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Daimler revela protótipo do Mercedes-Benz GLB na China

Daimler revela protótipo do Mercedes-Benz GLB na China

De olho no crescimento das vendas de SUVs, a Daimler prepara seu segundo utilitário esportivo baseado na plataforma MFA2. Este é o Mercedes-Benz GLB, que aparece como protótipo no Salão de Xangai, na China. Mias parrudo e robusto que o crossover GLA, o modelo será mais focado na diversão e fora de estrada.


Com 4,634 m de comprimento, 1,890 m de largura, 1,900 m de altura e 2,829 m de entre eixos, o Mercedes-Benz GLB é praticamente do mesmo tamanho que o GLC (4,656 m) e tem a mesma largura. Entretanto, é mais alto e tem base mais curto que o SUV derivado do Classe C.

Daimler revela protótipo do Mercedes-Benz GLB na China

O Mercedes-Benz GLB chama atenção pela frente mais quadradona e elevada que o GLA, tendo faróis mais retangulares e com duplo LED diurno, além de projetores duplos. A grade ampla conta com frisos cromados estilizados. O para-choque tem grade inferior com moldura dupla e destacada, sem protetor inferior metálico, como seria de esperar.


As rodas estilizadas bicolor de 17 polegadas têm pneus todo-terreno. Na traseira, as lanternas em LED se elevam suavemente ao centro, tendo ainda vigia grande e para-choque com escapes embutidos. O Mercedes-Benz GLB tem teto alto e colunas mais verticalizadas que o GLA.

Daimler revela protótipo do Mercedes-Benz GLB na China

O Mercedes-Benz GLB tem interior no padrão atual da marca com cluster digital e multimídia MBUX em duas telas integradas de 12,3 polegadas cada uma, além de volante AMG com fundo chato e difusores de ar circulares e cromados. O painel é volumoso e o túnel central tem touch pad para navegação.

O ambiente ainda possui bancos modulares, já que o Mercedes-Benz GLB tem espaço para até sete pessoas, sendo que o ajuste da segunda fileira garante até quatro assentos com cadeiras infantis no sistema Isofix. Há um sistema chamado Easy-Entry para afastamento elétrico do banco dianteiro para facilitar o acesso traseiro. O acabamento geral tem couro Nappa e Nubuk.

Daimler revela protótipo do Mercedes-Benz GLB na China

O Mercedes GLB tem motor M260 2.0 Turbo com 224 cavalos e 35,7 kgfm, além de transmissão de dupla embreagem com oito marchas 8G-DCT com sistema de tração 4MATIC dotado de quatro modos de condução com distribuição de tração variadas: Eco/Comfort (80:20), Sport (70:30) e Off Road (50:50), respectivamente eixos dianteiro e traseiro, pois, motor/câmbio estão em transversal.

Pode ser feito em Iracemápolis-SP? Com a mesma base dos modelos GLA e Classe A Sedan, o GLB poderia ser produzido no Brasil mas, tudo dependeria da demanda e estratégia de produto no Brasil.

Mercedes-Benz GLB – Galeria de fotos

Daimler revela protótipo do Mercedes-Benz GLB na China
Nota média 4.7 de 3 votos

  • V12 for life

    Mercedes de volta aos anos 80, quadrado demais.

    • Ⓜ️arcelo

      lembrou a GLK. O motivo é porque deverá ter versão 7 lugares.

      • Felippe2010

        ao menos o GLK era bonito, já esse GLB parece uma mistura do Tiguan com alguma outra coisa hehe

    • th!nk.t4nk

      Isso é totalmente proposital. Esse carro é o “sucessor espiritual” do GLK, que tanta gente estava pedindo.

  • João

    perderam a oportunidade de criar algo visceral, esportivo e individual como o X2. Para mim somar este e o GLC são dois produtos inferiores a qualquer concorrente Volvo, BMW e Audi, e dispensáveis, o que não é característica da MB, que nos demais segmentos costumeiramente são referências quando não ditam novas tendências, como CLA e CLS, ou há algum tempo atrás, com os classe ML, SL, SLK, S e E.

    • Ⓜ️arcelo

      X2 é suv coupé. Acredito que a MB vai ter GLB coupé também, aí sim deverá ser mais agressivo com relação ao design por não precisar dos 7 assentos.

      • João

        Sobre eu preferir algo esportivo no lugar desse quadradão aí É pelo fato de que não vejo um posicionamento definido na linha MB e não achei necessário a criação desse GLB como um SUV relativamente pequeno para 7 E quadrado, acho mais proveitoso algo individual e esportivo com um design realmente bonito

        • Ⓜ️arcelo

          De fato suv esportivos são mais atraentes.

          A MB não dorme no porto, eles devem ter feito alguma pesquisa que apontou falta de produtos de 7L.

          Eu sou consumidor de carros de 7L pois tenho 3 filhas e sempre ando coma babá e, na linha mercedes a minha única opção seria a GLS. Antes das tr

    • Domenico Monteleone

      Engraçado que ainda é um protótipo, mas já foi classificado como inferior aos outros antes mesmo do lançamento…pessoal tem pressa pra criticar.

      • João

        Sim, enquanto protótipo o que consigo avaliar é o design, que a minha impressão expressa acima é de inferior. Não acho qualquer concorrente mais feio ou pior resolvido que esse, até agora qualquer Volvo Audi ou BMW são mais bonitos e melhor resolvidos, sobre isso foi o PIOR dito acima

    • th!nk.t4nk

      Já dirigiu o GLC? É um SUV compacto excelente. Pode não ter o design mais rebuscado do mundo, mas é extremamente bem-pensado e confortável. Dizer que é inferior a todos os concorrentes é uma insanidade, me desculpe.

      • João

        Vias de regra todo MB é uma delícia de guiar, fazia referência pura ao design

  • Estudante

    Eu gostei, o problema é o preço, completamente fora de realidade.
    Como mostra o Lyndon do canal BNA SINCE 1988, um MERCEDES G550 nos EUA custa 100 mil dólares, preço absurdo, já com 50 mil dólares você compra um Jeep na versão mais completa que faz a mesma coisa, inclusive com mais itens e conforto. Palavras de um cara que trabalha com carros e vive nos EUA há 31 anos. Imagina para a realidade brasileira.

    • Fabio Assunção

      Fazer a mesma coisa é subjetivo. O que é fazer a mesma coisa? Um SUV que te leve do ponto A ao ponto B? Se for isso, um RAV4 resolve, por 24 mil dólares. A questão é que Custo x Benefício NUNCA será vantajoso em uma marca premium (tanto de carros quanto de relógios, roupas etc.) É um segmento altamente lucrativo, onde exclusividade, entrega de luxo, design, hype até história e legado da marca fazem a diferença para o cliente na hora da compra. Quem compra um G550 quer levar tudo isso, coisa que uma marca “varejista” como Jeep não consegue entregar.
      Eu nunca andei em um G Klasse e tampouco em uma Cherokee (a versão de 50 mil dólares é uma versão intermediária, a trackhawk top de linha custa 86 mil dólares, sem opcionais) mas tenho convicção que o motorista deve sentir muita diferença de um pra outro.

      • Estudante

        Concordo em partes, mas ainda assim acho esse caro extremamente carro, 100 mil dólares nos EUA é muito elevado. O lyndon tem um vídeo e eu concordo com ele, ele já andou com ambas e disse que a JEEP Wrangler é um monstro, ele usou em terreno difícil e disse que fez coisas incríveis com o carro, tudo isso custando quase a metade do concorrente Mercedes. Se o sujeito é muito, mas muito rico, tudo bem, mas no geral um Wrangler é mais que suficiente para fazer grandes aventuras a um preço justo, tendo confiabilidade, conforto e até mais itens de serie que um mercedes.

        • Fabio Assunção

          Fala Estudante, vou discordar sobre comparar o Wrangler com a G550. É muita diferença em tecnologia, mordomias e luxo.

          Pode ser justo comparar apenas capacidade off road, como você falou? Talvez, mas quem compra um G550 dificilmente utiliza exclusivamente para off road, ao contrário do Wrangler, que está mais para um Troller. Essa atual geração do Wrangler me parece mais apta ao uso civil, mas sem dirigir, fica dificil dizer.

          Isso também não é real : “tendo confiabilidade, conforto e até mais itens de serie que um mercedes”
          Jeep (além das outras marcas do grupo FCA USA) está sempre no top 10 de marcas de carros menos confiáveis de qualquer publicação.

          De resto concordo com você, o Wrangler (ou um Jeep) é uma compra mais racional que um G550, que é overpriced até para um Mercedes.

  • Esse segmento (crossover/pseudoSUV) está ficando tão saturado, que essas novidades do mercado já não me atraem mais.

    • Domenico Monteleone

      De “Pseudosuv” não terá nada, se tem a sigla G manda bem no offroad.

      • Dod 2019 New Era

        O “G” não significa que manda bem no off-road, apenas que o carro é da série de SUVs/Crossovers da Mercedes. O GLA tem o tal “G” e não passa de um hatch levemente bombado, ele pode até ter tração integral em algumas versões mas ela definitivamente não é para uso fora de estrada.

      • Paulo Lustosa

        somente se aplica a classe G, o resto não manda bem em off road nem em sonho.

  • Domenico Monteleone

    Pena que nunca vai caber no meu orçamento…=/

  • Bruno Silva

    Horrível. O GLC já parece pequeno ao vivo (mesmo tendo tamanho próximo do Q5 e X3), esse aí vai parecer menor ainda. Sem graça, traseira medonha. O interior é até bonito, mas na versão final vai ser igual ao da família Classe A, ou seja, nada demais. Prefiro Q3 e X1 no momento.

    • th!nk.t4nk

      Caramba, eu fico me perguntando que carros o povo aqui tem, porque o GLC é um baita veículo e não tem nada de pequeno. Fico imaginando os comentaristas aqui andando de Cayenne pra cima!

      • Mr. Pereba

        Totalmente despropositada sua colocação. Se é necessário ter um carro para poder criticá-lo, então seria melhor fechar o espaço de comentários aqui.

        • th!nk.t4nk

          Necessário ter? Com certeza não. Mas tô pra ver um lugar onde o povo critica tanto carros premium quanto aqui nos comentários. Dá a impressão de que no Brasil o povo é acostumado com um nível altíssimo, tal a exigência que mostram. Meio que um universo paralelo, mas só na cabeça das pessoas.

          • Fabio Assunção

            Já te vejo nos comentários faz um bom tempo, e você já deve ter se ligado que a ordem do dia aqui é sempre reclamar, chorar, criticar.

          • leomix leo

            Aqui o povo anda sim de superesportivos ( uno de escada no teto que da benga em Camaro) é cada comentário que nem vale a pena responder, se não causa intrigas. Povo aqui diz que Corolla e Sw4 é luxo pq nunca andou em algo melhor, não podemos exigir muito deles.

      • Bruno Silva

        Amigo, faltou interpretação sua aí. Me mostra onde chamei o GLC de pequeno… só falei que visualmente ele parece menor que os concorrentes, mesmo tendo tamanho próximo.

  • Marcio LJ

    Inspirado em algum JAC ou Chery da vida…

  • mjprio

    Uma palavra pra definir: feio.

  • Lucasss

    Renegade de rico, rs! Aliás, curti o carrinho, seria pedir muito que ele viesse com essas rodas? Sinceramente, eu achei legal!

  • CanalhaRS

    Volta GLK!!! Esse GLB deu ruim….

  • Guilherme Martins

    Eu gostei e muito…
    Passa-se a impressão de ser algo mais “chic” do que é… ( um dos carros mais caros da MB é o quadradao G Class, ou seja linkarao)
    A traseira tem aquele ar de “to de mal humor “ se bonita ou nao, é aquela traseira que se impõe…
    A frente é clean e sóbria
    A lateral é “rústica” , quebrando a regra de suvs ficarem tão “fluidos “ que viraram crossovers.

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