Dacia: Novo Duster 2024 adotará motorização híbrida

dacia duster 3 1

O Novo Dacia Duster aparecerá em 2024 com a plataforma modular CMF-B e com algo mais, a propulsão híbrida.

Conhecido atualmente pelo código P1310, o Novo Duster 2024 diferirá das duas gerações anteriores por partir do zero em estilo e plataforma.

Tendo linhas inspiradas no conceito Bigster, o Duster de terceira geração será mais atlético e deverá corrigir alguns detalhes de projeto, como espaço no banco traseiro e melhor arranjo do porta-malas.

Enaltecendo a robustez e o baixo custo, o Novo Duster 2024 sofrerá a pressão das regras ambientais na Europa e haverá um corte importante na emissão de CO2.

Para isso, o SUV da marca romena terá de assumir uma propulsão híbrida de fato e não micro-híbrida, dado seu porte e peso.

dacia duster 3 2

Outro problema para o próximo Duster será a tração 4×4. Na Europa, muitos fabricantes estão desistindo de aplicar dinheiro no sistema que entrega força nas quatro rodas.

O custo alto do pacote, mais a eletrificação, tornará o Duster mais caro que o desejável e a Dacia está preocupada com isso.

Diferente de outros players do segmento B de SUVs, o Duster 4×4 é um produto essencial para muitos mercados da Europa.

Na França, ele é sempre visto em regiões montanhosas e em áreas rurais, onde a capacidade no fora de estrada o coloca como opção mais acessível para muitos.

dacia duster 3 3

A Dacia disse que está fazendo as contas, mas comentou que a “equação é complicada”.

Fontes da Renault teriam revelado que o Duster 2024 terá mesmo tração 4×4, mas o sistema não terá mais redução mecânica e sim elétrica.

A solução teria sido a instalação de um motor elétrico no eixo traseiro, eliminando assim o eixo cardã e o diferencial de acoplamento.

No caso da propulsão, o uso do motor 1.6 SCe com um elétrico acoplado à transmissão de variação contínua.

O motor 1.2 TCe de 130 ou 140 cavalos chegará mais tarde, enquanto o diesel 1.5 dCi sairá de cena.

[Fonte: L’Argus]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.