Manutenção

Cuidados com as velas de ignição

vela-de-ignicao1-700x490 Cuidados com as velas de ignição

Que cuidados devemos ter com as velas de ignição? As velas de ignição do carro são um importante componente para o funcionamento adequado do motor. Dificuldade na partida, excesso de consumo de combustível, perda de potência e falha nas acelerações são decorrentes do mau funcionamento destes dispositivos elétricos que podem apresentar problemas.



Para efetuar de forma eficaz a queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão, a vela precisa de um, dois, três ou quatro eletrodos-massa, produzindo assim uma centelha direcionada para efetuar a explosão. Mas para que esse processo ocorra de forma a garantir um pleno funcionamento conforme especificado pela empresa fabricante, é necessário manter em dia inspeção das velas de ignição.

Velas de ignição – itens a inspecionar

O desempenho das velas vai varias de acordo com possíveis falhas de motor, injeção ou combustível inadequado. Um dos primeiros itens a ser verificado, especialmente se o objetivo for a troca das velas é o comprimento da rosca.

Um tamanho menor que o especificado pelo fabricante pode fazer com que a vela efetue queima inadequada da mistura e gerar sedimentação na rosca exposta do cabeçote. Com comprimento muito longo da rosca, a vela pode alterar o movimento da mistura ar-combustível dentro da câmara, gerar resíduos e ainda pode bater contra a cabeça do pistão.

Por fim, uma vela mal assentada (enroscamento) pode provocar perda de compressão. O assentamento pode ser cônico ou por arruela. Na hora de substituir, deve-se seguir as especificações do fabricante e com importante verificação do grau térmico indicado no corpo da vela. Fora das especificações, a vela pode gerar queima inadequada, superaquecer e até perder o eletrodo-massa.

[Fonte: CESVI Brasil]

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  • Leandro Queiroz Jucá

    Meu Sandero 1.0 2011 está com 56 mil km rodados. Ainda não troquei as velas. A substituição deveria ter sido feita aos 40 mil km. De uns 5 mil km pra cá sinto alguma dificuldade em ligar o carro de manhã. Falha minha em ainda não ter trocado. rsrs

    • Herbet Moreira

      Eu passei para as de iridium por conta dos 100mil km de durabilidade.

      • ..

        Vela iridium tem durabilidade comprometida devido a corrosão causada pelo etanol.
        E se utilizar apenas etanol como combustível, ela dura entre 20.000˜30.000km.

        • Frederico Miranda

          Eu tinha um Civic ano 2008 FLEX e as velas originais eram de Iridium, só rodei no álcool por mais de 100 mil km e nada de falhar por causa disso.

        • GPE

          Entao quando se usa etanol a vela de iridium dura menos que uma vela comum?

          • renato dantas

            Não, as velas iridium duram 100.000 km ou mais, independente do combustível utilizado..

          • 4lex5andro

            dificil já que a gasolina nacional tem percentual importante de etanol ..

        • Rodrigo

          Lucas vc está correto o DESGASTE de uma vela não ocorre somente pelo desgaste do filamento.

          Carbonização seca e úmida
          Superaquecimento.
          Pre-ignição
          Constituível adulterado

          e assim vai…..

          Trocaria velas iridum com 50 mil km e limpando de 10 em 10 mil km

          • Fábio

            Acho muito preciosismo a troca na metade do tempo que o fabricante indica e esse tanto de limpeza independente do carro estar apresentando problemas.

        • Herbet Moreira

          Tive um Siena 1.8 antes do Linea T-jet de agora e te falo que isso não é verdade. Dos 101mil km rodados antes de vender, mais de 80 mil foram no álcool. O carro mudou de dono e as velas ainda estão lá. Eu compro velas da DENSO.

      • Vinicius Waldvogel

        ADG, mostrou uma vela iridium com 120 mil km, do táxi do cunhado dele. As velas estavam começando e desgastas.

        • Rodrigo

          ADG FALOU VC ENTUBA????

          Amigo 100 mil km é quanto dura uma vela dessas nos EUA com um combustível descente.

          Por mais que o filamento não desgaste o acumulo de sujeira seria absurdo.

          E inacreditável oq esse ADG fala nego entuba.

          • P500

            Sim, eu acredito no ADG. Não levo tudo ao pé da letra, mas acredito sim nele. E de acordo com aquele video citado, o carro não falhava.

            E sim, vc não é obrigado a acreditar nele, em mim ou em qualquer que seja, mas se não vai acreditar, pelo menos traga um motivo, simplesmente falar que não acredita ou que o cara não é confiável não adianta nada…

          • Vinicius Waldvogel

            Não sei quem te falou que no EUA dura 100 mil km, no EUA dura mais de 200 mil km! Ahhhhhh… e sim acredito nele porq ele mostrou a vela ;)

          • André Castan

            Amigão, vc tá mal informado. Nos EUA a vela dura mais de 100 mil MILHAS!!! Entendeu aí ou precisa explicar melhor?

    • GPE

      Isso denuncia a concepção antiga desse motor e/ou da vela. O motor do Cruze, que nem é tao recente assim, pede a troca das velas aos 100mil KM ou 8 anos de uso

      • Zergling

        Eu acho que isso depende também do projeto do carro. Não faz sentido colocar uma vela tão cara em um carro popular. Como também a vela do seu carro pode ser imferior comparado ao motor de um Golf GTI.

        • GPE

          Foi o colega Herbet que colocou as velas de iridium, não eu

        • xman

          As vantagens principais são a redução de consumo em até 5% e a durabilidade 5 vezes maior.
          Compensa muito a troca.

          • Herbet Moreira

            Com 1% de economia de combustível a vela já se paga nos 100mil km…

    • Vinicius Waldvogel

      As minhas duraram 60 mil km sem problema Leandro! Para o nosso carro não tem velas iridium, tentei achar pro meu Clio 1.0 não tem.!

  • automotivo

    Nossa essa Cesvi tem umas informações muito quentes.. principalmente quando fala de reparabilidade. Faltou falar dos cabos de velas, também..

    • Lucas Pellizon

      Após mal funcionamento do motor, troquei o conjunto de velas, porém o problema continuou. No fim, era um dos cabos da vela que estava “furado”, jogando a corrente para a estrutura do motor, ao invés de jogar pra vela. Resultado, foi necessário trocar a bobina.
      No fim não achei nada ruim trocar as velas e depois descobrir que o problema era na bobina, pois não acho legal trocar a bobina e deixar as mesmas velas velhas

      • automotivo

        Nesses carros mais novos só o que a acaba mais cedo, bobinas e cabos

      • Marcelo Alves

        Uma das causas da queima da bobina é atrasar demais a troca das velas. A medida que o eletrodo central da vela vai se desgastando, isso começa a exigir mais da bobina e dos cabos de vela.

        Aí, no final da contas, um problema que poderia ser evitado com a troca das velas no tempo certo acaba virando uma bola de neve e leva junto os cabos de vela e/ou a bobina.

        No meu carro eu troquei as velas com 33.000km (o manual recomenda 30.000), enquanto um amigo meu rodou 60.000km no carro dele e só trocou as velas porque a bobina foi pro espaço e o carro dele ficou falhando e sem potência. No final das contas ele poderia ter gastado R$ 60,00 num jogo de vela, mas gastou quase 300 reais pra trocar velas + cabos + bobina + mão de obra.

    • Vinicius Waldvogel

      Hoje em dia os carros não tem mais cabos de vela!

      • automotivo

        Cite-nos 6 carros que possuem velas e não possuem cabos… No aguardo.

        • jorge machado

          Nissan match 1.6
          Sandero 1.6 16v recente
          VW up
          Cívic
          Corola
          Hb20

          • Guest

            GOL G6 1.0, FOX 1.0, 206 1.6, 207 1.6, 208 1.6, 307, 308, Hoggar, 207 Sedan, linha Marea

          • Herbet Moreira

            Linea T-Jet ( 4 bobinas conectadas diretamente às velas)

        • RafaelC

          todo vw tec pra cima.

          até o marea

          • Vinicius Waldvogel

            Obrigado pessoal nem precisei escrever rs Toda linha Honda, quase toda linha Nissan, Todos os novos motores VW, Alguns Renault, Alguns Peugeot, se não me engano todos os Toyota.

            • MarcioMaster

              Desculpe me meter, mas todos esses carros citados tem cabos de velas, que são chamados de “canetas”, elas ligam a bobina (individual) até as velas. Esse sistema pouco difere do convencional e encarece um pouco o sistema de ignição, pois quando voçe tem que trocar um “cabo de vela”, voçe paga pela bobina junto. As queimas desses são bem comuns nos TSI 2.0 da VW por exemplo.

              • RafaelC
                • MarcioMaster

                  A materia em questão esta equivocada, levando o leitor a crer que não tem cabos de velas. Para deixar claro, a ligação feita entre a vela e a bobina é sempre feita com cabos, longos, curtos, rigidos ou flexiveis, eles estão lá, e como o cabo de qualquer fusca, tem desgaste e sofre manutenção. Como disse antes a diferença de alguns carros como o citado por voçe é que o cabo não é vendido separadamente, ou seja quando falha voçe dança com a bobina junto. A pesar de muitos fabricantes adotar esse sistema e fazerem propaganda que melhora a eficiencia do sistema de ignição, isso é lenda.

                  • RafaelC

                    Eu tô entendendo o que você tá falando. Mas aí existe uma falha de conceito, a “caneta” pode cumprir a função de um cabo, mas não é um cabo

                    • Igor Serra

                      Entao tah… n existe mais cabo de vela… agora eh caneta de vela…

                    • Vinicius Waldvogel

                      Igor, sim e não. Alguns carros não tem nem o terminal da bobina (caneta), quando estraga vc tem que trocar toda a bobina, ou seja, não tem cabo, e tem uns carros que usa terminal de bobina (caneta).

        • Rodrigo

          GOL G6 1.0, FOX 1.0, 206 1.6, 207 1.6, 208 1.6, 307, 308, Hoggar, 207 Sedan, linha Marea

          • automotivo

            ah, ta. Quantos % equivalem as vendas desses modelos, 20.,30%? Mesmo assim ainda existem muitos carros rodando. por ai, q nao deixaram de usar carros.

  • Anderson SP®

    Não só as velas, mas os cabos também tem sua importância, é bom trocar os dois juntos.

    • Fábio Dantas

      Exato. Meu carro tem 73.000 km rodados, é ano 2011, e já está no terceiro jogo de velas (troquei o primeiro jogo aos 40, o segundo aos 60 e o terceiro vai aos 80). Só que tem hora que o carro permanece acusando centelha inadequada com a vela nova, ou seja, o cabo precisa de troca. É o meu caso, vou trocar as velas e os cabos em conjunto. Como conheço o consumo do carro e sou bem atento ao comportamento dele, já começo a notar os sinais de “cansaço” delas, só que ainda teria quilometragem até a próxima troca… Vou antecipar e trocar tudo mês que vem.

      • GPE

        Tem algum problema aí. Trocar velas com 20mil KM não é normal. Talvez as velas estejam boas e o cabo ruim

        • Charlis

          Carros da PSA, trocavam as velas com 20 mil km.

          • GPE

            O manual indicava isso? Caramba, nem os motores velhos da GM eram assim

        • CorsarioViajante

          POis é, tbm achei precoce!
          O meu está com 101.000km e só troquei uma vez as velas… Estava para trocar novamente mas o funcionamento está regular, o consumo está ótimo, então estou com medo de mexer e piorar.

          • Marcelo Alves

            Você tem um Polo não é Corsario? Eu tenho um 1.6 VHT e a troca de velas dele é a cada 30.000km.

            Olha isso aí, senão vai perder bobina e cabos rodando tanto tempo sem trocar as velas. Sei que dá para verificar o desgaste das velas, mas como um jogo é barato (cerca de R$ 60,00 as velas comuns), prefiro trocar a cada 30.000 como manda o manual mesmo.

            • CorsarioViajante

              Tenho, mas o meu é 2.0, acho que muda esta data. Se não me engano o meu manual recomenda para trocar em torno dos 50.000, não lembro de cabeça, sei que já troquei uma vez por volta desta quilometragem.
              O chato é que está tudo funcionando muito bem… Acho que na próxima revisão vou trocar mesmo. Espero que não me arrependa!

      • Rodrigo

        Eu troco velas a cada 20 ou 25 mil km e cabos de vela a cada 50 mil. Não vejo problema algum nisso.

        E o jogo do meu é caro, cerca de R$ 56,00 tem jogo de vela que custa R$ 22,00 ou menos.

        Acho que vale sim trocar a cada 20 ou 25 mil km pois nosso constituível do brasil é péssimo.

        • Vinicius Waldvogel

          Velas normalmente são trocadas com 40 mil, e cabos são trocados quando não passa no teste de amperagem.

          • Rodrigo

            Alguns itens de manutenção que são tão baratos não valem esse tipo de manutenção.

            cabos de vela devem ser trocados com no máximo 60 mil km, os cabos devem chegar a esta KM e serem trocado sem apresentar defeito.

            Sê você tentar levar esse itens ao limite de sua durabilidade, corre o risco de ficar enguiçado na rua, danificar seu carro e provavelmente vai perder toda a economia em postergar a troca na elevação de consumo.

          • CorsarioViajante

            Tbm não gosto de trocar peça por trocar, especialmente peças como cabos que, quando originais, são muito bons e podem ser testados.

            • Rodrigo

              Todos nós aqui sabemos que a NGK é o fornecedor da peça original de 99,9% das montadoras nacionais. por tanto trocar pela mesma marca é usar a peça ORIGINAL.

              CABO DE VELA também resseca e contaminado por combustível, (Não é só fazer teste de resistência) não vejo motivo pra estender a vida de um item que tem recomendação de troca aos 60 mil km no caso do meu carro um VW e correr o risco do cabo romper e dar passagem de corrente.

              Isso pode queimar a bobina e até a ECU.

              óleo, velas, cabo de velas, filtro de ar, gas e óleo. São itens importantes de manutenção preventiva (não muito caros) que influenciam em muito na durabilidade do motor e consumo.

              De qualquer forma, cada um cuida do seu carro como quiser.

              • CorsarioViajante

                Interessante. Óleo, filtro de ar, de gasolina e de óleo eu troco sempre conforme o manual. As velas estou mais relaxado, mas pelo visto o melhor é trocar. Obrigado!

              • Vinicius Waldvogel

                Não tem nada disso.! Cabo de vela não tem quilometragem, velas tem prazo de 40 mil km, já o cabo tem que ser testado e trocado caso necessário.

                Cabo só da passagem de corrente, se o dono não trocar as velas na quilometragem certa.

                • Rodrigo

                  Cada um faz a manutenção do seu carro como acha melhor.

                  Troco velas com 20 mil, cabos, com 50 mil, óleo 100% sintético a cada 6 mil. E assim vai….

                  Cuido do meu carro muito bem e não tenho dor de cabeça.

                  Mas cada um cuida do seu carro como preferir.

                  • Vinicius Waldvogel

                    Vc faz manutenção na quilometragem certa.
                    Só as velas que vc troca prematuramente, está jogando dinheiro fora e não está aumentando a vida útil do em nada.

    • Diego Nameko

      Muitos carros que estão sendo lançado, exclui o uso do cabo de vela, e muitos dos casos quando se troca os cabos de vela tem que trocar as bobinas que são ligados diretamente às velas de ignição.

      • Rodrigo

        Eu não sei onde vc esta vendo.

        O único carro que conheço cuja a bobina e presa ao cabo de vela e tem que ser trocada junto com este é o 206 1.0 que não é mais fabricado a anos

        O carros agora estão vindo com bobinas INDIVIDUAIS e não usam mais cabo de vela, a bobina vai direto na vela evitando problemas comuns ao cabos vela e melhorando a ignição.

        • Diego Nameko

          Nem vou comentar.
          –‘

        • Vinicius Waldvogel

          Isso mesmo, temos poucos carros com cabos de vela.

          • Diego Nameko

            Nossa pessoal, nunca abriram o capô de um VW AP, Os motores da Família 1 da GM, lançado na década de 80, os carburados como o Fusca, Opala, Chevete, Corcel, os Fiats com motor FIASA, ou um motor CHT ou Zetec da Ford? Ou qualquer outro carro da década de 90 para trás?
            Este negócio da exclusão dos cabos de vela ou da(s bobina(s) ser(em) conectada diretamente nas velas é negócio de pouco tempo no Brasil.
            Quando começou poucos eram usados e geralmente eram em carros de categorias superiores. Um dos primeiros que começou a ser usado que tenho conhecimento, é o Fiat Marea 2.4 20V lá em meados de 1998/1999.
            E não entendi o questionamento de vocês sobre o meu comentário.

  • GPE

    Alguém sabe dizer quais são os carros abaixo de 130mil que usam essas velas de iridium? Elas já são “comuns”?

    • automotivo

      Pelo preço que elas custam dependendo do carro, é melhor ficar com as convencionais.

      • Herbet Moreira

        Se a vela te der 1% a menos de consumo, ela já se paga. Acho que vale a pena sim.

    • Castle_Bravo

      Já li em alguns fóruns que elas também não se dão muito bem com nosso etanol, diminuindo sua vida útil.

      • Herbet Moreira

        No Siena 1.8 2005 que tive, rodei mais de 80 mil km (dos 101 mil comigo) com álcool (com vela antiga e nova), vendi com 134 mil km, o novo dono colocou GNV, passou de 150 mil km e as velas ainda estão lá… A troca delas deve ser agora, na faixa dos 160 mil km (quando ela fecha os 100 mil de uso). As velas de iridium me deram, aproximadamente, 5% de economia de combustível.

    • Nismo

      Nissan March 1.6. Ainda sobra 100 mil pra vc fazer o que vc quiser hehehe.

      • GPE

        A pergunta não foi bem essa. Mas, apenas corrigindo, acho que sobraria 90mil e nao 100mil :D

        • Nismo

          kkkkkk, do jeito que anda essa inflação, até eu terminar de digitar, vai sobrar uns 85 80 mil kkkk.

          Essas velas vc pode comprar em alguma autopeças da vida. É fácil de encontrar.

          • GPE

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Fábio

      O Cruze utiliza. E “acredito” que Civic e Corolla também utilizam.

  • Guest

    Troco velas a cada 20 mil km e cabos de vela a cada 50 mil

  • Peraldiano

    Bobagem.Basta trocar o conjunto vela-cabos-bobina quando acusar falhas ou quando a bobina falecer. Troquei o conjunto vela-cabo-bobina da minha Ranger 2.3 com 70 mil km e ainda eram os originais.O que lasca vela é esse combustível vagabundo que usamos.

    • Vinicius Waldvogel

      Cabo é testado no multímetro se estiver bom não é necessário trocar. Pode durar 40 mil como pode durar 90 mil km.
      Tanto que os novos motores são tem opção de trocar cabos.

  • Daniel

    colocar vela de grau errado (tipo, vela de motor a gasolina num motor flex) pode fazer a vela explodir dentro do motor, os cacos ricochetearem danificando cabeçote, pistão, etc… Dai a solução é a concessionaria ter que trocar o motor do carro (e demitir o responsavel por colocar a peça errada).
    Sim, já colocaram vela errada no meu carro e tiveram que trocar o motor.

  • Bartolomeu

    Muitos esperam o defeito acontecer para reparar. Com as velas
    gastas a alta tensão danifica os cabos e bobinas e o barato sai caro.

  • CorsarioViajante

    Oportuno este post. Meu carro tem 101.000km, nunca troquei os cabos, as velas acho que troquei com 60.000km, e estava querendo trocar cabos e velas agora, que virou 100.000km…
    Mas o motor está normal, sem engasgos, pegando de primeira, com consumo ótimo… EStou com medo de mexer e ficar pior.

  • Fábio

    Troquei as velas (Champion) do meu Cerato com 40 mil conforme o plano de revisões da Kia. Mas antes não tinha nenhum problema, foi somente manutenção preventiva. Após a troca o funcionamento não se alterou, consumo, nada, tudo continuou igual. As velas usadas estavam bem sujas, não sei avaliar desgaste mas a sujeira era evidente.
    Então, no Cerato é de 40 em 40 mil a previsão de troca de velas. Qtos aos cabos são testados na hora da troca.

  • Rafael Castro

    Pessoal, meu gol g6 1.0 tec ano 2015, com 15.000 Km acendeu a luz da injeção eletronica, levei na autorizada da VW pois ainda tenho garantia até dez desse ano, o mecanico passou o escaner e acusou pane no cilindro 4, ele fez alguns testes e chegou a conclusão que a vela estava danificada, tive que trocar as quatro pois só vendia o jogo. Dai eu pergunto o que será que deve ter acontecido com essa vela. Será que foi defeito de fábrica ? será que eu teria que trocar também outro componente?

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