DAF: nova geração de caminhões XF e XG é registrada no INPI

DAF: nova geração de caminhões XF e XG é registrada no INPI

Não faz muito tempo que a DAF, fabricante holandesa de caminhões, lançou no Brasil sua nova linha de caminhões XF e CF. Contudo, na Europa, a marca pertencente à americana Paccar, apresentou uma nova geração de veículos comerciais em junho, os chamados XG e XG+, além de um Novo XF (foto acima), que não é o modelo nacional.

Esta nova gama de veículos teve seu registro no INPI adicionado e exibe desenhos industriais, bem como peças e componentes, sendo um deles a câmera com função retrovisor, que pode ser vista no modelo XG abaixo.

DAF: nova geração de caminhões XF e XG é registrada no INPI

Essa nova linha de caminhões da DAF atende uma determinação recente da União Europeia quanto ao tamanho da cabine. Por isso, o modelo XG tem maior espaço interno. No XF, além do design, com a frente alongada 160 mm para melhorar a aerodinâmica, o caminhão ficou 75 mm mais baixo.

Além da mesma alteração na frente, os novos XG e XG+ adicionam 330 mm à cabine, ampliando-a bem em relação ao XF. Com piso semiplano, essa linha de caminhões da holandesa tem altura interna de até 2,20 m. Com novos faróis full LED, a série XG emprega ainda as Skylights LED, luzes auxiliares no teto.

DAF: nova geração de caminhões XF e XG é registrada no INPI

Visualmente esse é o maior diferencial estético dos XG em relação ao XF, além da própria altura da base da cabine, evidenciada pelos vincos nas portas. Com mudanças em toda a cabine para torná-lo mais aerodinâmico, a DAF é a primeira fabricante da Europa a atender os novos parâmetros de espaço interno.

DAF: nova geração de caminhões XF e XG é registrada no INPI

Isso permite ampliar o conforto do motorista. Além disso, os XG e XG+ usam câmeras com função retrovisor e telas internas para visualização das laterais. Construída em aço de alta resistência, a nova cabine dos XF, XG e XG+ na Europa teve a ergonomia revista e novos materiais foram empregados.

DAF: nova geração de caminhões XF e XG é registrada no INPI

Além da câmera-retrovisor, os DAF XG e XG+ contam com controle de cruzeiro preditivo (CCP), que navega usando a topografia da rota, antecipando em 2 km as ações necessárias para uma condução eficiente e segura.

Os novos caminhões têm motores novos MX-11 (370 a 450 cavalos) e MX-13 (430 a 530 cavalos, além de câmbio automatizado de 12 marchas. Vem? Nesse momento é difícil, porque a marca já atualizou a gama nacional.

DAF XF, XG e XG+ 2022 – Galeria de fotos

 

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.