Brasil Japão Mercado Sedãs SUVs Toyota

Daihatsu: Toyota diz que existe possibilidade de retorno ao Brasil

Daihatsu: Toyota diz que existe possibilidade de retorno ao Brasil

A Daihatsu é uma marca japonesa que já esteve presente no mercado brasileiro nos anos 90, trazendo modelos como Charade, Feroza, Cuore e o famoso Terios, que quase retornou como um clone chinês.


Conhecida por seus carros compactos e baratos, a Daihatsu faz parte do grupo Toyota e tem boa presença no Sudeste Asiático, além do próprio Japão.

O fabricante tem uma série de modelos, mas um lançamento recente pode faze-lo retornar ao Brasil. Nesse caso, o Daihatsu Rocky, que é irmão gêmeo do Toyota Raize, lançado igualmente no Japão.

O produto tem enorme potencial em diversos mercados, em especial a Índia, onde sua categoria é tributada de forma especial, devido ao porte pequeno.

Com 3,995 m de comprimento, 1,695 m de largura, 1,620 m de altura e 2,525 m de entre eixos, o Rocky tem motor 1.0 Turbo de 98 cavalos e 14,3 kgfm. Sua proposta também é interessante para o Brasil, ao ponto da Toyota considera-lo como opção aqui.

Daihatsu: Toyota diz que existe possibilidade de retorno ao Brasil

Em entrevista para o site UOL, Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, disse o seguinte sobre um possível retorno da Daihatsu ao Brasil: “A possibilidade existe”.

Ao ser questionado sobre o registro do INPI, relativo ao Daihatsu Rocky e sua vinda ao Brasil, o executivo peruano explicou:

“É uma das opções que nós temos. A Daihatsu é uma marca do Grupo Toyota que está focada em carros menores. Isso vai depender muito das condições de cada mercado, se vai dar pra introduzir a marca Daihatsu ou continuar com a marca Toyota”.

No mercado internacional, a Daihatsu tem uma boa gama de produtos, inclusive o Terios atual, que é um SUV bem maior que o modelo antigo, vendido aqui. Ele tem porte de Jeep Compass, mas leva sete pessoas. O hatch Ayla e o roadster kei Copen são outros da empresa.

Daihatsu: Toyota diz que existe possibilidade de retorno ao Brasil

A maior parte do portfólio, no entanto, são de kei cars, embora a marca venda o Daihatsu Altis, que nada mais é que um enorme Toyota Camry.

Para o futuro, a marca reserva um sedã compacto inspirado em cupê, chamado DN F-Sedan, que mede 4,20 m de comprimento, 1,69 m de largura, 1,43 m de altura e 2,51 m de entre eixos. Seu potencial também é bom.

Se vier, a Daihatsu provavelmente terá produção nacional e uma gama reduzida, porém, bem focada nos compactos, que representam a maior parte de nosso mercado. Mesmo nesse plano, a Toyota manterá o Etios.

[Fonte: UOL]

 

 

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Airplane

    Seria uma opção a mais e, provavelmente, mais barata.

    • Leonardo

      não é melhor não, infleizmente não podemos torcer para as marcas principais trazerem suas sub-marcas de baixo custo, pois é sabido que seria um pretexto para aumentarem os valores dos carros hoje vendidos

      • Airplane

        Quem falou que é melhor ?

        • Ernesto

          Fui até olhar o seu primeiro comentário para ver se você tinha editado, tirando o comentário de ser melhor.. Não de onde ele tirou isso.

  • ChalMust

    Sim, aí a Toyota vai virar quase que uma Lexus (no preço) no Brasil. Brasileiro tá f u d i d o mesmo!

    • 😎.

      E os Lexus a preço de Rolls Royce.

    • Pablo Henrique

      Exatamente o que eu pensei.

  • Cleidson

    Vão fazer q nem a Renault faz com os Dacia. Vão trazer esses carros e colocar o logo da Toyota na frente. E vai vender muuuito.

  • El Gato!

    Que Daihatsu que nada… queria mesmo era a Mazda por aqui.

    • Cromo

      Melhor as duas.

  • Danilo S

    Não vejo com bom olhos, só vai inflacionar toda linha Toyota, jájá o yaris mais barato vai ser 70mil, acho que a Toyota ainda tem muito o que acertar com o Yaris, em questão de motor item de serie e refino…. O mesmo vale para o Etios, traga um motor 1.0 para marca para o bom desconto de impostos que existe, melhore os equipamentos design…. Toyota de fato no Brasil só aprender a vender Corolla e Hylux.

  • Jonas Brother

    a frente desse branco é um soco nos olhos cruz credo

    • Edinaldo_Tapica

      Bem Lifan. Até os Chery tão mais bonitos e maduros

  • Natán Barreto

    O Terios é uma boa pra concorrer com a nova Spin que vai inaugurar uma categoria de crossovers 7 lugares mantendo baixa altura do solo e visual expressivo

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    E aí vai faltar a GM trazer a Daewoo de volta.

  • Dod.

    Seria uma excelente adição ao mercado nacional.

  • Cromo

    Esse sedan DN concept está bonito demais pra ser lançado, eles vão dar uma grande piorada até o lançamento. É sempre assim.

  • More of the punisher

    Se com a marca Toyota tiveram a coragem de lançar o Etios, que nunca vendeu e saiu de linha na Índia 2 meses atrás, imaginem o nível dos produtos que lançarão usando marca de segunda linha. Lançaram o Yaris com plataforma emergente, apenas 2 airbags exceto no “top” e caríssimo por ter tal plataforma e sendo tão pelado, fraco e menos seguro que Polo e novo Onix. Também vende mal.
    Só falta agora fazer como os cara de pau Renault/Dacia fizeram. Colocar o emblema Toyota nos Daihatsu….vai q cola!?

  • Diego Nascimento

    Aprendendo com a Renault.

  • Davi Millan

    O Copen é legal. Teria um.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email