Governamental/Legal Mercado Veículos Comerciais

Denatran: equipe demitida trava liberação de carros importados

Denatran: equipe demitida trava liberação de carros importados

A importação de veículos está travada no Brasil. O motivo? A demissão da equipe técnica do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) no final do ano passado, por parte da antiga administração do governo federal, está atrasando a liberação de carros vindos de fora ao mercado nacional, retardando assim os lançamentos do setor.


Para se ter uma ideia, o impacto nas vendas já é de 1% dos emplacamentos do varejo em 2019. Mas, por que eles foram demitidos? A equipe que cuida da liberação da documentação de veículos importados, que é a CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito), foi exonerada por cargo por participar de uma festa, no final de 2018.

O evento de uma montadora de caminhões, a Scania, ocorreu na cidade do Guarujá, no final de outubro, quando a marca sueca apresentou sua nova linha de produtos para o mercado nacional e realizou testes com a imprensa na Base Aérea de Santos, localizada na mesma cidade. A festa, ocorrido no resort Jequitimar, teve a presença da equipe do Denatran.

Como de praxe no setor, o fabricante de veículos que convida, hospeda por conta própria as pessoas que participarão do evento e, nesse caso, a equipe do Denatran ficou no resort da rede Sofitel, como a imprensa. No entanto, por serem servidores públicos federais, a presença no lançamento dos caminhões com as despesas pagas pela Scania, acabou repercutindo.


Denatran: equipe demitida trava liberação de carros importados

Assim, o caso foi parar no ministério que, por entender que os funcionários feriram o código de ética do funcionalismo público, foram exonerados. O problema maior, contudo, é que após a demissão, nova equipe foi admitida em seu lugar, mas esta ainda se adapta aos processos do CAT, atrasando tudo.

Sem este documento, os carros importados não podem entrar legalmente no país. A demissão foi ordenada por Alexandre Baldy (PP-GO), ex-ministro das Cidades, quando o Denatran fazia parte desta pasta. Isso ocorreu em novembro de 2018.

Agora, o departamento está no Ministério da Infraestrutura, que contratou a nova equipe. Porém, a demora gerou fila de mais de mil pedidos de certificação e reclamação por parte das montadoras, que perdem dinheiro por não conseguirem colocar seus produtos no mercado.

A Scania afirmou, em nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, que o convite foi feito de forma transparente ao Denatran e que o mesmo designou os funcionários que participariam do evento, com o objetivo de conhecer as novas tecnologias que a marca sueca estará implementando no Brasil, inclusive testando os veículos, sendo esse o único objetivo no evento.

[Fonte: Folha]

Agradecimentos ao Diego Nortello.

Denatran: equipe demitida trava liberação de carros importados
Nota média 4.4 de 5 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Fellipe Z

    A Scania afirmou, em nota enviada ao jornal Folha de São Paulo, que o convite foi feito de forma transparente ao Denatran e que o mesmo designou os funcionários que participariam do evento, com o objetivo de conhecer as novas tecnologias que a marca sueca estará implementando no Brasil, inclusive testando os veículos, sendo esse o único objetivo no evento.

    -ah ta.

    • Yamaha Mt-09

      Sim a nova tecnologia se chama propinol para liberar mais rápido os produtos da marca e atrasar das concorrentes.

      • Thiago

        kkkk #fato

  • Hugo Borges

    Sugestão de título: “Demissão da antiga equipe do Denatran trava a liberação de carros importados”

    • Yamaha Mt-09

      É que tem que parecer que é culpa do atual governo se não não pode nem postar a noticia.

      • Fernando Gabriel

        Mas vamos concordar que quatro meses sem resolver isso, é no mínimo falta de competência do atual governo, correto?Ou nenhuma montadora reclamou sobre isso durante esse período?Equipe de transição, deixou isso passar batido?

        • vi.22

          A matéria não disse que n resolveu em 4 meses, deixou claro que gerou uma fila devido a adaptação de novos funcionários ao sistema, e isso gerou atraso …não tem nada a ver com novo governo e sim a nova administração do órgão…

          • Fernando Gabriel

            Nova Administração do Órgão sob responsabilidade do Governo.Não passe pano, por favor.

        • Thiago Ventura

          Exatamente. Estamos em maio e não nomearam a nova comissão. Absurdo

    • Ygor Soares

      Realmente, o título não ficou bom!

    • Raul Cotrim de Mattos

      Tá errado o título? Só na cabeça de vocês o título foi mal intencionado. Alias, são tantas as cagadas desse novo governo que até entendo porque estão na defensiva.

      • Parabéns pela lacrada.

      • Fernando Gabriel

        Infelizmente, internet, que deveria ser uma excelente fonte de conhecimento e debate, virou um local de militância cega, o país precisando de medidas concretas e o pessoal de mimimi.

        • Juliano De Bortoli

          Pois é, fala isso pra essa cambada de deputados federais juntos com o Rodrigo Mala, que muito falam e pouco fazem e, o pouco que fazem, mostra a completa inexistência de caráter.

      • Tipo garantir o livre comércio com o México, acabando com as cotas de importação, mesmo com a pressão do cartel nacional contra? Bela “cagada” hein.

      • Hugo Borges

        Não votei nele kkkkkkkkkk, fiz campanha contra. O título leva a crer que os funcionários demitidos estão atrapalhando mas não, foi a demissão dessa equipe, em conjunto com a entrada um pessoal inábil, vindo das forças armadas que está atrapalhando.

        A demissão ocorreu com o Governo do Temer. A culpa do Bolsonaro está no seu corporativismo militar, colocando-os em qualquer lugar mesmo sem comprovação de capacidade técnica.

        Machetes sensacionalistas asssim, só fazem a população desacreditar ainda mais na mídia, levando-os para as fake news do zap zap

  • Le redresseur

    O mais engraçado, triste, é que juízes participam de eventos privados, com despesas pagas, várias vezes ao ano, mas não são punidos.

    • Djalma

      São juízes, legislam em causa própria.

      • GPE

        Juiz não legisla

  • T1000

    Que festa esse Denatran hein.
    Agora q não tem propina, não liberam os carros.

  • Natán Barreto

    O Brasil é uma piada. Demitem todos por uma festa, mas no país da corrupção tem uma galera assumindo mandato com tornozeleira ou regime semiaberto

    • Ⓜ️arcelo

      Tem muita coisa errada, o importante é que o pontapé inicial foi dado em janeiro e aos, poucos, espero que a maior parte das atrocidades deste país seja expurgada

      • Natán Barreto

        Janeiro??? KKKKKKKKKKK janeiro só trouxe desgraça e mostrou que não existe salvador da pátria. Um escândalo por dia é o que estamos vivendo e cada vez mais indo pro buraco.

        • Djalma

          Não vi escândalo nenhum, pelo menos no nível dos que o Molusco e o Vampirão patrocinavam.

        • Ⓜ️arcelo

          Que escândalo? Pelo jeito anda assistindo muita globo e lendo muita folha/uol, ai vc vice em outro planeta mesmo.

        • Que escândalo por dia nós temos? A briguinha dos militares com Olavo? Se for tá ok, pelo menos comparado ao que tinhamos antes

        • eduardo helio

          Seria muita ingenuidade, acreditar em algum “Salvador da Pátria” pra consertar a esculhabação em que o Brasil se encontra, mas só de tirar do poder uma corjinha de bandidos, já é um ótimo começo.

        • Louis

          Quem acredita em “salvador da pátria” é esquerdista saffado. Quem votou 17 já sabia que o caminho seria árduo, e que ele seria boicotado de todas as maneiras pelo congresso e pela mídia nojenta.

      • Marcelo Ecosta

        Pelo que temos visto de Janeiro a maio, o pontapé foi rumo ladeira abaixo.

        • Ⓜ️arcelo

          Pelo jeito anda assistindo muita globo e lendo muita folha/uol, ai vc vive num mundo pessimista que tenta derrubar o presidente para voltar a mamar nas tetas do gobierno..

          Então faz o seguinte, cai fora do brasil antes que o carros desça ladeira abaixo e vá viver num paraíso de país socialista e seja feliz.

          abs!

          • Fernando Gabriel

            Marcelo, sem ideologias, partidos, nem esquerda, nem direita.A Economia está estagnada, piora a cada dia.Que alguns são pessimistas, concordo, mas otimismo em excesso, com economia parada, desemprego em nível preocupante, chega a ser piada, concorda?

            • Ⓜ️arcelo

              O desemprego está preocupante e a economia está estagnada a 16 anos e vcs querem resultados 4 meses, isso é piada né?
              O novo governo tem 4 anos pra mostrar resultados e se não mostrar escolhermos outro.
              Aliás nenhum ser nesta galáxia teria poder de resolver todos os problemas deste país, que não são poucos, em apenas 4 meses.

              • Fernando Gabriel

                Economia no Brasil estagnada a 16 anos?Estava em qual galáxia nesse período? Veja esse texto da Reuters:
                “A economia Brasil estagnou em 2014, com um crescimento de 0,1%, segundo números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (27), um índice levemente superior ao previsto pelo Banco Central (de -0,1%) ou os mercados (0%). O país se prepara para enfrentar uma recessão em 2015.

                No quarto trimestre de 2014, a economia do país recuou 0,2%, em relação aos três últimos meses de 2013, de acordo com o IBGE. A indústria, o setor mais afetado, se contraiu 1,2%, enquanto o setor agroindustrial cresceu 0,4% e o dos serviços, 0,7%.”

                E sim, eu quero resultados na economia e emprego logo no primeiro mês de governo e não firulas como porte/posse de armas, cortar jantar, comercial do BB, namorico com Senado, Câmara, etc…

                Estão focando erroneamente na previdência, com empresas fechando, mais desempregados na rua, investidores pulando fora do Brasil, aliás, sabia que pela primeira vez, o Brasil, saiu da lista dos países com recomendação para investimento?

                Então, se voce tem paciência, milhões guardados e emprego com garantia de estabilidade, parabéns, não precisa cobrar tanto o Governo para fazer algo em prol da economia, caso contrário, sugiro começar a ficar preocupado com o que vem pela frente.

  • Djalma

    O que eles fizeram foi improbidade adminsitrativa. Se vale para uns vale para outros. Quem garante que eles não iam depois favorecer a montadora.

  • afonso200

    servidor publico tem que cuidar muito bem o que faz, nada de festas, negocio é aproveitar com a familia

    • vi.22

      A ética do servidor diz não o impede de ir a festas, desde que essas não sejam proporcionadas e com despesas pagas por empresas..

      • DevXav

        Sinceramente? Eu concordo com o Afonso.
        Melhor nem ir, mesmo que o PRESIDENTE pague.
        Servidor público é alvo aqui, e alguns merecem ser mesmo, mas tem muita gente honesta que trabalha de verdade e seria crucificada mesmo assim.

        Ou seja, melhor evitar e ser feliz.

  • Paulo

    Agora aprenderam, parem de convidar servidores públicos para festinhas

    • Ⓜ️arcelo

      Ta difícil dos esquerdistas entenderem que o país mudou de rumo e que agora os ralos, pequenos ou grandes, onde desciam o meu e o seu dinheiro, estão se fechando.

  • Fernando Gabriel

    A Scania se prestou a um papel totalmente anti-ético, e os servidores, também.

  • RKK

    “Denatran: equipe demitida trava liberação de carros importados”

    -> Para felicidade do cartel interno no país.

  • Fernando Gabriel

    Esse é o problema de quem defende com unha e dentes políticos de estimação: “16 anos de estagnação de economia” “Disciplinados pela Globo, Folha, 247 e outro vermelhos”. Marcelo, acorda cara. Não está lidando com alguém que segue alguma manada de oba oba não, sou realista, pé no chão. Eleição, acabou ano passado, agora é hora do país voltar a ser um dos melhores na economia, sim, eu enxergo claramente que o país mudou de direção, mas também enxergo que falta preparo para conduzir o mesmo.

    • Janduir

      Esses Bolsonetes são pior que petistas… O próprio Bozo não entende que quem o elegeu foi o antipetismo e mesmo assim não foi de lavada. Fosse uma cadeira disputando a eleição contra o Bozo levaria fácil. Mas torço para que o governo vá bem… afinal estamos todos no mesmo barco.

  • Paulo Reis

    Ri alto aqui…. cada uma. O cara não consegue andar na rua e sentir o clima! realmente, a emprego saindo pelo ladrão e, as pessoas não pagam suas dívidas porque não quere! inadinplencia é fake news da midia dominante! kkkkkk

  • Nelson andré machado

    Tem que demitir mesmo, por CONFLITO DE INTERESSES! Nunca deveriam ter ido a festa, deveriam ter recusado o convite! Que sirva de exemplo para outros. O Brasil esta mudando, melhor jair se acostumando.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email