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Definição do Rota 2030 pode nem sair em 2018

Definição do Rota 2030 pode nem sair em 2018

A novela do Rota 2030 parece ganhar mais um capítulo. Dessa vez, o novo regime automotivo brasileiro pode nem mesmo ser aprovado em 2018, segundo executivos anônimos do setor. De acordo com Antônio Megale, presidente da Anfavea, o presidente Michel Temer prometeu uma definição do programa para fevereiro, algo que já sabemos.


Mas, assim como também já foi revelado, a intenção da presidência é tocar o Rota 2030 somente após a votação da reforma da Previdência, que deve ocorrer até 19 de fevereiro. Megale revela que essa é a “prioridade” para o atual governo, pois possibilita um ajuste das contas públicas em longo prazo.

Porém, como 2018 é um ano de eleições, a política está acima de qualquer outro interesse. Segundo executivos do setor automotivo, ouvidos pela agência AutoData na condição de anonimato, existem dúvidas sobre se de fato do Rota 2030 será aprovado em fevereiro, após a reforma da Previdência. A suspeita é que nem mesmo em 2018 ele será efetivado, argumentam as fontes.

Definição do Rota 2030 pode nem sair em 2018


A questão é totalmente política, visto que o atual governo tem baixa popularidade e o Rota 2030 aprovado por este, beneficiaria um setor da economia altamente envolvido com a gestão anterior, antagônica à atual administração em Brasília. Em um ano eleitoral, qualquer associação do governo com setores que estavam intimamente ligados ao anterior pode gerar ainda mais rejeição ao atual.

Por conta disso, as fontes do setor dizem que não há vantagem política para o atual governo em aprovar um regime industrial exclusivamente para o setor automotivo, ficando esta proposta para o próximo governante. Os executivos dizem que isso não seria estranho acontecer no atual cenário político brasileiro.

Essa possibilidade parece ser reforçada pelo não cumprimento de uma promessa feita pessoalmente pelo presidente da República. Diante de executivos do setor, Temer havia prometido que o Rota 2030 sairia ainda em 2017, o que não aconteceu. Além da questão tributária que gerou atrito entre MDIC e MF, surgiu a questão da aprovação do programa após a conclusão do acordo de livre comércio com a Europa e agora o motivo é a aprovação da reforma da Previdência.

Definição do Rota 2030 pode nem sair em 2018

O ano de 2018 se iniciou e o Brasil não possui regras – nem mesmo um Marco Regulatório – para o setor automotivo, que atualmente está isento de sobretaxa de IPI e cotas de importação. Além disso, o fim de um decreto sobre o IPI de certos veículos diesel deixou de vigorar, retornando de 45% para 15%. Talvez para amenizar a questão do Rota 2030, Temer aprovou a edição de uma Medida Provisória para redução do IPI de 25% para 7% no caso de carros elétricos e híbridos.

Ainda assim, comenta-se que alguns executivos – especialmente estrangeiros – do setor automotivo estão perplexos pela falta de comprometimento do atual governo. Por sua parte, a Anfavea acredita que a mudança nos ministérios, visto que os atuais gestores estão saindo para concorrer nas próximas eleições, pode favorecer a aprovação do Rota 2030 ainda este ano, especialmente após a saída do ministro da Fazenda até abril.

[Fonte: AutoData]

Definição do Rota 2030 pode nem sair em 2018
Este texto lhe foi útil??

  • yurieu

    Medidas provisórias deveriam ser proibidas ou pena de morte para o autor.

    • Deadlock

      Então tem que ter pena de morte para os constituintes…

      • Ainnem Agon

        Melhor coisa é ficar SEM NADA, por favor.

  • Raul Pereira

    Ou seja, esse governo, assim como todos os outros anteriores, só governa para os interesses daqueles que os patrocinaram para chegarem lá (no caso do PMDB, ruralistas; no da Dilma eram os grandes cartéis empresariais). Mesmo que não faça diferença, não farão nada em benefício do povo. A aprovação da Rota não influenciará em nada essas eleições (talvez até o fariam para melhor, já que pessoas gostam de comprar carros e ter mais conforto) e mesmo assim eles não querem e se recusam a trabalhar.
    Outra: ano de eleição tem que ser como todo ano, afinal, todos nós aqui embaixo temos que trabalhar do mesmo jeito e ainda tirar um domingo de descanso para votar. Depois acham que tem moral para fazer votação para reforma da previdência e trabalhista, um bando de gente que não trabalha, muito menos será afetada por elas.

    • Augusto

      Só pra esclarecer, porque parece que tem gente que acha que o Rota 2030 é alguma coisa boa. “Regime especial” é só um nome bonito que serve ao governo para aumentar a tributação e limitar a concorrência externa. Embora uma política tributária clara e de logo prazo seja importante para o desenvolvimento da indústria nacional, algo que atinja tal fim jamais sairá de Brasília. Isso porque uma indústria boa para o país é uma indústria eficiente e competitiva no mercado global, coisa que demanda investimento. Investimento que ninguém quer fazer porque dinheiro é caro e político no Brasil é muito barato, sendo mais econômico comprar a classe política para a proteção da arcaica indústria nacional (Rota 2030). Um ano inteiro com competição livre entre nacionais e importados vai ser a melhor notícia dos últimos 5 anos para o consumidor brasileiro. Se as forças cartelescas permitirem, talvez vejamos preços equivalentes aos anos dourados pré super IPI.

      • Raul Pereira

        Mas aí é que está, não vai ter um ano de competição livre, vão meter uma MP que vai manter tudo como está e os preços não vão abaixar

      • leitor

        Qualquer coisa que aumente impostos é do interesse desse governo. Teria livre passagem.

      • Gabriel Torque

        Disse tudo, tem gente iludida achando que “Rota 30” é positivo para o consumidor

        Já existe imposto de importação ( que é o MÁXIMO DA OMC), o povo ainda quer IPI majorado e cotas, parece piada

  • Dafomg

    Ô Temer, Jesus te chama toda vez que vc vai pro hospital. Deixa de enrolação e vai logo poxa!!!

    • Diego G. de Lima

      Kkkkk… Não sei se é Deus que chama não hein.

      • Lucas Oliveira

        Lúcifer já o devolveu várias vezes, Deus quer mas o capeta tá recusando, ele trabalhará melhor vivo…

        • Geraaaaldo

          Foi expulso do inferno

          • Lucas Oliveira

            Ele servirá mais enquanto tiver vivo…

            • RIP Brazil

              E aiaiai daqueles seguranças darem fim ao estoque de bolsas de sangue que o Vampirão toma com sucrilhos sempre antes de caminhar pela manhã!
              “Tem que manter essas bolsas de sangue, viu?”

    • Louis

      Eu nem culpo o só Temer, os maiores culpados estão no congresso. Só votam por interesse e causas próprias, estão paralisando o país.
      Eu acho que não passa a reforma da previdência, as agências de risco rebaixarão as notas do país, juros futuros subirão, e investidores venderão ativos na bolsa.

      • RIP Brazil

        Hum… vou comprar CMIG3 nos 3 reais.
        :D

      • duhehe

        Eu acho que passa sim, a base de um mensalão versão 2.0, mas passa.

  • 868686

    Pois eu acho ótimo tudo isso.

    Em breve carros importados mais baratos que as joças nacionais. Isso se chama concorrência.

    E a MP da redução do IPI sobre os elétricos se convertida em Lei pelo congresso pode viabilizar as primeiras linhas de montagem deste tipo de veículo no Brasil (Tesla? Bolt? Zoe?)

    Ótimas notícias!

    • O ideal seria que apenas confirmassem que continua assim por mais anos, sem nenhuma nova legislação esdrúxula chegando de surpresa depois.

  • Renan

    Graças a Deus , preço bom e carro de qualidade só vem por concorrencia e nada mais , esse rota 2030 só vem como desculpa pra dar jeito de lucrar ainda mais sobre os carros vendidos aqui e dar um jeito de limitar concorrencia de importados(tão loucos pra fazer isso de novo dando algum jeitinho mas não conseguem por causa da OMC) vejo concorrencia principalmente de coreanos e até chineses que podem voltar com tudo em 2018.

  • Alvarenga

    Esquece que este ano não sai nada: Tem julgamento do Lula, tem votação da previdencia, tem Copa, tem eleição, esquece qualquer ação alem da conta por parte do governo e dos politicos. Só em 2019 e olhe lá !

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Desculpa a ignorância, mas qual é a consequência disso caso nada seja definido esse ano? Será que fiz um mal negócio ter comprado um carro zero agora em dezembro de 2017 (eu precisava muito trocar, eu tinha um celta 2007 básico com 170 mil km)?

    • Renan

      Não fez mal, trocou por necessidade e também porque deu pra você trocar por algo mais novo e de maior valor que seu celta 2007.
      Mas agora sem “política industrial” significa que voltamos a 2010/2011 quando Kia,jac e outras marcas importavam carros completos a rodo e a preços melhores incomodando as poderosas (Fiat,GM,Ford e VW) que vendiam carroças com motor 8v e só com super calotas e vidros verde de série.
      Pode ser que no futuro devido a concorrência de importados sem limites os preços melhorem ou no mínimo venha coisa melhor pelo mesmo preço que você pagou por um 0km nacional em dezembro.

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        A bom. Pois é, infelizmente não tinha como segurar mais o celtinha. Eu tinha reservado o Kwid Zen, mas no último momento faltando umas 2 semanas pra chegar o carro, acabei trocando numa promoção do Sandero Authentique.

      • Anderson Trajano

        Gostei do ” super calotas e vidros verdes de série … ” kkkk Já tinha esquecido disso … rs

      • Gabriel Torque

        Cerato sedã médio mais vendido, I30 hatch médio mais vendido, Soul “mini SUV” mais vendido, Tucson suv mais vendido etc

        Bons tempos !

    • Juliano Scavone Pagliuzo

      Tenho péssimas notícias, fez um péssimo negócio… podia ter comprado usado pelo menos. Se tivesse esperado mais um ano pelo menos… enfim, meus pêsames

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Problema que financiei, financiar usado acho que seria pior

        • Bufallobill

          Dependendo do desconto, vale a pena calcular o juros do zero e o juros do usado, quando fiz o cálculo pra comprar o meu, saia mais barato comprar um usado, mesmo com a taxa de juro maior, do que comprar um zero. Pois como a diferença da dívida era maior, então eu ia pagar muito mais juros no novo que no Usado.

          • Hugo Leonardo Dos Santos

            sim, coloquei tudo na ponta do lápis, pra mim o negócio bom foi com o Sandero mesmo, cada caso é um caso. No meu por exemplo não tinha mais como ficar com o Celta, imagine um Celta 2 portas, ser ar, sem direção hidráulica, sem vidros elétricos, sem limpador e desembaçador traseiro, com 170 mil km e mais 6 meses teria que trocar os 4 amortecedores e pneus. Se ainda fosse completo (burrice minha não ter comprado completo na época), dava pra segurar mais esse ano.

  • Yuri Radd

    Graças a Deus!

  • Marcio Souza

    Esse nome não foi dado a toa.

  • Celso

    As razões expostas no quarto parágrafo não convenceram mesmo. Como o Rota 2030 pode piorar a popularidade do atual governo? Perante os eleitores não vejo como.

    • Gabriel Torque

      Rota 30 vai fechar o mercado para as montadoras nacionais. Só é bom pra metalúrgico e empresários do setor.

  • Cosi fan Tutti

    O ruim é que depende de quem entrar em 2019, esse programa possa se converter em outra presepada de política industrial protecionista tipo Inovar Auto 2.0, torçamos que não, mas é possível infelizmente. Brasil as regras mudam da noite para o dia. Bom os importadores então tem todo o ano de 2018 pra fazer a festa, tomara que as chinesas acordem e tragam muitos suvs dessa vez, e a Kia finalmente traga o Rio.

    • Renan

      É possível , bem possível ,mas acho que também pode ficar mais difícil protecionismo nesse caso por causa da OMC ,que alias já condenou o inovar auto .
      A OMC permite medidas de reciprocidade e uma multa pesadíssima (paga por nós infelizmente) e reciprocidade caso continue o protecionismo , ou seja , se por exemplo o governo limita carros de Japão,China e Coréia, se paga a multa altíssima a OMC e o pior , permite se que países também limitem a entrada de produtos Brasileiros, não necessariamente automóveis Brasileiros (que claro não são vendidos por lá, porque são ruins e caros), mas pode se limitar por exemplo a carne Brasileira que é muito exportada para esses Países.
      Torcer para que a OMC fique de olho senão volta o protecionismo mais cedo ou mais tarde.

      • Cosi fan Tutti

        E vc acha que isso é impedimento para governos como o que tínhamos antes (com forte viés nacionalista supostamente beneficiando o grupo dos funcionários metalúrgicos)? Veja a Venezuela, como fechou mercado e não ta nem ae pra OMC ou outros órgãos, nem mesmo pro Mercosul. Eu estou falando de um certo tipo de governante, que está com altas chances de voltar, segundo pesquisas…. e não duvido de nada de trazerem isso de volta com desculpa de mais emprego, mais isso ou aquilo.

        • Renan

          Verdade , se ele volta e de dar medo o que pode acontecer.
          Venezuela se explodiu , tá em cinzas, tá na M porque simplesmente não respeita nada nem ninguém , por consequência ninguém a respeita.
          Esse mesmo grupo que ama o que acontece por lá que voltar em 2019…

          • Fanjos

            Nem volta dia 24 é churrasco no Masp para comemorar a prisão do verme cachaceiro e a morte definitiva do esquerdismo

            • Renan

              Deus te ouça, toda essa palhaçada de inovar auto e rota 2030 começou com esse partido trambiqueiro.

            • Louis

              Estou com um Chivas fechadinho aguardando ansiosamente o dia da prisão.

            • Uranium

              Seria ótimo não só por isso, mas também porque a esquerda vai ter que trabalhar, em vez de ficar nesse mimimi, já que não tem nenhum outro nome forte para a eleição.

    • duhehe

      Se entrar Bolsonaro, essa Rota 2030 vai para o triturador, se entrar PSDB talvez seja implementada com algumas mudanças, se entrar MDB vai para o triturador tbm.
      Se entrar PT eu saio pelo terminal 3 de Guarulhos.

      • Uranium

        MDB é o responsável pelo Rota 2030, qual a lógica de achar que vão jogar isso no triturador? O interesse deles é aprovar essa porcaria. Eleger PT, MDB ou PSDB esse ano é desastre, cada um à sua maneira. Por enquanto, o único que traz alguma perspectiva de mudança no país é o Bolsonaro, e infelizmente ele é despreparado. Tomara que forme uma equipe muito boa se ganhar.

        • duhehe

          Se o Rota fosse coisa do MDB ( pela amor de Deus, não estou defendendo essa corja) acho que existiria uma pressão grande para ser aprovada, e pelo que foi noticiado, esse plano foi costurado pelas montadoras com suporte de alguns ministérios ( temos que lembrar que o governo atual é uma cocha de retalhos, tem direita, esquerda, nem la e nem ca) quando chegou no unico ministerio mais ” MDB” que é a fazenda, barraram.
          O MDB faz uma linha mais democrata e defende mais o livre mercado, coisa que o Rota 2030 não quer de jeito nenhum.
          Esse Rota 2030 é um Inovar Auto 2.0, oq faz inovar mesmo é tirar o cabresto do estado da cadeia industrial e fazer os importados competir de igual a igual.
          Se depender das montadoras aqui instaladas, vão vender carroça pela eternidade, lucrar muito e enviar o lucro pra fora, essa ”inovação” que tanto falam é coisa já pronta lá fora que estão enrolando para por em produção aqui, querem ”incentivos” para usar oq já existe.
          Só um exemplo, o inovar auto concede incentivos para economia de combustível ( 4 anos para cumprir a meta) o máximo que fizeram foi a VW que lançou um motor 1.0 Turbo, e o mais simples desses carros custam só R$ 50.000,00, com esse mesmo dinheiro até inovar auto “fechar” o mercado você levava pra casa um Sedan medio automatico.

    • Gabriel Torque

      troque de carro esse ano. Ainda estamos em janeiro, lá pro meio do ano vai ter importado a preço bom

  • Antonio Di Pietro

    Chama o gato para enterrar na areia esse Governo.

  • Alexandre Maciel

    “O ano de 2018 se iniciou e o Brasil não possui regras – nem mesmo um Marco Regulatório – para o setor automotivo”

    O país possui regras tributárias sim: a legislação anterior. Conformem-se com ela. É simples! Entretanto, se a questão é planejamento para P&D, aí sim realmente não há projeto.

    • T1000

      Impressão minha ou o NA é à favor da indústria automotiva continuar vendendo carroças a preço de ouro?
      Essas empresas gigantescas não precisam de ajuda do governo.
      Que venham as chinesas e coreanas!
      Quanto menos regulamentações melhor para o consumidor.

      • Gabriel Torque

        quem anuncia no NA ?

  • Fanjos

    Que não saia nunca

  • Marcus Vinicius

    Será que o ministro da fazenda sai assim tão rápido já em abril ?

  • Marcus Vinicius

    Acredito eu que deverá logo sair o Rota 2030 ele vai querer o apoio de todos os setores da economia para a reforma da previdência inclusive o da indústria de automóveis !

  • Geraaaaldo

    Seguindo a tradiçao do pais do Lula vai sair só em 2035, pela metade e malfeito

  • Gustavogm

    Brasil não precisa de Rota 2030 nenhum, precisa sim é de uma política forte de corte de gastos públicos que possa enfim reduzir a alarmante carga tributária do país. Isso ajudaria não só a industria automotiva como toda a cadeia industrial nacional.

  • Wolfpack

    Sou totalmente contra a qualquer incentivo fiscal ou desoneração, isenção de impostos a indústria automotiva. Podem chorar, podem espernear, se desejam vender aqui, que sejam competitivos e eficientes, senão sinto muito podem ir embora. A indústria automotiva pratica lucros que beiram a estorção. Não estariam aqui senão ganhassem dinheiro mesmo com os impostos pornográficos dos governos estaduais, federais. Chega de paternalismo, protecionismo governamental.

  • Edimar

    Se esse regime fosse pra beneficiar o povo, certamente seria aprovado neste ano de eleições. Quem tem pressa são as montadoras.

  • Rafael Lima

    Um governo mesquinho que só pensa em ganhos a curto prazo, esse é o pensamento dos políticos brasileiros

  • leitor

    A indústria automobilística tem uma questão de honra sobre humanidade mais polêmica que nos EUA relacionada com as taxas de emissão de CO2. Um golpe trilionário que o governo está fazendo e eles se submetendo a isso.

  • octavio cesar godoy

    País esta é sem rota nenhuma, sem rumo nenhum, parece um aviao que perdeu as asas e está em queda fulminante, distante do modernismo, do livre comércio, só pensam em impostos, em taxar o trabalho e o ganho de empresas, por isso tudo vai por agua abaixo nesse país de porcaria.
    Politicos que jogam contra o povo deveriam ser executados sumariamente, faltariam balas, mas com ajuda do Bnds, empresarios abririam fabricas de munições de diversos calibres.

  • Eric Palamar Blaca

    Sinceramente, seja com a redução de impostos que for, dos vários que temos aqui nessa nossa terra de MEU DEUS; eu duvido que caia de forma proporcional os preços para nós consumidores. As montadoras vão repassar coisa pouca… sempre foi e sempre será assim. Até para carro elétricos caso haja redução de impostos, eu não acredito que caia MUITO o preço de tabela dos mesmos. Aqui no Brasil as montadoras querem vender pouco e lucrar muito.
    Isso que eu nem entrei no mérito da política onde há claro beneficio das empresas que patrocinam as bancadas governantes.
    ex: golf virou nacional, a3 virou nacional e o preço caiu? olha o preço que estão cobrando no golf…

  • FocusMan

    Sinto que em breve terei que virar blogueiro…

  • Gabriel Torque

    Chile não fabrica um carro, não tem regulamentação e os carros lá são melhores que os nossos

    • Lord Saboteaur

      Ok estou de acordo, mas isso não é uma regulamentação. Isso é livre-comercio, taxa de importação baixa, etc.

  • Allan Marconato Marum

    O i30 vinha bem completinho.

  • Bufallobill

    Mais uma matéria patrocinada pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) para manipular as mentes brasileiras, afim de impedir a concorrência externa, pois quanto maior concorrência, então maior a competitividade do setor, que poderia DIMINUIR os preços e aumentar a qualidade dos veículos no Brasil.

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