Dacia Europa Pickups

Dacia confirma desenvolvimento de picape derivada do Novo Duster

Dacia confirma desenvolvimento de picape derivada do Novo Duster

A Dacia confirmou que está desenvolvendo uma picape derivada do Novo Duster. O fabricante romeno lançou no passado, um modelo leve derivado do Logan, que acabou sendo transferido para a Lada na Rússia. Depois, utilizou-se do Duster antigo para ter algumas unidades de serviço, criadas por uma empresa local, a Romturingia, fabricante de ônibus.


Recentemente, unidades do Novo Duster foram vistas com essa mesma configuração, mas ainda meras adaptações feitas a pedido da Dacia para suas operações internas. Desta vez, no entanto, a marca do leste europeu disse que uma picape leve está em curso e deve ser lançada antes do final de 2019.

Dacia confirma desenvolvimento de picape derivada do Novo Duster

O projeto é de um veículo acessível e, já adiantando, a Dacia revelou que não tem relação com a proposta da Duster Oroch, que é fabricada no Brasil e vendida na América do Sul. A picape do Novo Duster será focada no trabalho, assim como foi o modelo derivado do Logan anos antes.


Por ora, nada se sabe exatamente sobre como será essa picape de trabalho da Dacia. Como o foco é esse, provavelmente a caçamba de carga será muito maior que aquelas das adaptações do Duster antigo e do atual. Pode ser que até o entre eixos seja ampliado para essa tarefa.

Dacia confirma desenvolvimento de picape derivada do Novo Duster

Também não se deve esperar por cabine dupla, algo não visto na Logan Pickup. Já na motorização, não há muito mistério, sendo que o diesel 1.5 dCi parece ser a melhor opção nesse caso, podendo ainda ser usado o motor 0.9 TCe ou 1.2 TCe, já que não se busca performance. Outra opção considerada é a tração nas quatro rodas.

Por aqui, a Duster Oroch continua firme na oferta de ser a picape leve da Renault, sempre oferecida em cabine dupla e com opção de motores 1.6 SCe de até 120 cavalos ou 2.0 com até 148 cavalos, além de transmissão manual ou automática. Nos mercados vizinhos, existe a opção 4×4.

[Fonte: 0-100]

Dacia confirma desenvolvimento de picape derivada do Novo Duster
Nota média 3.3 de 6 votos

  • Zé Mundico

    Olha, dá prá fazer a mudança de um casal recém casado numa boa.

    • th!nk.t4nk

      Verdade. Mas pra isso na Europa eles usam peruas (já transportei um sofá inteiro no Passat Variant). Ou dá pra alugar baratinho uma van (Caddy ou Vito na faixa dos 20 € a diária, ou até de graça por meio período/dia todo se comprar algo numa loja de móveis/construção, aí aproveita e carrega o resto na faixa). Enfim, acaba se tornando sem sentido essas picapinhas no velho continente, porque outros modelos suprem melhor as necessidades. Mas talvez nos países mais pobres (como a própria Romênia) possa encontrar mercado, já que nesses locais o povo tem carros bem menores.

      • Zé Mundico

        Realmente esse é um nicho pouco explorado no Brasil. Lá nos EUA, em toda cidade é super comum você encontrar um Self Storage que, além de armazenar suas tralhas, ainda oferece vans para transporte e mudança. O próprio cliente aluga, dirige a van e faz a sua mudança.
        Mas aqui no Brasil esse carrinho é o ideal para pequenos prestadores de serviço e pequenos sitiantes.

    • Rbs

      . . Acho que seria mais fácil na separação!

  • Marcus Vinicius

    A Parceria entre a renault do Brasil e Dacia da Romênia vão desenvolver a nova geração da Duster Oroch que aqui no Brasil e carente de motor diesel e tração 4×4

  • Rafael Pereira da Silva

    Aqui no Brasil as duas opções seriam bem-vindas, com esta versão de trabalho com cabine dupla ou max (como a Montana) ocupando a faixa da Oroch e uma oroch maior, mas similar a Toro (podia ter a base do Arkana).

  • MaurícioVSP

    Nunca entendi a Renault não ter feito uma versão cabine simples ou cabine estendida da Oroch. Venderia muito já que seria maior que Strada e Saveiro. Já esta gambiarra da Dacia não daria certo, a proporção dela parece do Fiat City dos anos 80 que era um Fiat Panorama cortado.

  • Pedro de Paula

    Mas…. a Dacia não irá deixar de fornecer o Duster???

  • Hodney Fortuna

    O grande erro que vejo na Renault do Brasil é em não oferecer a Oroch na versão diesel.

  • Nicolas

    Passo longe desse tipo de arquitetura de carro, very low cost, onde tudo é sacrificado para baixar o custo de produção e uso de maquiagens para aumentar o preço de venda. Creio que há carros melhores onde não se depenou tanto. No primeiro Logan até os vidros eram retos, sem curvatura, para reduzir custo, tecnologia da época do Henry Ford.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email