Crossovers Dacia Europa Mercado Renault

Dacia prepara crossover que pode chegar ao Brasil como Renault

Dacia prepara crossover que pode chegar ao Brasil como Renault

Para comemorar seus 50 anos, a romena Dacia divulgou imagem de seu portfólio de produtos antigos, atuais e um lançamento próximo, que chamou a atenção.  Como próxima cartada, um novo crossover, que aparentemente parece ser de porte compacto. A revelação do fabricante do leste europeu e que faz parte do grupo Renault-Nissan, alerta para o fato de um projeto de igual importância estar sendo executado na Rússia.


Como se sabe, a Renault está desenvolvendo um novo carro que será um crossover, mas ao contrário do Duster e mesmo do Captur, sua missão é ser mais ousado. Por conta disso, ele teria uma carroceria com formas mais aerodinâmicas e estilo próximo ao de um cupê. Este novo carro surgirá ainda este ano na Rússia, provavelmente depois da Copa do Mundo. Já confirmado, o modelo virá ao mercado brasileiro como um Renault.

Porém, a ideia é que seja um SUV com porte mais para o segmento médio, indo de encontro ao Jeep Compass, atual líder entre os utilitários esportivos no Brasil. A proposta, no entanto, acabaria com as chances da marca francesa vender aqui o Kadjar, que leva a plataforma modular CMF e está completamente integrado ao segmento onde Tiguan, Qashqai e outros estão. A plataforma, porém, não será modular, mas sim uma adaptação da base B0 do Duster.

Daí surge a suspeita de que um equivalente será desenvolvido para a Dacia, que é a marca originária do desenvolvimento do Duster e seus derivados, apesar de não existir um equivalente seu ao Captur. O projeto da Renault envolve atuação na Rússia, China, Brasil e Coreia do Sul (Samsung), mas provavelmente será executado também na Índia.


Dacia prepara crossover que pode chegar ao Brasil como Renault

O que se sabe sobre a Dacia é que estaria desenvolvendo uma variante mais moderna do Duster para vender no Sudeste Asiático, chamado de “Duster 2.5”. Este, por sua vez, utilizaria a plataforma do Clio V, tornando-se naturalmente mais caro. No caso do próximo lançamento da Dacia, existe uma certa insegurança quanto ao momento de sua chegada, pois existe o temor que o novo produto interfira nas vendas do Captur europeu.

Por conta disso, Bruno Ancelin, chefe de desenvolvimento de produto da Renault, disse que uma decisão sobre o lançamento do produto não deve ser tomada antes do final da década. Isso só aumenta o mistério em cima desse novo projeto, que poderia ser um crossover compacto do porte do Captur, ou seja, por volta de 4,12 m. Nesse caso, o preço falaria mais alto para muita gente no continente, especialmente nos mercados do leste. Nesse caso, o Sandero poderia emprestar sua plataforma para esse crossover compacto nacionalizado por aqui.

De qualquer forma, esse projeto – se for como nos moldes citados acima – seria interessante como um virtual substituto do Duster nas versões mais baratas, deixando a atual geração – ainda não vendida aqui – com uma proposta mais focada no 4×4 e aventura, quem sabe com versões especiais dotadas de suspensão mais robusta, pneus de uso misto e aparência mais radical. Assim, a Renault contaria com três de propostas diferentes quase numa mesma faixa de preço. O Captur naturalmente seria o mais refinado.

[Fonte: Carscoops]

Dacia prepara crossover que pode chegar ao Brasil como Renault
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email