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DAF 600: Primeiro carro da marca holandesa inovou em tecnologia

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DAF 600

Na década de 20, o holandês Hubert van Doorne fundou a empresa DAF, que atuou na produção de caminhões no fim dos anos 40. No entanto, o fundador da companhia patenteou um sistema de transmissão por correias para máquinas industriais e decidiu utilizar essa tecnologia em automóveis.

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DAF 600 – Raio-X

Assim, em 1958, a DAF lançou no Salão de Amsterdã o DAF 600, o primeiro automóvel da marca holandesa e que seria uma revolução tecnológica em sua época, deixando uma herança que perdura até os dias atuais. Seu projeto já era conhecido desde 1957, mas a produção começou mesmo em 1959.

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DAF 600 – Motor

Com apenas 3,61 m de comprimento e 2,05 de entre-eixos, o pequeno DAF 600 era um sedã de duas portas com motor dois cilindros boxer de quatro tempos e refrigerado a ar. O diminuto propulsor, posicionado na dianteira, tinha 590 cm3 e entregava apenas 22 cv e 4,6 kgfm.

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DAF 600 – Variomatic CVT

No entanto, o que chamava atenção no DAF 600 era sua transmissão, batizada de Variomatic. Ela é do tipo CVT e era posicionada na traseira e acionada por um eixo cardã, cuja relação era reduzida por dois tambores de vácuo e duas correias, que eliminavam o diferencial. Estas eram ligadas ao eixo traseiro axial De Dion (com funcionamento similar ao do Honda Fit 4WD, por exemplo).

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DAF 600 Combi

A pressão dos tambores era regulada pela aspiração do motor, variando assim de acordo com a velocidade e proporcionando uma condução com aceleração linear, suave e sem alteração da rotação, que permanecia a mesma até a velocidade final, que alcançava 90 km/h.

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DAF 600 Pickup

Outro benefício da Variomatic era o aumento do freio-motor com atuação invertida das polias. No entanto, o DAF 600 era bem lento, mesmo pesando 630 kg, ele precisava de quase 1 minuto para alcançar 90 km/h. Após cinco anos de mercado e o surgimento de variantes perua e picape, o modelo acabou sendo substituído pelo 750 já em 1963.

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DAF 600

Mesmo assim, o DAF 600 deu origem a uma família de veículos que nos anos 70 passaria a ser vendida pela Volvo, que adquiriu a marca nessa época. Mas, mais do que isso, o modelo foi o primeiro carro de produção seriada desde os anos 20 com câmbio CVT, que hoje é amplamente usado em automóveis de vários segmentos, caracterizando-se pelo conforto, funcionamento linear e economia de combustível.





  • edgar__rj

    Gosto muito dessas matérias sobre as marcas antigas… Me aguça de ir procurar mais sobre…

  • Claudio Abreu

    Discordo sobre o conforto alegado ao cvt: eu, pelo menos, acho a rotação invariável insuportável – ainda bem que hoje existem marchas virtuais. Mas é de se admirar a coragem e a inovação desse holandês.

  • Bittencourt

    A qualidade da primeira foto é impressionante!!!



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