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Detran-SP apreende carro forte com R$ 7 milhões, mas em multas!

carro-forte-7-milhões Detran-SP apreende carro forte com R$ 7 milhões, mas em multas!

Um carro forte e R$ 7 milhões. Até aí, nada demais. Afinal, alguns transportam até mais do que isso. No entanto, o valor citado não estava guardado em malotes devidamente protegidos pelos seguranças que normalmente arriscam suas vidas a bordo desse tipo de veículo, mas no prontuário do próprio veículo.



Todo mundo sabe que um carro forte é um candidato nato à levar dezenas ou até centenas de multas, mas até agora não havíamos visto um que tivesse tantas infrações (não quitadas) o suficiente para ser apreendido. Foi o que aconteceu na última sexta-feira (16), na capital paulista. O Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) enviou uma equipe de policiais militares para executar uma ordem de busca e apreensão do veículo, que ocorreu na avenida Aricanduva, por volta das 17 horas.

Com 700 infrações de trânsito, de acordo com o Detran-SP, o caminhão Volkswagen 8-150 2011, construído em configuração de carro forte e altamente blindado, foi apreendido pelos agentes. O veículo tem na maioria, multas por desrespeito ao rodízio municipal, mas o acumulo de tantas autuações se deve ao fato do condutor nunca ser identificado. Como se trata de um veículo cujo proprietário é uma empresa, esta não informando ao Detran o condutor infrator, acaba por pagar a multa dobrado.

carro-forte-7-milhões Detran-SP apreende carro forte com R$ 7 milhões, mas em multas!



E tem mais, se a infração cometida se repetir em um prazo de 12 meses, o valor e a multa será multiplicada pelo números de vezes que a mesma foi cometida. Então, por exemplo, em caso de desrespeito ao rodízio feito semanalmente, durante 12 meses, o veículo terá cometido a mesma infração pelo menos 52 vezes.

Então, multiplique isso pelo valor da multa, que é de R$ 130,16, e teremos R$ 6.768,32. Isso apenas em um ano, fora outras infrações. Mesmo multiplicado por sete anos, tempo hipotético de uso do veículo em questão, ele acumularia ainda pouco menos de R$ 47,4 mil. Um valor bem baixo se comparado à somatória de R$ 7 milhões. Sem licenciamento, o carro forte foi recolhido ao pátio do Detran e será leiloado para abater parte da dívida. O restante do valor devido fica atrelado ao nome do proprietário.

O carro forte de R$ 7 milhões em multas ainda está distante do recorde, que é de uma Kombi, que acumulou R$ 25,8 milhões e 2.278 infrações. Da mesma forma que o blindado, ela também tinha infrações estaduais. O vice-campeão em multas era um Fiat Ducato 1998 com pouco mais de R$ 24,7 milhões em infrações. Um VW Gol, por exemplo, chegou a acumular R$ 16 milhões em multas.

[Fonte: IG]

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  • vicegag

    Eu achei que se tratando de multas, o forte dos carros forte, fosse parar em local proibido, (o que sempre vejo), mas acho que esta quantidade de multas relacionadas ao rodízio, tenha sido aplicada por “pardais “, pois multas pelos agentes, são raras.

    • Rodrigo Santos

      Salvo engano, veículos deste tipo tem imunidade para livre parada.

      • Luciano RC

        E se não me engano tem livre o rodizio também. Estranho isso dai.

  • Verdades sobre o mercado

    E estes carros com valores absusrdos de multas rodavam com licenciamento atrasado ? Nâo sei em São Paulo, mas na maioria dos estados um veículo não é licenciado se tem multas em aberto !

    • Edson Fernandes

      Não é licenciado. Mas se o cara tem milhoes em multas… vc acha que ele paga IPVA, entre outros?

      • Luciano RC

        Não paga nada… mas não informa se ele estava com licenciamento atrasado. E IPVA não da apreensão do carro.

  • Louis

    Acho que não faz sentido este tipo de veículo ter que participar do rodízio, isso só obrigaria à empresa a ter mais veículos parados em determinados dias, aumentando todos os custos.
    Além do mais, este tipo de veículo é altamente requisitado justamente pela falha do Estado com a segurança, e pela alta reprodução dos vermes bandidos.
    Mas isso não tira a responsabilidade da empresa, que também deve ser de picaretas que não estão nem aí para as leis.

    • TijucaBH

      Concordo!!!

    • Lukoh

      Abrir exceção pra essas empresas milionárias??? Discordo….que comprem mais caminhões, 1 com cada final de placa.

      • Louis

        Seu pensamento é bastante limitado.
        Quanto maior o custo das empresas, elas repassam para os clientes. Os clientes dessas empresas de transporte são lojas e bancos. Estas repassam os custos ao consumidor final, ou seja, você.

        • Pete Alves

          Mas seu pensamento também é limitado. Vê uma empresa dessas como vítima das circunstâncias. Uma companhia que tem como seu negócio exatamente a sua frota de veículos especiais, tem que ter o planejamento necessário para lidar com o simples rodízio, e ainda de uma cidade específica, já que essa não é uma política nacional, sequer estadual de trãnsito

          • Louis

            Mas é conforme eu citei no meu primeiro comentário, no caso específico desta empresa, sim creio que seja uma empresa de picaretas, pois não pagavam as multas e estava totalmente irregular. Mas querer aumentar o custo de todas as empresas do ramo só porque você julga que elas ganham dinheiro fácil é uma visão distorcida. Seria igual defender quem rouba em supermercado, dizendo “ah eles têm muito, não fará falta…”

        • Crítico

          Não tenho nada contra pobres de direita. Pelo contrário. Cada um opta por seguir o que acha melhor para si.

          Mas achei que nunca veria um brasileirinho defendendo banco. É muita ousadia.

          E pior: dizendo que banco pode usufruir de privilégios e descumprir a lei, enquanto todos nós somos obrigados a pagar licenciamento e obedecer rodízio.

          Se a sua defesa é o empreendedorismo, eu tenho um restaurante, logo eu também posso ser livre de rodízio para entregar quentinhas? NÃO.
          Por que o banco (e sua terceirizada) podem? Já sei, porque o banco mexe com o Deus moderno (leia-se O Capital – em maiúsculas, porque é divino).

          Menos… Menos… Você está com níveis muito elevados de submissão social.

        • Lukoh

          Limitação sua em não perceber que TODAS as empresas, qualquer ramo de atividade, repassam os custos pros clientes, né…

      • Joel Silva dos Anjos

        Se vai ter um carro todo dia não faz sentido para o objetivo do rodízio que é tirar carros de circulação.

        • Luciano RC

          O Rodizio começou com o intuito de reduzir a poluição, hoje ele tenta reduzir o transito. Pra mim, deveria ser revogado por total. Eu tenho 3 carros em minha frota pessoal, mais os veículos da empresa. Quando tenho compromisso em SP, vou com aquele que não é rodizio. Pronto… nada muda pra mim.
          Acho isso a maior bobeira… deveria ser revogado e existir um incentivo ao uso do transporte publico, investindo para que seja de qualidade.

          Em SP… tem projeto para dobrar a malha do metrô. Mas o Malckimin não consegue entregar nem as estações em construção, quanto mais os projetos.

          Se toda linha Prata, Verde, Laranja, Lilás, Ouro e Amarela estivesse pronta, muitas pessoas deixariam de usar seus carros para ir de transporte público.

          • Crítico

            Tenho 2 críticas:

            -Conheço paulistanos que não usam o transporte público porque julgam que busão é uma ofensa à honra;
            (aquele velho discursinho: “fico 2 horas parado no carro mas não entro em busão”, como se classe média não pudesse se misturar com pobre, ao melhor estilo Caco Antibes)
            Logo, por se tratar de fator cultural, essas pessoas não se sentem atraídas a abandonar o carro;

            -Conheço paulistanos que, quando muito, têm 2 vagas de garagem (principalmente quem mora em apartamento) e de fato dependem do metrô/ônibus (hoje Uber) no dia de rodízio.
            Logo, o rodízio tira o carro dessas pessoas da rua, eficazmente.

          • Eduardo Andrade

            Jamais vão tirar esse rodizio ai de São Paulo, perderiam arrecadação de IPVA que deve retornar uma boa quantia pra cidade.

            • Luciano RC

              Pois é… vamos ver se aparece algum politico com peito pra ir contra isso.

          • Wilson Junior

            Pois é esse rodízio é só mais uma lei inútil pra enfeitar as propagandas políticas
            E na próxima eleição os digníssimos eleitores vão eleger o Professor Pardal novamente!
            Vai virar uma múmia no governo.
            Não sei a dificuldade que o povo tem pra mudar esse meio político.
            É sempre a mesma corja!!!!!!

            • Luciano RC

              Acho que esse ano será bem diferente. Muitos escândalos e ainda a internet mostrando a verdadeira força.

  • Jorge Castro

    de olho pra ver c vai a leilao carro forte com alta blindagem baratinho ai sim sera q vem com kit diguinidade ( escopeta , 380, e gas de pimenta )

  • Tom Costa

    Uma boa aquisição pra levar as crianças no colégio ou Uber.

    ESCLARECIMENTO ANTECIPADO: Fui irônico, viu?(Ironia agora tem que vir acompanhado de alerta em caps e bula.)

    • Gabriel M. Vieira

      kkkkkkkkk muito bom!

    • Nicolas_RS

      Não sei se é o caso de ser irônico, essa é a nossa realidade!

      • Tom Costa

        kkkkkkkk

  • Ricardo

    Sem limites para a sacanagem!

  • V12 for life

    O ideal de uma empresa que sua renda vem da frota de veículos é ter mais que o suficiente para evitar o rodízio, seja deixando parado ou em uma rota que o desvie já que o rodízio não é em toda a cidade, só isso já demonstra a falta de planejamento da empresa.

  • kirig

    O maior assalto ao carro forte que já vi!

  • leitor

    Pelo que sei este tipo de veículo goza de privilégios naturais por conta do serviço, pelo menos deveria. E em questão de segurança não pode andar da mesma forma que outros. Senão em uma simples operação poderia sofrer um ou mais assaltos e perder valores bem superiores a essas multas. Não pode ser a mesma regra.

  • Edson Fernandes

    Para vc ver…

    Se multas fossem realmente para correção de atos, não haveriam noticias com esse montante. Não falo nem do carro forte, mas sim de carros que tem “recordes” em multas. Isso só mostra que o carro rodar irregular, faz o que quer e no final é apenas apreendido.

    • Luciano RC

      O máximo, o nome do proprietário que esta no documento do último licenciamento é negativado e sofre um processo civil para pagamento dos débitos. Nada demais para quem está nem ai pra isso.

      As leis deveriam ser diferentes… sou a favor de radares inteligentes informando a Policia de Transito e fazendo apreensão dos veículos com processo de busca e apreensão de valores para quitação.

      • Wilson Junior

        Brasil adora imitar os EUA.
        Deveriam começar na cobranças de impostos e nos cumprimentos das Leis!

    • Crítico

      Isso acontece porque não tem fiscalização.

      Esses carros atrasados caem por amostragem. Um ou outro…. Dia de azar.

      Assim como tráfico de drogas e armas que passa diariamente aqui no Sul, na fronteira do Paraná com o Paraguai. Pegam um ou outro… Por sorte ou denúncias de facções rivais.

  • Rodrigo

    Podia jurar que carro forte (e outros veículos comerciais e de escolta) fossem liberado de rodízio.
    Vira e mexe vejo muitos deles com um adesivo pregado na parte de trás escrito “Veículo Liberado de Rodízio, conforme Lei Tal de tal data, etc.”

    • Luciano RC

      Ele goza de livre parada… pode fechar a entrada de garagem, vaga de deficiente, etc. Agora rodizio eu também achava que ele era isento… errado se ele tiver que cumprir isso.

  • Junoba

    Deveriam isentar os carros fortes de rodízio.

    • Lukoh

      Eles tem dinheiro pra comprar vários veículos….

      • Louis

        Pensamento de comunista. Então assaltar bancos é justificável ? Eles têm muito, lucram horrores….

        • Crítico

          Nada a ver com pensamento comunista.
          O pensamento é puramente lógico.
          Toda empresa deve obedecer à lei. Por que privilégios?
          Trata-se de equidade.

          Se for uma ambulância é justificável. Mas transporte de dinheiro?
          Daqui a pouco você vai dizer que presidente de instituição financeira tem que ser isento de imposto de renda, pois é um homem muito importante para a nação, merecendo privilégios.

          Ser servo da ideologia comunista é exatamente igual a ser servo da ideologia neoliberal. Ambos funcionam como massa de manobra de interesses de terceiros

    • Dafomg

      Dar mais privilégio pra quem já tem privilégio de estacionar em qualquer lugar? Acho isso um absurdo, eles estacionam em qualquer lugar e simplesmente travam o trânsito.

      • Nicolas_RS

        Pq será né? Nunca vi assalto algum a um carro blindado, será pq eles pegam dinheiro do banco? Será que é por isso?

        Motorista – “Opa o estacionamento está cheio, e não somos deficientes, vou estacionar na quadra de baixo”

  • afonso200

    mas nao tem aquela placa atras, “gozo de parada em qualquer lugar”

  • zeh

    …o carro forte foi recolhido ao pátio do Detran e será leiloado para abater parte da “dívida”…acho tudo isso “loko”…

    • Luciano RC

      E qualquer pessoa pode comprar um carro desse?

      Seria isso uma participação da empresa para que legalmente esse carro chegue a mãos do cidadão comum e possa ser levado ao uso por criminosos? Estou aqui imaginando o que aconteceria se um carro desse chegasse as mãos erradas.

  • adrielmenezes

    Vou compra-lo pra usar exclusivamente a passeios no shopping

  • Vattt

    Ridículas as políticas de multas do Brasil!!! É bem conveniente pro estado deixar rolar uma multa gorda como essa, é de uma país governado por bandidos mesmo.

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