Dacia Jogger decepciona com uma estrela no Euro NCAP

dacia jogger 2

A Dacia Jogger, misto de perua, minivan e crossover, decepcionou em avaliação do Euro NCAP. O modelo da marca romena ganhou somente uma estrela.


No teste do Euro NCAP, a Jogger seguiu o Novo Sandero em resultado ruim, porém, com uma estrela a menos que o hatch compacto europeu.

Com sete lugares, a Dacia Jogger teve 70% de proteção para adulto, 69% para crianças, 41% para pedestres e 39% para sistemas de segurança.

dacia jogger 5

No entanto, por entender que a Jogger é uma variante perua ou aventureira do Novo Sandero Stepway, os percentuais são os mesmos do hatch.

Nesse caso, era o hatch aventureiro com motor 1.0 TCe de 90 cavalos, mas isso é o de menos, visto que a Dacia Jogger mostra que a marca eslava continua a oferecer somente o básico em segurança ao nível europeu.

Sem alerta de cinto de segurança, o NCAP pegou novamente no calcanhar da Dacia, que alega estar oferecendo somente o que os clientes desejam ou podem pagar em seus carros e isso significa também ao nível de segurança.

dacia jogger 7

A Dacia é uma marca de preço e a introdução de tecnologias de segurança cada vez mais caras é um problema para a empresa, que precisa manter os valores abaixo da média para se destacar.

Com a eletrificação e a pressão por mais segurança, a Dacia entra numa sinuca de bico, mas como avaliações feitas nesse caso não são obrigatórias por lei, sendo somente uma referência para o mercado, a romena continuará com sua política de oferecer somente o necessário.

dacia jogger 8

No ambiente europeu, uma estrela é um resultado péssimo, ainda que nem todos alcancem as almejadas cinco estrelas. O Novo Honda HR-V, assim como o Novo Citroën C4, por exemplo, atingiram somente quatro estrelas.

De qualquer forma, quatro é melhor que uma, mas fica a pergunta: o cliente Dacia se importa mesmo com isso?

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.