Etc Manutenção

Debates sobre encher pneus com nitrogênio

Será que alguém consegue um melhor consumo de combustível por usar nitrogênio pra encher os pneus?? Isso é o que diz empresas especializadas, como a N2Revolution, e tanto postos de gasolina como centros de serviço oferecem o produto se você pegar uma pequena taxinha.

A idéia é que o pneu demora mais pra murchar se você usar nitrogênio, então você cuida melhor do pneu e também economiza gasolina, entre outras coisas. Diz-se que o nitrogênio demora mais pra sair pelos poros da borracha. Bom, pode até ser, mas o ar que respiramos tem cerca de 78% de nitrogênio, então não tem tanta diferença, não é??

Muitos falam que carros de corrida e aviões usam nitrogênio, então se é bom para os profissionais deve ser bom pra nós, né? Mais ou menos. No caso dos aviões o nitrogênio é necessário pra que ao se brecar os pneus, não exista perigo de incêndio, devido a vários motivos todos juntos, como peso excessivo, etc. Já no caso de carros de corrida, pilotos sabem que é usado esse gás por ele ser “seco” – o vapor de água no ar comprimido faz com que as pressões mudem muito conforme os pneus aquecem, então o nitrogênio ajuda na dirigibilidade dos carros.

A conclusão é que se você conseguir o nitrogênio de graça, beleza, mas se tiver que pagar, economize seu combustível. Não há nada que substitua a calibragem semanal dos pneus. Você anda calibrando seus pneus sempre?

[Fonte: CNET]

Leia avaliações, notícias sobre carros e compare modelos em NoticiasAutomotivas.com.br.

Send this to a friend