Dacia Europa Híbridos SUVs

Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa

Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa

A Dacia está correndo contra o tempo. A marca romena de carros baratos que faz a alegria da Renault em termos financeiros, agora tem de enfrentar a pressão da regulamentação europeia para emissão de poluentes em 2021.


Diante disso, a empresa está desenvolvendo um SUV híbrido para balancear sua média de emissão para os próximos anos. De acordo com a Bloomberg, a Dacia está desenvolvendo um produto para reduzir consumo e poluição, sendo testado a partir de um Duster bem modificado, que já foi flagrado na Europa.

Olivier Murguet, diretor de vendas da Renault, disse: “É difícil imaginar que a Dacia permaneça à margem do movimento”. Ele dá a entender que a marca do leste europeu não deixará de apostar em tecnologias que ajudem a aumentar a eficiência energética de seus carros.

Na mesa, a Dacia não tem muitas opções para faze-lo, porém, existem alguns sistemas de custo menor que podem ser adicionados aos carros atuais. O MHEV, por exemplo, poderia ser adotando por toda a gama em versões específicas. O micro-híbrido em evidência na atualidade, usa sistema elétrico de 48 volts.


Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa

Entretanto, existe o mesmo com 12V, o que reduz o custo de alternador/motor e bateria de lítio de 48 volts usados em produtos mais caros, como o Novo Golf, por exemplo. No caso do SUV híbrido, o impacto poderia ser maior nas margens da Dacia, influenciando diretamente suas vendas, caso seja repassado o custo aos clientes.

Também existe opção de baixo custo, como um motor elétrico em forma de volante, adicionado entre o motor a gasolina e o câmbio de dupla embreagem, usando apenas bateria de níquel-hidreto metálico. É um sistema que várias marcas usam e poderia ser adicionado ao Duster atual como forma de se evitar o investimento em mais um produto.

A estratégia de eletrificar o portfólio vigente no lugar de lançar modelos específicos, está sendo bem implementada pela rival PSA, que fará o mesmo com a Opel. Já marcas com maior poder financeiro, como a VW, preferem ter uma gama exclusiva de carros eletrificados.

[Fonte: Bloomberg]

Dacia corre contra o tempo com SUV híbrido na Europa
Nota média 4 de 1 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Dafomg

    A Renault já tem produto pronto, é só usar ué….

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email