Crossovers Daihatsu Japão Mercado SUVs Toyota

Daihatsu DN Trec gera interesse da Toyota para o Brasil – C-HR está descartado

daihatsu-dn-trec-1 Daihatsu DN Trec gera interesse da Toyota para o Brasil - C-HR está descartado

O crossover C-HR não vem mais. De acordo Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, o modelo aparentado com o Prius não será vendido e muito menos produzido no país, como se cogitava antes. Segundo o executivo, o problema envolvendo o C-HR é o tamanho, considerado como um SUV médio e por isso, o desejo da marca é atuar no segmento de entrada.



Portando a plataforma TNGA da Toyota, a mesma do Prius, o C-HR compartilha com este a motorização híbrida. Recentemente, St. Angelo revelou que a montadora prepara um híbrido flex, mas que este não seria de início do modelo atual, vendido por R$ 126.600. Ou seja, haverá um novo carro com estas características e o crossover se encaixa perfeitamente nessa proposta, ainda mais que abaixo do RAV4, a marca não possui nenhum SUV – exceto o C-HR – no mercado mundial. O Toyota Rush, vendido no Sudeste Asiático, usa chassi de longarinas, embora seja compacto, mas é um produto bem localizado.

toyota-c-hr-oficial-5 Daihatsu DN Trec gera interesse da Toyota para o Brasil - C-HR está descartado

Em Buenos Aires, o Toyota C-HR foi exibido ao lado do Yaris, embora este seja o modelo anterior ao atual. Nas contas apresentadas pela montadora, o crescimento em produção, esperado para 2018, é menor que o volume da capacidade ampliada de Sorocaba e Porto Feliz, que ficaria em torno de 51 mil unidades, suficientes para um modelo de grande volume ou até dois.

Este espaço extra não será usado totalmente pelo Yaris, pois a marca diz que haverá um pequeno aumento na oferta de forma geral em torno de 15 mil unidades para 2018. O Etios, por sua vez, deve ser uma perda de volume com a introdução do novo hatch. A alternativa seria qual? O DN Trec da Daihatsu, talvez. Elogiado por St. Angelo, que se mostrou interessado em traze-lo ao Brasil, o pequeno SUV de 3,98 m de comprimento realmente cairia como uma luva numa faixa de preço abaixo dos R$ 100 mil no Brasil.

No entanto, o projeto ainda é um conceito e da mesma forma ainda não foi posto para rodar. Apesar das dimensões, o Daihatsu DN Trec usa a plataforma DNGA, que é uma variante da TNGA da Toyota. O conceito não foi inspirado em produtos da gigante japonesa, que controla a rival desde o início de 2016.

toyota-ft-4x-concept-3 Daihatsu DN Trec gera interesse da Toyota para o Brasil - C-HR está descartado

A ideia de St. Angelo, no entanto, seria usar produtos da marca nipônica com o logotipo da Toyota, pois não há interesse da empresa em trazer de volta a Daihatsu ao Brasil, alegando que já tem a Lexus por aqui. Mesmo que venha, o desenvolvimento do produto ainda parece longe e não deve chegar por aqui antes de 2020. O mesmo em relação a um eventual modelo de produção do conceito FT-4X, um “Renegade da Toyota” apresentado nos EUA, mas ainda assim com a TNGA (foto acima).

 

 

 

Por ora, a Toyota segue vendo o segmento de utilitários esportivos, especialmente os compactos, crescendo por aqui. Extremamente conservadora em suas ações, a montadora japonesa até surpreendeu com o Yaris, dada sua estratégia de longo prazo de não alterar sua gama de produtos na região, diferente do que ocorre em outros países. Assim, quem quer um SUV da marca, terá de pagar R$ 159.290 pelo RAV4 ou R$ 165.240 pelo SW4.

[Fonte: G1]

  • Hoffmann

    Ela vai vender esse SUV de menos de 4 metros pelo preço de um médio, podem apostar.

  • Tosca16

    Pois eu faria um “WR-V” da Toyota usando como base o Etios, ia vender que nem pão quente em padaria.

    • Zé Mundico

      Acho que não. O potencial comprador de um suv “médio” quer passar longe de um Etios, o chaveirinho da Toyota.

      • Tosca16

        Cara, o que a Toyota chamar de SUV tá chamado kkk. Se ela dizer que o Etios Cross é SUV e fizer marketing venderá kkk.

        • Lucas de Lucca

          Pior que você tem razão kkkkkk

      • DiMais

        mas reutilizar a plataforma para fazer um carro novo é possível (aí diria que fariam um HR-V e não um WR-V, que é quase a mesma coisa)

      • Pedro154

        Só por que vai ter a plataforma do Etios não significa que será parecido com ele.

    • Marcelo Cordeiro

      Não dá idéia, rapaz, por favor. kkkkk

      • Tosca16

        Oxe, eles já tem a ideia de como lucrar em cima de nós kkkk.

    • Diego Germán de Paco

      Rapaz, o que venderia igual a pão quente na padaria era o CH-R pra concorrer com HR-V, Kicks, Creta e companhia… A Toyota faz muita burrada. Alegar que inclusive o CH-R é grande demais, sendo só 6 centímetros maior que o HR-V é triste… A Toyota me lembra outra empresa japonesa em se tratando de relação com o brasileiro, a Nintendo. Não lançam os produtos aqui como deveriam, e quando lançam é só o cacareco do portfólio que tem…

      • Tosca16

        CH-R sendo Toyota pode apostar, teria preço de RAV4 no passado.

        • DiMais

          uma aposta seria adaptar a plataforma do Etios nele, como a Renault faz com o Captur.

      • Deadlock

        Sim, não merecemos o C-HR, merecemos um TRECo.

  • TT 230

    Nunca coloquei fé no C-HR no Brasil, a não ser importado, Híbrido na faixa dos 130 mil.

    Sempre acreditei mais num SUV baseado na plataforma do Etios, com porte de HR-V e motor 1.8 do Corolla. Algo que parece ser muito mais lucrativo para a Toyota.

    E depois que a Toyota confirmou que o Yaris brasileiro será fabricado no Brasil com plataforma de Etios, essa suspeita aumentou ainda mais. Teremos Yaris hatch, sedan e SUV.

    • Tosca16

      Porte de HR-V, mas não duvido ter versão 1.5L de entrada, mesmo motor do Etios, e o 1.8 topo de linha, usando como disse acima a mecânica do Corola. Agora não duvido também ter duas transmissões automáticas, CVT no 1.8 e a de 4 velocidades no 1.5.

    • Tosca16

      Yaris está longe de ser feio para os padrões Toyota, até é legalzinho na versão sedan em especial… a versão hatch sinceramente se tivesse o logo da BYD eu ia dizer que seria um elétrico kk.

  • Franco da Silva

    Claro! Pq gastar produzindo um carro “caro” e híbrido se dá pra fazer uma bem mais barato e vender pelo mesmo preço?!

  • Jad Bal Ja

    Muito mais bonito o Daihatsu do que essa coisa enfeitada da Toyota. Esse C-HR é um dos carros mais feios que já vi.

  • GuiWX88

    Confesso que fiquei com um pouco de vertigem em ler essa matéria, li 3 vezes para certificar

  • Duh

    Esse carro parece uma versão bem pobre do Soul.

  • Fernando

    eu acho que a toyota vai quebrar a cara com esse yaris. não vai vender tão pouco, mas vai ficar aquém do esperado. o negócio é suv toyota, e esse rav4 é um tremendo desperdício de tempo.

  • zekinha71

    Pra que trazer o C-HR que vende um monte de Corolla, até o dia que parar de vender, daí não vai ter nenhum produto pra colocar no lugar.

  • FrankTesl

    O CH-R iria varrer a mesma faixa de mercado do Corolla, a galinha dos ovos de ouro da Toyota no Brasil

  • Carlos

    Início do mês estive na Argentina e vi o Yaris. É muito esquisito e feito. Mas como o brasileiro idolatra a marca, ela oferece o que quer.

  • Carlos

    A Renault fez escola com os produtos Dacia. Agora teremos Daihatsu com logomarca de Toyota. Triste.

    • Matthew

      O brasileiro é feito de otário! Onde que o C-HR eh um carro de porte médio?! Agora vão empurrar um projeto medíocre de baixo custo da Daihatsu a preço de Toyota do primeiro mundo. Tamo na roça mesmo. Agora só vale a pena comprar um hatch ou sedã compacto e ficar uns 10 anos pra compensar.

      • Junior PG2 Oceânico

        Daihatsu é uma excelente marca, seus manjanada… peguem seus Unos e vão para a casa do caral…

        • No_Name

          Kkkkk deve ser ironia…

          • Junior PG2 Oceânico

            O que você conhece de Daihatsu, infeliz motorista de Gol?

            • No_Name

              Lugar errado para piadas kkk.

              • Junior PG2 Oceânico

                Termina a frase com “kkkkk” já deixa claro que é o famoso motorista de Uno…

    • Cesar

      Errado, a escola começou com a GM, VW e Ford. A Fiat veio depois e a Renault, muito, mas muito tempo depois.

  • REDDINGTON

    Que comece o chororo…

  • rafael soares domingues

    Se vier esse bisneto do Bandeirante com essa pegada off road vai ser bem interessante.

  • No_Name

    O “problema” é tamanho porque a Toyota quer um carro que seja o mais inferior possível para vender a preço de Corolla, maximizar os lucros em cima dos brasitontos, porque Toyota você sabe…”vale”.

  • Dimitri Diegoli

    Esse C-HR parece mais um Civic SUV.

  • oscar.fr

    Carro de menos de quatro metros por 100 mil reais e não estamos nem falando de um premium. Que tempos.

    • Edu

      Agora o que vale é a altura. Mais alto o carro, mais alto o preço.

  • Gran RS 78

    Total falta de respeito com os consumidores por parte da Toyota, pois o CHR é concorrente direto de Renegade, HRV e Creta, mas a marca se acha a última bolacha do pacote, e não tem intenção de vende-lo por aqui. Todos nós sabemos que o Rav4 é um suv/crossover médio e não o contrário. Agora ela quer empurrar um modelo de baixo custo, abaixo dos 4 metros de comprimento e ainda por cima cobrar preços de suvs /crossovers compactos? Enquanto tiver pessoas que aceitam o que a Toyota está fazendo, eles irão continuar rindo da cara dos consumidores brasileiros e cobrando preços de Lexus em modelos populares em qualquer país sério do mundo.

  • Filipo

    Afinal, o C-HR é muito belo e avançado para o nosso mercado!
    Aqui é só oferecer telinha e ter visual modinha que dará certo. E se tiver um H maiúsculo ou um T estilizado na frente e atrás então, será sucesso! ESP? O que é isso? É de comer? 0 estrelas? Pra quê?
    Welcome to Brasil ==> “lisarB ot emocleW” (aqui é tudo ao contrário!)

  • edgar__rj

    Renault vende Dacia e reclamam…
    Toyota venderá Daihatsu e aplaudirão…

    • Cesar

      Mas se Fiat, GM e VW não vendem aqui, você queria que a Renault vendesse? Quando a Renault, vendia Renault aqui ninguém comprava. Passou a vender o que o mercado queria. A VW, nos últimos tempos, é a única que tem vendido produtos semelhantes ao que vende fora mas ainda mantem em seu catalogo, Gol, Fox e Voyage. Sandero, está no mesmo nível que Gol, Palio, Onix e com um detalhe: Tambem é vendido na Europa. Quero ver se VW tem coragem de vender Gol na Alemanha, a Fiat Palio na Itália ou a GM Onix nos Estados Unidos.

  • DiMais

    a Toyota vai cozinhar o mercado com variações da plataforma do Etios, quando o Corolla (o cara que paga as contas da empresa) chegar com a TNGA aí sim vão pensar em trazer o line-up baseado nessa plataforma, meu palpite.

  • Natán Barreto

    Era só vender o C-HR com o motor do Corolla sem ser híbrido. A Toyota gosta de passar vergonha.

    Se trouxer esse FT-4X pra brigar com Renegad e HRV vai vender que nem água

  • Marcelo Duarte

    Sonhei com o Kadjar e acordei com a Captur…
    Parece que com o C-HR vai ser o mesmo

  • Cosi fan Tutti

    Em duas matérias 2 montadoras falando que não compensa trazer carros “bons e mundias” ao Brasil e sim projetos para o 3º mundo, Toyota e Nissan, e em outra falando sobre a nota zero do Ford Ka. É parece que somos mera colônia de exploração mesmo até hoje para estas empresas!

  • Eder Kambara

    Torcendo pra Toyota tornar o FT-4X em realidade. Seria um grande diferencial oferecer um Mini Land Cruiser (ou melhor, Mini Bandeirante). Nenhum SUV compacto (exceto o Renegade, que traz a tradição Jeep) teria tanta carga de tradição.

  • delvane sousa

    Não compraria nenhum modelo do portfolio Toyota Brasil, talvez esse C-HR que não vai chegar por aqui.

  • Gambixx

    De boa, esse Daihatsu é mais bonito que o C-HR, pelo menos para o tiozão aqui. Essa traseira a lá batmóvel (civic) do C-HR é muito chamativa a lá “mamãe/vizinho olhe esse carro que acabei de comprar”.

  • Schack Bauer

    Só espero que mudem o nome desse Treco

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Bem que nessa onda pseudo-SUV ( como Kwind ) a Toyota/Daihatsu poderia lançar algo parecido ( Charade + Terios )

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend