Manutenção

Dicas de manutenção – Cheiro e vestígios de óleo pelo escapamento

escapamento-fumaca-preta Dicas de manutenção – Cheiro e vestígios de óleo pelo escapamento

Esse problema aconteceu com um Passat 1.8 20V Turbo ano 1999. Com o veículo em funcionamento percebia-se um forte cheiro e também vestígios de óleo no escapamento. Com base nessa informação, e sabendo que é comum em veículos VW apresentar óleo na mangueira que liga a turbina ao intercooler, o primeiro passo a ser executado foi desmontar essa mangueira.



Não deu outra. Escorreu uma grande quantidade de óleo. Aproveitando o reparo, foi feito uma revisão no sistema de lubrificação. Foi encontrada carbonização em todo o motor. Reparo: foi realizada a limpeza do motor. Para isso foi preciso retirar o cabeçote e o cárter. Mas depois da limpeza, ainda continuava vazando óleo na entrada da turbina.

Foi necessário, nesse caso, enviar a turbina para uma loja especializada, onde foi realizado o reparo no conjunto rotativo que estava danificado por falhas de lubrificação.

OBS: Os motores turbos da linha VW e Audi requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação. Geralmente, a cada 60.000 km é necessário trocar a mangueira de alimentação de óleo para o turbo compressor, que pode entupir com o tempo. A troca da turbina na concessionária pode passar facilmente dos R$ 10.000,00

  • CONTRAAS4

    É impressionante como os Volkswagem dão problemas nos motores, lembra do tempo da Autolatina? Onde os motores AP 1.8 todos bateram biela? Dos motores 1.0 16V? onde todos deram problemas? E os mais de 400.000 motores VHT que quebraram logo no inicio? Incrivel, como confiar nessa marca?

    • DCald

      Ah… mas, diz a lenda que VW é inquebravel! :)

      • Anderson_Silva

        Logo aparece uns mecânicos de bairro aqui falando dos AP "Chuck Norris" falando que são a 8º maravilha do mundo……

        • DCald

          8a não! é a 1a!!!! depois que engatou a 2a ultrapassou todas as outras maravilhas! hauhauhauahu….

          Mas, o povo brasileiro gosta mesmo de lenda… saci perere (não, não to fazendo referencia a Fiat), caipora, VW inquebravel, Fiat Economico e por ai vai… hehehe…

          • Piter

            Sinceramente, quem critica um motor AP não entende NADA de carros! Tenho um Santana 2003 com 600.000 km rodando desde 0 com GNV( combustível tão injustamente criticado por tantos ) e álcool, sem vazamentos, não bate e não fuma absolutamente nada! O motor NUNCA foi aberto! Agora, tem um detalhe,né? Eu cuido do carro.

    • olhandoalua

      Seguinte, nos casos que você sitou normalmente o problema é por falta de cuidado dos donos, é o mesmo caso do Marea e Monza, são motores que pedem mais cuidados e como a maioria dos donos são apzeiro, ninguém cuida direito dos motores. Meu avô dizia "Não existem carros ruins, existem donos ruins".

      Mas eu tenho que concordar que os motores VW estão a cada dia mais frágeis, os motores da Autolandia e os 1.0 16V não aguentavam tanto o tranco quanto os motores da década de 80.

      No entanto os novos motores da VW (que foram usados no fox, Gol g5, Voyage…) estão quebrando fácil e não é por falta de manutenção, motores com menos de 10 mil Km estão fundindo, e por mais que um dono cuide do carro ele não consegue evitar esse tipo de problema. Não só o motor mas o restante dos componentes são de baixa qualidade.

      Existem sites que reúnem opiniões dos donos sobre cada carro (por exemplo Carrosnaweb). Vendo a pontuação os novos modelos VW estao recebendo muitas criticas e as notas estão lá em baixo… É triste ver a VW sendo considerada a Fiat de antes.

      • V8_sempre

        Motor do Monza pede cuidados ? Só se for o básico dos básicos !

        O que aconteceu muito… É carinha botando o motor no álcool, sem as alterações devidas (Principalmente taxa de compressão), como acontece na enorme maioria deles… Aí, a médio ou longo prazo… Vai dar zinca em muitos componentes…

  • DCald

    É por essas e outras que continuamos com nossos fire, familia i e II, ea 111 e cia… são motores mais simples e com peças mais baratas, e que, no geral, aguentam longos periodos sem manutenção antes de parar completamente…

    Brasileiro, no geral, é relaxado com manutenção!
    Se acha o ixxperto deixando de gastar com a preventiva, ou fazendo gambi na corretiva pra "passar o carro pra frente"… (esses são alguns dos motivos que não me convencem de comprar um usado…)

    • douglasmartins1

      Alguem me tira uma dúvida.

      *O motor 1.0 do Novo gol é diferente do 1.0 do Gol G4?

      Aproveitando o tópico, eu sonho em um dia voltar que nem antes, motores Monocombustíveis! A Modinha flex é oq acaba com os motores…

      • EuMeSmObYmYsElF

        não sei se o motor em si eh diferente… mas no G4 ele é longitudinal e no G5 eh transversal

      • V8_sempre

        Há modificações… Mas é o mesmo !

        Se eu fosse vc… Esquecia o mono-flex, neste caso… Tive um Gol 1.0 alcool original 2003… Com esse mesmo motor (Tampa de valvulas era diferente)… Ele tinha compressão de 14,4 (Apropriada para alcool)…

        Mesmo assim, não fazia mais do que 5 km/l na cidade…

        Mesmo após diversas tentativas junto a concessionária ou mecânicos particulares… Só resolvi mesmo o problema depois de vendê-lo…

        1 mês depois… O troquei por um Celta 2004… E para até 17 km/l (gas) na estrada, a 110 km/l de média ! Celta tbém andava mais ! Mas o Gol parecia ter mais torque !

        O que mais estranhei no motor entre os 2… Foi como o motor do Celta subia de giro rápido… Já o do Gol demorava pra caramba !

  • Felipe_Henrique

    Falar de dono é complicado… Cada um é um…
    Mas que, de uma maneira geral, os donos são relapsos ah… isso são, em sua maioria (Salvo algumas exceções, claro)!

  • davidalbu

    Eu estou satisfeito com o meu palio ter o "Powetreco" ou "Corsatech" 1.8 8v Pode não ser girador mas que o motor é resistente e torcudo pacas não é de se negar.

  • Bruno_Dimer

    Depois reclamem do Monzatech da década de 80, pode ser defasado, mas ainda é um dos melhores motores GM que existem no mercado.

    • V8_sempre

      É raríssimo um motor GM apresentar problemas antes da hora…

      • rodgutierrez

        Só faltava tb neh, o monzatech tem mais de 20 anos de mercado, nem precisa comentar o resto neh

      • cruzmarcio

        O Corsa Wind 1999 que eu tive (o único opcional quando comprei era o vento, abria a janela e ventava que era uma beleza) já rodou 160K e está impecável.

        Quando estava comigo (vendi com cerca de 120K) só fiz manutenção básica: troca regular de óleo, filtros, correias, etc.

        Só deu problema na bóia do tanque de gasolina e no termostato do sistema de arrefacimento, mais nada.

  • Caetano2010

    O Brasileiro é muito relaxado com carro msm,se conseguém fundir um motor mais antigo como ap e o de monza já pensou então se pegar um motor mais moderno como o sigma do focus ou o motor de um I30 ou então o ecotec que virá no Cruze,o Brasileiro é tão relaxado que tem uns que só lavam o carro qdo chove.

  • W_Santos

    esse motor ai da foto já esta dizendo adeus, socorram ele.

    • Caetano2010

      È um motor a diesel e a fumaça preta é normal neste tipo de carro e não indica o final do motor não, e é só fazer uma regulagem que para de soltar tanta fumaça.

  • DuDuShocK33

    bah tenho um 1.8 turbo audi aki em casa, vo me liga nisso…
    valeu a juda ai NA

  • VeNtO

    Mecânicos dizem que os motores 16V da Volks deram problemas por descuido dos proprietários que colocavam óleo mineral quando se exigia óleo sintético. Numa dessas, formavam a tal borra com a ajuda de gasolina de péssima qualidade!!

  • 3dimensional

    "OBS: Os motores turbos da linha VW e Audi requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação."
    Só corrigindo, "Os motores turbos de qualquer marca/montadora requerem atenção redobrada quanto ao sistema de lubrificação."

    Só pra constar, meu carro tem o mesmo motor 1.8T, 20v, citado na matéria e hoje está com 130 mil km rodados sem nenhum sinal ou vestígio de fumaça saindo pelo escape. (motor original e nunca foi aberto)
    Carro bem cuidado é assim.

    Abraços!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Send this to a friend