Carros Conceito Elétricos Esportivos Europa Salões do Automóvel SUVs Volkswagen

Cupra Tavascan Concept é proposta de mais um SUV esportivo espanhol

Cupra Tavascan Concept é proposta de mais um SUV esportivo espanhol

A Cupra é uma nova marca que o grupo Volkswagen está criando a partir da espanhola Seat, já tendo apresentado o conceito Formentor, um interessante crossover híbrido de alto desempenho. Agora a proposta é de um SUV elétrico com características semelhantes.


Mais distante em evolução que o Formentor, o Cupra Tavascan Concept será mostrado em Frankfurt, Alemanha, como um  segundo passo para a marca ibérica, que também apostará em produtos feitos sobre a plataforma modular elétrica MEB.

A Cupra, criada recentemente a partir da Seat, já estima que o crescimento do mercado de utilitários esportivos elétricos aumentará 15% ao ano daqui em diante. Por conta disso, a estratégia é ter mais produtos, porém, com pegada mais agressiva e estilo expressivo, exatamente para atrair clientes que antes iriam para os SUVs de desempenho tradicionais.

Cupra Tavascan Concept é proposta de mais um SUV esportivo espanhol


Visualmente, o Cupra Tavascan Concept é bem intimidador, tendo faróis diminutos e cerrados, bem como uma enorme boca estilizada com o logotipo da Cupra numa espécie de spoiler duplo inferior. Embora parece ter um V6 no cofre, devido ao aspecto frontal, na verdade é apenas estilo.

Com colunas A retas e teto suavemente inclinado, o Cupra Tavascan Concept tem colunas C caídas e carroceria bem volumosa e elevada, com linha de cintura bem alta e enormes rodas aro 22 polegadas. As lanternas traseiras em LED são unidas por um feixe duplo de luz com o logotipo da Cupra fazendo parte do mesmo.

O para-choque traseiro reproduz o estilo do frontal, tendo grandes vincos nas laterais e segmento contínuo na parte central. Por dentro, o Cupra Tavascan Concept tem um painel avançado sobre o túnel central, sendo apoiado no mesmo por uma coluna, que cria um elemento vazado embaixo.

Cupra Tavascan Concept é proposta de mais um SUV esportivo espanhol

Nessa coluna vão os botões de marcha. Já cluster e multimídia possuem telas digitais grandes, enquanto os quatro assentos estilosos ficam ao lado dos dois consoles centrais do habitáculo. O volante esportivo tem botões de partida e modos de condução.

O Cupra Tavascan usa dois motores elétricos, um em cada eixo, com 102 cavalos na frente e 204 cavalos atrás, totalizando 306 cavalos e baterias de lítio de 77 kWh, que permitem 450 km de autonomia. O SUV vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.

Cupra Tavascan Concept – Galeria de fotos

 

Cupra Tavascan Concept é proposta de mais um SUV esportivo espanhol
Nota média 5 de 2 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Natán Barreto

    Lembra o Urus um pouco.

  • Mais um nome feio da SEAT (e do grupo VW). Eu prefiro os nomes de localidades espanholas que ela utilizava pra batizar os seus carros nos anos 1990: Ibiza, Córdoba, Alhambra, Toledo.

    • Bruno Silva

      Cupra não é mais da SEAT, é uma marca agora.

      • Sim. Eu sei disso. E ela está dentro da SEAT.

    • th!nk.t4nk

      Até hoje né. Ibiza, Leon, Ateca, Alhambra, Tarraco, etc. A SEAT continua dando nomes de cidades espanholas a seus carros. Acho a tradição bem interessante, mas confesso que acho horroroso quando pára atrás de uma van deles e tá escrito em letras garrafais na tampa: ALHAMBRA. Nem todos são boas escolhas de nomes.

  • Yuri Lima

    Desenho bem Tesla/Seat/Lamborghinni

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email