Datsun morreu, mas pode voltar com carros elétricos

datsun 3

A Datsun encerrou sua segunda jornada no mundo dos carros após 10 anos, quando Carlos Ghosn ressuscitou a marca japonesa que sustentou a gama de carros da Nissan, exportados a partir do Japão.


O fim recente da Datsun se deu com o fechamento de sua fábrica na Índia, que não sustentou mais as operações com as vendas em baixa.

Em pouco mais de 10 anos, a Datsun vendeu na Índia, Indonésia e Rússia, pouco menos de meio milhão de carros e só neste último país, foram cerca de 150 mil.

Usando tecnologia da Nissan e da AvtoVAZ, a Datsun foi uma proposta de baixo custo extremo e que não deu certo nem na Índia, onde o mercado é sensível ao preço.

Agora, o site Automotive News fala que a Nissan não quer acabar de vez com a marca Datsun e que ela deverá retornar futuramente em outra proposta.

datsun 1

A informação partiu de uma fonte anônima da Nissan, que disse ainda que o processo de retomada da Datsun demorará anos para ocorrer.

O provável é que retorne com carros elétricos e talvez até modelos baratos para competir com preço diante de marcas chinesas.

Como se sabe, a Datsun é uma marca usada pela Nissan desde os anos 50 para vender carros de passeio no exterior, já que a bandeira era bem conhecida por se originar da fabricante DAT, do início do século.

A partir de 1958, todos os carros desenvolvidos pela Nissan eram vendidos como Datsun, mesmo dentro do mercado japonês, sendo apenas em meados dos anos 60 que surgiram os primeiros automóveis Nissan.

datsun 4

Antes, a Nissan fabricava somente caminhões e não tinha reputação com automóveis.

Com isso, a Datsun – original Datson ou “filho de DAT” – seguiu por anos a fio sendo a marca internacional da Nissan até meados dos anos 80, quando a fabricante nipônica teve que lançar uma campanha: “Meu nome é Nissan”.

Depois disso, nenhum carro com a marca Datsun foi feito até março de 2012, quando surgiu na Índia o Datsun GO.

[Fonte: Auto News]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.