História Manutenção Mercado

Detalhamento Automotivo (Detailing)

car-care-auto-flux-1 Detalhamento Automotivo (Detailing)

A grande maioria de nós não abre mão de ter seu carro sempre bem cuidado, mas existem meios para melhorar ainda mais a aparência de nossos bens tão preciosos. Essa cultura de cuidados com os automóveis virou até mesmo profissão e tem uma origem, que tentarei explicar neste artigo.



O termo Detailing remete a vários significados diferentes. Para alguns, isso significa ter seu carro limpo e protegido apenas. Para outros, é uma limpeza completa e serviço de proteção, incluindo limpeza de vidros, carpetes, plásticos, laterais de portas, condicionamento de bancos em couro, limpeza do forro, limpeza de saídas de ar, e demais detalhes à critério do detalhador.

Estes significados são empregados entre entusiastas. Para os profissionais do Detail, um carro totalmente detalhado é uma obra de arte a ser exibida, atingindo um nível de qualidade incomparável. Independente do que pretenda no detalhamento do seu carro, este texto irá apresentá-lo ao processo de detalhamento.

Antes

car-care-auto-flux-2 Detalhamento Automotivo (Detailing)

Depois

car-care-auto-flux-3 Detalhamento Automotivo (Detailing)

A idéia de detalhar um veículo é utilizar de procedimentos estéticos para devolver ao carro os parâmetros de fábrica, ou melhorar os parâmetros de fábrica (show car) e mantê-lo dessa forma sem prejudicar o trabalho realizado.

Entendendo o Detailing

Existem muitas vertentes de origem do detailing, as mais significativas foram nos EUA e Inglaterra, ao surgirem concursos de embelezamento de carros (Concours d’Elegance). Nesses países, os proprietários e fabricantes buscavam um resultado perfeito, trazendo à um carro usado a vivacidade e aparência de novos, ou até mesmo superando a aparência original. Desde a sua criação, o Concours d’Elegance – quem em tradução livre significa “desfile de elegância” – se refere a um tipo muito especial de comportamento e de se apresentarem carros (Salão do Automóvel).

Na década de 1920, o primeiro Concours d’Elegance foi encenado como um esforço de marketing elegante na França. Os construtores de automóveis personalizados e estilistas de moda de Paris estavam fazendo produtos de luxo, de design inovador, e queriam uma maneira nova e diferente para atingir os seus mercados. Em um esforço para criar uma única forma de chegar ao mercado, foi desenvolvida a idéia de uma grande exposição que combinava automóveis e moda.

Moda, modelos vestidas com as últimas criações de Paris, conduziriam automóveis novos até um palanque. Os automóveis viriam a ser carros de luxo com o trabalho técnico personalizado. As modelos saíam dos carros e desfilavam para a multidão. Os carros e moda foram julgados e prêmios conferidos. Os prêmios foram baseados em design, beleza e estilo.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o Concours d’Elegance era popular, e se tornou um modelo de premiére em eventos sociais. O objetivo subjacente para os fabricantes era de chegar ao mercado por esses belos produtos de design. O Concours d’Elegance tornou-se o método mais elegante de vender produtos. Também foi concebido não apenas como um show de carro, mas também como uma extravagância total de estilo.

O Concours d’Elegance desapareceu do mercado europeu durante a crise gerada pela Segunda Guerra Mundial. Ele ressurgiu na década de 1950 em Pebble Beach o mais famoso concurso, com edições anuais até hoje.

Pebble Beach Concours

A partir de então, a indústria de estética automotiva ganhava influência e se expandiu largamente. Desta vertente surgiu o conceito base do Detail: recuperar e condicionar diversos componentes de um carro, melhorando de forma considerável a sua aparência.

Neste processo o detailer (profissional capacitado) deve unir seu conhecimento e experiências para agir em cada caso, aliando corretamente equipamentos, técnicas, e química aplicável (produtos relacionados à Car Detailing). Com as combinações certas o resultado é sempre muito satisfatório, levando o Detailer a sempre testar novas combinações e técnicas.

Junto com este conceito desenvolveu-se um mercado exclusivo, com produtos e técnicas especificas para cada parte do processo de detalhamento. Essas técnicas se tornaram mais difundidas e discutidas com a expansão da comunicação com a criação de fóruns de discussão, comunidades e blogs que deram uma roupagem profissional para todo este conteúdo. A partir dai começava a surgir produtos específicos e os primeiros centros de cuidados automotivos chegando aos dias de hoje, com os modernos e equipados estúdios de detailing.

car-care-auto-flux-4 Detalhamento Automotivo (Detailing)

Um dos primeiro Lava-rápidos automáticos, possuía um tanque de água para limpar a parte inferior dos carros, sujos de lama e outros dejetos…

car-care-auto-flux-5 Detalhamento Automotivo (Detailing)

car-care-auto-flux-6 Detalhamento Automotivo (Detailing)

car-care-auto-flux-7 Detalhamento Automotivo (Detailing)

car-care-auto-flux-8 Detalhamento Automotivo (Detailing)

Atuais estúdios de detailing

No ponto de vista dos profissionais o detail trata-se de uma arte, um tratamento de excelência para automóveis, o qual vai de uma minuciosa limpeza até a correção da pintura para remover qualquer defeito. No geral o termo detail na América do Sul, é o processo de limpeza e condicionamento completo e minucioso incluindo todas as partes externas e internas possíveis de serem tratadas, a fim de manter o veículo sempre em seu melhor estado.

O detalhamento ajuda a conservar o valor original de um carro e também pode adicionar uma quantidade considerável do valor em veículos mais velhos e negligenciados, que nunca tenham passado por esse nível de cuidado. O perfeccionismo e a atenção prestada aos detalhes é algo realmente impressionante, envolve a paixão do profissional e sua vontade em fazer o melhor possível. É nessa hora que se diferenciam os trabalhos e os profissionais.

Se o propósito é fazer um trabalho de produção, é muito provável que o objetivo não seja a perfeição e sim a produtividade, repercutindo no acabamento final. Fica evidente que uma concessionária não dedicará atenção exclusiva e respeitando o processo como deve ser feito, pois neste caso que esta em jogo é a produtividade. O funcionário cumpre metas e o cliente geralmente não conhece outros recursos mais específicos para que seu carro seja cuidado como se deve.

Quando se trata de um detalhamento, o valor está no resultado que se pode atingir, ou seja o profissional empregar o máximo de sua paixão e conhecimentos a fim de fazer com que seu cliente seja surpreendido ao buscar seu carro. Neste caso não se está buscando produtividade e sim qualidade. O artesão não faz por dinheiro, e sim por paixão.

Neste ponto cabe ao profissional definir o que irá fazer, um detailer carrega consigo a vontade e a dedicação de fazer sempre o melhor e buscar cada vez mais o conhecimento sobre aquilo que faz. Não quero dizer que não existam bons polidores, porém o foco e o método de trabalho muitas vezes são diferentes.

Também há que se diferenciar um trabalho com finalidade puramente estética de um trabalho realizado em funilarias, por exemplo. Neste caso, não se está buscando a beleza e a perfeição em um polimento de pintura, e sim dar acabamento ao trabalho de reparação.

Talvez o passo mais importante em um detalhamento, é o de avaliar o trabalho necessário, pois ao contrário do que acontece nos trabalhos comuns, não se pode cometer o erro de pensar que existe uma seqüência definida para tudo. Ou seja, em um veículo menos danificado não podemos usar produtos tão agressivos quanto usaríamos em um veículo bastante danificado.

A indústria de tintas e vernizes esta em constante evolução, e não podemos pensar que um mesmo processo e os mesmos produtos surtirão efeitos satisfatórios em uma infinidade de vernizes e tintas diferentes. Apenas com conhecimento e experiência se consegue dosar o material disponível para cada caso diferente. Isso diferencia o Detailing de qualquer outro serviço automotivo tornando este tipo de trabalho uma verdadeira arte.

Portanto, ao contrário do que se vende com o marketing apelativo e milagroso, é possível se trabalhar com ética e transparência com o cliente. Existe muita pesquisa envolvida no que muitos pensam ser um simples polimento de pintura.

Há um mercado complexo e em constante desenvolvimento permeando tudo a respeito de cuidados automotivos. O Brasil tem muito a crescer no detailing, mas já desponta com grandes profissionais e grandes marcas de produtos que não param de evoluir, blogs, fóruns e sites especializados. Em breve ouviremos falar muito sobre detailing.

Luan Cordeiro
AutoFlux Car Detailing
CEO

  • O_Corsario

    Hi vou pra escola inversa! Gosto dos carros mais no estilo "rat rod" ou "mad max" rs
    Lavo a cada 10.000km (na revisão) (exceto faróis e vidros) e não faço nenhuma questão de desamassar batidinhas ou riscos e raspadas normais no uso aqui em SP.

    • Fábio Vicente

      O louco!!! hehehehe.
      Também sou assim, infelizmente por absoluta falta de tempo e espaço para me dedicar a minha máquina. Mas um dia eu levarei meu "poizé" para dar um trato desses – e quero criar o hábito de fazer isso pelo menos 1 vez por ano.

      • fenixdavi

        amigo o impacto mais profundo é na 1ª vez q se faz um Detalling no carro, pois dai em diante é so fazer as manutençoes, e manter o serviço executado!!!

    • aledalloglio

      O loucoo corsário! Tu ganho de todos que conheço, lavar a cada 10.000km na revisão de graça kkkkkkkkkkk, ta exagerando ou é verdade? Eu que não queria ser a pintura do seu carro… haahhaha… Uma vez por mês tem que lavar, eu costumo lavar de 15, 20 dias… O problema é o preço, 40 pila com cera aqui em SC… Mas pensa quanto TEMPO da sua vida você passa dentro do carro, por isso sempre gosto de ter o interior principalmente limpo, a maioria das pessoas só lava por fora! Posso até ser meio rigoroso, mas andar com o carro por dentro impecável é muito bom.. quando entro no carro dos outros que noto a diferença heheh…

      • O_Corsario

        A pintura tá boa, a sujeira protege! kkkkkkkk
        Uma vez a mulher da concessionária ligou querendo empurrar cristalização da pintura e etc, que ela estava meio fosca… Aí respondi "pois então, estou na moda com meu "prata fosco"… kkkkkkkkkkkk até ela deu risada…
        Abraços!

    • Archimedes

      "que nojinho!" hahah eu lavo meu carro no máximo a cada 15 dias, quando alguém trolla meu vidro com coraçãozinho, recadinho, "me lave" e coisas do tipo. hehehe

    • HSFort

      Mossas não são admitidas nos dois carros daqui de casa. Se surgir uma, dia seguinte já tem um martelinho de ouro para reparar. Ainda bem que onde moro, não há carros de vizinhos nojentos que batam a porta na lateral de nossos veículos.

  • iokahoma

    Eu dirijo um gol g4 1.6.

  • talebajoe

    CEO ?

    • RodrigoBH

      CEO = Chief Executive Officer, que em português equivale a Presidente da empresa em questão, a AutoFlux Car Detailing.
      Virou moda usar essa sigla, que é muito comum nos EUA para designar o Presidente de uma empresa…

    • radiobrasilcombr

      CEO = chief executive officer
      É o cargo mais alto de uma empresa.
      É chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros. Quando existe um presidente e um CEO, o primeiro é mais forte.

      • afonso200

        po então sou CEO, tenho negocio prpprio, vou colar no meu fusca essas letras, auhsuahsuahsuahs, capaz vai na fielder aut. as letras então

        • Pedro_Rocha

          Já existe um adesivo: "DIRETORIA".

        • radiobrasilcombr

          Qualquer micro empresa pode ter CEO… nao só Apple, Microsoft, Ford e a "Detailing"

  • Jefersonbenke

    Powww Eu faço isso umas duas vezes por semana..=D Começar a ganhar $$$ com isso iuahiuHUhhA

  • Edson Roberto

    E eu ensaiando para levar meu carro para fazer o detailing….rs

    Primeiro tenho que consertar OUTRA batidaque deram no mesmo ponto que já havia sofrido antes. Depois disso, desamassar os pontos de batidasde portas. Consertar raspado na dianteira que um fdp de lava rapido raspou (é muito pequeno, mas me incomoda). Depois de tudo isso, ai sim valerá a pena o detailing.

    No meu carro, para lava-lo, é de 1 a 2 meses por vez….rs

    Quando pensar no meu proximo carro, como a cor será "viva", eu farei isso de 15 em 15 dias com direito a enceramento a cada 6 meses…rs (pelo menos o meu recebe atualmente a cada lavagem de 6 meses…)

  • Só um detaling: a maioria esmagadora dos carros nacionais não merecem detaling e sim o "prensaling".
    Mas é mesmo uma arte, deixar o carro impecável, exclusivo, em ordem é uma arte nos dias de hoje.

  • Filipe_GTS

    Eu gosto de lavar o carro, mas às vezes falta ânimo e tempo. Mas é bacana dar um trato no bixo e ver como fica depois..

  • Romis_gtr

    Poderia ter colocado fotos de carros já feitos pela empresa (a título de comparação) do que falado tanto…..falou falou falou e pra mim não falou nada!

    • LuanCordeiroAF

      A intenção deste primeiro post era apenas comentar o que se trata de um modo geral, em breve postaremos fotos, videos, e dicas para cuidarem de seus carros.

  • radiobrasilcombr

    O pessoal gosta de usar estrangeirismos aqui no Brasil, nao é? Pq não adota o ingles de vez então? "Detailing".. pô, larga de frescura e usa o termo em portugues, "DETALHAMENTO"

    • LuanCordeiroAF

      Usamos o termo em ingês pois não é uma profissão oriunda no Brasil e devemos respeitar a origem do termo, da mesma forma como a palavra Marketing, que também é uma profissão, é usada em inglês como tantas outras. Por enquanto no Brasil é novidade, assim que esteja mais difundido poderemos adotar termos em portugês sem problemas.

  • Edufos

    Pô faço isso direto tbm, assim que mando lavar o carro ao chegar em casa faço apenas o FINISH (estrangeirismo) rs….

    Na boa, apenas dou uns retoques na limpeza, isso porque ninguem toma o cuidado que o dono tem.

    • LuanCordeiroAF

      É exatamente este cuidado que um detailer prioriza, cuidar do carro como se fosse seu, e não entregá-lo de qualquer jeito só para receber o dinheiro do cliente.

  • Marcelo Martelo de Ouro

    A materia e interessante porem acho q deveriam ter colocado a foto real do carro depois de realizado o serviço. Fere a nossa inteligencia e capacidade de percepçao achar q ninguem iria perceber que o carro da foto do antes e completamente diferente do carro do depois. Fica a Dica.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend