DAF lança nova geração do caminhão XF: potências de 480 e 530 cv

DAF lança nova geração do caminhão XF: potências de 480 e 530 cv

A marca holandesa DAF, que pertence à americana Paccar, está lançando no mercado nacional o caminhão extrapesado XF de nova geração, que chega 14% mais econômico, layout diferenciado e pacote de segurança avançado.


Equipado com o novo motor Paccar MX13 de 12,9 litros e seis cilindros em linha, entrega 480 cavalos e 254 kgfm ou 530 cavalos e 264,2 kgfm. O propulsor vem com transmissão de 12 velocidades da ZF TraXon, sendo automatizada.

DAF lança nova geração do caminhão XF: potências de 480 e 530 cv

O Novo XF traz ainda freio motor com 490 cavalos de potência, sendo ajustado em três níveis de atuação. Graças ao conjunto, o caminhão da DAF chega mais eficiente, tendo versões 4×2, 6×2 e 6×4, além de entre-eixos variável.

Mais aerodinâmico, o DAF XF 2021 traz faróis de LED opcionais, reposicionamento do tanque de Arla32, tanques maiores e escada protegendo o cofre da bateria.

DAF lança nova geração do caminhão XF: potências de 480 e 530 cv

Já a cabine está mais ampla e requintada, tendo dois pacotes de acabamento, incluindo o mais caro com painel e portas revestidos em couro e com detalhes em aço escovado, como a placa frontal exterior com a sigla DAF. O habitáculo tem ainda banco do motorista com suspensão pneumática e diversos ajustes.

Além disso, a cama fora ampliada para 2,20 m de comprimento por 0,85 m de largura, graças à mudança do porta-objetos. Um cooler de 42 litros permanece no centro da cabine para gelar bem bebidas (não alcoólicas, é claro) e lanches. Com cluster analógico e display central, o painel é completo e voltado ao condutor, que ainda tem volante em couro de dois tons.

DAF lança nova geração do caminhão XF: potências de 480 e 530 cv

Entre os itens de segurança, destaque para o controle de cruzeiro preditivo, que utiliza dados de GPS para localização do veículo e um papeamento topográfico da rodovia para antecipar ações, como redução de marchas para declives longos ou aceleração para vencer subidas íngremes.

O pacote de assistência ao condutor tem ainda alerta de faixa com correção de direção, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem automática de emergência e controle de estabilidade com reboque, evitando assim efeitos como o “canivete”, quando o reboque “atropela” o cavalo (mecânico).

DAF XF 2021 – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.