Finanças Ford Governamental/Legal Mazda

Desespero: Ford reduz sua fatia na Mazda, vende 20% da empresa por 540 milhões de dólares

mazda32010seraapresentakd9 Desespero: Ford reduz sua fatia na Mazda, vende 20% da empresa por 540 milhões de dólares







A Ford, assim como as outras montadoras americanas, está doida para levantar uma grana. Por isso pensou em vender uma parte de suas ações da Mazda Motor Corporation, por 540 milhões de dólares. Agora a participação da Ford Motor Company na montadora japonesa caiu de 33,4% e foi para apenas 13%.

Aconteceu bem como nós comentamos em 13 de outubro, em uma matéria que dizia que a Ford queria vender uma parte das ações da Mazda.

“O acordo entre as duas montadoras, de as ações serem vendidas, permite que a Ford levante capital para a ajudar em uma transformação de sua linha de produtos, mas ao mesmo tempo a Ford e a Mazda continuarão seu relacionamento de sucesso, visando o melhor interesse das duas empresas”, foi o que disse o presidente da Ford, Alan Mulally.

A parceria entre Ford e Mazda existe a mais de 30 anos, e as duas empresas continuarão a compartilhar plataformas e motores. A fatia que a Ford vendeu foi comprada pela própria Mazda.

[Fonte: Mazda]



  • maclove

    rapaz quem te viu quem te ver…
    ford eu to fora ainda mas na beira da falencia :assob:

  • michelmg

    Cade os economistas piedosos do NA? São mais bondosos com os americanos que os própios americanos. Do que tou falando? Ford, GM e Chysler foram no congresso de rabinho entre as pernas e levaram o maior carão dos deputados e dos economistas gringos.

    E a galera da bondade ainda chamou a gente de fanático? E agora o que vocês vão falar? As critícas que o pessoal falou aqui contra as montadoras foram água com açucar perto da cipoada que elas levaram no congresso americano.

    O que os EUA falaram? Vocês foram as culpadas! Se as montadoras do Japão se sobressaíram? Foram vocês que parraram no tempo! Se vocês estão a beira do colapso e isto pode causar uma recessão profunda nos EUA, vocês com seus planos patriarcais e seus executivos sem visão é que são os culpados!

    Nota-se a diferença de uma nação séria não é mesmo? Os EUA podem até ajudar as montadoras, mas vai elas brincarem com o dinheiro público que os governo lhes fornecer, os executivos vão parar na cadeia!

    Como somos piedosos e bondosos neste grande circo que se chama Brasil!

  • JDFortuna

    A GM vendeu 3% da Suzuki e fez ~280 milhões de dólares. A Ford vende 20% da Mazda e faz 540 milhões? PQP Dá-lhe Suzuki!

  • erom

    Estranho este valor. Significa que a Mazda vale somente US$ 2,7 bilhões? Parece um valor insignificante para uma montadora. Vejam que estou falando de fábricas, centros de desenvolvimento e distribuição, valor da marca, etc.

  • Carlos Medeiros

    [Comentario #119331 sera citado aqui]

    Amigo…. percebo que você é um daqueles que fala coisas sem saber de nada.
    Primeiro que o governo americano irá sim ajudar as suas montadoras. Isso é um fato. Segundo que elas não foram escurraçadas e sim que o governo está lidando com os “chefes” dessas grandes empresas e ele quer ter a certeza de que o dinheiro irá pra empresa e não pro bolso pessoal de cada um.

    A Ford e a GM sustentam mais de 5 milhões de famílias nos EUA. Sim, os encargos trabalhistas são altíssimos e isso faz parte da cultura americana. A Ford revolucionou à época do Fordismo a pagar 5 dólares a hora para seus funcionários. Toyota ou Honda não empregam americanos, não pagam encargos não possuem nenhum tipo de compromisso com o povo americano. Muito mais fácil lucrar quando não se tem todo encargo trabalhista em cima.

    Mas a recessão já está aí e a Ford já demiti e irá continuar promovendo as demissões em massa. O plano de reestruturação dela começou em 2006 e tanto que o déficit desse ano da Ford já caiu muito com relação ao ano passado. Demitir é dispendioso, por isso todos esses gastos e déficits. O faturamento da Ford é de algo em torno de 140 bilhões de dólares. É muita grana. a própria Ford já disse que possui liquidez pra aguentar ainda bilhões e bilhões em déficits.

    O engraçado é que tem certas pessoas que falam mal de americano e na primeira oportunidade aproveitam pra escurraçá-los. Tem gente que não come em mc donalds só porque é americano. Então pare de usar computador, beber coca ou pepsi, comer biscoito e etc etc etc etc.

    A Ford e a GM e a prórpia Chrysler são marcas históricas e a perda de qualquer uma delas seria lastimável não só pros EUA mas pro mundo todo. Mas isso não vai acontecer. Pelo menos com a Ford que das três é a que está melhor. A Ford é a única que ainda consegue se safar com as próprias pernas.
    A Ford já controla ações da Mazda a mais de 30 anos. É uma importante subsidiária e por isso a Ford não se desfez de tudo, até porque é interessante pra Mazda manter esses compartilhamentos de plataformas e motores.

    Torço pela recuperação dessa grande empresa que é a Ford. Que produz e sempre produziu carros maravilhosos.
    Quem pensa diferente e quem torce pra que essas montadoras se ferrem não enxerga que isso é ruim pros consumidores, ou seja, pra eles mesmos.

  • danielpa

    Tbm torço pra recuperação da Ford e GM. Pensou se a Ford e a GM deixarem o Brasil ?? vai sobrar o que aqui ? FIAT e Renault ? Deus tenha piedade de nós :saad: :saad:

  • IGAUM

    FORD TA IGUAL aquele cobertorzinho “seca poço”…

    puxa pra cima pra cobrir a cabeça… descobre os pés…

    puxa para os pés… descobre a cabeça…

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    PELO AMOR DE DEUS! Todo mundo sabe q FORD/GM/CHRYSLER tão precisando de 50bi Doletas!!!

    …q q 540milhoes vao fazer de diferença? Só se for pra pagar algumas recisoes dos funcionarios…

    kkkkkkkk

    SENTA E CHORA TIO SAM!!!

    :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

  • Gagliotti

    E bom que a Ford venda sua participação na Mazda, pois assim temos alguma chance de ter os carros desta montadora de volta ao Brasil (sei que a Ford tem participação na Volvo e ela continua aqui),visto que quase sempre quando uma das grandes montadoras no Brasil adquire outra que tem intenção ou negócio aqui a comprada some do nosso mapa (Dodge, Mazda, etc.).
    E este fenômeno não ocorre com tal freqüência no exterior.
    :banana: :clapp: :banana:

  • rivo

    acho dificil gm e ford quebrarem, mas a Chrysler se uebrar vai ser ótimo, esta coisa só deve fazer diferença pra quem é empregado dela.

    :rayban:

  • Hodney Souza

    [Comentario #119340 sera citado aqui]

    Carlos!
    Parabéns pela sua explanação.
    Também torço pela Ford sair dessa crise o mais rápido possível.
    Ainda acho que a solução das três marcas seria a mudança total de suas matrizes do local. O mais promissor seria a mudança para os países asiáticos como Japão, China ou Coréia.
    Os EUA já não são mais um lugar seguro para a sobrevivência dessas empresas. Lembremo-nos da antiga RCA Victor antes americana e que hoje se transformou em JVC ao se mudar para o Japão. Essa marca é a das mais sólidas companhias de artigos eletrônicos no mundo.
    O americano em si não gosta mais do produto sob a bandeira pátria. Por mais que essas empresas se esforçem em produzir produtos que superem os concorrentes asiáticos, a antipatia do idiota americano com os produtos nativos já está consolidada. :hauhau:

  • superleo

    [Comentario #119340 sera citado aqui]

    Perfeito! Abaixo a ignorância!

    Depois dessa crise, acho que veremos as fabricantes americanas renascerem com uma cara completamente diferente. Motores V8, banheiras, tudo isso fará parte do passado em pouco tempo. Quem viver verá.

  • Num lock

    [Comentario #119340 sera citado aqui]

    A Toyota e a Honda não empregam americanos??? Empregam quem então? Empregam franceses? Russos? Islandeses?
    A revolução na indústria automobilística não se tornou revolucionária pagando-se U$5,00/h para o funcionário e sim, reduzindo-se custo de produção, aumentando a produtividade, melhorando a qualidade, etc., assim como os alemães e japoneses fizeram no pós-guerra.
    Acho que a falência de qualquer grande empresa é danosa para o mundo industrial/comercial mas a Big 3 fizeram por merecer…
    Se a Ford se colocou nesta situação não é por culpa das concorrentes ou do consumidor e sim, por demérito próprio. Em suma, o problema é dela.

  • Carlos Medeiros

    [Comentario #119377 sera citado aqui]

    Não amigo…. dá uma olhada na folha de funcionários da GM e nos da Toyota. Você verá que a Toyota possui bem menos empregados. Aí você me diz… mas isso é bom é sinal de inteligencia financeira. Sim… pra empresa. Não estou negando que isso seja uma boa ou algo fundamental pra saúde de uma empresa, porque o é…o mundo atual está provando isso.
    Agora Ford e GM sustentam milhões de famílias americanas. Os sindicatos americanos são fortíssimos, conseguem muitos direitos e regalias. Isso sempre deu certo, tanto que Ford e GM sempre lideraram vendas e lucros. Acontece que de um outro lado fez com que Ford e GM dependessem muito do sucesso crediticio americano. Agora com essa crise os deficitis trabalhistas e impostos estão superando o faturamento delas, que diga-lhe de passagem são altíssimos.
    Ford ,GM e Chrysler representam 10% do PIB americano….cara isso é muita coisa.
    Não estou negando que possa ter havido um erro de estratégia por parte dos executivos das grandes montadoras, mas a atual situação financeira fez com que isso tudo se desencadeasse.

    Toyota e Honda são montadoras importadas por lá. Não pagam metade dos encargos que a Ford e GM pagam. E a Toyota não é boba. Ela não emprega americano porque sabe que é caro. O funcionário americano é um dos mais caros do mundo. Por isso que Ford e GM agora estão começando a passar tudo pra México e Argentina. Onde a mão de obra é boa mas mais bem mais barata.

    Isso é passageiro. É uma crise que está apenas começando. E se engana que as outras montadoras não vão sentir. A crise começou nos EUA, logo primeiro as empresas americanas estão sentindo, mas a crise irá alcançar o mundo todo e logo logo todas as empresas sentirão o peso da crise economica mundial.

    E eu apesar de ser fã incondicional da Ford não torço pra Honda, Toyota, VW e etc falirem porque isso é ruim pra todo mundo. Onde não existe concorrencia não existe melhoria de produto.

  • JBAFilho

    Papo cabeça esse aí de cima. Dá até preguiça de ler, pensar e escrever alguma coisa. Até porque ninguém vai concordar mesmo com o que eu escrever. E vão escrever outra redação a respeito do que falei.

    Sei lá, depois do almoço dá um sono e uma preguiça… :zzz: :zzz: :zzz:

    Mas, continua aí até eu dormir. :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • erom

    Concordo com o JBAFilho…tá parecendo convenção do PT…questão de ordem companheiro… :drinkk:

  • fr_amaral

    [Comentario #119350 sera citado aqui]

    Não! Tambem te a VW! :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • michelmg

    [Comentario #119340 sera citado aqui]

    Bem, você e algumas pessoas não entederam minha irônia. Eu estava criticando o pensamento brasileiro, mostrando que os americanos tem um senso critíco maior que o nosso até sobre eles mesmos.

    O que estava falando é que o Brasil precisa se adequar ao livre comércio e parar com este protecionismo exagerado a industria nacional. Proteção deve existir mas não dá forma como ela é hoje! O que dela resulta em quase todos os setores é que as empresas brasileiras sabendo que não sofrem nenhuma pressão pelo mercado externo criam carteís onde quem é prejudicado é o consumidor final. È só ver o exemplo da gasolina, onde somos auto-suficientes é pagamos na bomba um preço maior do que os EUA.

    Me lembro que quando o Dolar estava em baixa, as empresas brasileiras começaram a ficar assustadas com as vendas da Kia. Sinceramente eu naum consigo acreditar em mercado sem livre concorrência, eu leio todos os embrolios que as pessoas escrevem aqui mais eles não me convencem. E se as empresas japonesas conquistaram o mercado dos EUA é por que elas tiveram seus méritos, os americanos me parecem bem mais lúcidos que nós, vão dar apoio as montadoras? Com certeza, mais eu creio que não vão abrir mão do livre comércio nem sob perigo de ter sua economia sob recessão.

    Agora eu peço a benevolência de todos para comigo, quem aqui acha que num cenário como o americano o brasil não taxaria os importados em 1000% e nos faria comprar a força e pela guela qualquer lixo que fosse produzido, contanto que tivesse o selo nacioal?

  • [Comentario #119333 sera citado aqui]

    que diferença hein…

    [Comentario #119358 sera citado aqui]

    pois é, uma grana dessas até que não faz tanta diferença….

  • Rafael FM

    AINDA AXO QUE VAI QUEBRAR THE BIG TREE >>>> BOM SEMANA QUE VEM TEREMOS A RESPOSTAS >>>> E VEREMOS >> :rayban:

  • Powerbest

    [Comentario #119361 sera citado aqui]

    È meu amigo eu tbém queria que fosse assim, mais pelo jeito vai continuar tudo na mesma, leia abaixo o trecho da entrevista com o CEO da Mazda:

    “Mesmo reduzindo sua participação, a Ford ainda se manterá como acionista majoritária da Mazda, com direito a uma cadeira no Conselho de Diretores da montadora. A transação também não afetaria a relação de quase 30 anos entre as duas fabricantes, que compartilham plataformas e powertrain (conjunto de motor e transmissão)”

    “O acordo permite à Ford levantar recursos que ajudarão a financiar a transformação de nossos produtos e, ao mesmo tempo, permitirá à Ford e à Mazda continuar nossa relação estratégica em proveito do melhor interesse das duas companhias”, disse o presidente e CEO da Ford Alan Mulally. “A vendas das ações da Mazda pelo nosso parceiro não resultará em nenhuma mudança na direção estratégica da marca”, declarou o presidente e CEO da Mazda Hisakazu Imaki.

    Pelo visto vai continuar tudo na mesma.
    :owmy:

  • cordigital

    [Comentario #119331 sera citado aqui]

    Não fala besteira, as japonesas, europeis, todo mundo “f*****”, a diferença é que as americanas estão pior a um tempo a mais.
    E não vai ninguem para cadeia não, porque elas não fraudaram balanços nem coisa parecida, só fizem M**** na administração, que na ford por exemplo, o presidente atual não é o que levou a isso, quando eram os proprios Ford que comanavam.

    Vão ajudar sim, pode apostar!!!!

  • cordigital

    [Comentario #119539 sera citado aqui]

    Não vai quebrar, pois quando o povo americano, ver que milhões de seus parentes, vão ficar nas ruas e parar de pagar a hipoteca de casa, os congressistas americanos vão ser obrogados a soltar mais um dinheirinho.
    A lógica é fácil, se soltaram para morrermos no iraque, porque para salvar nossos empregos não?

    NÃO QUEBRA!!!!!


Send this to a friend