Governamental/Legal Mercado Segurança Trânsito

De novo? Extintor pode voltar a ser obrigatório nos carros em 2018

extintor De novo? Extintor pode voltar a ser obrigatório nos carros em 2018

Em setembro de 2015, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) derrubou a obrigatoriedade do porte de extintor de incêndio em automóveis e picapes no Brasil. O motivo é que o órgão federal considerou que os carros estavam em um nível de segurança suficiente que dispensariam o dispositivo de combate ao fogo.



De lá para cá, apenas caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos de transporte de produtos inflamáveis, como os carros que comercializam gás GLP ou distribuem oxigênio, por exemplo, são obrigados a portar o extintor. Após sua liberação dos automóveis, o equipamento deixou de ser fornecido pelos fabricantes de veículos e quem decide ter uma proteção a mais, tem de comprar o produto em lojas de autopeças.

Porém, o Senado Federal deve analisar este ano um novo projeto de lei, que prevê o retorno do extintor com carga de pó ABC  – de forma obrigatória – nos carros de passeio. De autoria do deputado Moses Rodrigues (PPS-CE), o PLC 159/2017 impõe o dispositivo como parte dos equipamentos de segurança obrigatórios dos veículos, como era antes, alterando o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O projeto está na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) para análise.

extintor De novo? Extintor pode voltar a ser obrigatório nos carros em 2018



Moses justifica: “Não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis motoristas e passageiros em caso de incêndio”. Com o PLC 159/2017, o deputado quer evitar que o Contran aja de forma “imprudente” e que a proteção de condutor e passageiros seja resguardada.

Aguardando o relator do projeto na comissão, o projeto de lei também terá de passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a pedido do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE), que já entrou com requerimento para tal e também para uma audiência pública sobre o assunto.

Mas, o caminho para o extintor voltar aos carros ainda será longo, já que o PLC 159/2017 também foi requerido para análise na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), a pedido do senador David Alcolumbre (DEM-AP), que alegou: “Não há como deixar de remeter a proposição para a CCT, de forma a contemplar, também, um olhar tecnológico para o objeto da proposição”.

Antes da liberação, o extintor passou por outra prova de fogo no começo de 2015, quando se tornou obrigatória a substituição do dispositivo tipo BC nos carros até 2005 pelo ABC, que tem eficiência maior no combate à incêndio. A alta procura pelo produto, fez com que este sumisse das pratilheiras das lojas, já que a não substituição do dispositivo acarretava multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na CNH.

[Fonte: Agência Senado]

 

 

 

COMPARTILHAR:
  • Japa palio adventure

    E volta a ladainha

    • th!nk.t4nk

      Lobby. Alguém vai levar uma bolada da indústria se conseguir aprovar o projeto de lei, isso te garanto.

      • Navaman

        É uma questão nitidamente técnica, não tem por que ser fixada em Lei.

      • Ainnem Agon

        Eu arranquei o meu, se voltar a ser obrigatório é só eu pôr de volta…

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Eita caral…

  • Louis

    Reforma penal para endurecer as leis, ninguém fala…
    Não vou falar o que penso a respeito dos dePUTAdos, senão serei banido do NA….

    • André

      Fica tranquilo que agora nas eleições serão todos reeleitos. O problemas não são os politicos e sim nosso povo que idolatra bandido.

      • José Barbosa

        O problema nem é tanto do povo, mas do sistema político que é feito para manter as coisas como estão. Para mudar, precisamos de cidadãos críticos. Cidadãos críticos dependem de educação, e o ciclo nunca se fecha.

    • GRANMA

      Não sei se você será banido mas você chamou os caras de PUTA! kkkkkkkkk

      • Louis

        Foi sem intenção, o dedo enroscou aqui no CapsLock, coisas de alguma força superior rsrsrs

        • GRANMA

          Sei! rsrsrsr

        • Acho que você deveria ser mais educado. Pois você acaba de ofender de forma pesada as P U T A S ao comparalas com os deputados kkkk. Desculpas, mas não resisti.

        • Holandês Louco

          Cara, as putas fazem um serviço de utilidade pública, não fale assim delas.
          Já os deputados…..

          • Louis

            Tenho o maior respeito por essas garotas, que eu prefiro chamar de acompanhantes.

    • ObservadorCWB

      Clap clap clap…poucas palavras, mas que condizem com o que realmente deveria ser mudado nesta porcaria.

  • Pipo pipo

    Só para arrecadar com multas, igual a separação do IPVA do seguro obrigatório que agora devem ser pagos em guias separadas geradas em 2 sites distintos. Tudo pra ffffff as famílias brasileiras.

  • Maycon Farias

    É deplorável essa inutilidade de nossos políticos. Devia Cuidar da saúde segurança e educação. Será que ele vai receber quanto de alguma fabricante de extintor?. Porque segundo estimativas recentes o extintor praticamente não é usado nos acidentes. Existe até um vídeo que um bombeiro tentar apagar um incêndio controlado e não consegue até o final da matéria.

    • Lucas

      Na hora de um incêndio dificilmente a pessoa terá coragem de tentar controlá-lo. Fora que se o fogo se alastrar nem mesmo uns 10 desse conseguirão apagar. Item inútil.

      • Amanda Alves

        Infelizmente nossa população, como vcs são sem informação e manipulados pelo o se espalha. A pergunta que deve ser feita, é pq do dia para noite, sem estudos técnicos o Contran tornou facultativo? O extintor é item OBRIGATÓRIO desde de 1970. Então meus caros, se alguém ganhou $, foi quem arquitetou, para torná-lo facultativo. E tem mais EUA, não é obrigado extintor em lugar nenhum, mas por cultura prevencionistas, na grande maioria das casas existem 2 extintores, na cozinha e na garagem. O que quero deixar de reflexão é o seguinte: se nós (brasileiros), pensássemos mais no nossa prevenção e na segurança dos outros, teríamos que ser OBRIGADOS, a ter o extintor (como exemplo), por o cinto, usar capacetes, ter habilitação? Quando a nossa cultura mudar, aí sim não seremos mais obrigados.

        • Lucas

          O grande problema é que as autoridades fazem isso não por imaginar que pode ajudar algum cidadão, mas sim apenas para continuar enchendo seus bolsos. Se pelo menos uma parte destes indivíduos se preocupasse com o povo e o país ao invés de pensar só em vantagens para si mesmos, o país já seria bem diferente. E outra, de que adianta tornar obrigatório novamente se quase ninguém sabe usar isso em uma emergência?!

        • Maycon Farias

          Meu anjo… o Brasil tem um rombo de quase 200 bilhões. Você realmente acha que é hora certa de político ficar fazendo novela com um item praticamente inutilizado pela maioria das pessoas? Não envolva questões de cultura… nós somos escravos de um sistema totalmente falho e corrupto. Vai por mim extintor de incêndio deve ser um dos menores problemas. Pelos impostos e carga tributária que pagamos o certo era um político desses vir na minha casa me dar um extintor e até instalar de graça.

          • Lucas

            Perfeito!

        • Danilo Pelucio

          Quais paises exigem?

        • José Barbosa

          Se você quiser, pode enfiar 50 extintores no seu automóvel. Fique à vontade. Não quero é ser OBRIGADO a isto.

      • RRodrigo Souza

        depende do incêndio , se estiver começando dá para apagar sim, já vi inicio de incêndio em carro dentro de oficina mecânica aonde tiveram que utilizar o extintor do próprio carro, cunhado do meu patrão já teve o carro com inicio de incêndio e com o extintor conseguiram apagar , ele teve o prejuízo de muitas peças do motor , mas não teve perca total no carro dele, e também o carro não explodiu

        • Lucas

          Em casos assim reconheço que pode ser bem útil. Mas imagine alguém que nunca passou por isso, no meio do trânsito e sem saber como usar…dificilmente conseguirá combater a tempo, além de correr o risco ao tentar apagar e ainda se queimar. O melhor é manter o carro sempre em ordem e torcer para que nada de ruim aconteça conosco.

        • FrankTesl

          perda total.

        • Paulo Roberto Steindoff

          Há três dias SESSENTA ÔNIBUS, todos dotados de extintores de incêndio, pegaram fogo completamente em uma garagem de Salvador.
          De qua adiantaram os SESSENTA extintores dos ônibus?

          • RRodrigo Souza

            e tinha quantas pessoas lá perto do incêndio ? se tinha apenas o porteiro na garagem e ele demorou para chegar não adianta nada, foram 60 ônibus

        • José Barbosa

          Ano passado houve um incêndio na borracharia em frente ao meu trabalho, causado por um curto circuito. A grande sorte deles foi que nossa equipe de segurança atravessou a avenida rapidamente, carregando VÁRIOS extintores, e debelaram o incêndio ainda no princípio, com eficiência e segurança porque há meses havíamos passado por treinamento. Dependendo do grau do incêndio, tentar debelar o fogo, especialmente tomado pela emoção de ver um bem perder, é um risco muito maior.

      • Maycon Farias

        Concordo. Eu me imagino na seguinte cituacao. Estou dirigindo a começa um incêndio no motor do meu carro. Sei que o motor tem conexões direta com combustível e é ligado ao tanque. Não sei se eu teria coragem de abrir o capô colocando em risco a minha integridade física. Gasolina é um combustível extremamente explosivo… tem que ter coragem de enfrentar.

        • Lucas

          Sim, em um caso desses eu sairia de perto, assim como quem estivesse junto no carro. Bem material nós recuperamos, mas nossa vida, não. Não compensa se arriscar.

        • André Flandres

          Gasolina é inflamável, mas em si mesma é pouco explosiva. O que acontece é que, sob determinadas condições (pressão dentro do tanque ou do cilindro, por exemplo), pode gerar uma explosão, que pode ser desde pequena (como ocorre dentro da câmara de combustão, no funcionamento normal do motor) até grande (pode eventualmente ocorrer num acidente, em geral por forte compressão do tanque).

        • Paulo Roberto Steindoff

          NUNCA ABRA o capô! Você irá alimentar o fogo, colocando mais oxigênio.

        • Guilherme Batista

          Nunca abra o capô, além de alimentar o fogo colocando mais oxigênio, você corre o risco de alguma mangueira estourar jogando em seu corpo água fervendo ou óleo.

          O melhor é sempre abandona o veículo quando não se sabe como proceder

    • Paulo Roberto Steindoff

      Exemplo da inutilidade são os ônibus, que são obrigados a possuírem os extintores.
      Já viu como os ônibus pegam fogo rapidamente?
      Em cinco minutos não sobra nada.
      Tudo material altamente combustível.
      Até o extintor pega fogo.
      Isso está parecendo propina de empresa de extintores.

      • Maycon Farias

        Realmente, nos videos é muito rápido mesmo, nunca vi um ônibus salvo por extintor.

    • André

      Só falta voltarem com o kit primeiros socorros

  • Eduardo Brito

    Como sempre, tem sempre alguém ganhando muito dinheiro para que esta lei seja aprovada…

  • Razzo

    “Deputado Moses Rodrigues justifica: “Não é plausível que o Contran, de um momento para outro, entenda que o extintor de incêndio não é mais considerado item de segurança do veículo e decida tornar facultativo o seu uso, deixando vulneráveis motoristas e passageiros em caso de incêndio”. Com o PLC 159/2017, o deputado quer evitar que o Contran aja de forma “imprudente” e que a proteção de condutor e passageiros seja resguardada.”
    –> Quem tem competência técnica para avaliar a necessidade de um equipamento, um político ou uma conselho ?

  • Hoffmann

    Se extintor em carro fosse útil na Europa e EUA era obrigatório. Essa volta com toda certeza deve ser por pre$$ão dos fabricantes de extintores.

    • Paulo Roberto Steindoff

      É obrigatório em ônibus , no Brasil, mas há três dias que sessenta ônibus pegaram fogo, completamente, em Salvador, e os SESSENTA extintores nada adiantaram.

    • th!nk.t4nk

      Quando fiz a carteira aqui na Alemanha, perguntei no curso o que fazer em caso de incêndio. O instrutor me olhou na cara como se fosse um retardado, e disse “você corre”. O ordem é jamais chegar perto de um carro em chamas, deve-se simplesmente sinalizar o local, ligar pros bombeiros e aguardar.

  • Gustavo

    Algum político deve ter aberto uma fábrica de extintores…

  • zekinha71

    Tem que levar esse deputado var umas voltinhas aqui em SP e ver quando algum onibus dá pane elétrica, só dá tempo do motorista abrir as portas e mandar todos descerem.
    Depois é só ver o fogo comer o onibus em questão de alguns minutos.
    Já vi uns três acontecerem isso, não dá tempo nem de tentar achar onde fica o extintor.

    • Amanda Alves

      E os que o extintor apagou? Infelizmente vc não viu!

      • Paulo Roberto Steindoff

        Igual a mula sem cabeça,. Se não viu , é porque não existe.
        Em Salvador, há três dias, sessenta ônibus pegaram fogo e os sessenta extintores de nada ajudaram

      • zekinha71

        Vc sabe onde fica o extintor do seu carro, se está na validade e vc é capaz de usá-lo corretamente em caso de incêndio em menos de 1 minuto?

      • sepchampions

        Querida, quem quiser que compre seu extintor e deixe no carro em caso de necessidade. Se tivesse um carro o colocaria no seguro e se por acaso ele pegasse fogo rezaria pra dar PT, não me arriscaria pra economizar 5 mil reais mas nem “funkdendo”.
        E outra… que mania o povo tem de querer ter suas vidas guiadas pelo Estado, são bebês procurando por uma babá?

  • kirig

    Ok, você tem o extintor, mas não tem treinamento, pela falta de perícia, comete algum erro, e aí, toma processo?

    • RRodrigo Souza

      meu carro ta começando a pegar fogo ,não tenho seguro e você acha que além do prejuízo que eu poderia ter, acha que vao tentar me processar por falta de treinamento? o importante é tentar apagar o inicio do fogo

      • FrankTesl

        Se você optou em não ter o seguro, compre o extintor por conta própria, não queira obrigar outros a arcar com mais essa despesa.

      • Rafael

        Se você não tem seguro, você não tem condições de ter um carro ou alguém aqui entra num restaurante, almoça à vontade e depois simplesmente fala que não tem como pagar a conta???
        Não me leve a mal, só penso que seguro deveria ser obrigatório, pelo ou menos contra terceiros.

        • RRodrigo Souza

          eu apenas compro o que consigo pagar, se eu entro num restaurante de PF é pq eu tenho condições de pagar a comida, mas seu compro um carro usado e financiado é pq eu só consigo pagar aki, se eu tivesse dinheiro sobrando eu colocaria sim no seguro,

        • Ananias Anacleto

          Contra terceiros concordo que deveria ser obrigatório, mas o seguro total deve ser como está, faz quem quer. Eu adotei a seguinte idéia, continuo com meu velho Clio 2008 e sempre com seguro total e um valor alto para terceiros. Se um dia acontecer algo e o carro pegar fogo, deixo queimar até virar cinza, não vou me arriscar por causa de um carro de valor tão baixo. E outra, ando de carro velho com seguro pois assim pago valor mais baixo de IPVA e consigo encaixar o seguro nos custos anuais de manter o carro com mais tranquilidade. Além de que não preciso ficar eternamente pagando carro, como muita gente faz ao trocar a cada 3 anos e menos de 60.000km.

      • durango

        Se pegar fogo, é porque o relaxo é extremo. e o prejuízo certamente bserá maior que o valor do seguro.

        • RRodrigo Souza

          pode vir a ter algum curto também já pensou nisso? existem carros novos 0k pegando fogo, hb20 quando foi lançado lembra ? ou foi relaxo dos donos ?

  • Ricardo

    Algum amigo do Temer está precisando!

  • Lucas

    País que discute esse tipo de bobeira não vai pra frente nunca! Esse tipo de equipamento controla apenas pequenos incêndios e muitas pessoas nem mesmo sabem usá-lo. Apenas mais um jeito de tirar nosso dinheiro…
    Cada dia mais inconformado com esse país, se nunca fizermos nada vamos continuar a ser feitos de trouxa pelo resto da vida.

    • RRodrigo Souza

      ok, quando começar um pequeno incêndio no seu carro, você vai começar a assoprar então ? teve ser obrigatório ter em todos os carros

      • Lucas

        Nunca vi um carro moderno pegar fogo, apenas carros bem antigos ou com alguma instalação (quase sempre de som) mal feita. Mas a intenção foi de que isso é algo que não deveria voltar à pauta novamente, em 2015 gerou toda aquela discussão e agora está causando isso de novo. E o pior, pode ter certeza que isso não é pensando em nossa segurança, mas apenas nas vantagens ($) que eles terão.

  • tiago

    Particularmente, prefiro ter um extintor no carro, mesmo que a chance de ter de usá-lo seja mínima.
    O que não gosto é dessas mudanças frequentes, parece a “casa da mãe Joana”.

    • invalid_pilot

      Tenha, mas não torne isso obrigatório e passivel a multa.

      Simples assim.

  • Diego

    Esse projeto não passa devido a força das montadoras, é mais um custo na produção.

  • invalid_pilot

    Viva político corrupto e lobbysta !

    Isso é a cara do Braza

  • Ma-Mutt : O Cãozinho Eterno

    Isso já está virando novela mexicana

  • Rodrigo

    E os carros novos que vieram sem extintor nem alojamento para instalá-lo, faz como?

    • RRodrigo Souza

      existe carros novos sem o alojamento ? mas caso tenha existem para vender a parte

      • Rodrigo

        O meu não veio com o suporte para prender o extintor. No lugar há 2 furos que, presumo eu, sejam para fixar parafusos para instalar depois… Só que nesse caso além do extintor vou ter que comprar também o suporte e o acabamento em carpete. Imagina o valor final disso tudo. Se a lei exigir que o fabricante arque com os custos da adequação, sem problemas; mas imagino que a trolha vai ficar com nos consumidores mesmo…

  • Marcelo Nascimento

    Será que alguém consegue passar pra ele quantos incêndios não foram controlados antes e depois de 2015? Quem sabe ele se convença…

  • Abdallah

    Governo desesperado tentando arrecadar impostos e multar de qualquer jeito….kkkkk

  • Gutto Morais

    Não vai vingar. Duvido muito que volte. Ja foi comprovado que ninguém usa o extintor mesmo nos raríssimos casos de incêndio…

  • awatenor

    Há de que se pesquisar e saber se o Ilmo. Sr. deputado Moses Rodrigues (PPS-CE) tem alguma ligação, mesmo que distante, com alguma empresa envolvida no processo, distribuição ou venda desses equipamentos. Em tempo: lembremos que todos os deputados são isentos de I.R. e não contribuem com a previdência, em total “inversão de valores” quando comparados aos valores que recebem, de “salário” (que devia chamar caviarário) e as famosas e polpudas “ajudas de custo”.
    Observação pertinente: já de muito se sabe que esse modelo de extintor de incêndio de 1 kg não dá conta de mais que um pequeno princípio de incêndio, como comprovei ao conseguir debelar um, no alternador de meu ex-carro Marea: nada restou da carga e quase não consigo apagar o princípio. Se fosse pouca coisa maior, só um extintor de caminhão. Vislumbro o ocorrido: o Ilmo. Sr. acima citado, emprenhando pelos ouvidos perante a lábia de um lobista qualquer.

  • Diego G. de Lima

    Põe casaco, tira casaco.

  • Basil Sandhurst

    Estou me lembrando daquele vídeo que viralizou na época da adoção do extintor tipo ABC. Um bombeiro dava instrução de como o repórter usaria o equipamento. Tentou inutilmente apagar o fogo de uma carcaça sem sucesso. O banco do carro continuava a queimar.
    Em caso de acidente o melhor a fazer é afastar-se do carro, caso vc esteja em condições.

    Abs

  • eu ainda tenho o extintor mas se o meu clio pegar fogo não quero nem saber, vou fugir e deixar queimar junto com o extintor

    • Ananias Anacleto

      Mesma coisa, tenho um Clio 2008. Está no seguro, se pegar fogo, deixo queimar. Não vou me arriscar apagar fogo para depois a seguradora consertar e eu ter que dirigir um “resto de incêndio”.

  • Luís Theodoro Oliveira Camargo

    E como fica quem comprou o carro depois que deixou de ser obrigatório e carro nem tem suporte mais. Toca venderem suporte e extintor com o preço lá em cima. Podem ver o país tem melhores resultados econômicos quando os deputados estão de férias.

  • Tchu

    Quem realmente já precisou disso para um incêndio sabe que extintor não adianta pra nada. Ligue para o corpo de bombeiros.

  • FrankTesl

    ano de eleição e os políticos já estão querendo ganhar caixinha de quem fabrica e comercializa extintores para carros.

  • hinotory O

    E eu pagando o salário desse povo.

  • Evandro

    Falta do que fazer desses vagabundos engravatados, e os carros de hoje, que sequer tem lugar para colocar o extintor? Tenho 4 carros aqui que não tem nem lugar pra essa porcaria…. Isso sempre foi pra sustentar empresas que fabricam esses extintores e ou são de propriedade ou alimentam o caixa desses imprestáveis de brasília….

  • Pedro Cunha

    Pior que o desmando do governo é ler “sumisse das pratilheiras das lojas”…
    PRATILHEIRAS???????
    Terrorismo isso.

  • zeh

    ..o deputado Moses Rodrigues (PPS-CE)…deve ter perdido muito dinheiro…agora quer pegar o senado com “toka”( desacordado)…e vai tentar reverter o processo….fim de mandato e alguém querer mexer nisso????…só pode ter cambiarra no meio….

  • Guilherme

    Deixa o uso facultativo e pronto. Usa quem quer! Eu mesmo pouco me importo, se acontecer algo, a última coisa que vou me preocupar é com o carro

  • KOWALSKI

    Político bom é aquele que não faz leis.

  • Ubiratã Muniz Silva

    Pelo visto o nobre (?) parlamentar acha que entende mais de segurança no trânsito que o CONTRAN.

  • Danilo Pelucio

    Espero o veto do absurdo.

  • Eduardo Alvim

    “pratilheiras”? Esse pessoal da agência Senado ganha um caminhão de dinheiro e são analfabetos?

  • Henrique12

    “…o deputado quer evitar que o Contran aja de forma “imprudente”…”, esse deputado acha que sabe mais que o conselho nacional de transito? Então tá né.

  • Alexandre Maciel

    Deputado picareta. Isso sim!

  • Valter Silva

    Logo logo o kit de primeiros socorros também volta a ser obrigatório… Esse Brasil é uma piada mesmo.

  • Wellington Myph13

    Isso me lembra aquele filme “A volta dos que não foram.”…

  • José Barbosa

    Piada o Estado querer falar em segurança. Piada! Justifica falando que quer dar lucro para os fabricantes de extintores que é mais digno.

  • Ricardo Blume

    Eu já falei isso em algum lugar mas vale a pena dizer de novo: país governado por macacos de circo.

  • Antonio Sergio

    Façam seguro! O resto, deixem queimar.

    • Ananias Anacleto

      Eu sempre digo isso. Se meu carro pegar fogo, não faço nada, deixo queimar. Pago seguro pra isso, ou acha que vou tentar apagar fogo, para depois a seguradora consertar o carro e eu ter que dirigir um “resto de incêndio” … de jeito nenhum.

  • Regis Mialarett

    Tem que liberar o porte de arma p esses bandidos temerem um pouco o povo!

  • JCosta

    Coisas da Banânia…

  • Vattt

    Alimentando só a indústria do compra e vende com preços sempre abusivos!!! Brasil e suas bo%t@s de leis!!!

  • Guilherme Batista

    Isso é questão técnica não tem que ser discutida por político que não entende nada da área.
    Melhor ainda, copiem paises mais sério que já fizeram muitos estudos pra isso.
    Tem que acabar com a obrigatoriedade disso e pronto! Brasileiro não é treinado pra apagar fogo e as chances de sairem com ferimentos graves é alta demais. Quem apaga fogo é bombeiro e pronto.

    Se seu carro estiver pegando fogo no motor, tire todo mundo de dentro e afaste-se, pois se abrir o capô o fogo aumenta com a maior quantidade de oxigênio, além da chance de alguma mangueira estourar e jogar liquidos fervendo em você ou nas pessoas em volta.

    Se for pra discutir medidas anti-incêndio, deveria ser obrigatório colocar aquela manta acústica no motor que, quando pega fogo, ela cai sobre o motor, diminuindo as chamas.

  • Alvarenga

    Para o Brasil que eu quero descer !

  • Zé Mundico

    O que lasca nosso país é esse populismo fulêro. Aqui o político quer ser um camelô de feira livre que quer agradar todo mundo. O negócio é jogar para a platéia, fazer a firula e correr para o abraço….
    Acho que extintor de incêndio nunca deveria deixar de ter sido obrigatório. Num país onde quase todo carro corre risco de pegar fogo quando bate, o extintor tem que ser obrigatório. E numa batida com incêndio, é quase certo que o carro vire cinza com o dono dentro, pois não vai ter niunguém por perto com um extintor.
    É o tipo da coisa que é sempre bom ter por perto, embora o bom mesmo seja nunca precisar usar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email

receber-noticias Notícias por email