Mercedes Benz Veículos Comerciais

Daimler usa ônibus da Setra com visitantes em curva bem inclinada na Alemanha

setra-curva-1

Os 15 km de pistas de testes da Daimler em Stuttgart-Untertürkheim recebem anualmente 2.500 visitantes, que desejam conhecer as instalações onde carros, caminhões e ônibus da Mercedes-Benz são testados, assim como demais veículos do grupo germânico.

Os visitantes estavam sendo levados em ônibus da Setra, modelo S411 HD para conhecer a pista, mas a Daimler decidiu adotar um modelo mais moderno (o anterior foi usado por seis anos), o Setra S511 HD, que mede 10,46 m.

setra-curva-2

Como acontecia antes, os passageiros experimentavam em primeira mão a sensação de estar em um legítimo veículo de teste, que simula frenagens de emergência com ABS, desvios de trajetória com o ESP e outros testes, inclusive de pavimento e suspensão.

No entanto, com o S511 HD, a Daimler decidiu levar os visitantes à uma curva de 60 metros de raio, cuja inclinação é de 90 graus. Assim como os automóveis da Mercedes, o Setra faz a curva com um incrível ângulo de inclinação, que faz os passageiros observarem apenas o asfalto ou o céu pelas janelas. A manobra é feita a apenas 100 km/h.

setra-curva-3





  • Jeferson Araujo

    Pô, legal isso… Agora façam os mesmos testes com os busões da prefeitura de Sampa…kkkk

    • Franco da Silva

      De qlq lugar do Breziu! E eu que não vou dentro, daí!! Huahua

      • Diego Lip

        Os ônibus brasileiros podem ser considerados um dos melhores do mundo.

        • Gabriel Ferreira

          Com certeza

        • Franco da Silva

          So até a porta da fábrica. Depois de centenas de milhares de km sem manutenção é outra história.

  • V12 for life

    Tinha que levar acima da faixa amarela como é teste de velocidade máxima nos carros, lembro de documentário do Discovery Channel que um Classe A primeira geração passa lambendo o muro.

  • Apopololo

    Pode me chamar de louco mas fiquei com vontade de estar dentro daquele ônibus naquela curva.

    • Cássio Amaral

      ok, você é louco kkk.

    • Holandês Louco

      Epa… o louco aqui, sou eu…

    • Edson Fernandes

      Eu também fiquei com essa mesma vontade.

      Deve ter sido bem puxado para um Onibus! Mas a sensação deve ter sido desagravel se esse não ter onde se segurar como são os onibus comuns…rs

  • Alexandre

    As carroceiras nacionais dão uma SURRA em design pqp

    • Dricks

      realmente, os marcopolos G7 são lindos e os novos da irizar tbm

      • Zetros1833

        A Irizar é espanhola.

      • Vagnerclp

        Marcopolo G7 só tem beleza, o carro é podre, bate tudo e os bancos são desconfortáveis. Depois que a Busscar faliu, a Marcopolo caiu muito em qualidade. Anda num G6 e num G7, depois me fala qual é o melhor.

        • Dricks

          odeio os G6 faz tempo q não pego um silencioso, ate mesmo os 3 eixos da aguia branca aff

          • Vagnerclp

            Então devem estar mal conservados, porque dão um pau no G7. Entre os atuais, sou mais o Campione ou o NewRoad.

    • mjprio

      Mas essas carrocerias da setra são imbativeis em durabilidade. Andei em varios, já bem antigos na Europa e os carros parecem que sairam da loja. E ademais , na Europa esses onibus quadradões são comuns

    • Wendel Cerutti

      a questao maior e durabilidade .

    • Zetros1833

      Gosto é gosto, mas essas carrocerias Setra e os monoblocos Mercedes na Europa não são feios não. Só são um pouco mais quadrados que as vendidas aqui.

      O Citaro por exemplo, tem um belo design.

      • mjprio

        Os citaro dao um banho em tecnologia. E eles usam os motores da serie OM h que sao posicionados na traseira e na posição horizontal. Assim sobra mais espaço no interior e a manutenção fixa facilitada pois os agregados do motor sao montados sobre ele como nos boxer. As series OM 924 926 470 457 tem versões horizontais

        • Zetros1833

          Com o Euro 6, na versão h só o OM-936LA. O OM-470 é instalado na vertical.

      • mjprio

        Ex: o OM 926hLA e a versao horizontal do 926LA. ( para conhecimento OM e motor de ciclo diesel 926 a série , L motor com intercooler e o A motor turbo)

        • Zetros1833

          Sim, os motores OM-906LA e OM-457LA possuiam suas versões h, ou seja, eram instalados na horizontal.

  • Mr. Car

    É a Mercedes derrotando as leis da física, he, he!

    • Zergling

      Não. As leis da física dizem que o ônibus fica perfeitamente estável a 100kmph.

      • Mr. Car

        E as leis da aporrinhação dizem que você quer pegar no meu pé, he, he!

        • Zergling

          Você fala de leis e não as conhece. Tem uma foto de Brasília.
          Fortes indícios que você é um deputado. :p

          • Mr. Car

            É evidente que foi uma brincadeira: a Mercedes (ou qualquer outra) não pode revogar as leis da física. Se você vai ficar empombando com isto, é um forte indício que você anda precisando ir pescar, he, he!

            • Sergio

              cara chegou agora e ja quer sentar na janelinha :)

          • João Silva

            hahahahahaha

  • Rodrigo A.

    se esses passageiros foram pegos de surpresa, ficaram num cagaço…

  • Lofin

    “A manobra é feita a apenas 100 km/h.”

    Vocês não quiseram dizer “a manobra é feita apenas a 100 km/h”?

    • Edgar

      Está correto o texto, que quer dizer que isto foi realizado a 100km/h. Da forma como sugere, daria a entender que só conseguiria ser feito a 100km/h.

      • Lofin

        De fato, não está errado, gramaticalmente, da forma como está escrito.

        Mas achei bem estranho.
        Como foi apenas eu, deixo pra lá :)

        Abraços!

        • EuMeSmObYmYsElF

          tá certo… o texto diz que a manobra é feita a apenas 100km/h, demonstrando certa surpresa, contrariando o “senso comum” de que seria necessário muito mais velocidade pra segurar o ônibus na trajetória

  • Jad Bal Ja

    Tenho certeza que vários assentos das poltronas tiveram que ser lavadas depois do teste….

  • Sergio

    Enqto isso no Brasil os onibus não tem nem cambio automatico, o que nao é um luxo em caso de onibus, e sim segurança, de quem vai em pé, e pelo bem da saude do motorista.

    • Thiago Porto

      Brasil é maior do que o lugar que você vive amigão.
      Aqui em Curitiba faz muito tempo que não vejo um ônibus com cambio manual.
      Menos complexo de vira-latas vai.

      • Sergio

        pois é, isso que dá acreditar no que politico fala, repeti o que um pré-candidato disse hehehe. mas acho que ele falou SP, é que a gente ainda acha que SP é modelo pra tudo. mas ainda bem que nao..
        Mas CWB é modelo no que tange a onibus né, só falta mesmo o metrô aí.

        • invalid_pilot

          Discordo sobre CWB ser modelo de ônibus, lá se você estiver na parada e perder o onibus , só daqui pelo menos 15 minutos (se não atrasar – já que essa pontualidade hoje não é bem assim) não dá pra pegar outro onibus que passa mais ou menos no lugar que deseja ir.

          Em SP se perder um ônibus pode substituir por algum outro que passa no mesmo lugar ou próximo. Lá é bom porque a cidade foi feita com os corredores já – coisa que o Haddad ta fazendo a marra aqui e recebendo muitas críticas

          • Sergio

            pois é, eu saí do PR ja tem uns par de anos, entao a coisa piorou. já foi modelo né, época que o lerner implantou

            • invalid_pilot

              Fiquei uma semana lá em 2012… É bom, mas longe de ser modelo

          • Thiago Porto

            sim, pq o Onibus tem horário e cumpre .
            Não é igual no Rio ou SP que vc para no ponto e pode esperar entre 30 segundos ou meia hora.

            Mas o sistema esta abandonado, o Governador andou brigando com o Prefeito e foi desfeita boa parte da integração intermunicipal.
            A frota tb esta bem envelhecida e a passagem subiu bastante nos ultimos 3 anos.

        • Zetros1833

          Político malmente entende de política e entende menos ainda de ônibus. Todos os articulados, biarticulados e superarticulados que rodam em São Paulo possuem caixa automática, podendo ter 4 ou 6 marchas. Os modelos de piso baixo tbm.

          • Sergio

            é, acho que ele omitiu espertamente que tem sim onibus com cambio automatico, e quis dizer que é um absurdo ainda ter onibus com cambio manual, mas do jeito que ele disse deu a entender que todos ainda eram manuais.

            • Zetros1833

              Pois é, eles são sempre assim. Ainda tem os modelos rodoviários mais caros que possuem caixa automatizada. Já os modelos urbanos e rodoviários básicos tem caixa manual mesmo.

        • Vagnerclp

          Cara, você mora em São Paulo? A maioria dos ônibus urbanos em São Paulo tem o câmbio automático, suspensão pneumática e piso baixo. Tem alguns de piso baixo central e os de motores dianteiros que possuem câmbios mecânicos, mas no universo do total são poucos. Em relação aos rodoviários, a maioria é mecânico mesmo (MBB). Scania e Volvo possuem câmbios automatizados.

    • David

      Em sp a grande maioria da frota nova de ônibus tem câmbio automático…

      • sepchampions

        aqui em SSA os ônibus novos são aut. tbm.

        • Sergio

          SSA Salvador? É que aí tem que ser mesmo, sabe como é né, ‘muito dificil ficar mexendo nessa alavanca toda hora meu rei’ :)

          • Dricks

            piadinha de baiano preguiçoso ainda existe em 2015? putz

            • Sergio

              Eh piada sobre alavanca sr dick

        • Zetros1833

          Aqui em Salvador não tem ônibus com câmbio automático não. Os novos do Sistema Integra são automatizados, V-Tronic no caso dos modelos VW da Plataforma e SmartShift no caso dos modelos Mercedes da Salvador Norte.

        • Dricks

          realmente os comil plataforma são automatizados, ja os caio da ot trans nao sei se são automatizados ou manuais

      • invalid_pilot

        Sem querer ser chato, mas acho que é automatizado rsrsrsrs

        Entendo pouco de ônibus, e somente agora os com ar condicionado estão aparecendo (principalmente os de linhas que andam em corredores)

        • Sergio

          isso, o andrea matarazzo falou que era um absurdo onibus sem ar condicionado num pais tropical como o nosso. mas eu ja fui em cuiaba e la os onibus tinha ar condicionado, mas tb, pensa num calor, lá sem ar vc morre.

          • invalid_pilot

            Já era pra termos isso aqui em SP – nem motorista de carro compra mais carro sem A/C, ouvi dizer que nas próximas licitações será obrigatório A/C e Wi-Fi nos ônibus… aguardemos

            Metrô também já passou da hora de ser 100% com A/C – mas sabemos que existem muita coisa escondida nesta companhia e a modernização dos trens vem a passo de tartaruga

            • Sergio

              em santos tem uns circular com wifi, dias desses tava sem 3g, emparelhou, deu pra eu enviar um zapzap hehehe

        • David

          é automático eu conheço o ruido do “deslizar” do conversor de torque nas trocas de marcha.

        • Zetros1833

          Nesse caso são automáticos mesmo. As caixas automatizadas são usadas nos modelos rodoviários e nos caminhões.

        • Edson Fernandes

          Depende. Se for VW é automatico (e de 4 marchas) se for de outras marcas, aí sim pode ser automatizado e de varias relações.

          Sem brincadeira, mas andei em um cujo não sei lhe dizer a marca, mas eu contei em coisa de 30 segundos, coisa de 5 marchas ascendentes. Fiquei assustado pensando que poderia ser o conversor, mas dava para sentir que a força era na roda.

      • Sergio

        pois é, repeti sem checar o que disse o pré-candidato a prefeito de s. paulo, o andrea matarazzo numa entrevista ao panico recentemente.

      • Edson Fernandes

        Além dos novos serem com ar condicionado.

    • Guilherme Batista

      Concordo e em bh a minoria é automatico

    • Mazembe 2X0

      Aqui em Porto Alegre tem muitos ônibus com câmbio automático, principalmente a empresa pública Carris.

  • Mario

    Acredito, na verdade, que com velocidades menores que 100km/h o busão tombaria, isso sim!

  • Dricks

    se fizer com os comil q a prefeitura daqui de salvador adquiriu vira logo no inicio

  • GPE

    Vida Loka!!!

  • mjprio

    A Setra é muito tradicional na Europa, e faz projetos com chassis e motorização MB assim como a CMA fazia com os Scania no Brasil dos anos 60 aos 80. Inclusive os Setras são vendidos dentro do catálogo Mercedes Benz. São onibus que apesar de serem quadradões são muito confortaveis e duraveis também. Não raros são os Setras dos anos 70 e 80 com chassis OM 0303H rodando macios pelas ruas da Europa e alguns paises da Ásia. Inclusive os modelos O364 e 365 foram inspirados em modelos Setra dos final dos anos 70

    • Guilherme Batista

      Verdade, quanto ao visual externo, eu acho alguns modelos brasileiros mais bonitos, mas esses onibus ai realmente são bem confortáveis e passa uma sensação de luxo e requinte

      • Zetros1833

        Luxo, requinte e segurança como o mjprio destacou. São modelos que possuem eixo dianteiro com suspensão independente, ABS, ASR, EBS, ESP, EBD, FCG, suspensão eletrônica, sistema de frenagem de emergência, sistema de orientação de faixa de rolagem, dentre outros. Fora a carroceria que atende á norma européia ECE-R 66/01 de proteção aos ocupantes

    • Zetros1833

      A Setra assim como a Mercedes-Benz Buses faz parte da EVOBUS, empresa pertencente ao Grupo Daimler AG.

      São casos distintos. A CMA era um empresa pertencente a Cometa que fabricava carrocerias somente para a Cometa. Já a Setra era uma fabricante de ônibus e usava e usa ainda chassis Mercedes pq é co-irmã da Mercedes.

      • mjprio

        Sim. Tem razão

  • 😱😱😱

    Como. O Ônibus. Não cai?!

    Alemães são f0da.

  • DiMais

    ~apenas~ 100km/h

  • João Carlos

    Maneira fácil de acabar com o Haddad.

    Mandamos ele para a Alemanha dar uma volta nesta pista, neste ônibus.

    Quando ele falar, “tá muito rápido, baixe pra 50”, São Paulo terá fogos de Ano Novo antecipado!

    Ah, e o motorista vai ser o Jilmar Tatto.

  • Pedro Evandro Montini

    Baita busão!

  • Diego Lip

    Este da foto tem uma resistência superior que novos modelos nacionais.

  • 0terceiro

    Andei muito de busão assim quando era criança
    (tinha muitos desses nas linhas de BH na década de 90).



Send this to friend