Manutenção

3 Cuidados a ter com as velas de ignição

3 Cuidados a ter com as velas de ignição

Que cuidados devemos ter com as velas de ignição?

As velas de ignição do carro são um importante componente para o funcionamento adequado do motor. Vários problemas como dificuldade na partida, excesso de consumo de combustível, perda de potência e falha nas acelerações são decorrentes do mau funcionamento destes dispositivos elétricos que sempre podem apresentar problemas durante sua vida útil.


Para efetuar de forma eficaz a queima da mistura ar-combustível na câmara de combustão, a vela de ignição do carro precisa de um, dois, três ou quatro eletrodos-massa, produzindo assim uma centelha direcionada para efetuar a explosão.

Mas para que esse processo ocorra de forma a garantir um pleno funcionamento conforme especificado pela empresa fabricante, é necessário manter em dia inspeção das velas de ignição.

Velas de ignição – itens a inspecionar

O desempenho das velas vai varias de acordo com possíveis falhas de motor, injeção ou combustível inadequado. Um dos primeiros itens a ser verificado, especialmente se o objetivo for a troca das velas é o comprimento da rosca da vela.

Um tamanho de rosca menor que o especificado pelo fabricante pode fazer com que a vela efetue uma queima totalmente inadequada da mistura e gerar sedimentação na rosca exposta do cabeçote. Com comprimento muito longo da rosca, a vela pode alterar o movimento da mistura ar-combustível dentro da câmara, gerar resíduos e ainda pode bater contra a cabeça do pistão.

Por fim, uma vela mal assentada (enroscamento) pode provocar perda de compressão. O assentamento pode ser cônico ou por arruela. Na hora de substituir, deve-se seguir as especificações do fabricante e com importante verificação do grau térmico indicado no corpo da vela. Fora das especificações, a vela pode gerar queima inadequada, superaquecer e até perder o eletrodo-massa.

E você, já verificou as velas de ignição do seu carro nas últimas semanas?

[Fonte: CESVI Brasil]

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email