Governamental/Legal Trânsito

Detran-SP vai instalar câmeras para vigiar instrutor e aluno durante provas para CNH

carro-auto-escola1-620x438 Detran-SP vai instalar câmeras para vigiar instrutor e aluno durante provas para CNH

Com o objetivo de coibir fraudes, o Detran-SP vai instalar câmeras para monitorar instrutor e aluno durante as provas para obtenção de CNH. O dispositivo deverá também gravar o áudio e assim dificultar qualquer acordo entre as partes para fraudar a avaliação.



A tecnologia vai permitir também o rastreamento do percurso do veículo, evitando assim que o instrutor encurte o trajeto e assim facilite a prova de direção para o aluno. Além disso, o comportamento deste último será analisado pelos fiscais do Detran-SP.

Assim, a autoridade de trânsito poderá comparar os resultados apresentados pelo instrutor e os que de fato foram apurados pelo monitoramento interno. Até o final de setembro será lançado um edital para o projeto-piloto. Porém, ainda não se sabe se o dispositivo será instalado na hora do teste ou antes e por conta das autoescolas.

[Fonte: Folha]

  • jkpops

    Grande coisa como todos sabem o (café) ooopss wisky é pago na auto escola muito antes do exame…

    • Alex Dusfri

      Correto! Gastar dinheiro instalando essas câmeras só vai onerar seja lá quem for, mas não vai coibir fraude alguma. Eles acham mesmo que o “acordo” é feito dentro do veículo de última hora já na avaliação final? Sabe de nada…

      • ALVIN_1982

        Pelo menos aqui no interior de SP as auto-escolas que conheço não praticam isso. Vários amigos meus passaram de primeira ou reprovaram, mas nunca foram coagidos a pagar tal café que é bem comum em SP

        • Vagnerclp

          O cara que trabalha comigo acabou de pagar 550 reais por fora pra filha dele ser aprovada no exame (que foi ontem). Como já dito acima, ele pagou antes (sp capital). A mocinha falou pro pai dela que derrubou o bastão da baliza e mesmo assim passou.
          Também moro no interior e realmente é mais difícil ocorrer, mas me lembro de uma época que tinha uma cidade daqui da região que tinha máfia para emissão de CNH.

    • Matheus

      Pode até ser, mas n tem como aprovarem vendo um vídeo onde o aluno faça merda… a não ser que o cara compre o Detran inteiro dai…

  • Felipe Alfano Perrone

    Deveria filmar também a prova, para evitar medidas arbitrárias dos instrutores

  • Kaleb Aurich

    Em SP o fiscal não acompanha o aluno no percurso? No RJ já é assim, as câmeras já são instaladas de forma fixa e “ativadas” na prova. O aluno faz o percurso com 2 fiscais. Acho q até a baliza é monitorada…

    • MMM

      Nao sei como funciona hoje mas qdo tirei minha habilitacao, a prova era feita com um fiscal e nao um instrutor, mas isso foi em 1990, rs.

      • Kaleb Aurich

        Em 18/08/2015 23:37, “Disqus” escreveu:

      • Gustavo73

        A minha foi nessa época também. Mas era eu o fiscal e mais dois que fariam a prova. Mal dei a volta do Pavilhão de São Cristóvão, o fiscal mandou eu parar e trocar de lugar. Achei que tinha feito algo errado. Mas era só isso mesmo. Depois os outros fizeram algo parecido.

        • V12 for life

          Tirei a minha em 2000, em Santo André e era com um fiscal mas somente eu no carro, a própria auto-escola oferecia a compra do exame, na época pelo mesmo custo total da carta, ou seja se pagava por duas.

          • Alex Dusfri

            Isso ocorre até hoje amigo. Infelizmente.

            • V12 for life

              O pior de tudo é isso, fiz o exame duas vezes, e nas duas, pessoas que subiram com o carro interior na calçada passaram, sei que dois anos depois demitiram todos os ficais por estava muito descarado mas não duvido que agora possa estar até pior.

        • Vagnerclp

          A minha foi exatamente assim. Tirei em 1999. O fiscal é era um delegado.

      • CharlesAle

        Putz, tirei a minha em 91… Lá na RC do bairro Planalto…rsrsrsrs. E com aula de brazoka rsrsrsrs…….

      • Anderson Rezende

        Aqui também é assim, tirei a minha a alguns meses e como moro em cidade pequena as pessoas vão fazer a prova (tanto teórica como prática) em uma cidade vizinha, não tem nada a ver com o instrutor ou a autoescola, eles só levam o carro e lá tem o examinador.

      • Joseph Frederico

        Rapaz só eu que tirei em 2014…kkkk
        com 20 anos.

    • BillyTheKid

      Quando eu fiz a prova era eu sozinho no veículo, tinha que fazer baliza com uns 4 cones e depois estacionar entre 2 carros e só. Enquanto isso o delegado tava lá batendo papo com os instrutores da auto-escola e mal prestava atenção nos alunos.

      • Alex Dusfri

        Eu fiz a prova com dois fiscais, um no banco do passageiro e outro atrás. Ainda bem que eu estava calmo, cheguei bem cedo e fui o primeiro, o instrutor da auto escola disse que eu poderia esperar dentro do carro. Fiquei lá me concentrando em tudo que deveria lembrar e quando os dois entraram eu tava tranquilão e não errei nada. Mas eu não julgo quem fica nervoso na hora, ser avaliado seja lá de que forma for não é nada fácil.

  • fillipe sampaio

    Quando fiz a prova prática, meu instrutor sugeriu que eu pagasse 150 aos fiscais pra poder passar “sem problemas”, mas eu recusei. Apesar de estar bastante nervoso, consegui realizar o teste e passei. Acho que os dois fiscais que estavam no carro comigo ficaram putos por eu não ter pago o dinheiro do “lanche” e ter conseguido.

    • Linkera

      Ja eu reprovei 3 vezes por causa de errinhos bobos (troca brusca de 1a para 2a marcha, seta que desativou durante a manobra para baliza e coisas desta natureza). Tudo isso porque me recusei a pagar o quebra. Paguei 450 reais de remarcação, fato, mas me orgulho por não ter dado dinheiro pra safado corrupto.

  • Felipe Faria

    Quem vai fiscalizar os instrutores?
    Pq acham que estes ”fiscais” não fariam vista grossa para ganhar uma parte do cafézinho?
    Isto não impede os atos ilícitos.. Apenas coloca mais alguns pra dividir a propína.
    Estamos no Brasil!

    • Khusller

      Se for um analista aleatório averiguando testes aleatórios sem nenhum saber quem é o outro, talvez dê certo.

  • iCardeX

    Não foi esse mesmo DETRAN de SP quem emitiu cerca de 5.000 carteiras de motorista de forma fraudulenta???

    http://youtu.be/kuYKoK3IeWE

    Não entendo…

    • DougSampaNA

      SIM , eles vendem a podridão e depois vem culpar o cidadão de aceitá-la; a podridão no Brasil vem de cima!

  • Jackson A

    Prevejo valor das câmeras + Mão de obra = 400 mil (hipotético)
    Valor pedido = 1 milhão e 400 mil e na metade do projeto vai ser cancelado e pedido mais…

    • Vagnerclp

      Sim, e as câmeras serão aquelas chinesas (coloquei duas no meu carro pra filmar a frente e a traseira no total de 450 reais), comprada no Aliexpress.

  • Stéfano

    Famooooso “quebra”. Praticamente todo mundo que eu conheço da capital pagou kkk.

  • Arthur Lima

    Se eu relatar como foi minha prova vão achar que sou mentiroso, por isso prefiro não contar.

  • durango

    Queria que as autoridades fizessem 10% daquilo que exigem dos motoristas para segurança pública, como trocar radares por câmaras de vigilância, entre outras tantas que poderiam ser feitas.
    Mas não dá retorno ($) O negócio é ferrar os motoristas, bem mais fácil de arrancar $$$

    • DougSampaNA

      depois que vi um video de radar incendiando, acho que o povo tá ficando de saco cheio disso!

  • Miro Saraiva

    Uma Colega de trabalho foi tirar amenos de dois anos e o próprio instrutor da auto escola ja recomendou $150 q ele pagaria ao fiscal seria 50 pra casa pq aqui no interior tem o fiscal da rua, da baliza e da garagem. Ela deu 50 ficou reprovada pq eh nervosa mesmo. Pagou os 150 no reteste e relaxou.

    Quando tirei a minha ainda era o último ano q podia ir com o carro particular eu tava mega nervoso mas por conta de ser jovem sonhar ja tempos. (Dirijo desde os 13 anos interior não havia fiscalização) não passei metade do carro na baliza da garagem ele me mandou sair(fiz tão bem que não ia dar pra ter o do uísque como o amigo falou anteriormente) e no final disse q eu ia perder ponto por nao ajeitar retrovisor interno. E passei em estado de choque quase não consigo descer do carro eu já ia sair dirigindo e minha irmã aos gritos mandando largar o carro pq eu inda não tava habilitado de fato a ressalva só recebi ao descer do carro e lá se vão 13 anos

  • Peraldiano

    Bobagem. O acerto é feito antes. A propina é rateada entre a equipe do fiscal e o próprio instrutor da auto-escola, que ganha dos 2 lados.
    Só tem “gente-boa’ nesse ramo, sempre dispostos a ajudar e facilitar a vida dos outros mediante uma “retribuição”…

    • Marcus Fenix

      Mas no vídeo o cara faz tudo errado. E passa, como fica!? Aqui no Rio as provas são filmadas há anos e quase ninguém passa. O Detran-Rio está ficando milionário com os alunos que dificilmente não passam na primeira. Aqui no Rio pode até ter esquema, mas é pouco e arriscado. Conheço várias pessoas que estão num sufoco danado pra passar e querem esquema, mas não encontram auto-escola que fazem!

    • DougSampaNA

      são fabricantes de assassinos veiculares!

  • Rodrigo

    Já começa errado tendo auto-escola… Deveria tudo ser público: prova escrita, pratica, etc. Quer aprender / ganhar pratica na direção? Use seu próprio carro (ou de um parente) em vias que a autoridade de trânsito julgar pertinentes.

  • Guilhe

    Geralmente o acordo é feito antes já na auto-escola, essa medida não vai valer de nada.

  • V12 for life

    O.acordo não feito dentro carro, na época em que tirei a minha a própria auto-escola ofereceu oque eles chamavam de contratar o exame, isso só vai colocar mais um na divisão do bolo.

  • Bruno Wendel Marcolino

    investir numa melhor qualificação não?

    Principalmente motos, os testes são ridículos, andam em círculos dentro de um pátio…

  • RyanSX

    Ja é uma fraude o aluno sair sem mau saber estacionar o carro de baliza. Mau saber como se comportar em estradas federais (rodovias) mau saber se comportar em uma situação de emergência (direção defensiva e ofensiva) sem saber lidar com condições climáticas severas etc etc. Creio que a pessoa deveria sair dali pronta para, mas tem gente que sai com carteira e mau consegue passar da marcha a ré para a primeira, ou que quando se assustam largam as mãos do volante e fecham os olhos.

    Ja dizem que quando se bebe o carro vira uma arma nas mãos erradas, mas um condutor mau habilitado é muito pior pois está no transito todos os dias.

  • Louis

    Banânia sendo Banânia. É falcatrua pra todo lado. Mais um custo adicional, e não sei se vai resolver alguma coisa…Às vezes tenho a sensação de que mais de metade da população banânia é desonesta.

    • zekinha71

      Tenho a sensação de 100%, é só ficar na fila do onibus, pode ter 3 pessoas, mas vai ter um que vai entrar na frente e fazer cara de paisagem que não sabe de nada.

  • GABRIELCSFLORIPA

    É o fim da “chupetinha”

    • Alex Dusfri

      Nã, não é o fim. Só é o começo de uma nova modalidade.

  • Jonas

    Ótima iniciativa! Que se espalhe pelo Brasil inteiro!

  • Dragoniten

    Não sei em SP, mas aqui no Paraná o maior problema não é quem compra a CNH, mas quem tem capacidade para passar e é reprovado de forma injusta pelos fiscais, pois não há nenhuma forma de provar que você não fez nada de errado, é a sua palavra contra a do fiscal.

  • shdn2010

    Deveriam colocar esse sistema lá em brasilia.

  • Pedro Cunha

    CNH vai ficar ainda mais cara e, tal como as câmeras colocadas nas ruas(com o pretexto de garantir segurança), não vai evitar fraudes, tampouco “acertos” na hora da prova. Só mais uma forma de arrancar dinheiro do peão.

  • ALVIN_1982

    Quem paga propina é igual aos políticos, não tem direito a reivindicar nada.

  • David

    Rapz… Ainda bem que quando eu tirei a CNH eu pude virar o volante com uma mão só e outras coisas que reprovariam… :v

  • DougSampaNA

    Big brother full!!! Pô meu, o que mais o Estado no Brasil quer? Mão direita e testa?
    Só falta isso e mais um cara pra ferrar de vez!

    Temos que dar um basta na voracidade do Estado sobre nossa privacidade.

  • Philomeno

    No Brasil as coisas só funcionam na base do ‘sorria, você está sendo filmado’.
    _
    Experimente ser dono de um estabelecimento empresarial e deixe seus funcionários sozinhos no local sem ter câmera.
    Experimente ser chefe de repartição pública e deixe seus funcionários sozinhos no local sem ter câmera.
    _
    Flagrar o bandido? essa é a funcionalidade secundária do aparelho.

  • Ronaldo Prado

    Sempre tem um jeito de enganar o sistema, infelizmente.

    E para as motos vai continuar tudo a mesma roubalheira.

  • Bruno

    Aqui na Bahia custa 300 pra passar “sem problemas”, e com a vantagem de acelerar o processo. Não bastando tudo isso, tem o fato de o examinador olhar pra sua cara e se achar que você tem dinheiro, aí sim você tá ferrado porque só passa se pagar.

  • Paschoal Alves

    kkkkkk. Muito material para o “Roda Presa” do Discovery Turbo. Será divertido!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend