Dacia apresenta novo visual dos modelos e segue Volvo

dacia gama 2023

A Dacia mudou o visual de seus carros na Europa. Bem, pelo menos a identificação visual da marca romena agora corresponde com o que se viu inicialmente no conceito Bigster e já vinha sendo adotado corporativamente.

A marca informou: “A Dacia acompanha os tempos e adapta-se sempre às suas necessidades. Após a modernização da linha de modelos, estamos abrindo um novo capítulo ao mudar a identidade da nossa marca, que fica ainda mais diferenciada e moderna”.

O novo layout vem seguido de uma novidade que deve ter pouco impacto nos clientes da marca, mas como tendência de mercado, mexe com motoristas mais tradicionalistas.

dacia gama 2023 3

Com a frente ostentando grades com elementos cromados horizontais, os modelos Sandero, Sandero Stepway, Logan, Jogger, Duster e Spring, assumem o nome “Dacia” estilizado em seus frontais. Dentro, o visual novo vai no volante.

Na traseira, o nome Dacia também aparece estampado, reforçando a nova identidade da marca, que aposta agora em uma imagem mais moderna para seu difícil período de eletrificação.

Afinal, a Dacia é uma marca essencialmente de preço e os custos do processo serão um enorme desafio para o fabricante do leste europeu, nascido nos anos 60 sob o Pacto de Varsóvia.

dacia gama 2023 4

O caminho mais rápido para a Dacia será a introdução de micro-híbridos (MHEV) de 12V ou 48V, além de um ou dois modelos híbridos puros ou plug-in até 2030.

Outra novidade da Dacia é o anúncio de limite de velocidade de 180 km/h para todo seu portfólio atual e futuro, que vislumbramos imediatamente no Bigster.

dacia gama 2023 5

A marca coloca esse limite e segue a Volvo no sentido de reduzir o consumo energético com carros que alcançam velocidades elevadas, fazendo ainda mais sentido no que diz respeito à eletrificação.

A mudança ocorrerá gradativamente na gama da Dacia até 2023, quando toda a oferta da empresa, a primeira do grupo Renault, estará limitada eletronicamente em 180 km/h.

Dacia 2023 – Galeria de fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.