Ecologia EUA Mercado Preços Volkswagen

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA

O Dieselgate foi um ponto de virada para a Volkswagen e também para o mercado mundial. Com custos de mais de US$ 25 bilhões, a montadora alemã terá de pagar essa bagatela de diversas formas.


O volume é tão grande que seria possível mesmo comprar até a Tesla, por exemplo. Nesse processo de bilhões de dólares, o motivo de tudo se resume em uma frota de mais de 380 mil carros recomprados, lembrando que eram mais de 500 mil recolhidos por emissões muito acima do limite estabelecido.

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA

E isso tudo nos EUA, já que no restante do mundo, outros 11 milhões de carros diesel da VW tiveram que passar por uma atualização. Da mesma forma, os 380 mil carros no mercado americano também passaram pela modificação para reduzir a emissão de óxido de nitrogênio.


Estocados em pátios diversos, aeroportos, bases militares e até estádio de futebol, os modelos TDI da Volkswagen ficaram em média dois anos parados, esperando atualização para um retorno às ruas. Esse processo já começou e revela algo interessante.

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA

Estes carros “Clean Diesel”, vilões do Dieselgate, agora estão atraindo milhares de compradores nos EUA. Com preço muito abaixo do mercado, as unidades recompradas pela VW e vendidas novamente para a rede, atraem cada vez mais clientes às lojas da marca.

Eles buscam duas coisas: baixo consumo e a garantia. Mesmo com a atualização, os modelos TDI ainda são muito mais econômicos que os carros a gasolina. Além disso, a VW é obrigada a dar garantia de no mínimo 4 anos ou 77,2 mil km.

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA

Com preço médio em torno de US$ 12 mil, vários Golf, Beetle, Passat e Golf Variant, entre outros, ficaram novamente atraentes. A rede VW precisa trocar diversos componentes para que os carros voltem a rodar com segurança, além do programação de atualização do sistema de controle de emissão.

Diante disso, muita gente está literalmente voando até os concessionários em busca de um TDI. Uma revenda afirma que muitos clientes voaram de estados distantes para comprar com eles.

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA

Outra loja estima que a VW tenha um estoque de pelo menos 70.000 carros, muito menos que a estimativa anterior, que era de 100.000 veículos. A maioria dos carros são do modelo Passat, feito em Chattanooga, Tennessee.

Com o fim das ofertas de carros diesel de algumas marcas, em especial da Chevrolet, buscar um usado, revisado, econômico, robusto e com garantia como se fosse novo (e ainda com revisões e mão de obra inclusas), virou um bom negócio para muita gente nos states.

[Fonte: The New York Times]

Dieselgate: carros atualizados pela VW voltam a ter procura nos EUA
Nota média 4.3 de 6 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Marcio H. SCOTT

    pelo menos a vw não ficará com tanto prejuízo assim, ainda da tirar alguns lucros.

  • Nicholas Marlon

    Compraria sem pensar duas vezes, o b.o e que nao tem muita oferta de diesel nos postos americanosh

  • CAVALO

    Não duvido que daqui a pouco os TDI voltem para a linha regular da VW. Foi um filão que os alemães souberam explorar bem. Agora, só por vingança, eu apoiava as ações contra as fábricas de Detroit! kkkkkkkk

    • th!nk.t4nk

      Bom, os TDI respondem por quase metade das vendas totais da VW no mundo. Aliás, um Passat TDI é muito mais agradável de guiar (com retomadas bem mais vigorosas) que o Passat TSI, por exemplo. Quem faz o test-drive em ambos, acaba levando o diesel. Podemos discutir um monte sobre meio-ambiente, mas nessas horas o prazer de dirigir e a economia com combustível falam mais alto.

      • NYC_Man

        Eu acho economia uma conseqüência.
        O torque mesmo e o que mais agrada num carro diesel. E animal.

  • carnero

    Depois a culpa é só do Brasil por queimar a floresta…
    O jeito é correr pra Marte mesmo

  • Tibúrcio

    Carro com valor abaixo do mercado e com garantia extendida?
    Estranho aumentar a procura…

  • Zé Mundico

    Baratos, seminovos, revisados e com garantia de fábrica. Esses carros vão fazer a alegria dos frotistas.
    Se pudesse, até eu pegava um.

  • CanalhaRS

    Se a VW recolocar no mercado em torno de 300 mil das 380 mil afetadas, ela traz 3,6 BI de volta aos cofres…só nos EUA…

  • Samluzbh

    Passat diesel com 4 anos de garantia por + ou – U$ 12,000 ate eu que sou bobo.

  • Racer

    “os modelos TDI ainda são muito mais econômicos que os carros a gasolina.” e partiu para o Diesel.

  • Toyo_Highlander fan

    Eu acho que essa repulsa pelo diesel é no final porque o combustível, pode ser de fato poluente bem mais que a gasolina ele pela sua economia acaba compensando e muito o gasto com o abastecimento. Um carro fazendo uns 30 km por litro é uma margem que nem mesmo os hibridos mais simples conseguem fazer.

    • NYC_Man

      Dá um Google depois em alguns estudos.
      Lá vão dizer que os diesel atuais , não poluem mais que o modelos a a gasolina.
      Isso e somente uma mentira muito repetida que acaba virando vdd.

      • Toyo_Highlander fan

        Eu acredito nisso.

  • Luis Burro

    No fim das contas ela ñ sairá perdendo tanto!

  • Murilo Soares de O. Filho

    Só vender barato que zera esse estoque rápido

  • NYC_Man

    Eu tb correria para ir buscar meu TDI.

    • Toyo_Highlander fan

      I too

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email