Dacia comemora 10 milhões de carros produzidos

dacia 10 milhoes

A Dacia está comemorando 10 milhões de carros produzidos desde 1968, quando o Dacia 1100 inaugurou a fábrica da montadora romena.


Desconhecida fora do leste europeu, ainda fechado pelo Pacto de Varsóvia, a Dacia ressurgiu no cenário europeu ao ser comprada pela Renault em 1999.

Seguindo a estratégia de fabricantes do lado ocidental da Europa, a Renault aproveitou a Dacia para se expandir nos novos mercados do leste.

Contudo, ao lançar o Dacia Logan, a marca francesa mudou a estratégia e levou a romena para os europeus ocidentais, criando uma marca de baixo custo.

2022 10 millions dacia produced 1

De lá para cá, a Dacia viu suas contemporâneas do leste desaparecerem, com exceção da Skoda, que se tornou uma marca quase global, deixando de fora apenas as Américas.

A Dacia, de certa forma, também seguiu a marca tcheca, mas usando a Renault para atingir regiões como América do Sul e Índia, por exemplo, sem contar a Rússia.

Com Sandero e Duster, a Dacia avançou rapidamente até o Duster Urban Grey Limited Edition, o carro número 10.000.000, que saiu de Mioveni, Romênia.

Tendo fábricas no Marrocos e na Argélia, além da Romênia, a Dacia recebe ainda da China o Spring, versão da marca para o Renault Kwid E-Tech, lançado aqui recentemente.

2022 10 millions dacia produced

Atuando em 44 países, a Dacia tem um portfólio basicamente pensado para oferecer o necessário para quem quer um carro com bom custo-benefício.

Integrada à Renault, a Dacia produziu 2,6 milhões de Sandero e Sandero Stepway, 2,3 milhões de Dacia 1300 (e variantes), 2,1 milhões de Duster e 1,95 milhão de Logan e Logan MCV.

Usando a plataforma modular CMF-B nos Logan e Sandero, a Dacia tem ainda motores a gasolina, diesel e GNV, destacando-se o motor 1.0 TCe de 100 cavalos.

Agora, o desafio será eletrificação, iniciando pelo Spring e buscando novos modelos hibridizados, como possivelmente será o SUV médio de baixo custo, o Bigster, após o Jogger, é claro.

 

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.