Espanhola Cupra vai aos EUA com modelo elétrico local; vem ao Brasil?

cupra formentor 2021 3 1
cupra formentor 2021 3 1

A marca espanhola Cupra, que faz parte da Seat e, naturalmente, do grupo Volkswagen, levará sua identidade radical para o mercado americano e de quebra, com um carro elétrico feito na região, de modo a torná-la mais próxima dos clientes.

Revelado por Wayne Griffiths, CEO da Seat, a decisão da marca, com as bençãos da Volkswagen, surge num momento em que a Cupra está crescendo rápido na Europa e já pensa na eletrificação plena para os próximos anos.

cupra formentor vz5 4
cupra formentor vz5 4

O que se sabe é que a Cupra irá com o Formentor, porém, em uma variante elétrica, que surgirá na próxima geração do crossover atlético e expressivo, que promete conquistar os americanos.

Nesse caso, o Formentor elétrico pode ter de 340 a 390 cavalos com tração nas quatro rodas e uma sede de desempenho, ainda que os dados sejam secretos, mas já dá para esperar algo realmente bom dele.

cupra formentor vz5 9
cupra formentor vz5 9

Outro carro da Cupra parece mais interessante, já que será um modelo maior que os 4,45 m de comprimento do Formentor, mas este será fabricado em Chattanooga, no Tennessee, ou em Puebla, no México.

Este bem poderia ser o Tavascan, que já nasceu elétrico e usa a plataforma MEB do ID.4, podendo assim dividir a linha de produção americana e reduzir os custos para a VW.

cupra tavascan
cupra tavascan

Com Formentor e Tavascan, as portas da “América” estariam abertas para que a Cupra possa no futuro, emplacar mais um ou dois carros de expressividade visual e performance, como o Raval e o Terramar, mas este também em futura versão elétrica.

O Tavascan tem 4,64 m de comprimento e tem autonomia para 550 km, com 340 cavalos nas quatro rodas. Basicamente ele tem a “mecânica” de um Formentor elétrico, embora este poderia também ficar na casa dos 286 cavalos.

terramar tavascan raval
terramar tavascan raval

Já o Terramar é o último carro com motor a combustão da Cupra, mas como se trata de um carro recente, dificilmente embarcará numa produção americana, ainda que o mercado dos states busque exatamente o que ele é, um híbrido plu-in.

Vem ao Brasil também? Provavelmente não. A VW não fez nenhum movimento nem mesmo para um retorno da Seat, que só existia aqui para dar à Volkswagen um espaço extra no finado Salão do Automóvel.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias EUA

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X