Híbridos Veículos Comerciais Volvo

Curitiba se prepara para Copa 2014 promovendo ônibus híbrido da Volvo

volvo-7700-hybrid

A capital paranaense está se preparando para a chegada da Copa 2014 e coloca a ecologia em foco no transporte urbano da cidade.

Depois do táxi elétrico – com tecnologia nacional – Curitiba agora investe no transporte de passageiros por ônibus híbrido. No caso, a cidade recorreu a Volvo para testar a tecnologia.

Um modelo 7700 Hybrid está realizando testes com biodiesel como combustível para o gerador.

O modelo deverá ser produzido na fábrica local da Volvo a partir de 2014 e vai atender ao transporte público durante o evento e depois será difundido no serviço de transporte municipal.

A tecnologia da Volvo garante uma economia de 35% no consumo de combustível, além de reduzir as emissões de CO2 em até 50%, visto que até 20 km/h ele funciona 100% elétrico. Após essa marca, o motor diesel entra em ação para carregar as baterias.

O modelo será testado em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, além de Bogotá, Colômbia.

Made in Brazil

Já que estamos falando de ônibus híbridos no Brasil, temos que mencionar o fato do país já ser um produtor deste tipo de veículo, cuja produção está centralizada na Tutto Trasporti.

O modelo nacional já é largamente utilizado na Grande São Paulo e Rio, além de contar também com versão movida a hidrogênio – também em operação.

Agradecimentos ao leitor Thiago pela dica.





  • R_i_c_a_r_d_o

    É o futuro vindo pro Brasil, quem diria!
    E comeca com Curitiba! Tomara que tudo esteja certo na Copa de 2014 e nas Olimpiadas de 2016!

    • MarcosMV

      Têm que encher as cidades de busão mesmo, poucas têm um metro decente, ainda mais usando novas tecnologias.

    • g_freire

      Começa com Curitiba nada, aqui em São paulo já temos ônibus híbridos faz tempo já !!!
      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e

      • GustavoTeles

        Esse de SP é mais bonito, o dali de cima parece q tá com um galo na cabeça..

      • 430scuderia

        Isso que eu ia falar, finalmente o brasil com coisas do futuro.

    • prodrigues_eng

      Só se for futuro do passado. No ABC temos a anos e mais anos onibus híbrido. Em São Paulo temos os realmente limpos trólebus que foram sendo sucateados a estes sim são 100% não poluentes no rodar. A frota: http://www.trolebusbrasileiros.com.br/metra_frota… os trólebus antigos da CMTC fabricados aqui nos anos 60 ainda de madeira além da história: http://www.trolebusbrasileiros.com.br/cmtc_hist_t…. Isso pra mim é mais auto promoção da Volvo que efetivamente evolução.

      • Concurser

        Trolebus é eco-friendly, mas polui visualmente muito devido às catenárias (eletrificação da via).

  • felipe_pereira

    Sempre Curitiba! uma das cidades que mais se desenvolvem no Brasil! Parabéns! Espero que isso possa chegar em outros estados, além de fazer bem ao meio ambiente, seria uma grande economia.

  • Krestu

    Mais uma medida pra inglês ver, pra propagandear algo que a cidade não é…. A 'capital ecológica' que tem todos os seus rios poluídos, um aterro sanitário esgotado que teve que ser fechado pelo IAP e agora a cidade não tem onde colocar o lixo (o aterro fecha em 15 dias). E o sistema de transporte, só quem não anda mesmo pra falar que ainda é modelo (os que fazem as reportagens elogiando).. Socado e inseguro a qualquer hora do dia.

    • pablogarcia

      Socado a qualquer hora não. Mas sem excessão no horário de pico – muito cheio. Onibus com a manutenção mal feita, embora 60% da frota nova. Quanto ao aterro é que Curitiba abrigou o aterro de toda a região metropolina durante 20 anos, agora ninguém quer ficar com o lixo.

    • DCald

      Realmente… como Engenheiro Civil, com enfase em engenharia urbana com especialização em politicas de transporte, digo que o sistema de transito de Curitiba caminha para um colapso… apesar do marketing (quem aqui da cidade já andou num hibrido desses? – eu já vi ele parado na linha verde e o pessoal fotografando)
      A linha verde é um retrocesso… diminuiu a fluidez da antiga BR com tantos cruzamentos em nivel e tantos semaforos, redução da velocidade pra 70km/h e 1 radar a cada 200m… tudo isso somado a falta de respeito do motorista curitibano fez com que a velocidade media diminuisse absurdamente no trecho…
      Em vias estrategicas como a Mateus leme, temos grave problema com os onibus quando param no ponto trancam a rua toda (mao dupla)… bastaria fazer um binario usando a Mateus Leme e a Nilo peçanha que teriamos 2 rapidas com 3 faixas dando muito maior fluidez e segurança…
      Alem disso temos o grave problema da conversão a esquerda em ruas de mão dupla, lombadas eletronicas onde um semaforo para pedestres com acionamento por botão resolveria muito melhor…

      Enquanto isso, medidas de marketing com 1 onibus hibrido e 1 taxi eletrico estão muito longe de resolver alguma coisa…
      Torço pra que melhore e muito, mas é necessário investimento e investimento correto… não gastar milhoes pra fazer o que fizeram na linha verde…

  • RenatoHK

    as lendas urbanas a respeito do suposto desenvolvimento de Curitiba me fazem rir.
    prefiro 1000 X dirigir em SP-SP do que aqui.
    não temos e nunca teremos metro.
    não temos um túnel (aqui acham q um lance chamado "trincheira" é a última moda)
    não temos transporte público algum, só um sistema ultrapassado de canaletas de ônibus (da década de 60)
    enfim, curitiba é um lixo como toda cidade grande brasileira.

    • GuiJapaa

      O sistema dos pontos de onibus de Curitiba é bem interessante, principalmente em dias de chuvas…
      E na minha opinião Paulista, o transito em Curitiba é melhor que o de São Paulo pela quantidade de carros… Porém entre a capital e pelo menos na pequena parte que conheço vejo a qualidade de asfalto bem melhor que a de SP.
      É complicado, acredito que todas tenham suas vantagens e desvantagens….

      • L.

        Evidentemente há menos carros circulando em curitiba. Mas os motoristas são muito piores que os de SP, o que compensa (negativamente). 80% são domingueiros em dia de semana, demoram pra arrancar, passam a 40 em radares de 60, ocupam duas faixas, não usam pisca… Muitos ainda param (em pleno horário de rush) em fila dupla ou faixa amarela pra passageiros descerem ou subirem, etc. Se chover a coisa fica caótica mesmo, quase todo mundo andando a 20km/h. De todos os lugares em que já passei, curitiba deve ter um dos piores transitos (em questao de falta de civilidade e habilidade dos motoristas), mas em SC tem lugares piores.

      • DCald

        Cara, em curitiba temos 1/10 da quantidade de veiculos… 1/10 da população, e se calcular a quantidade de congestionamento, bem capaz de Curitiba ser proporcionalmente mais congestionada… a vantagem é que os trajetos são bem menores, o que alivia o tempo no transito…

    • MRK_Fla

      Alguém que diz que prefere dirigir em São Paulo do que em Curitiba ou é louco ou paulista fanático.

      • Eu prefiro. E não sou paulista. Gosto muito da minha cidade, mas vou e volto a pé e de transporte público do trabalho para não ter de me irritar com o trânsito e os péssimos motoristas daqui.

      • eds2010

        Nossa falou tudo!!! ainda mais eu que apesar de Paulista, ja trabalhei durante muito tempo em Curitiba (atualmente) e posso dizer com propriedade: A pessoa não sabe o que é transito. Pega aqui Marginal Tiete, Avenida Rebouças, Av do estado, entre muitas outras e veja como ela é… O DIA INTEIRO DE TRANSITO. Pega a Av Bandeirantes… ATE DE MADRUGADA TEM TRANSITO. Portanto, quem diz que o transito de Curitiba é pior é louco.

        • Anderson_Silva

          Quer comparar o tamanho de SP com Curitiba ??? Pelo amor de Deus, estamos falando da 3/4º maior cidade do Mundo e em que lugar está Curitiba ??

          Curitiba é uma cidade planejada, SP não é, não foi e não vai ser, foi devido a crescimento desordenado, assim como a Cidade do México.

          É mais fácil analizar um projeto em uma cidade como Curitiba do que outras, é questão de bom senso e sem comparações ridículas e descabíveis.

      • RenatoHK

        SP tem infinitamente mais transito e congestionamento, é óbvio.
        morei em SP 7 anos, moro em CWB há 3.
        qd digo q prefiro dirigir em SP é pq lá as pessoas sabem dirigir, aqui não sabem.
        vc corre mais riscos e passa mais nervoso em CWB do q em SP, independente do trecho ou do tempo.
        mas é óbvio q se perde muito menos tempo no carro aqui do q em SP, óbvio.
        o L. ali acima deu uma opinião 100% ao meu ver.
        só quem mora ou anda muito aqui sabe o q é o curitibano atrás de um volante. pense no maior caipira do mundo achando q é o Jay Kay é um de seus clipes.

  • DinhoRoxx

    LOL, o que esse onibus faz no canteiro central já que não tem a porta em cima??

    obs: motor diesel eletrico, parece submarino =P

    • DCald

      Só faz pose! VI ele parado – e vazio – tirando fotos na linha verde… com um monte de fotografo e aquelas parati da prefeitura dando "cobertura"… Ano eleitoral, sabe como é, né?

  • Die_BL

    affffffff,,, pera ae…. trazer esse bagulho de onibus feio pra cá???????????, esse bicho quadradão;jsasahsuasauh, sou mais os brasileiros mesmo…

    • eds2010

      Pronto… agora transporte publico tem que ter estetica! Meu Deus! acho que preciso parar de levar tao a serio os comentarios…

  • fernandodasilva

    Nossa nem as cidades escapam das criticas exageradas aqui !!!!

    • DCald

      Dirija uma semana em Curitiba, e vc vai querer mudar para o centro de São Paulo… huahauhua

      • eds2010

        Dirija uma semana em São Paulo, principalmente nos grandes centros, e vc com certeza vai querer voltar chorando para sua cidade…kkkk

        • DCald

          Cara, nasci em Sao Paulo… morei a maior parte da minha vida em Sao Paulo… hoje moro em Curitiba, mas vou constantemente a Sao Paulo…
          Cara… prefiro o transito de Sao Paulo (que tem muito mais a ver com a quantidade de veiculos) do que os congestionamentos de curitiba (que so existe por causa da incompetencia de quem gerencia o trafego e da lentidao e egoismo do curitibano)…
          Em Sao Paulo vc dirige sem precisar ficar buzinando pq tem nego "morgando" ou fazendo "m.." no transito…
          claro que existem sempre as excessoes… mas em sampa o transito 'e justificavel… em Curitiba nao tem justificativa dentro da logica e bom senso!

    • Wellison_

      Pois é, more em Curitiba que você vai sentir saudade de morar e dirigir em São Paulo ou outro lugar.

  • Paulo_Ricardo

    mas que ônibus feio meu deusssssssssssss

    a linha G7 da marcopolo da uma surra de couro molhado nesse ônibus ultrapassado ae

    até akele neobus com cara de nave que durou pouquinho é mais bonito.

    • Eddu13

      Eu achei ele bacana, to ansioso pra ele vir pra São Paulo pra eu andar nele.
      Ônibus feio é o novo Comil Campione.

      • Paulo_Ricardo

        ha é comil???
        kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        é dele q tava falando, não neobus…

        ha vá, o campione é muita coisa mais bonito que essa tosqueira da volvo…

  • pauloomota

    Toda cidade grande tem seus problemas mesmo, mas oq vem ao caso aqui nessa materia é sobre os Onibus Hibridos.. e eu apoio! Tem que investir mesmo!

  • g_freire

    São Paulo já tem ônibus Híbrido faz tempo já !!!!
    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e

  • Neck0

    Curitiba é uma cidade bacana. Alguns parentes moram nela, dai tive oportunidade de visitá-la várias vezes, embora a última vez tenha sido há uns 3 anos. Legal ver essa iniciativa por parte da volvo, mas melhor ainda seria ver outras empresas se mexerem logo para mostrar o que podem oferecer até a copa de 2014. Agora, ônibus não tem que ser bonito, tem que ser espaçoso e seguro. Bonito é o meu carro!

  • eds2010

    Inacreditavel querer acreditar que brasileiro se importa com a beleza de um onibus!!!! onibus é transporte, nao penteadeira de puta para nego deixa-lo bonito!!!!

  • felipe98

    eles nao servem pra serem bonitos, servem pra serem funcionais

    • Vitor_Augusto

      exatamente, tem gente criticando pelo visual, mais o importante é ser funcional.

  • Vitor_Augusto

    quanto ao transito de curitiba, como disseram ali em cima, apesar de ter um trânsito caótico que nem o de outras grandes cidades brasileiras, quem diz que o transito de Curitiba é pior do que o de São Paulo é louco. Tá certo que Curitiba tambem tem seus pontos congestionados (ex. Linha Verde – A "maravilha" que nosso prefeito criou), mais, quem diz que o transito de SP é pior do que o daqui de Curitiba é paulista fanático, como disseram ai.

  • LevyOliveira

    Ótima iniciativa.. ;)

  • palhetahead

    Não tem como não imaginar esses ônibus sendo queimados e destruídos por atos de vandalismo e manifestações… :(
    Espero que esses ônibus sejam baratos, do contrario serão limitados a andarem em poucos lugares.

    • Fagnerr

      sao mais caros

      aa um tempo passaram uma reportagem falando sobre esse busao



Send this to friend