SUVs Toyota

Daihatsu Rocky: SUV compacto adianta Toyota Rise que virá ao Brasil

Daihatsu Rocky: SUV compacto adianta Toyota Rise que virá ao Brasil

A Daihatsu, agora braço popular da Toyota, apresenta no Salão de Tóquio um SUV compacto que não recebeu nome oficial, mas que é certo ser chamado Rocky, conforme a mídia internacional reporta a partir da rede da marca no Japão.


O modelo assumirá outra forma nos próximos meses, sendo rebatizado de Toyota Rise para alcançar mercados longe do Japão, como a Índia, onde deverá aparecer oficialmente na Auto Expo 2020, em Nova Déli, que vai acontecer no mês de fevereiro.

Daihatsu Rocky: SUV compacto adianta Toyota Rise que virá ao Brasil

Feito sobre a nova plataforma modular DNGA (GA-B) derivada da TNGA da Toyota, o SUV compacto japonês surge com 3,995 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,620 m de altura e 2,525 m de entre eixos. Pesando apenas 980 kg, o modelo tem motor 1.0 de três cilindros com turbocompressor e injeção direta de combustível.


Com ele, o Daihatsu Rocky entrega 98 cavalos a 6.000 rpm e 14,2 kgfm entre 2.400 rpm e 4.000 rpm. O câmbio é CVT e a tração dianteira, devendo receber opção AWD mais adiante. No Toyota Rise, provavelmente o motor será o mesmo, visto que a GA-B receberá uma nova geração de motores e entre eles o 1.0 Turbo.

Daihatsu Rocky: SUV compacto adianta Toyota Rise que virá ao Brasil

Por aqui, a Toyota poderia seguir essa linha ou manter o velho 1.5 Dual VVT-i, mas o mercado está indo na direção da tendência downsizing, ignorar é remar contra a maré. No caso do Daihatsu, o Rocky surfa na mesma onda que Hyundai Venue, Ford EcoSport e Tata Nexon, por exemplo.

Seria bem emplacado na Índia, se fosse vendido lá, por conta de seu tamanho menor de 4,00 m. Mas, essa primazia será do Toyota Rise, que aqui enfrentaria diretamente o Ford EcoSport e o Honda WR-V em porte.

Daihatsu Rocky: SUV compacto adianta Toyota Rise que virá ao Brasil

Já em preço, provavelmente o SUV compacto da marca japonesa, que aqui será feito em Sorocaba, terá preços entre R$ 70.000 e R$ 100.000, aproveitando bem uma faixa extensa, já que não há um irmão maior, não que seja conhecido.

[Fonte: Autocar Índia]

 

Daihatsu Rocky: SUV compacto adianta Toyota Rise que virá ao Brasil
Nota média 4.7 de 6 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Flight_Falcon

    Sendo Toyota e o prestigio que tem no país, duvido vir abaixo de 85 mil em valores atuais, apostaria a de entrada por 89.990.
    A top se for hibrida uns 145 mil ficando acima do Corolla e abaixo do RAV-4.

  • heliofig

    Judiaram com este painel…

  • Natán Barreto

    Vai chegar a 100 mil reais na versão básica. Toyota trouxe o Corolla a preço competitivo e esse aí vai meter a faca.

    • João Silva

      Na boa Corolla não tem preço competitivo. As qualidades são outras e a legião de fãs acumulada ao longo do tempo é que fazem as boas vendas. Não o preço!

  • Fabrício Sanches

    Natimorto.

  • Fabrício Sanches

    Natimorto…

  • RKK

    Entre-eixo de 2,52 metros e plataforma DNGA-B, será este o SUV da Toyota no Brasil.

  • Andre Cupertino

    Não tem porte pra encarar os players atuais do segmento.

  • Maycon Farias

    Gostei bastante, ficou bem semelhante ao conceito. Acredito que em valor ficaria entre Yaris e Corolla.

  • Claudio

    Se vier pra cá, vai vender que nem pão quente.

  • Paulo

    Menor que o T-Cross que é pequeno. Toyota não quis trazer o CH-R pois com a margem de lucro Toyota, o preço ficaria inviável.

  • Pete Alves

    Nenhuma novidade. É o Creta da Toyota. SUVeco para países periféricos.

    • João Silva

      Mini-Creta… ainda!

    • Marcos Villela

      Isso que eu ia falar. Frente igual à do Creta!

  • Sedici

    Sou mais até o Tiggo 5x que isso aí… Deus me livre! Toyota deixa de onda e traz logo o CH-R !

  • leomix leo

    Cópia descarada do Creta, que já não é lá grandes belezuras em design e acabamento.

    • CanalhaRS

      Era cópia então, porque o novo Creta foi picado por morimbondo e ficou todo inchado.

  • th!nk.t4nk

    Bom, pra ser justo pessoalmente o CH-R por dentro é bem simplório pra sua categoria também (até mais do que o novo Escape/Kuga). Já esse “Toyota Risos” aí é só um carro popular altinho, tal como T-Cross, Kicks, Ecosport, Creta, etc. É a categoria, nao adianta exigir muito.

    • Mayck Colares

      O C-HR não é da mesma categoria do escape

      • th!nk.t4nk

        Concorrem diretamente por custarem o mesmo (mesmo o Escape sendo um pouco maior). E em termos de pack tecnológico, qualidade do interior e tudo mais, são pau-a-pau. Aliás, o T-Roc também bate de frente com ambos, assim como o Eclipse Cross. Todos custam a mesma coisa e têm deficiências bem similares.

  • Zé Mundico

    Se a Toyota souber posicionar essa latinha dentro da faixa dos compactos , vai ter uma mina de ouro nas mãos.
    Esse tipo de carro não precisa de muito requinte nem muito babado, basta o necessário e uma boa política de preços e financiamento. Pessoal hoje em dia não está mais tão ligado nessas coisas de plástico macio, painel deslumbrante nem desempenho esportivo. Basta ser econômico e bem montado. Isso é carrinho para vender no quilo.

  • ÓQUEI

    O conceito era tão bacana… esse veículo de produção parece que foi desenhado no minecraft

  • Peuooo

    traseira de tiggo 5x…. como pode?

    • Henrique Gouveia

      Não fala isso não. Aqui nesse site só carro Chinês que copia.

  • João Silva

    Tirando o Corolla que é caro e vende muito, Etios e Yaris vendem pouco e também são caros pelo que oferecem.
    Esse mini-Creta se a Toyota não calibrar o preço direito, será outro coadjuvante do mercado. O porte é muito pequeno para o Brasil, vide a queda de vendas do Ecosport depois da chegada forte de outros players.
    Entretanto, acho que esse é o objetivo da Toyota mesmo. Vender pouco e cobrar muito, agregando alta margem de lucro e não canibalizar o Corolla.
    Aguardemos o mini-Creta com preço de 90 a 100 mil na versão de entrada.

  • sigma7777777

    Gostei, o problema é se o preço for exagerado. Como sempre…

  • Marcos Villela

    A cara do Creta !!!

  • Mayck Colares

    Dificilmente iriam engolir esse carro com 4 metros pra concorrer com a categoria de 80 a 110k

  • Ernesto

    Será que é esse mesmo o “SUV” que a Toyota pretende lançar no Brasil? Para mim está mais para especulação do que qualquer outra coisa. Ele é muito pequeno para concorrer com os players atuais.

  • Naylthon Souza

    Sendo Toyota os brasileiros compram, a Toyota consegue vender Etios no país das bananas,imagine um suv de 100.000 mil Reais inferior ao Renault Duster, mais é Toyota.

  • Felipe Borges

    Cruzamento de Creta com Tiggo 5X. Kkkkk

  • Paulino Lino

    Eu também acho o CH-R muito superior em design e bem lindo. Este aí está parecendo mais produtos da Hyundai do que da Toyota.

  • Edgar

    Datsun GO tamanho GG

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email