Ecologia EUA Finanças Volkswagen

Dieselgate: Carros TDI estarão liberados acima do limite. Saiba porque isso pode acontecer

jetta-tdi-value-edition

A Volkswagen e a agência ambiental californiana CARB vão iniciar os testes de correção do motor diesel EA189. Uma proposta da montadora foi aceita e agora começará o período de avaliação para ver se será possível evitar a recompra de 475 mil carros afetados pelo software fraudulento.

Os testes envolverão processos diferentes de correção para três gerações de carros da Volkswagen equipados com o propulsor 2.0 TDI. A busca é pela atualização que seja aprovada pela CARB e EPA, o que evitaria a recompra e um montante bilionário em custos adicionais.

Além disso, está em jogo a reputação da marca, que se complicaria ainda mais com a retirada dos carros das ruas. Para acelerar o processo, a Volkswagen levou para os EUA um time novo de engenheiros para solucionar o problema. A empresa diz que a combinação de hardware e software será suficiente para a atualização do 2.0 TDI.

Assim, carros feitos entre 2009 e 2016 poderão circular livremente nos EUA, atendendo assim as especificações federais e estaduais. A EPA também disse que vai trabalhar junto com a CARB e a Volkswagen para ajudar a encontrar a solução para a emissão do EA189.

vw-20-tdi

Acima do limite

A Volkswagen disse que o software fraudulento foi utilizado para estender a vida útil do sistema de controle de emissão, melhorar o consumo e reduzir o barulho ou aspereza no funcionamento. Para a empresa, a atualização deve ficar entre 80% e 90% dos padrões de emissão legais.

Mas, ainda assim, as autoridades americanas devem liberar a circulação dos carros, mesmo que estejam acima do limite. Isso poderá ocorrer porque a Volkswagen vai aplicar – como compensação pelo Dieselgate – US$ 2,7 bilhões em programas de pesquisa para reduzir a poluição ambiental ao longo de três anos.

Enquanto isso, nenhum progresso foi feito em relação aos 85 mil carros de Volkswagen, Audi e Porsche que são equipados com motor V6 3.0 TDI com emissão de CO2 acima do permitido. Por agora, a montadora e as agências estão focando a atenção na busca de uma solução para o 2.0 TDI.

[Fonte: Economic Times]





  • Doccar

    Sempre achei um exagero a medida de recompra de tantos carros, e agora parecem estar no caminho mais adequado ao caso, ou seja, recall para as devidas reparacoes, alem da multa bilionaria.

    • Leandro

      Não é só um simples recall. O carro foi vendido como sendo ecológico e não é. Com a correção para ele se readequar, provavelmente o carro perderá rendimento (essa mutreta da VW deve ter sido pensada para maior desempenho). Então, como ficam os consumidores que pagaram para ter aquele desempenho com as emissões anunciadas? Por isso a questão não é tão simples assim e a recompra dos carros deve ser considerada…

      • Doccar

        Ah tá, vc faz parte da equipe de engenheiros.. desculpa.

      • Pacheco

        Agora vou falar por mim: Uma besteira danada isso tbm. Dane-se se polui. Eu não autorizaria nenhuma alteração em meu veiculo por causa de meio-ambiente.

        • th!nk.t4nk

          O veículo mais vendido nos EUA é uma pick-up que polui muito mais que qualquer VW adulterado. O governo nao tá nem aí pra meio-ambiente também.

          • Pacheco

            Então pronto… é cada besteira viu.

          • Tosoobservando

            Polui muito mais???? Vc ja viu o desempenho e os numeros de consumo das novas F150? Deixa muito popularesco brazuca pequeno e basico no chinelo. Alias a nova moda agora é eficiencia nas grandes pick-ups por la.

        • Alessandro Rodrigues

          O ”seu veículo” teria sido adulterado na fábrica, já. O que estão fazendo é deixa-lo como anunciado de verdade. E não é exagero a recompra, uma vez que o consumidor foi enganado. É como anunciar um iPhone com iOS e vender com Android. O desempenho não é o mesmo.

          • Pacheco

            A recompra eu sou a favor. A VW deveria parar de produzir modelos Diesel, abandonar de vez esses motores, comprar os carros adulterados e investir em gasolina, flex e hibrido.

            • Alessandro Rodrigues

              Concordo. E vai ser difícil apagar essa imagem ruim que ficou do escândalo. Eu não compraria um VW diesel nunca mais. E se fosse outra marca com motor diesel, pesquisaria para saber quem o fabrica afim de evitar ser do grupo VW também.

              • Pacheco

                Pra mim, todas tem seu sistema fraudulento. Todas!

                • Alessandro Rodrigues

                  Não duvido disso. Aliás, acho que é bem provável, também. É ingenuidade pensarmos que todas andam na linha.

    • Felippe

      Eu nao vejo exagero nenhum, uma vez que o carros foram vendidos como sendo o que havia de mais ecológico e moderno quando se falava em motor a diesel

      • Doccar

        Recall e multa

        • JAC

          Mas dispositivo mágico só VW tem!

          • Airplane

            A VW só tem a licença para utilizar o dispositivo, que é um aplicativo (software) de propriedade do fornecedor do sistema de injeção.

            • JAC

              Pois é pura mágica…plin,plin Clean Diesel !!!

        • Felippe

          estamos no Brasil, no Estados Unidos e alguns outros países a conversa é diferente

        • Diego Amaral

          Porque a maioria é acomodado. Recentemente um cliente conseguiu o direito de conseguir o Veloster com 150 cv e zero km, eu já venci duas causas por propaganda enganosa, e sempre ouvia de pessoas próximas para deixar isso para lá que não daria em nada. O problema é que realmente é um chatice, as empresas só querem dificultar, mas se o consumidor não correr atrás e ficar na comodidade, as coisas tendem a ser sempre do mesmo modo.

          • Jackson

            Eu tenho 4 ações na justiça, leva uma eternidade mas um dia sai. Uma contra um banco, outra contra uma empresa de telefonia e duas contra a empresa que construiu meu apartamento. Concordo que é demorado, mas semana passada deixei de fechar acordo com uma por 30 mil.

    • CarlooW

      Pode ser exagero para você, para mim, para os brasileiros, mas não para os americanos.
      Já se perguntou porque as propagandas de produtos em TV, internet, revistas, não funcionam no BR?
      Simplesmente porque muitos não confiam nas informações veiculadas. Razão este porque o tête-à-tête ainda é a ferramenta de propaganda mais eficiente no BR.
      Ao contrário dos EUA, quando um produto é anunciado nos diversos veículos de comunicação, são mutos mais eficientes porque há o compromisso da veracidade e fidelidade daquelas informações.
      Fez a lição de casa direitinho é garantia de sucesso, mas vacilou, dançou!
      Garanto que muitas propagandas veiculadas na TV brasileira sequer seriam televisionada nos EUA sob pena de serem processada, porque não cumprem o que descrevem.
      Vide a Hyundai que divulgou consumo mágico do Elantra e amargou uma multa milionária por não concretizar o prometido.
      No caso da VW US, o governo americano agiu desde o início com sensatez porque houve inúmeras tentativas de corrigir esse problema, mas nenhuma foi aprovada porque não resolvia, de fato.
      Recentemente constataram que até a solução implementada nos similares motores no continente europeu não resolveu o problema. Pior, prejudicou ainda mais.
      Vamos torcer para que os engenheiros concretizem uma solução adequada ao problema e que sirva de lição para a VW e tantas outras que um povo consciente e competente sabe muito bem utilizar de seus direitos e deveres.

      • Doccar

        Ai sim hein!!!

  • Tosoobservando

    A imagem da VW nos Eua ja foi manchada, isso nao tem multa nenhuma que pague.

    • th!nk.t4nk

      Nao faz muita diferença. Eles nunca venderam muito lá de qualquer forma.

      • Tosoobservando

        O Jetta e o Passat feitos na America do Norte vendiam razoavel la sim, ate apareceu no top 15 mais vendidos ja.

  • Coffinator

    Recompra lá e vende aqui pelo triplo do preço, sucesso garantido.

  • Mr. Car

    Isto pode acontecer pelo seguinte: as exigências para diminuição de níveis de emissão crescem em PG, e o desenvolvimento tecnológico para alcançar estas exigências cresce em PA. Logo, a conta não fecha, he, he!

  • JAC

    VW’s fix .

  • Artur

    Vai acabar em pizza!

    • Airplane

      Já acabou !
      Nos EUA tudo se acerta com US$ !

  • Whering Alberto

    “Por agora, a montadora e as agências estão focando a atenção na busca de uma solução para o 2.0 TDI.” Ninguém sabe que solução é essa, né? Palhaçada…

  • Airplane

    O que eu aprecio nos EUA é que lá tudo se resolve com muita praticidade, principalmente para quem tem muitos US$, como a VW.

  • Andre Henrique Melo

    No Brasil? fico imaginando que as montadoras fazem e governo leva cala boca…o resto nem preciso falar…

    • Tosoobservando

      Nem precisa imaginar, esta tudo escancarado ae pela Lavajato.

  • CanalhaRS

    A cagada é tão grande e exige tanto esforço, que as entidades reguladoras já estão pensando em deixar por isso mesmo: “faz um quebra galho aí e paga uma multa e tá bem bom”…hehehehe



Send this to friend