo para Caldas Novas-GO, num trecho em que a BR-060 não está duplicada, todos em fila indiana (uns 12 carros e caminhões) e uma Hilux SR-V surgiu de trás, abriu pra esquerda e acelerou. A reta não era das maiores e lá se foi, com um caminhão vindo no sentido contrário… joguei meu carro um pouco pra esquerda só pra ver no que ia dar. O caboclo passou todos de uma vez e imediatamente recolheu pra direita. Foi por muito pouco.

    O MAIS BACANA DA HISTÓRIA: ANTES DE TERMINAR A MESMA RETA NA QUAL ACABARA DE QUASE CAUSAR UM ACIDENTE, A PICK-UP SAIU DA PISTA E ENTROU NUMA FAZENDA À BEIRA DA ESTRADA!!! Quanta ignorância e confiança na máquina!

  • ze povinho

    Acontece que a toyota hilux pura e simplesmente não passa no teste do alce, por exemplo a mitsibishi strakar passa no teste.
    Logo em caso de emergencia é mais facil ter um acidente com este tipo de viaturas que não passam nos testes, os governos deveriam ser mais cuidadosos e ter a coragem de não deixarem comercializar as viaturas que não apresentem segurança, porque dela dependem todos que circulam na via publica

  • Yuri

    Depois falam mal da Rural, poder ser antiga e feita mas pelo menos ela nao passa de 90 km/h. hehehe

  • Tem gente que esquece, PICAPE NÃO É CARRO DE PASSEIO, ou acha que são iguas as SUVS disponíveis no mercado que NÂO são construidas sob chassi com feixe de molas como Range Rover Sport, Vogue, Discovery, X5, MITSUBISHI Pajero full ((((EXCLUINDO DAKAR q é montado no CHASSI DA TRITON)))))) que são mais coladas ao chão, por causa do centro de gravidade mais baixo, pneus de baixa altura e os aparatos eletronicos, ESP, controle Anticapotagem e etc, e mesmo assim merecem certa cautela na condução.

    Ja andei em Triton e Dakar, que são montadas sob chassi, e são perigosas em mãos erradas, Motor muito potente, a diesel chega rapido a 160km/h e um pouco mais lento a 180km/h, a gasolina V6 é limitada a 180/h, são muito instáveis em curvas, só tem ABS, são verdadeiramente perigosas. Curvas que se faça a 140km/h no limite de um carro de passeio BOM, faz no máximo a 100km/h em uma dessas duas citadas, mesmo assim com muita instabilidade, a supensão muito macia deixou-as piores em ralação a L200…

    EM LEILÕES 90% DAS PICAPES A VENDA DE PERDA TOTAL, SÃO CAPOTADAS, falo que estou indo constantemente……..

  • Romerovinicius

    Tem gente que esquece, PICAPE NÃO É CARRO DE PASSEIO, ou acha que são iguas as SUVS disponíveis no mercado que NÂO são construidas sob chassi com feixe de molas como Range Rover Sport, Vogue, Discovery, X5, MITSUBISHI Pajero full ((((EXCLUINDO DAKAR q é montado no CHASSI DA TRITON)))))) que são mais coladas ao chão, por causa do centro de gravidade mais baixo, pneus de baixa altura e os aparatos eletronicos, ESP, controle Anticapotagem e etc, e mesmo assim merecem certa cautela na condução.

    Ja andei em Triton e Dakar, que são montadas sob chassi, e são perigosas em mãos erradas, Motor muito potente, a diesel chega rapido a 160km/h e um pouco mais lento a 180km/h, a gasolina V6 é limitada a 180/h, são muito instáveis em curvas, só tem ABS, são verdadeiramente perigosas. Curvas que se faça a 140km/h no limite de um carro de passeio BOM, faz no máximo a 100km/h em uma dessas duas citadas, mesmo assim com muita instabilidade, a supensão muito macia deixou-as piores em ralação a L200..

    EM LEILÕES 90% DAS PICAPES A VENDA DE PERDA TOTAL, SÃO CAPOTADAS, falo que estou indo constantemente…

    SEGURO DESSAS PICAPES NÂO É CARO A TOA..

  • Uber

    LASTRO NA CAÇAMBA?!
    Picape precisa disso?
    Ensinam isso na auto-escola?
    Porque imagino que é necessário mudar de categoria na CNH para dirigir essas coisas.
    Aliás, esse pessoal que dirige muda mesmo de CNH antes de comprar uma picape?.

    • Uber

      Pensando bem…
      Alguém já viu uma picape de auto-escola?
      Já vi micro-ônibus, caminhão, mas picape…

  • Todo carro tem que ser dirigido condizentemente com seu projeto….
    Um a pick up não é projetada para ser rápida… e sim para carregar cargas.
    Porém ultimamamente, as pickups são mais estéticas do que robustas….

  • ihaaaa

  • Malbert

    exatamente, caro amigo!! Nos ultimos tempos lá na Europa eu tinha tres carros na garagem (o sistema de tributação e de emplacamento suiços o permitiam). Claro que tenho saudades daqueles carros mas hoje minha S-10 cabine dupla faz um otimo trabalhogosto até do aspeto meio monumental e retró dela. Compenso com outras coisas. Não posso me permitir um carro importado mas mesmo pudesse, não o teria pelas razões que mencionei. Vejo as dores de cabeça que parentes e amigos tem com carros importados! São quatro anos que moro aqui no Brasil e, depois de um natural periodo de adatação, estou feliz.
    Grande abraço,

  • Daniel

    Comcordo com a materia, só tem um porem vcs citaram la em cima q nenhuma picape oferece o ESP, e eu acabo de comprar uma Amarok e ela tem sim o ESP e eu paguei apenas 1.500,00 reais por ele.

  • Freire

    eu já sabia.

  • A culpa é do amortecedor, e a falta de um controle de estabilidade, só isso.

  • Juliano Soares

    Com certeza, para ter Pickup no nosso país precidamos ser cautelosos, já que o projeto de estradas do Brasil possui para cada Km de reta um outro de curva, muitas delas fechadas demais, que causam insegurança e poucos pontos de ultrapassagem….
    Eu admiro muito as Pickups, já cogitei compar uma S10 CS usada, mas pensei melhor e vi que já tenho dificuldade de estacionar carro pequeno fico imaginando uma caminhonete…

  • rs

  • rodrigo

    na regis uma vez vi uma f250 passear na grama, chuvia muito o cara passou por mim já de lado no meio da curva e foi parar no meio da vala. Qunato as camionetes grandes tenho um amigo com uma RAM 2500 que ta puto por já ter recebido varias multas por trafegar a mais de 90km/h na dutra pois pras autoridades pela capacidade dela de carga ele teria de andar na mesma velocidade maxima dos caminhoes

    • Corsário Viajante

      talvez por ser um… caminhão? rs

  • dexter2004

    Galera, isto no interior do brasil é o que mais tem . Quando viajo vejo sempre vejo Hilux , Nissan…todas essas, passam voando pela gente , quando chega na frente , tá lá a … o que acontece…entra dentro de fazenda…capota …e lá vem choro de filhos ( que o imbecil do pai pisa )…saindo todos machucados ( já aconteceu 2 vezes comigo casos desse que tive que ajudar)… sempre é assim, acham que são grande ,( quando encontra Onibus e Carreta , ai ele para…)… Ainda bem que aqui muitos desses que possuem estas picapes são pessoas de idade que já vão com maior prudencia …( agora quando empresta para filho , ai acontece o que você já sabe) , Mais já vi muito aqui que pegam de 160 a 180 km/h , sem importar quem está do lado.

  • gelson

    tente fazer um test drive na amarok, ela é diferente das outras. e tem ESP

  • andresepoles

    putz!!! sempre achei que dirigir uma picape era menos complicado, mas essas dicas são valiosíssimas comparadas ao tamanho do veículo.

    GOSTO DESTE TIPO DER EPORTAGEM QUE ENSINA A MELHORAR A DIREÇÃO

  • Quaquara

    Faltou dizer que a Hilux que fracassou no teste do alce é uma versão básica 2006 importada do Japão, com pneus bem estreitos, nada de esp, abs, etc; nada a ver tb c/ a Hilux SRV 3.0.

  • RODRIGO

    REPORTAGEM PERFEITA! Era o que eu precisava escutar, pois estava estranhando muito o comportamento do carro!
    Saí de carros "normais" e comprei a 2 meses uma Nova S10 Cabine Dupla. Ainda sinto tontura ao dirigir e a pickup na chuva é absurdamente perigosa! Da muita aquaplanagem na estrada, perdendo de fato a direção, além de escorregar com muita facilidade em estrada de terra com chuva, mesmo com a caminhonete parada escorrega! Isso é normal?
    Abs…

  • Ariel Lemos

    Meu pai tem uma camionete S10, saio com ela todos os dias, é muito boa, visao alta, boa de dirigir mais tem um porem, por ser a diesel e por ser um carro com tração traseira, ela tem pouquissima estabilidades, nas curvas voce nao pode facilitar muito porque se nao vai ao mato, as marchas sao duras para passar, tem um tempo, tem vezes que tranca e voce tem que fazer força se não não engata,a embreagem é bem diferente de um carro pequeno. mais ela é otima, isso é ruim antes de voce pegar o jeito mais depois vai embora, vc acostuma. o bom é a economia e a potencia, sao otimos!

  • Tomas

    Dirijo apenas carro de passeio há anos, e agora vou ter que dirigir uma picape cabine dupla no trabalho. Que bom encontrar um reportagem dessas antes de pegar no volante. Atenção redobrada então.

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