Automobilismo

Curitiba: Autódromo é vendido e corridas vão até junho

autodromo-curitiba

O Brasil vai perder mais um autódromo, o de Curitiba. O local foi vendido e será convertido em um condomínio comercial e residencial de alto padrão.

O negócio já foi fechado e será assinado nos próximos dias. Um dos proprietários avisou que as corridas no autódromo ocorrerão somente até junho.

De acordo com o novo dono, a pista será mantida como “recordação histórica” e ainda poderá realizar eventos privados, como a Porsche Cup, por exemplo.

As arquibancadas e o kartódromo serão demolidos. No entanto, um grupo que defende o automobilismo na região ainda tenta salvar o autódromo do fechamento certo, mas isso depende de investidores. A briga promete ir até a última instância.

Em seu site, a administração do autódromo alega que as notícias sobre o fechamento do local são infundadas e que a região sofreu grande valorização, gerando grande interesse de empresários do setor imobiliário.

[Fonte: Gazeta do Povo]

Agradecimentos ao Nicolas Monttiel.





  • ObservadorCWB

    Curitiba anda perdendo tudo que se refere a esporte. Estádios (Ney Braga e o da FPF), Jockey, Autódromo. Está difícil resistir a pressão do mercado imobiliário, ainda mais sem incentivos. Outro ponto é o atual prefeito que quer eliminar várias praças para construção de binários. As ruas continuam estreitas. O transporte coletivo há tempos deixou de ser “padrão”. O centro todo com limitação de 40Km/h e sem ondas verdes nos semáforos. Toda a campanha pró ciclistas virou somente promessa. É a decadência do poder público em todos os níveis: municipal, estadual e federal.

    • shdn2010

      Concordo com vc, moro em curitiba e as coisas só andam piorando, curitiba já foi muito melhor que hoje em dia.

    • Lucas Irrthum

      Mas, pode acreditar, apesar de tudo o que você citou, Curitiba continua sendo uma das melhores cidades grandes para se viver. Se não for a melhor. Sou de Belo Horizonte e estive por aí de passagem, pois fui visitar um parente em Ponta Grossa. Fiquei encantado com a cidade, a infraestrutura do trânsito é MUITO melhor do que em BH.

      • Foxtrot

        Eu tinha uma visão parecida até a ultima vez que fui para lá. Eu percebi como a onda verde faz falta no transito, assim como o ObservadorCWB comentou. Chegou a ser ridículo vendo o semáforo do quarteirão da frente se fechar poucos segundos após do semáforo que me segurava ficar verde, isso por que eu estava em uma avenida. Acho que CWB esta se tornando só mais uma cidade grande brasileira. Mas essa foi minha visão como visitante. Visitar é uma coisa, já morar…

        • Lucas Irrthum

          Concordo plenamente que a visão de um morador é completamente diferente da visão de um visitante. Vejo isso claramente em BH, que é uma cidade conhecida pela boemia. No reduto dos bares em bairros ricos, tudo é lindo. Mas saiu de lá…

          Não elogiei a cidade apenas pelo trânsito. De modo geral, por onde passei em Curitiba, as ruas eram limpas, praças bem cuidadas, o asfalto eram bom.. Me parece que essas qualidades não se resumem apenas à um reduto da cidade, como é em BH.

          • Matheus

            extremamente enganado, o único lugar assim é o centro, quanto tu vem pros bairro vê a real cara da cidade… moro aqui desde que nasci e tudo que dizem é um comercial… desça 20 minutos do centro e alguns bairros “nobres” para qualquer lado e vera a cara real da cidade, asfalto podre e cheio de remendos… favelinhas onde volta e meia tem perseguição da policia e queima de pneus… o centro histórico que tem barzinhos legais se tornou um antro de vagabundos vendendo droga e roubando os outros… a melhor coisa a se fazer pra quem tem vontade de se mudar, é ir para as cidades mais pro interior… viver em capital alem de custoso é perigoso…

            • Lucas Irrthum

              Toda cidade grande tem seus problemas, isto é fato. É como você disse: se quer qualidade de vida, tem que ir para o interior. No Paraná tem várias cidades boas, como Londrina e Maringá. Mas ainda assim, mesmo que Curitiba tenha seus problemas, é MUITO superior à Belo Horizonte. Te convido para dar uma volta no centro da capital da mineira. Você vai sair daqui assustado.

      • ObservadorCWB

        OK Lucas, mas acho que é para frente que se anda. Legal vc comparar BH com Curitiba e almejar o que aqui temos de melhor. Assim como os Curitibanos devem almejar também o progresso. O mal do brasileiro é se achar “bem”, quando o do lado está “pior”. Toda a sociedade deveria visar melhorias em diversas áreas.

        • Lucas Irrthum

          Com certeza, este é um princípio fundamental para a vida em coletividade.

        • Jean Erhardt

          O problema é comparar Curitiba com outras cidades do Brasil. Um motorista de ônibus vindo de outro estado vive falando: “não reclamem dos atrasos que acontecem aqui, lá em ***** é bem pior…” se for nesta linha de raciocínio, as coisas aqui vão sempre piorar. Não pode existir cidade modelo no Brasil, pois de qualquer maneira vão encontrar um jeito de destruí-la.

        • CharlesAle

          Com certeza. Sabemos o quanto muitos prefeitos são canalhas e não medem esforços em estragar tudo..Mas uma cidade tem muito do esforço de sua própria população em mantela limpa e bonita.Não jogar lixo nas ruas, não pichar propriedades(tenho ódio mortal contra pichadores, não sei que raios o cara tem como objetivo na vida detonar o patrimônio de outros!!!) Uma cidade bonita reflete bem a educação de seu povo…

      • Marco

        Que coincidência LUCAS! Sou belo horizontino e estou trabalhando aqui há 2 anos, e minha família mora em Ponta Grossa já há 8 anos, e concordo contigo em gênero, número e grau. Curitiba está a anos-luz de BH em TUDO. A capital mineira se destaca pela sujeira habitual de suas ruas, pela inexistência de um padrão nas calçadas (qdo existem) que são esburacadas e cheio de lixo pelos cantos, pela mendigagem característica de suas ruas (principalmente na região da rodoviária), uma das mais feias da capital mineira. A rodoviária então, que já foi uma das mais bonitas do Brasil, hoje não tem nem sequer um ventilador e vira um verdadeiro forno nos dias de calor causticante que faz por aqui. Abandonaram aquilo lá faz tempo. Mas político não viaja de ônibus né. Aí já viu. O pior é que entra prefeito-sai prefeito, entra governador-sai governador e ninguém toma uma providência. O centro de BH é composto por prédios velhos, caindo aos pedaços, com pintura manchada pela ação do tempo, com montes de entulhos em seus telhados, uma verdadeira vergonha. Tive a oportunidade de fazer um vôo panorâmico de helicóptero pelo centro de BH e é um verdadeiro caos. Se o mosquito da dengue se propagar nas alturas, BH tá é lascada. Eu como mineiro, já desisti de ver uma capital descente. BH hoje em dia é uma das capitais mais feias e sujas do Brasil. Acho que só perdia prá Salvador, mas o ACM Neto conseguiu dar uma boa revigorada na cidade. Curitiba é um exemplo de limpeza e isso se deve muito, pela educação do povo, coisa que aqui em BH não existe. Me desculpem se estou sendo radical demais com minha cidade, mas temos que melhorar muito para, pelo menos, chegarmos perto de Curitiba.

        • Lucas Irrthum

          Com toda certeza. Sempre disse que BH é uma cidade feia, suja, sem infraestrutura. Trabalho no centro e concordo com tudo o que você disse. É um caos, mendigo para todo lado, trânsito infernal, fora o fedor de urina. Belo Horizonte está num estado deplorável, e tinha tudo para ser uma cidade linda. Já foi, inclusive, eleita a melhor cidade do país (há várias décadas atrás, mas foi hahahahaha).

        • Bittencourt

          Realmente Salvador tem muito o que melhorar, mas está entrando nos eixos devagar, graças ao baixinho.

    • Foxtrot

      Me lembro de quando o Aeroclube do Paraná publicou na internet: “Estamos trabalhando ha 1 dia com sol. Nosso record são 3 dias!” e o prefeito quer incentivar o ciclismo como transporte? kkkkkk

      • ObservadorCWB

        Olha…é um problema sério. Até os presos da Lava Jato estão reclamando que não estão tendo “banhos de sol” por aqui….rsrsrsrsrs Mas a questão de transporte além CARRO é uma questão mundial. Se implantarem rodízio haverá reclamações. Pedágio urbano então nem se fala. O caminho seria um transporte público decente (hoje estamos com greve dos ônibus novamente devido a briga meramente política). As bicicletas são sim uma solução viável, nem que por poucos meses. Mas exige: ciclovias adequadas, educação – começando pelo próprio ciclista e atingindo outros condutores, vontade de implementação. E para não dizer que sou pessimista, passei hoje pelo Passeio Público e percebi que a ciclovia foi renivelada.

        • DinhoRoxxx

          Sinceramente Curitiba com a quantidade de chuvas não nasceu para o ciclista e atualmente esse pessoal anda extremamente mal educado.

          Quanto ao melhoramento do transporte podiam começar construindo um metro que é promessa desde a época do prefeito Cássio que a única obra memorável foi encher de radar a cidade na mesmo proporção que aumentou o numero de buracos nas ruas.

          Também vale lembrar que atualmente o Departamento de Transito da cidade deve estar sendo geridos pelos macacos do zoológico ou algo que possua um QI aproximado, pois nunca vi tanta medida burra com relação a transito como atualmente, como por exemplo: fechar uma faixa inteira de carros de uma rua movimentada no centro pra alargar uma calçada já larga que não possui movimento de pedestres ou fazer faixa exclusiva de ônibus numa rua que possuía bom fluxo e após isso estar dando 4 quadras de engarrafamento.

          • defotube .

            Concordo plenamente, parece que escolhem os que possuem ideias mais sem noção, tem coisa que não da para acreditar que houve alguma organização. Esse pessoal só sabe multar, realmente é um custo injustificável para os cidadãos.

        • CharlesAle

          Esses vagabundos presos da lava-jato tinham era de ficar em um porão sem o mínimo de luz..Aliás, é um privilégio de Curitiba tem um Juiz como Sérgio Moro..Não só um exemplo de profissional, mas de patriota..Uma luz nesse mar de lama que virou nosso País..

      • Deadlock

        É verdade. Dias atrás saiu a notícia de que Curitiba tem menos dias de sol do que Londres.

        • CharlesAle

          Putz..Sem praia ainda vá lá, mas sem sol rsrsrsrs…

    • Blessa

      Cara concordo com você curto muito Curitiba sei que já foi melhor mas lhe garanto que ainda é muito melhor que São Paulo por exemplo, o PT conseguiu acabar com São paulo e o PSDB não fica atrás está a 20 anos no poder e não mudou nada na cidade, por isso ainda penso em me mudar para Curitiba.

      • ObservadorCWB

        Se for para ajudar, bem vindo. A gente se acostumou com esta polarização PT PSDB, e tudo é farinha do mesmo saco. Não sei de onde virá nosso socorro. Só por Deus para haver melhor na nossa politica.

      • DinhoRoxxx

        Curitiba está parada desde quando Cássio Taniguchi entrou como prefeito e só encheu de radar a cidade e não fez nada, para mim a cidade só vive de propaganda da época antes dele de que era boa.

        • Matheus

          você descreveu a cidade perfeitamente em 3 linhas, povo que não mora aqui acha lindo e maravilhoso a propaganda que andam fazendo… o prefeito é um boçal que nem o simbolo da cidade sabe, foi pra uma conferencia e levou uma capivara de pelúcia dizendo ser um simbolo da cidade, uma vergonha… pagina da prefeitura virou pagina de turismo, um marketing sem vergonha que só quem mora aqui sabe… transporte coletivo ridículo sempre lotado, no sábado um trajeto simples de 30 minutos vira um trajeto de 1 hora e meia…

          • CharlesAle

            O nível dos politicos, nas 3 esferas, tem batido recordes de podridão e incompetência. O povo já tá no limite..Minha cidade, SBC, também está uma porcaria, com obras abandonadas e, para variar, o caixa arrombado..(esperar o que também, aqui mora o maior corrupto do País)…

    • DinhoRoxxx

      A um tempo atrás o castelinho do batel da com uma foto de empreendimento imobiliário e sei que ele é tombado, me faz imaginar quanto o prefeito recebeu de propina para aceitar a obra e como vai estragar a cidade

      • Matheus Fontana

        Essa do castelinho é inacreditável… Não dá para acreditar que vão permitir isso. Não dá para acreditar que com tanto terreno vago os caras vão acabar com um cartão postal. Não dá para acreditar que alguém incentiva essa aberração comprando um imóvel alí.

        • DinhoRoxxx

          Na foto aparece o castelinho com um prédio atrás, não sei se vão apenas conservar a fachada, se vão preservar apenas a casa e destruir a parte de trás, o fato que ele n~~ao vai ser mais como era.

    • Apenas lembrando que o autódromo fica na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

      • ObservadorCWB

        100% certo…Curitiba se apodera tanto do Autódromo como do Aeroporto Afonso Pena.

        • Luiz

          Por favor mais pesquisa é menos prosa, tanto aeroporto de Curitiba (CWB)
          quanto o autódromo são áreas compradas pela cidade ninguém foi e
          tomou a força. Curitiba bancou por anos o desenvolvimento da “RMC” e o que seria de S.J dos Pinhais sem o aeroporto? Um banhado?

          • ObservadorCWB

            ???????????? “Por favor mais pesquisa é menos prosa, tanto aeroporto de Curitiba (CWB) quanto o autódromo são áreas COMPRADAS pela cidade” ????? Com certeza prefiro ler isso que ser analfabeto. Mas só rindo. NENHUMA área destas “pertence” a Curitiba. Segue o endereço do aeroporto Afonso pena: Av. Rocha Pombo – Águas Belas, São José dos Pinhais – PR, 83010-900. O Autódromo possui o seguinte endereço: Avenida iraí, 16 – Weissópolis, Pinhais – PR, 83321-000 e é PROPRIEDADE PARTICULAR. AMIGÃO. Sinto informar que deu bola fora nos dois casos. Antes de vir criticar “Por favor mais pesquisa e menos prosa ????” siga a própria máxima MAIS PESQUISA.

            • LGPK

              Eu esqueci que aeroporto é como arvore, ele nasce e cresce do nada. A verba que construiu aquilo foi inteira da cidade de Curitiba você pode puxar os antigos DOU e ver com os próprios olhos. O nome disso é Cessão de Uso e ate onde me consta quem tem essa Cessão de Uso é o Município de Curitiba o que faz do mesmo dono do local até o termino desta Cessão. Então não é por estar localizado em um CEP de S.J dos Pinhais que faz daquele lugar um lugar de “posse” do mesmo. Autódromo confesso que nem sei se a Cessão de Uso ainda vigora mais aquilo virou uma sombra perto do que foi um dia.

              • ObservadorCWB

                Antes que eu fique assim…..rsrsrs O aeroporto foi aberto em 1944 como aeródromo militar na então Colônia Afonso Pena, município de São José dos Pinhais. A iniciativa da construção de um aeródromo foi do Exército dos Estados Unidos e contou com a participação do Ministério da Guerra do Brasil e o objetivo era estratégico, pois, em plena Segunda Guerra Mundial e com o conflito se estendendo por mais tempo, o local serviria para que aviões Aliados “levantassem” desta base para combater no Atlântico Sul a presença de submarinos e embarcações bélicas do Eixo. Outro detalhe para a escolha do local foi que os engenheiros militares americanos escolheram a região devido a formação de espessa névoa, em algumas épocas do ano, o que ajudaria na camuflagem contra qualquer ataque que porventura chegasse a sofrer. Militarmente perfeito na época, hoje, comercialmente, um problema.Com o fim da guerra, em 1946 o aeroporto começou a ser explorado comercialmente, recebendo fortes benefícios ao seu redor com o advento da Copa do Mundo de 1950. Em 1974 a Infraero assumiu a administração do aeroporto. NÃO HÁ CESSÃO DE USO PARA MUNICÍPIO DE CURITIBA COISA ALGUMA. Mas eu paro por aqui. Pode continuar a vontade.

    • Fabricio Conchon

      e o centro virou a cracolandia

  • Podia fazer um condominio fechado no estilo Fly-in. Casas com avioes na garagem. Tem na Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina.

    • 0terceiro

      “Aviões na garagem”

      Haja grana, mermão!

    • Matheus Fontana

      Linda foto!! Sukhoi lindo

  • Ridículo.

  • Ricardo

    Q bom ver a notícia aqui e mostrar para todo o Brasil essa palhaçada que deixou nós curitibanos amantes de velocidade revoltados. Mais uma vez o dinheiro está falando mais alto e perderemos um dos melhores autódromos do Brasil e a cidade mais automobilística do Brasil ficará sem pista. Ridículo isso! Cade os políticos e/ou super empresários para tentar evitar isso!

    • zekinha71

      Veja o que fizeram no Rio, e SP como tem reforma todo ano pra F1, tem verba garantida pro bolso dos políticos, senão já tinham passado nos cobres também.

      • Portuga Goleta

        SP anda muito na berlinda também.

      • Ricardo

        E Rio continua seu autódromo decente até hoje!

    • Matheus Fontana

      O que me deixa revoltado é o fato que daria para fazer o mesmo empreendimento sem acabar com a pista e com os eventos. Na verdade a informação que veicularam é rasa. Quem sabe os caras estão pensando nisso. Track days mantidos, só acaba com eventos grandes que exigem uma infra enorme e trazem retorno pífio.

      • Ricardo

        É minha esperança, visto que faz pouco tempo que comecei aproveitar Track Days!

  • Rodrigo

    Esse autodromo é o Raceland, de Pinhais?

    • tpctba

      Sim é este mesmo.

      • Rodrigo

        Estive lá no ano ano passado e é um bom autódromo (embora tenha notado um certo descuido).
        Uma pena!

  • V-eigth

    Nao aprovo, mas o automobilismo nacional é pífio, quem vai investir em circuitos?

  • Lucas Irrthum

    Não faz parte da cultura do brasileiro ir em autódromos. A maioria gosta de acelerar na rua, acreditando ser um O’Conner ou um Toretto da vida. E como o estado é incapaz de punir, de fiscalizar, de fazer a legislação ser cumprida, o cidadão acaba desenvolvendo o pensamento mais altruísta de todos: pra que vou pagar para acelerar meu carro numa pista, se posso acelerar na rua mesmo, onde é muito mais emocionante e de graça?

    • Henrique12

      A maioria deve ter vergonha de aparecer num autódromo com seus gols e celtas.

      • Lucas Irrthum

        Não se trata de vergonha, e sim de cultura. É saber conviver em coletividade, entender que via pública não é pista, que não tem nada de bacana em descumprir as leis. Não interessa o carro que o indivíduo tem, ele sempre pode fazer merda. Isso serve para pobres e para playboys. A minha crítica é quanto ao seguinte tipo de pensamento: já que o Estado não pune, então foda-se.

        E outra, qual o problema em ter um Gol ou Celta? Em um país como o nosso, em que carro é um verdadeiro patrimônio, toda conquista deve ser comemorada. Todo mês as montadoras reajustam os preços, os combustíveis ficam ainda mais caros, a inflação assolando… Cada um vive dentro da sua realidade, fera. Ou pelos menos deveria.

        • Henrique12

          Será que alguém vai pagar para dirigir seu carro 1.0 xunado num autódromo? Acho que não! Vc mesmo disse: “Cada um vive dentro da sua realidade”, a realidade é essa.

          • Lucas Irrthum

            Sim, e isso não justifica acelerar na rua.

  • saosao

    A pista do autódromo será mantida pq será usada como rua do condomínio, não é mesmo?
    sad but true

  • tpctba

    Sim é o Raceland, na verdade Raceland é o Kartódromo e o Autódromo é o AIC – Autódromo Internacional de Curitiba, que na verdade ficam em Pinhais cidade da Região Metropolitana e estão no mesmo complexo.
    Pessoal entendo perfeitamente a revolta de todos que também é a minha.
    Mais entendam de que trata-se de um empreendimento totalmente privado, ou seja este autódromo tem donos, e como disseram nos comentários a região valorizou d+ somando-se a qualidade de nosso automobilismo. Imagina o trabalho para fazer tudo isso ser viável.
    Sinto muito mais se fosse um dos empresários do grupo que é dono de todo o empreendimento estaria tomando exatamente o mesmo caminho.

    • DinhoRoxxx

      O problema é que estão diminuindo a qualidade de vida da cidade em prol de empreendimentos imobiliários, mas também concordo que o dono não deve ficar no prejuízo.

  • Marcelo Henrique

    A vida é assim mesmo, hoje a moda é fazer apartamentos e shoppings (as vezes os dois!).
    No futuro, quem sabe, poderá aparecer mais autódromos.

    Além disso, automobilismo sempre foi pouco explorado por ser um esporte caro.

    • 0terceiro

      Por um lado, pode ser moda.
      Mas por outro, falta espaço nas cidades.

      Em diversas cidades grandes parte das áreas verdes têm dado lugar
      a moradias, porque o déficit habitacional é alto.

      No caso desse autódromo em Curitiba, acho que dá pra dizer que a região valorizou
      e os ricos da região também não tem onde comprar seus sítios/casas, gerando outro déficit habitacional, hehe.
      Daí, a ‘solução’ é fazer um condomínio fechado de alto padrão e vender pra quem tem grana.

  • Gian

    Nuoooossa que tristeza.

    Já era triste ver o autodromo de Jacarepaguá ter virado HBSC arena.
    Agora mais um que se vai…

  • Eduardo

    Visitei ainda pouco o site do AIC e tem uma nota informando que as noticias sobre a venda do autódromo, são infundadas.

  • Sassá

    Normal. Destrutoras só se importam e levantar obras e dane-se o resto.

  • kravmaga

    Depois pedem para as pessoas não correrem nas estradas, para não apostarem corrida nas cidades e enchem as cidades e estradas de radares de velocidade para acabar com qualquer prazer de dirigir.

    Toda cidade grande deveria ter um autódromo para os cidadãos usarem.

    • DinhoRoxxx

      Esses dias estava vendo um programa na tv a cabo, em uma cidade nos EUA a policia organiza um evento de arrancada com a população local com o intuito de desestimular os jovens de correr na ilegalidade e irem para as pistas derrotarem os policiais.

      Era muito legal de ver viaturas preparadas para competição

  • Fabricio Conchon

    minha volta de 600 está dada… RIP CURITIBA



Send this to friend